Destaque
Curso de Economia da PUC-SP forma profissionais voltados ao cenário nacional e internacional
Conheça ex-alunos da PUC-SP que ocupam lugar de destaque na área

No dia 30 de outubro, o ministro da Fazenda Fernando Haddad anunciou os nomes de Paulo Picchetti e Rodrigo Alves Teixeira para ocupar duas vagas na diretoria do Banco Central.
Picchetti, que é formado em Economia pela PUC-SP, vai ocupar a Diretoria de Assuntos Internacionais. Já Teixeira, que é professor do Departamento de Economia da Universidade, vai para a Diretoria de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta.

Paulo Pichetti – Novo Diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Para o prof. Julio Pires, chefe do Departamento de Economia da PUC-SP, as indicações legitimam o ensino plural da Universidade, que promove o desenvolvimento no estudante de espírito crítico e aumento da capacidade para compreender o funcionamento da economia em toda a sua complexidade. “A indicação de Paulo Picchetti e de Rodrigo Alves Teixeira ressaltam mais uma vez a qualidade do curso de Ciências Econômicas da PUC-SP. Reforçam também a relevância dele dentro do debate econômico nacional e a importância dos conteúdos apresentados aos alunos. Ambos os indicados têm carreira acadêmica e profissional de muito sucesso, e são destaque em suas áreas.
A indicação do ministro da Fazenda é um reconhecimento público da qualidade acadêmica de cada um”.

Rodrigo Alves Teixeira Novo Diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta
O curso de Ciências Econômicas da PUC-SP possui um corpo docente altamente qualificado e é reconhecido por sua excelência – mais de 95% dos alunos que cursam os últimos semestres já atuam no mercado de trabalho. “A faculdade é uma referência nacional na área das ciências sociais aplicadas e se destaca pelo seu ensino de excelência e pela pluralidade de abordagens, proporcionando aos estudantes uma formação sólida e o desenvolvimento de uma visão crítica da realidade – fatores estes que lhes conferem a oportunidade de assumir o protagonismo no mercado de trabalho, tanto no setor público como no setor privado. Como um diferencial notável, tem-se a experiência acadêmica e a competência corporativa que caracterizam o seu corpo docente, traduzidas na implementação de atividades de ensino, pesquisa e gestão, voltadas à formação de profissionais com visão social ampla e global do cenário econômico”, explica a profa. Beth Boreli, diretoria da Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais (FEA).
Prova disso são alguns ex-alunos de Economia da PUC-SP que ocupam lugar de destaque na área, tanto no setor público quanto no privado, como Andréa Ângelo Vaz Guimarães, André Perfeito, Guilherme Santos Mello, Gabriel Muricca Galípolo, entre outros.
Para o coordenador da graduação, prof. Flávio Saraiva, o curso valoriza e incentiva o debate dos grandes temas nacionais e internacionais. “A matriz curricular do curso de Economia da PUC-SP possui flexibilidade, valoriza as novas metodologias de ensino e incorpora a partir de 2024 as atividades extensionistas. Os alunos desenvolvem uma monografia individual, orientados por um professor que acompanha e apoia todas as etapas da pesquisa elaborada pelo estudante. Outro fator interessante, é que além da formação ampla o discente terá a possibilidade de desenvolver as habilidades interpessoais ou soft skills, que são trabalhadas nas disciplinas do curso”.
Saraiva destaca ainda a pesquisa e estrutura do campus. “A PUC-SP incentiva a produção de pesquisas e a qualificação de seu corpo docente, além de promover a iniciação científica junto aos estudantes. A estrutura do campus é voltada para a convivência acadêmica e a biblioteca e os laboratórios estão sempre atualizados.”.
Confira abaixo alguns ex-alunos de Economia da PUC-SP que ocupam lugar de destaque na área:
Andréa Ângelo Vaz Guimarães
Graduada em Economia pela PUC-SP desde 2010, Andrea é estrategista de inflação da Warren Rena, com carreira sólida de 11 anos no mercado financeiro. Com experiência em fundos multimercados de Assets e instituições bancárias, trabalhou em empresas de renome como Mauá Capital, Canvas Capital e Bradesco.
Há sete anos é especialista em inflação. Ela também tem participado do debate econômico em grandes veículos de comunicação além de proferir palestras sobre economia.
André Perfeito
Formou-se em Economia pela PUC-SP, onde também realizou seu mestrado em Economia Política. O economista também é especialista na área de econometria.
Ainda no campo acadêmico, André é conhecido por sua atuação como professor tendo ministrado aulas em grandes instituições, inclusive na própria PUC-SP.
André foi economista-chefe da Gradual Investimentos até 2018, quando passou a atuar como economista-chefe e sócio da NECTON. Acumulou prêmios pela precisão de suas previsões econômicas, entre eles o Top 3 de projeção de IPCA pelo Banco Central do Brasil, atingindo as primeiras colocações no terminal Bloomberg. Perfeito também frequentemente é convidado para comentar sobre economia em veículos em imprensa como Folha de S.Paulo, Estado de São Paulo, Valor Econômico, entre outros.
Guilherme Santos Mello
Atualmente como Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme realizou a graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e o mestrado em Economia Política também pela PUC-SP. Em 2010 foi Professor do Departamento de Economia da PUC-SP. Posteriormente, fez o doutorado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico do IE-Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e é professor do Instituto de Economia da Unicamp. Atualmente, é Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda.
Gabriel Muricca Galípolo
Formou-se em Ciências Econômicas pelo Departamento de Economia da PUC-SP e, em seguida, realizou o mestrado em Economia Política no Programa de Pós-Graduação da PUC-SP. Entre 2006 e 2012 foi Professor do Departamento de Economia da PUC-SP. Trabalhou como Chefe de Assessoria Econômica da Secretaria de Transportes Metropolitanos de SP (2007), Diretor da Unidade de Estruturação de Projetos da Secretaria de Economia e Planejamento de SP (2008) e Presidente do Banco Fator (2017 a 2021). Recentemente, ocupou o cargo de Secretário Executivo do Ministério da Fazenda e atualmente é Diretor de Política Monetária do Banco Central.
Processo Seletivo 2024
O curso de Ciências Econômicas da PUC-SP está com inscrições abertas até o dia 14/11/23 para o processo seletivo. Clique aqui e saiba mais.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Inscrições para o Vestibular de Medicina da UNIFENAS estão abertas
O Vestibular de Medicina da Unifenas oferece 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2025 (80 em Alfenas e 130 em Belo Horizonte).

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifenas, que oferece 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2025 (80 em Alfenas e 130 em Belo Horizonte).
Os interessados encontram 4 formas de ingresso:
1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2024) – sem prova – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
2- Prova Tradicional – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2024) – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2024) – vagas em Alfenas e Belo Horizonte (maior possibilidade de ingresso!)
VESTIBULAR DE MEDICINA UNIFENAS
As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de maio, por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.
PROVAS
As provas estão marcadas para o dia 17 de maio de 2025 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Campinas/SP, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha. O local escolhido para a realização das provas do vestibular independe da cidade em que o curso será ministrado.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Enem: prazo para pedir isenção da inscrição é ampliado para 2 de maio
O período se encerraria na última sexta-feira (25/4).

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou para o dia 2 de maio o prazo para que os interessados solicitem a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O período se encerraria na última sexta-feira (25/4).
Estudantes do Pé-de-Meia e do 3º ano de escolas públicas estão entre o público apto a pedir a isenção da taxa.
O procedimento deve ser realizado exclusivamente na página do participante do exame, com o login no portal único de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A mudança de data também valerá para as justificativas de ausência no Enem 2024. Quem não compareceu aos dois dias de Enem em 2024 precisa justificar as faltas, caso queira participar da edição de 2025 gratuitamente.
Os períodos previstos para recursos e resultados referentes à isenção e às justificativas estão mantidos. O resultado da solicitação de isenção será divulgado no dia 12 de maio e o período de recursos para quem tiver o pedido negado será entre 12 e 16 de maio. O resultado final dos recursos sairá em 22 de maio.
A aprovação do pedido de isenção não garante a participação no exame. O Inep destaca que mesmo com a gratuidade da taxa, os interessados deverão realizar a inscrição no Enem 2025 posteriormente, em data a ser definida em futuro edital a ser publicado pelo MEC.
Fonte: Agência Brasil
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Pedidos de isenção da taxa do Vestibular ITA 2026 podem ser feitos até 19/5

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) recebe pedidos de isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2026.
Período para a Solicitação:
23 abr a 19 mai 2025
Divulgação dos Resultados:
30 mai 2025
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
O ITA concede isenção integral de pagamento da taxa de inscrição para o seu Concurso de Admissão àqueles candidatos que se enquadrem nas seguintes situações:
- Candidatos que pertençam à família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, cuja renda familiar mensal per capita seja inferior ou igual a meio salário-mínimo nacional;
- Candidatos doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.
Clique aqui para ver o edital de isenção da taxa.
Calendário do Vestibular 2026
Período de Inscrição:
02 jun a 11 jul 2025
Prova 1ª Fase:
05 out 2025 (13h-18h)
Provas 2ª Fase:
28 a 31 out 2025 (13h-17h)
Mais informações: www.ita.br