Siga-nos!

Destaque

Curso de Economia da PUC-SP forma profissionais voltados ao cenário nacional e internacional

Conheça ex-alunos da PUC-SP que ocupam lugar de destaque na área

Publicado

em

O Vestibular de Inverno PUC-SP 2021 será realizado com a utilização da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

No dia 30 de outubro, o ministro da Fazenda Fernando Haddad anunciou os nomes de Paulo Picchetti e Rodrigo Alves Teixeira para ocupar duas vagas na diretoria do Banco Central.

Picchetti, que é formado em Economia pela PUC-SP, vai ocupar a Diretoria de Assuntos Internacionais. Já Teixeira, que é professor do Departamento de Economia da Universidade, vai para a Diretoria de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta.

Paulo Pichetti – Novo Diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Para o prof. Julio Pires, chefe do Departamento de Economia da PUC-SP, as indicações legitimam o ensino plural da Universidade, que promove o desenvolvimento no estudante de espírito crítico e aumento da capacidade para compreender o funcionamento da economia em toda a sua complexidade. “A indicação de Paulo Picchetti e de Rodrigo Alves Teixeira ressaltam mais uma vez a qualidade do curso de Ciências Econômicas da PUC-SP. Reforçam também a relevância dele dentro do debate econômico nacional e a importância dos conteúdos apresentados aos alunos. Ambos os indicados têm carreira acadêmica e profissional de muito sucesso, e são destaque em suas áreas.

A indicação do ministro da Fazenda é um reconhecimento público da qualidade acadêmica de cada um”.

Rodrigo Alves Teixeira Novo Diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta

O curso de Ciências Econômicas da PUC-SP possui um corpo docente altamente qualificado e é reconhecido por sua excelência – mais de 95% dos alunos que cursam os últimos semestres já atuam no mercado de trabalho. “A faculdade é uma referência nacional na área das ciências sociais aplicadas e se destaca pelo seu ensino de excelência e pela pluralidade de abordagens, proporcionando aos estudantes uma formação sólida e o desenvolvimento de uma visão crítica da realidade – fatores estes que lhes conferem a oportunidade de assumir o protagonismo no mercado de trabalho, tanto no setor público como no setor privado. Como um diferencial notável, tem-se a experiência acadêmica e a competência corporativa que caracterizam o seu corpo docente, traduzidas na implementação de atividades de ensino, pesquisa e gestão, voltadas à formação de profissionais com visão social ampla e global do cenário econômico”, explica a profa. Beth Boreli, diretoria da Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais (FEA).

Prova disso são alguns ex-alunos de Economia da PUC-SP que ocupam lugar de destaque na área, tanto no setor público quanto no privado, como Andréa Ângelo Vaz Guimarães, André Perfeito, Guilherme Santos Mello, Gabriel Muricca Galípolo, entre outros.

Para o coordenador da graduação, prof. Flávio Saraiva, o curso valoriza e incentiva o debate dos grandes temas nacionais e internacionais. “A matriz curricular do curso de Economia da PUC-SP possui flexibilidade, valoriza as novas metodologias de ensino e incorpora a partir de 2024 as atividades extensionistas. Os alunos desenvolvem uma monografia individual, orientados por um professor que acompanha e apoia todas as etapas da pesquisa elaborada pelo estudante. Outro fator interessante, é que além da formação ampla o discente terá a possibilidade de desenvolver as habilidades interpessoais ou soft skills, que são trabalhadas nas disciplinas do curso”.

Saraiva destaca ainda a pesquisa e estrutura do campus. “A PUC-SP incentiva a produção de pesquisas e a qualificação de seu corpo docente, além de promover a iniciação científica junto aos estudantes. A estrutura do campus é voltada para a convivência acadêmica e a biblioteca e os laboratórios estão sempre atualizados.”.

Confira abaixo alguns ex-alunos de Economia da PUC-SP que ocupam lugar de destaque na área:

Andréa Ângelo Vaz Guimarães

Graduada em Economia pela PUC-SP desde 2010, Andrea é estrategista de inflação da Warren Rena, com carreira sólida de 11 anos no mercado financeiro. Com experiência em fundos multimercados de Assets e instituições bancárias, trabalhou em empresas de renome como Mauá Capital, Canvas Capital e Bradesco.

Há sete anos é especialista em inflação. Ela também tem participado do debate econômico em grandes veículos de comunicação além de proferir palestras sobre economia.

André Perfeito

Formou-se em Economia pela PUC-SP, onde também realizou seu mestrado em Economia Política. O economista também é especialista na área de econometria.
Ainda no campo acadêmico, André é conhecido por sua atuação como professor tendo ministrado aulas em grandes instituições, inclusive na própria PUC-SP.

André foi economista-chefe da Gradual Investimentos até 2018, quando passou a atuar como economista-chefe e sócio da NECTON. Acumulou prêmios pela precisão de suas previsões econômicas, entre eles o Top 3 de projeção de IPCA pelo Banco Central do Brasil, atingindo as primeiras colocações no terminal Bloomberg. Perfeito também frequentemente é convidado para comentar sobre economia em veículos em imprensa como Folha de S.Paulo, Estado de São Paulo, Valor Econômico, entre outros.

Guilherme Santos Mello

Atualmente como Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme realizou a graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e o mestrado em Economia Política também pela PUC-SP. Em 2010 foi Professor do Departamento de Economia da PUC-SP. Posteriormente, fez o doutorado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico do IE-Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e é professor do Instituto de Economia da Unicamp. Atualmente, é Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda.

Gabriel Muricca Galípolo

Formou-se em Ciências Econômicas pelo Departamento de Economia da PUC-SP e, em seguida, realizou o mestrado em Economia Política no Programa de Pós-Graduação da PUC-SP. Entre 2006 e 2012 foi Professor do Departamento de Economia da PUC-SP. Trabalhou como Chefe de Assessoria Econômica da Secretaria de Transportes Metropolitanos de SP (2007), Diretor da Unidade de Estruturação de Projetos da Secretaria de Economia e Planejamento de SP (2008) e Presidente do Banco Fator (2017 a 2021). Recentemente, ocupou o cargo de Secretário Executivo do Ministério da Fazenda e atualmente é Diretor de Política Monetária do Banco Central.

Processo Seletivo 2024

O curso de Ciências Econômicas da PUC-SP está com inscrições abertas até o dia 14/11/23 para o processo seletivo. Clique aqui e saiba mais.

Destaque

Saiba mais sobre o curso de Design Digital da Mauá

A área tem crescido muito no Brasil: além das empresas de jogos, as corporações também investem em processos interativos para os seus negócios.

Publicado

em

por

A Gamificação tem atingido o mercado a nível global.

A área tem crescido muito no Brasil: além das empresas de jogos, as corporações também investem em processos interativos para os seus negócios.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Os professores de Design da Mauá, Everaldo Pereira, que também é coordenador do curso, e Henrique Sobral, falam dos desafios e oportunidades no ramo.

Vestibular de Inverno

Inscrições abertas para o Vestibular de Inverno Mauá 2024. São 6 formas de ingresso:

✅ Prova Presencial, em 23/06;
✅ Prova On-line, em 26/06;
✅ Certificação Internacional + redação (envio do certificado até 24/06; redação em 26/06);
✅ Nota do ENEM de 2021, 2022 ou 2023 (inscrições até 24/06);
✅ Reaproveitamento de nota do Vestibular de Verão 2024;
✅ Competições do Conhecimento e Olimpíadas + redação (envio do certificado até 24/06; redação em 26/06).

Tecnologia, Criatividade e visão de Negócios, integradas para formar quem transforma o mundo: VOCÊ! 😀

Inscreva-se em: https://maua.br/vestibular

#MauaCast #podcast #Games #DesignDigital #DesigndeGames #gamificação

Continue lendo

Destaque

Unesp divulga seu calendário para o Vestibular 2025

O exame da primeira fase do Vestibular Unesp 2025, com questões de múltipla escolha, acontecerá em 15 de novembro, feriado nacional.

Publicado

em

por

Lista de Aprovados - Vestibular Unesp 2023

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) definiu as datas dos principais eventos do Vestibular 2025. O período de inscrições será de 4 de setembro a 10 de outubro de 2024, pelo site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br). Assim como nos exames para ingresso em 2023 e 2024, a Unesp oferecerá a videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O exame da primeira fase, com questões de múltipla escolha, acontecerá em 15 de novembro, feriado nacional. Os candidatos habilitados e convocados para a segunda fase farão novas provas nos dias 8 e 9 de dezembro, respondendo a 36 questões discursivas e elaborando uma redação. No exame para ingresso em 2024, as provas foram aplicadas para 67.439 candidatos em 35 cidades, sendo 31 destas no Estado de São Paulo. O resultado final será divulgado em 31 de janeiro de 2025.

A Resolução do Vestibular 2025 deverá ser publicada até o mês de agosto, com todas as informações sobre cursos e vagas disponíveis. Também em agosto devem ser recebidos os pedidos de isenção e redução de 50% da taxa. A Unesp oferece ainda redução de 75% da taxa aos candidatos de último ano do ensino médio da rede pública estadual paulista (Secretaria da Educação/SP e Centro Paula Souza).

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Para matrícula em 2024, o Vestibular Unesp ofereceu 6.596 vagas, além de 457 vagas adicionais para participantes de olimpíadas científicas. Os cursos da Universidade estão disponíveis em 24 cidades: Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Dracena, Franca, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Itapeva, Jaboticabal, Marília, Ourinhos, Presidente Prudente, Registro, Rio Claro, Rosana, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Vicente, Sorocaba e Tupã.

O Sistema de Reserva de Vagas para a Escola Básica Pública (SRVEBP) garante um mínimo de 50% das vagas de cada curso da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, maioria entre os ingressantes desde o Vestibular Unesp 2017. Tal somatória considera as 934 vagas do Provão Paulista destinadas exclusivamente para alunos do ensino público.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Inscrições abertas para o Vestibular de Inverno da Mauá

São oferecidas 6 formas de ingresso no vestibular de inverno da Mauá 2024.

Publicado

em

por

Hands On Mauá 2021

Você está em fase de prestar o Vestibular e tem dúvida de qual faculdade ou curso escolher?

Por que Mauá? Vestibular de Inverno 2024

A Gabi Tuzzolo, do curso de Engenharia Civil, abordou os colegas pelo Campus e trouxe para você insights valiosos das motivações dos alunos a escolherem a Mauá e a sua carreira!

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Inscrições abertas para o Vestibular de Inverno Mauá 2024!
https://maua.br/vestibular

São 6 formas de ingresso:
✅ Prova Presencial, em 23/06;
✅ Prova On-line, em 26/06;
✅ Certificação Internacional + redação (envio do certificado até 24/06; redação em 26/06);
✅ Nota do ENEM de 2021, 2022 ou 2023 (inscrições até 24/06);
✅ Reaproveitamento de nota do Vestibular de Verão 2024;
✅ Competições do Conhecimento e Olimpíadas + redação (envio do certificado até 24/06; redação em 26/06).

Tecnologia, Criatividade e visão de Negócios, integradas para formar quem transforma o mundo: VOCÊ! 😀

Continue lendo