Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Curso Poliedro promove aulão on-line gratuito para a Unicamp hoje (4/1)

Publicado

em

aulão gratuito Unicamp

No dia 04 de janeiro, a partir das 17h, o Curso Poliedro oferecerá um aulão gratuito para estudantes que irão prestar o Vestibular Unicamp 2021.

Aulão gratuito para a Unicamp

Interessados poderão acompanhar o conteúdo ao vivo no canal do Poliedro no YouTube (https://www.youtube.com/tvpoliedro).

Sobre o Vestibular Unicamp 2021

Este ano, a aplicação da prova da primeira fase acontecerá em dois dias: 06 de janeiro (para candidatos dos cursos de Ciências Exatas ou Humanas) e 07 de janeiro (candidatos dos cursos de Ciências Biológicas). Para ajudar os alunos na preparação, uma equipe de professores irá oferecer informações sobre o formato da prova e dicas para obter um bom desempenho. O aulão também contará com orientações da equipe pedagógica sobre como manter o equilíbrio emocional e se preparar para o dia do exame.

Em 2019, considerando todos os cursos, o Poliedro conquistou um grande número de aprovações. Foram 197 estudantes aprovados na primeira chamada, número que subiu para 284 na segunda e 337 na terceira chamada.

Para apoiar ainda mais os vestibulandos na reta final, Vitor Ricci, coordenador do Curso Poliedro, listou algumas dicas:

• A prova trabalha com temas atuais e exige interpretação. A interpretação em diversos níveis é exigida em todas as disciplinas. A prova da Unicamp é bastante atualizada e traz notícias contemporâneas. Nas questões, a Unicamp exige a interpretação de textos, imagens e gráficos. Em inglês, as redes sociais são frequentes entre as questões. Podemos nos deparar com memes, publicações de Twitter e Facebook, entre outras possibilidades. Por isso, saber fazer análises e correlações é essencial.

• As disciplinas são equilibradas. A Unicamp tende a seguir um padrão de dificuldade para todas as disciplinas. Em cada edição, há alguma com questões mais complexas, mas não é possível observar uma recorrência. O ponto de atenção para o vestibular é o tempo! Este ano, embora a edição seja reduzida para 72 questões, o candidato precisa administrar bem o tempo para conseguir resolver todas as questões.

• O modelo de redação é diversificado. A redação equivale a 20% da nota final. A maioria dos vestibulares cobra o formato clássico de dissertação, mas a Unicamp traz gêneros que variam a cada ano. A prova oferece duas opções ao candidato. No último ano, por exemplo, foi possível escolher entre a produção de uma crônica e de um podcast. A diversificação faz com que o aluno precise se preparar ao longo do ano para se deparar com estruturais textuais diversificadas.

• Os enunciados não têm armadilhas. A prova é bastante lógica e pretende analisar as habilidades dos estudantes em cada disciplina, portanto, não é comum termos “pegadinhas” entre as questões. Entretanto, isso não tira do estudante o cuidado com a leitura dos enunciados e a importância de destacar as informações importantes para a construção de seu raciocínio e resolução da questão.

• A segunda fase atribui pesos diferentes para cada matéria. A segunda fase é composta por dois dias de prova, de cinco horas cada um. No primeiro dia, há uma redação, oito questões de Português e duas de Inglês. No segundo dia, os candidatos precisam fazer 22 questões, sendo que 12 variam de acordo com o curso escolhido. Cursos de exatas e tecnológicas fazem 6 de Física e 6 de Química. Para os cursos de biológicas e saúde, são 6 de Biologia e 6 de Química. Por fim, cursos de artes e humanas resolvem 6 de História e 6 de Geografia.

O peso de cada matéria varia de acordo com a área desejada. Uma recomendação aos estudantes é que leiam atentamente o edital para obter essas informações, pois, se no dia da prova estiverem com duas questões em branco, por exemplo, devem fazer a que possui um maior valor no processo seletivo do seu curso.

RECOMENDAMOS

Notícias dos Vestibulares e Enem

Declaração de Comparecimento do 2º dia do Enem 2021 já está disponível

A declaração deve ser impressa e apresentada ao chefe de sala antes de o participante entrar na sala de prova, no momento da identificação.

Publicado

em

por

Inep confirma realização do Enem 2021 / Quem pode pedir isenção da taxa do Enem

Participante que precisa comprovar a presença no 2º dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, que ocorrerá neste domingo, 28 de novembro, pode emitir a Declaração de Comparecimento, disponível na Página do Participante. Para acessar o documento, é preciso ter em mãos o login e senha únicos cadastrados no portal do Governo Federal (gov.br).

A declaração deve ser impressa e apresentada ao chefe de sala antes de o participante entrar na sala de prova, no momento da identificação. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não fornece comprovante de presença após a aplicação do exame.

Segundo dia do Enem 2021

Neste domingo (28), os participantes do Enem 2021 (versões impressa e digital) terão cinco horas para realizar as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias.

Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h (horário de Brasília) e fechados às 13h. A aplicação do exame começa às 13h30 e termina às 18h30. Aqueles que solicitaram atendimento especializado e tiveram as solicitações aprovadas terão uma hora a mais para responder às provas. Já os participantes que solicitaram recurso de videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras) poderão concluir o exame até as 20h30.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Fonte: Inep

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Vestibular FIAP 2022 está com inscrições abertas

De Inteligência Artificial a Jogos Digitais, de Computação na Nuvem (Cloud) a Defesa Cibernética, a Graduação FIAP tem 15 cursos presenciais e online.

Publicado

em

por

Graduação FIAP está com turmas abertas para 2022

No momento em que o mundo inteiro está olhando para o futuro, é hora de cada um começar a criar o seu. Para isso, é fundamental estar sempre conectado à tecnologia, à inovação e à humanidade: os grandes drivers que vão construir um melhor amanhã.

De Inteligência Artificial a Jogos Digitais, de Computação na Nuvem (Cloud) a Defesa Cibernética, a Graduação FIAP tem 15 cursos presenciais e online. Cada um deles abre novas possibilidades, ampliando o conhecimento exponencialmente, desenvolvendo novos skills e ajudando a transformar o mundo.

O aluno vai dominar os conteúdos mais relevantes do presente. Estudar em laboratórios e salas com infraestrutura avançada ou em uma multiplataforma digital. Participar de projetos reais de grandes empresas. Personalizar sua jornada com Nano Courses em diferentes áreas. E, ainda, vai criar a sua própria startup.

Venha pensar e criar o novo na FIAP.

Let’s rock the future.

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

UEA recebe pedidos de isenção da taxa do Vestibular e SIS

A solicitação deverá ser realizada pelo portal da UEA, até o dia 30 de novembro de 2021, até às 17h (horário de Manaus).

Publicado

em

por

Resultado do Vestibular e SIS da UEA - Universidade do Estado do Amazonas

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) recebe os pedidos de isenção da taxa do Vestibular e do Sistema de Ingresso Seriado (SIS) 2021, acesso 2022.

A solicitação deverá ser realizada pelo portal da UEA, até o dia 30 de novembro de 2021, até às 17h (horário de Manaus).

Inscrições

As inscrições para o Vestibular e SIS poderão ser feitas no período de 01 a 29 de dezembro de 2021, exclusivamente no portal da UEA (www.uea.edu.br). O período para o pagamento do boleto bancário vai de 01 a 30 de dezembro de 2021.

Provas: Vestibular e SIS

As provas do Vestibular acontecerão nos dias 13 (Conhecimentos Gerais) e 14 (Conhecimentos Específicos e Redação) de fevereiro de 2022, com início às 13h e fechamento dos portões às 12h50, no horário de Manaus. As provas do SIS (Acompanhamento I, II e III) ocorrerão no dia 15 de fevereiro de 2022, com início às 13h e fechamento dos portões às 12h50, horário de Manaus. O Cartão de Convocação do candidato estará disponível no dia 03 de fevereiro de 2022, no site da UEA.

A divulgação do resultado final ocorrerá no dia 18 de março de 2022.

Nesta edição, o certame oferece um total de 4.870 vagas, incluindo 264 vagas para alunos indígenas e 773 vagas para Pessoa com Deficiência (PcD). Para o Vestibular são oferecidas 2.300 vagas, sendo 1.088 para a capital e 1.212 para o interior. O Edital do SIS dispõe de 1.533 vagas, sendo 725 para a capital e 808 para o interior.

Além disso, a UEA estará ofertando neste certame três cursos de oferta especial: Tecnologia em Design Digital, Letras – Língua Inglesa e Direito. No total, 37 cursos estão disponíveis para o Vestibular e SIS 2021, acesso 2022.

RECOMENDAMOS

Continue lendo