Notícias dos Vestibulares e Enem
Curso Poliedro oferece gratuitamente simulado ITA para estudantes de todo o Brasil
Os melhores colocados na 2ª fase irão concorrer a uma bolsa de estudos na Turma ITA.

O Curso Poliedro, líder em aprovação nos vestibulares mais concorridos do País, realizará um simulado digital preparatório para o ITA com inscrições gratuitas para alunos de todo o Brasil. O simulado é direcionado aos estudantes interessados em ingressarem no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) ou mesmo para treinarem para os demais vestibulares da área militar. As inscrições estão disponíveis no período de 22 de junho a 13 de julho, por meio do link: simuladoita.cursopoliedro.com.br.
Realizado digitalmente, o simulado contemplará o modelo das provas da 1ª e da 2ª fase. A 1ª fase, com questões objetivas, será realizada no dia 19 de julho, das 09h às 14h, por meio de uma plataforma on-line. Nessa fase, estima-se a participação de cerca de 2 mil alunos. O resultado será divulgado em 22 de julho e, aproximadamente, 20% dos alunos seguirão para a próxima etapa do simulado.
A segunda prova está agendada para os dias 25 e 26 de julho, das 13h30 às 17h30, e será composta por questões discursivas de Física, Matemática e Química. A etapa também contemplará uma proposta de redação, a ser enviada via Aplicativo P+, app educacional multiplataforma que utiliza conceitos de aprendizagem adaptativa para ajudar os alunos no processo de ensino e aprendizagem, e que disponibiliza diversos recursos, entre eles resultados de simulados, recados e tarefas individuais, plano de estudo, agenda, entre outros.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
O resultado final será divulgado no dia 10/08, e todos os participantes vão receber um detalhamento de desempenho e orientações personalizadas para garantir uma boa performance no vestibular. Além disso, os melhores colocados na 2ª fase irão concorrer a uma bolsa de estudos na Turma ITA do Curso Poliedro.
O simulado é uma iniciativa promovida pela Turma ITA disponível nas unidades do Curso Poliedro em São José dos Campos e São Paulo e criada para os candidatos aos vestibulares do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Instituto Militar de Engenharia (IME) e demais importantes faculdades de Engenharia e da área militar.
Segundo Francisco Markan, coordenador da Turma ITA, “O simulado é a melhor ferramenta pedagógica para os alunos testarem seus conhecimentos e verificarem pontos focais para obter o melhor rendimento no vestibular. Além disso, também colabora para o teste da melhor estratégia de realização da prova e conhecimento do formato da aplicação. Abrimos para estudantes de todo o Brasil, gratuitamente, para colaborarmos para a democratização da prática de provas de alto nível. O bom desempenho no simulado também pode garantir chances de bolsas de estudo no Curso, que os prepararão para o ingresso nas melhores universidades”.
Turma ITA – Com um time de professores experientes e carga horária de 47 aulas, o Curso Poliedro oferece material didático que aprofunda a teoria e traz milhares de exercícios, simulados com questões inéditas, plantão de dúvidas, análise de redação, aplicativo para o estudante acompanhar o seu rendimento, plano de estudo, entres outros recursos.
Líder em aprovações – Com metodologia comprovada, o Curso Poliedro lidera aprovações nos vestibulares mais concorridos do Brasil. Em 24 anos de história, se consagrou como instituição que mais aprova no ITA, somando 889 alunos aprovados neste período. Apenas no ano de 2020, das 120 vagas disponibilizadas, 52 são do Poliedro.
No mesmo ano, foram registradas 1.720 aprovações em Medicina, entre universidades como USP, Unesp, Santa Casa, Unifesp, entre outras; 1.043 em cursos de Engenharia, unindo instituições como ITA, IME, Poli, Engenharias, entre outras; e 1.115 nos cursos de Humanas e Ciências Sociais, em faculdades como USP, Unesp, UFMG, entre outras.
Para mais informações, acesse o site: www.cursopoliedro.com.br.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Espelhos das redações do Enem 2024 já estão disponíveis
O acesso à prova de redação tem finalidade exclusivamente pedagógica e ocorre sempre após a divulgação do resultado oficial do exame, em janeiro.

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 já podem ter acesso à correção detalhada de suas redações. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou a vista individual da folha de redação.
Os interessados nos espelhos das redações devem consultar o material na Página do Participante, mediante inserção do número do CPF e senha registrados no portal Gov.br.
O acesso à prova de redação tem finalidade exclusivamente pedagógica e ocorre sempre após a divulgação do resultado oficial do exame, em janeiro.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A vista do espelho permite que os participantes do Enem compreendam os critérios de avaliação da redação e serve de ferramenta para identificar os pontos em que o desempenho foi satisfatório e aqueles que necessitam de aprimoramento para futuras edições do exame ou para outras produções de texto.
Em 2024, o tema da redação do Enem foi Desafios para a valorização da herança africana no Brasil.
Verificação
Com a vista do espelho da redação, o participante tem a possibilidade de verificar a pontuação alcançada em cada uma das cinco competências avaliadas. Cada uma das competências vale 200 pontos e o candidato pode atingir a pontuação máxima de 1 mil pontos.
Dois avaliadores julgaram o desempenho do participante na redação de acordo com esses critérios. A nota total de cada avaliador corresponde à soma das notas atribuídas a cada uma das competências e a soma desses pontos compõem a nota total de cada avaliador. A nota final do participante é a média aritmética das notas totais atribuídas pelos avaliadores.
Cada texto pode passar por até quatro avaliações independentes para o cálculo da nota final, se houver discrepância entre as notas dos avaliadores.
De acordo com o Inep, “o processo de avaliação das redações do Enem é supervisionado pelo Inep em todas as suas etapas e segue rigorosamente os critérios estabelecidos pelo edital do exame”.
Treineiros
Os resultados dos chamados treineiros – que fizeram os dois dias de provas somente com o objetivo de testar conhecimentos – também estão disponíveis na Página do Participante.
O Ministério da Educação contabiliza que dos 4.325.960 inscritos na edição de 2024, mais de 841,5 mil (19,4%) eram estudantes do 1º ou 2º ano do ensino médio. Já os que não cursam e nem completaram o ensino médio, mas fizeram o Enem para autoavaliação de conhecimentos, corresponderam a 24.723 (0,6%) de inscritos.
De acordo com o edital do Enem do ano passado, os candidatos que tiveram as provas anuladas não terão vista da prova de redação. São motivos de anulação da redação a escrita de impropérios, desenhos, apresentação de parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto ou qualquer forma de identificação do candidato no espaço destinado exclusivamente ao texto da redação, por meio, por exemplo, de nome, assinatura, rubrica.
Outra situação que impede a visualização da folha de redação ocorre se a banca avaliadora atribuiu nota zero à redação escrita predominante ou integralmente em língua estrangeira.
Se o candidato quiser mais detalhes sobre os critérios de correção da prova de redação de 2024, o Inep disponibilizou uma cartilha online ao participante.
Fonte: Agência Brasil
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Uerj recebe pedidos de isenção da taxa do 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual
Começa hoje, 13, o pedido de isenção da taxa de inscrição do 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2026 da Uerj.

Começa hoje, 13, o pedido de isenção da taxa de inscrição do 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2026 da Uerj.
Confira as condições e a documentação exigida no Edital de isenção, disponível no portal do Vestibular.
Para solicitar isenção da taxa de inscrição do 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2026, o candidato deverá:
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
a) atender à condição de carência socioeconômica definida como renda bruta média mensal familiar menor ou igual a 1 (um) salário mínimo nacional vigente;
b) ter concluído ou estar cursando o último ano do ensino médio.
INFORMAÇÕES SOBRE O VESTIBULAR 2026
1º EXAME DE QUALIFICAÇÃO – Datas importantes:
Solicitação de isenção da taxa de inscrição: 13 a 17/03/2025
Procedimentos de inscrição: 15/04 a 06/05/2025
Palestra do livro: 27/05/2025
Data da prova: 08/06/2025
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Vestibular Univesp 2025 aceita inscrições até 7/4
O Vestibular Univesp 2025 oferece 22.935 vagas, destinadas a 432 polos, de 373 municípios (capital, interior e litoral).

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), está com as inscrições abertas para 22.935 vagas do Vestibular anual 2025, destinadas a 432 polos, de 373 municípios (capital, interior e litoral).
São oferecidos nove cursos gratuitos: Letras, Matemática e Pedagogia (Eixo de Licenciatura), Ciência de Dados, Engenharia de Computação e Tecnologia da Informação (Eixo de Computação), e Administração, Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Gerenciais (Eixo de Negócios e Produção).
As inscrições terminam no dia 07/04/25, às 23h59, e devem ser feitas pelo site: vestibular.univesp.br. O custo da inscrição é de R$ 47,50.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Para participar, não há limite de idade, basta ter concluído o ensino médio ou com o término previsto até o período da matrícula. No preenchimento da ficha de inscrição, os candidatos devem cumprir todas as etapas previstas, responder o questionário socioeconômico, indicar o CPF e seus dados pessoais. Também será possível, caso queiram, fornecer os números de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2022, 2023 e 2024, para que os resultados sejam considerados na prova objetiva e integrados à nota final. No vestibular, também haverá o Sistema de Pontuação Acrescida para Pretos, Pardos e Índios (PPI) e para alunos que estudaram o Ensino Médio em escolas públicas.
A prova (objetiva e redação) ocorrerá no dia 18/05, às 13h, e os locais oficiais serão divulgados no dia 09/05, a partir das 10h.
O início das aulas está previsto para o final de julho de 2025. Neste ano, a Univesp ofertou ainda 2.631 vagas para o Provão Paulista. Os aprovados também ingressam em julho.