Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Curso Objetivo promove a live para vestibulandos: “Os elementos químicos: explosivos e venenos”

Os canais oficiais do Objetivo no Facebook, Youtube e LinkedIn trarão mais grandes lives voltadas aos vestibulandos

Publicado

em

lives objetivo

Os canais oficiais do Objetivo no Facebook, Youtube e LinkedIn trarão mais grandes lives voltadas aos vestibulandos e educadores em 24 e 27 de agosto.

A primeira delas será “Os elementos químicos: explosivos e venenos”, que acontece hoje, 24 de agosto, às 21h.

Depois do grande sucesso da live “As mulheres na ciência” conduzidas pelas professoras de Química do Objetivo Márcia Lopes e Gabriela Toti, o público usufruirá de mais uma mega-apresentação comandada pela dupla.

Associando de maneira multidisciplinar – bem ao gosto dos vestibulares –, as educadoras falarão sobre as ligações da amônia e dos fertilizantes com as explosões recentemente ocorridas no porto de Beirute, no Líbano, resultando em mais de uma centena de mortos e milhares de feridos. A tragédia foi provocada por uma explosão de 2.750 toneladas de nitrato de amônio, um composto utilizado em todo o mundo como fertilizante, mas que tem alto poder explosivo, se não for armazenado de maneira segura.

A exposição do tema vai ainda adiante com a explanação que tratará dos venenos e da sua relação com o início da Química Forense, em 1850, que elucidou um famoso crime por envenenamento no Castelo de Bitremont, na Bélgica.

Passados 170 anos, na live, as professoras explicarão sobre os venenosos arsênio e o monóxido de carbono. Quanto ao último, em alusão ao acidente ocorrido em um posto de gasolina na Rússia, em 10 de agosto de 2020, elas esclarecerão que explosões desse tipo liberam substâncias altamente poluentes e nocivas à saúde e à natureza como, por exemplo, resíduos de hidrocarbonetos, compostos derivados do enxofre e monóxido de carbono, entre outros. Na Rússia, formou-se uma bola de fogo no ar, que pode ser vista há quilômetros de distância.

Já em 27 de agosto, às 19h, a Profa. Deborah Cristina Catarinacho, coordenadora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental do 2º ao 5º ano do Colégio Objetivo, apresentará a temática “A criança e a leitura na pandemia: escutas, olhares, conversas e (re)encontros…”.

A mestre em Língua Portuguesa instigará o educador a pensar se o ato de ler aciona “sentidos” da criança nesse percurso. Para tal, Deborah levantará várias questões como, por exemplo, a de que tradicionalmente se atribui apenas à escola a tarefa de formar leitores. Em que medida esse “tempo pandêmico” nos faz reconsiderar essa premissa? Nesse processo de formação de leitores, o que cabe à escola? O que cabe à família? De modo geral, o que é preciso garantir à criança para que ela desenvolva sua capacidade leitora? Quais recursos os professores do Objetivo têm utilizado em suas aulas remotas para conquistar a adesão das crianças às propostas de leitura? Esses e outros pontos serão abordados nesta live imperdível.

As lives contarão com as mediações de Silvia Vinhas e Malu Mota, jornalistas e apresentadoras do educativo “Duas na Tri”, da Rádio Trianon.

Acesse um destes canais e assista à todas elas:

https://www.facebook.com/ObjetivoOficial/ ou

https://www.youtube.com/user/ObjetivoOficial ou https://www.linkedin.com/company/col%C3%A9gio-e-curso-objetivo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Gabarito – Vestibular de Medicina Unifenas 2022/1 – Prova 23/10/21

Foi aplicada neste sábado, 23, a prova do Vestibular de Medicina da Unifenas para ingresso em 2022. A universidade liberou o gabarito.

Publicado

em

por

Unifenas prorroga inscrições para o Vestibular de Medicina Unifenas 2022

Foi aplicada neste sábado, 23, a prova do Vestibular de Medicina da Unifenas para ingresso em 2022. A universidade liberou o gabarito preliminar.

Gabarito Vestibular de Medicina Unifenas 2022/1

Clique aqui para consultar as respostas.

A lista de aprovados em 1ª chamada será publicada no dia 28 de outubro de 2021.

No Vestibular Unifenas 2022/1 são oferecidas 210 vagas, sendo 80 para o câmpus Alfenas e 130 para Belo Horizonte.

Continue lendo

Destaque

10 dicas de temas de Atualidades que podem cair no Enem 2021

O professor de Geografia do Colégio Mopi (RJ), Luiz Espírito Santo, relacionou temas da atualidade que podem ser cobrados nas provas de Ciências Humanas.

Publicado

em

por

10 dicas de temas de Atualidades que podem cair no Enem 2021

Estamos a pouco menos de um mês para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, que acontece nos dias 21 e 28 de novembro, para as versões impressa e digital.

O professor de Geografia do Colégio Mopi (RJ), Luiz Espírito Santo, relacionou temas da atualidade que podem ser cobrados nas provas de Ciências Humanas. “Nos últimos anos, as provas de Ciências Humanas do ENEM sofreram nítidas modificações. Houve um claro empobrecimento das reflexões em História, uma quantidade de questões de Filosofia acima da média na prova aplicada em 2019, assim como de Geografia na prova que foi aplicada no início de 2021, após o adiamento por conta da pandemia. No que diz respeito a possíveis atualidades a serem cobrados como questões na prova de Ciências Humanas do ENEM, entendo que há a chance de serem omitidas, uma vez que, ao que parece, houve um certo cuidado nos últimos anos para evitar temas mais contemporâneos e potencialmente polêmicos”, explica o professor Luiz.

10 dicas de temas de Atualidades – Enem 2021

Confira abaixo 10 temas da atualidade que podem ser abordados na prova do Enem 2021:

  1. O aprofundamento das desigualdades sociais durante a pandemia;
  2. Os sistemas públicos de saúde (Brasil e outros países);
  3. O paradoxo elevada produtividade e faturamento do agronegócio x aumento da insegurança alimentar no Brasil;
  4. Como os processos de Globalização aceleraram a dispersão da pandemia;
  5. Comparação entre as pandemias de gripe espanhola (1918-1920) e a atual de covid-19;
  6. Comparação entre a resistência que culminou na Revolta da Vacina (1904) e o atual negacionismo e movimento antivacina em relação à covid;
  7. Explosão da uberização no mundo com pandemia;
  8. Impactos ambientais provocados pela expansão da fronteira agrícola no Brasil;
  9. Desigualdade social expressa nas diferentes condições sanitárias nós territórios por conta da pandemias de covid;
  10. Desigualdades sociais escancaradas entre a educação pública e a privada durante a pandemias em face da necessidade de adotar o ensino remoto.

Plantão Enem

Veja aqui outras dicas e informações sobre o Enem 2021

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Inscrições abertas para o Vestibular Unicruz 2022

O Vestibular Unicruz 2022 está agendado para os dias 28, 29 e 30 de novembro e será online, podendo o inscrito escolher uma dessas datas.

Publicado

em

por

Vestibular Unicruz 2020

O Vestibular da Unicruz está agendado para os dias 28, 29 e 30 de novembro e será online, podendo o inscrito escolher um desses dias para a realização da prova.

Vestibular Unicruz 2022

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 27 de novembro pelo site www.unicruz.edu.br/ingresso

As vagas para o ingresso 2022 são para os seguintes cursos: Administração; Agronomia (diurno e noturno); Arquitetura e Urbanismo; Biomedicina; Ciência da Computação; Ciências Contábeis; Direito; Educação Física; Enfermagem; Engenharia Civil; Engenharia de Produção; Farmácia; Fisioterapia; Jornalismo; Medicina Veterinária (diurno e noturno); Pedagogia e Tecnólogo em Estética e Cosmética.

Pessoas com mais de 35 anos, profissionais que já possuem diploma de graduação, transferências de outras instituições de ensino e reingresso podem efetivar a matrícula, sem prestar Vestibular, no período de 06 a 14 de dezembro (para parcelamento do semestre em 7 vezes) e de 15 a 23 de dezembro (para parcelamento em 6 vezes).

Veja aqui outros vestibulares do RS.

Continue lendo