Vestibular Fuvest 2020 - USP

Cursos da USP oferecidos no Vestibular Fuvest 2020

O Vestibular Fuvest 2020 seleciona candidatos para ingresso na Universidade São Paulo (USP) no primeiro semestre de 2020. As inscrições serão aceitas no período de 12 de agosto a 20 de setembro de 2019, pelo site: www.fuvest.br. Além do vestibular, os candidatos podem ingressar através do Sisu – Sistema de Seleção Unificada.

Os cursos oferecidos pela USP agrupam-se em carreiras, de acordo com as áreas de conhecimento (Ciências Humanas, Ciências Exatas e Ciências Biológicas).

Cursos USP - Vestibular Fuvest 2020

Cursos USP – Vestibular Fuvest 2020

Neste post indicamos algumas informações sobre os cursos e carreiras oferecidos pelo Vestibular FUVEST 2020.

Vestibular FUVEST 2020

Cursos e Carreiras

No Vestibular FUVEST 2020 há um total de: 106 CARREIRAS distruídas em 182 CURSOS. Veja no Manual do Candidato a relação e detalhes.

Na inscrição, o candidato deve indicar apenas uma carreira e depois os cursos em ordem de preferência (em primeiro lugar, o mais desejado). É possível escolher, no máximo, 4 cursos

Os treineiros, participantes que ainda não podem ingressar no curso superior, devem escolher entre três opções:

  • Treinamento Humanas
  • Treinamento Biológicas
  • Treinamento Exatas

Opções de Carreiras

As carreiras estão agrupadas em três áreas: Ciências Humanas, Biológicas e Exatas. Para cada carreira, são indicadas as provas de 1ª e 2ª fases e, quando for o caso, as provas de Habilidades Específicas. É também indicado o total de vagas da carreira por meio deste Concurso Vestibular.

Para cada curso, são registrados: período de funcionamento, número de vagas de acordo com as modalidades de ingresso, duração e unidade de ensino em que o curso é oferecido.

Indicação de carreira e cursos na inscrição

Há carreiras que se constituem de apenas um curso e carreiras que se constituem de mais de um curso. Na inscrição, o candidato deve indicar apenas uma carreira e os cursos desejados da carreira, em ordem decrescente de preferência. Assim, deve indicar, em primeiro lugar, o curso que mais deseja, até o máximo de 4 cursos. Se a carreira tiver um único curso, deve indicar somente esse curso.

Após ter realizado a inscrição, o candidato poderá alterar as opções de carreira e curso(s) até as 12h da data-limite de 20/09/2019 (sexta-feira).

Modalidades de ingresso

Na inscrição do Concurso Vestibular FUVEST 2020, o candidato optará por uma das seguintes modalidades de ingresso:

I – Ampla Concorrência (AC): vagas disponibilizadas para todos os candidatos, sem exigência de nenhum outro pré-requisito;

II – Ação Afirmativa (EP): vagas destinadas aos candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras;

III – Ação Afirmativa (PPI): vagas destinadas aos candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras.

O candidato concorrerá apenas com os candidatos que tenham optado pela mesma modalidade de concorrência neste vestibular (Artigo 10 da Resolução
CoG nº 7753).

Carreiras com Provas de Habilidades Específicas

Além das provas de 1ª e 2ª fases, os candidatos às carreiras de Artes Visuais (Carreira 125), Artes Cênicas (Carreira 115), Música – ECA (Carreira 245) e Música – Ribeirão Preto (Carreira 250) deverão fazer provas de Habilidades Específicas. Consultar a seção Provas para obter informações sobre o calendário, o local de realização e os programas das provas dessas carreiras.

Períodos de funcionamento dos cursos

Matutino – Aulas pela manhã.
Vespertino – Aulas à tarde.
Noturno – Aulas à noite e também aos sábados, dependendo do curso.
Diurno – Aulas pela manhã e à tarde, predominando um desses períodos.
Integral – Aulas distribuídas ao longo do dia.

O sábado é considerado dia letivo.

Duração dos cursos

A duração dos cursos da USP é computada em semestres. Na duração dos cursos que envolvem estágio curricular obrigatório, estão incluídas todas as atividades necessárias para sua conclusão.

Informações detalhadas sobre as grades curriculares encontram-se em https://uspdigital.usp.br, menu Disciplinas na seção Graduação (após clicar em Disciplinas clicar em Unidades de Ensino).

Recomendamos: