Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Curso Solidário Preparatório para o Enem da UNIALFA está com inscrições abertas

O projeto tem como objetivo contribuir com a capacitação de alunos da rede pública de ensino para o Exame Nacional do Ensino Médio

Publicado

em

UNIALFA realiza aulão solidário preparatório para o Enem

Com inscrições abertas, a UNIALFA oferece gratuitamente o Curso Preparatório Solidário do ENEM. O projeto tem como objetivo contribuir com a capacitação de alunos da rede pública de ensino para o Exame Nacional do Ensino Médio, que acontece nos dias 21 e 28 de novembro. Ao todo serão disponibilizadas 150 vagas presenciais e 2.000 para o modelo remoto.

“O Curso Preparatório Solidário do ENEM surgiu no ano passado, em decorrência da crise causada pela COVID-19. Durante o ano de 2020, vários alunos da rede pública estavam com dificuldades de se preparar para o ENEM e graças ao apoio da instituição, o evento foi um sucesso.

Na 1ª edição, tivemos 1.800 alunos inscritos, chegando a ter 250 participantes diários”, afirma Augusto Nariwaka, professor da UNIALFA e idealizador do evento. “Muitos alunos conseguiram se destacar em uma instituição de ensino superior. Tivemos notas muito boas, principalmente em redação, onde alguns alunos alcançaram 940 pontos. Conseguimos ajudar estudantes a ingressarem em universidades federais e até mesmo aqui com a gente na UNIALFA.”

A aluna Suzan Kelen é uma das que participou da 1ª edição e hoje está realizando seu sonho de cursar licenciatura em Inglês. “Foi uma oportunidade única participar do curso, quando vi que tirei 900 na redação, quase cai de cadeira. Se eu não tivesse feito este curso, minhas notas não seriam tão boas”, conta. Já a estudante Ana Luiza Barbosa também credita sua entrada em uma instituição de ensino superior graças ao Preparatório Solidário do ENEM e considera o projeto como uma das melhores escolhas de sua vida. “Em plena pandemia, tive esperança de ter um futuro melhor, acredito que assim como me ajudou, o curso pode ajudar outras pessoas.”

Com o time de professores altamente capacitados, neste ano o preparatório terá aulas em dois formatos: híbrido e remoto, respeitando todos os protocolos sanitários para evitar a proliferação da COVID-19. Para realizar a inscrição, os interessados devem acessar o site: https://www.unialfa.com.br/lp/preparatorio-solidario.

Destaque

Falta 1 mês para o Enem. Saiba o que mais cai no exame!

Publicado

em

por

Matérias que mais caem no Enem - Exame Nacional do Ensino Médio

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, para os participantes que tiveram a inscrição confirmada no prazo previsto, conforme os editais n.ºs 28 e 29, referentes ao Enem impresso e Digital 2021, respectivamente.

“Para responder as questões do Enem, o aluno não precisa decorar fórmulas, pois ela cobra mais habilidades e conhecimentos práticos. As questões são contextualizadas e trazem informações que ajudam o estudante a resolvê-las”, explica Caê Lavor, diretor de Avaliações e Pré-universitário do SAS.

O SAS preparou o Raio X do Enem, que traz os assuntos mais cobrados nos últimos anos e que podem estar nas provas de 2021. Confira abaixo:

Raio X do Enem

Biologia

1 – Humanidade e Ambiente (19,5%)

2 – Citologia (11,5%)

3 – Histologia e Fisiologia (11,5%)

4 – Fundamentos da Ecologia (8,3%)

5 – Biotecnologia (8,1%)

Espanhol

1 – Leitura e Interpretação de Textos (52,2%)

2 – Semântica e Domínio Lexical (14,8%)

3 – Análise de Texto Literário em Prosa (7,0%)

4 – Identificação de Função do Texto (6,1%)

5 – Análise e interpretação de poemas e canções (6,1%)

Filosofia

1 – Ética e Justiça (18,7%)

2 – Filosofia Antiga (16,8%)

3 – Filosofia Contemporânea (12,3%)

3 – Natureza do Conhecimento (11,6%)

5 – Filosofia Moderna (11,6%)

Física

1 – Mecânica (30,9%)

2 – Eletricidade e Energia (25,8%)

3 – Ondulatória (18%)

4 – Termologia (17,1%)

5 – Óptica (8,1%)

Geografia

1 – Geografia Agrária (18,1%)

2 – Meio Ambiente (16,9%)

3 – Questões Econômicas e Globalização (11,8%)

4 – Geografia Física (10,9%)

5 – Geografia Urbana (10,4 %)

História

1 – Idade Contemporânea (17,7%)

2 – Brasil Colônia (12,7%)

3 – Brasil Império (11,4%)

4 – História Política (10,5%)

5 – Patrimônio Histórico-Cultural e Memória (7,8%)

Inglês

1 – Leitura e Interpretação de Textos (51,3%)

2 – Leitura e Interpretação de Cartuns, Tiras e Charges (11,3%)

3 – Domínio Lexical (11,3%)

4 – Análise e Interpretação de Poemas e Canções (11,3%)

5 – Identificação da Função do Texto (8,7%)

Matemática

1 – Geometria (22,5%)

2 – Escalas, Razão e Proporção (14,2%)

3 – Aritmética (11,8%)

4 – Gráficos e Tabelas (9,1%)

5 – Funções (8,7%)

Português

1 – Leitura e Interpretação de Textos (33,3%)

2 – Estrutura Textual e Análise de Discurso (17,6%)

3 – Leituras e Artes (11,5%)

4 – Gênero Textual (8,4%)

5 – Literatura (7,8%)

Química

1 – Físico-Química (27,0%)

2 – Química Geral (26,8%)

3 – Química Orgânica (19,2%)

4 – Meio Ambiente (11,1%)

5 – Energia (6,4%)

Sociologia

1 – Mundo do Trabalho (21,9%)

2 – Cultura e Indústria Cultural (12,9%)

3 – Ideologia (11,6%)

4 – Meios de Comunicação, Tecnologia e Cultura de Massa (11,6%)

5 – Cidadania (10,3%)

Confira aqui a revisão para o Enem 2021

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Vestibular: FHO oferece bolsas de estudos de 50% e 100% para cursos de graduação presenciais

Os interessados em participar da primeira prova do Vestibular de bolsas da FHO, que acontece dia 5/12, devem se inscrever até o dia 2/12.

Publicado

em

por

Últimos dias de inscrição para o Vestibular e Concurso de Bolsas 2021 da FHO

A FHO | Fundação Hermínio Ometto tem inscrições abertas para o Vestibular e Concurso de Bolsas 2022. Os interessados em participar da primeira prova, que acontece dia 5 de dezembro, no Campus da Instituição, devem se inscrever pelo site (vestibular.fho.edu.br) até o dia 02 de dezembro. A taxa de inscrição é de R$50,00 e não é necessário ter participado do Enem.

A FHO oferece bolsas de estudos de 50% e 100% por meio de programa próprio para todos os cursos de graduação presenciais nas áreas da saúde, engenharia, tecnologia, educação e negócios.

As bolsas parciais (50%) são oferecidas para alunos de escolas públicas e particulares ou portadores de diploma de ensino superior, com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.

As bolsas integrais (100%) são oferecidas para candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública; candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escola particular como bolsistas integrais; candidatos que tenham cursado parte do ensino médio em escola pública e parte em escola particular como bolsistas integrais; professores da rede pública no efetivo exercício do magistério e pessoas com deficiência. Podem concorrer às bolsas os candidatos que possuam renda familiar de até um salário mínimo e meio (1 ½) por pessoa.

Além disso, alunos bolsistas parciais 50% e não bolsistas também podem utilizar o PagFácil – programa de crédito estudantil da FHO, para pagar metade do curso depois de formados, sem análise de crédito e sem juros (apenas com os reajuste anuais), reduzindo o valor das mensalidades enquanto estuda.

Os pré-requisitos do Programa de Bolsas FHO e do crédito estudantil PagFácil estão disponíveis no site (vestibular.fho.edu.br). Informações pelo 0800 770 44 55 ou pelo WhatsApp (19) 3543-1445.

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Unifesp promove feira de profissões on-line nos dias 22 e 23 de outubro

Durante a feira de profissões, vestibulandos poderão conhecer e tirar dúvidas sobre os processos de ingresso na Unifesp, bom como dos cursos.

Publicado

em

por

Unifesp promove feira de profissões on-line nos dias 22 e 23 de outubro

Nos próximos dias 22 e 23 de outubro, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) promove mais uma edição da sua Feira de Profissões. O evento, realizado virtualmente em razão da pandemia, reunirá docentes e estudantes que, por meio de palestras e interações, apresentarão os 55 cursos oferecidos pelos sete campi da universidade, além de outras atividades como os cursinhos populares, os projetos de extensão e demais ações.

Unifesp promove feira de profissões on-line

A participação é aberta ao público geral e gratuita. Durante a feira, vestibulandos e interessados poderão conhecer e tirar dúvidas sobre os processos de ingresso na universidade, bem como detalhes das possibilidades de formação disponibilizadas pela Unifesp, das tradicionais Medicina e Enfermagem até o mais novo curso de Bacharelado ou Licenciatura em Geografia, passando pela opção EaD de Design Educacional.

As inscrições estão abertas até 22 de outubro e podem ser feitas no site do evento (feiradeprofissões.unifesp.br), onde o interessado também pode acessar a programação completa e outras informações.

Continue lendo