Siga-nos!

Dicas para fazer uma boa prova de língua portuguesa

Os vestibulandos ainda tem muitos problemas em resolver a prova de língua portuguesa e na redação

Publicado

em

O segundo semestre do ano marca o início de uma maratona de provas para estudantes de todo o Brasil que estão em busca de uma vaga nas melhores universidades do país. Como obter sucesso? Para o Prof. Elvio Peralta, Diretor Superintendente da Fundação Fisk, a prova de língua portuguesa, em especial a parte de redação, ainda figura como uma das mais desafiantes para a maioria dos vestibulandos. Para não se desesperar e garantir um bom desempenho no exame, o professor Elvio dá alguns conselhos de estudo:

Informação nunca é demais – Os temas propostos nas redações dos vestibulares estão sempre ligados a assuntos atuais, geralmente relacionados à política, sociedade e comportamento. O candidato deve mostrar que tem conhecimento dos fatos para formular bem seus argumentos, expressando-se de maneira clara, sem fugir do tema proposto. Por isso, é importante que o vestibulando se informe por meio de veículos variados como jornais, revistas e Internet para conhecer diferentes abordagens do mesmo assunto. Pode-se pedir também que o candidato relacione acontecimentos atuais com outros do passado, o que torna imprescindível ter uma boa base de História. Um dos temas prováveis para este ano é a onda de protestos em diferentes estados brasileiros.

Estrutura dos enunciados podem ter “pegadinhas” – O candidato, mesmo bem preparado, deve tomar cuidado ao interpretar os enunciados das provas. Por isso, preste atenção a esses detalhes:

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

– A presença da negativa no enunciado: em uma mesma prova, temos questões com “É correto afirmar…” e “NÃO é correto afirmar”. Leia bem as questões antes de respondê-las.

– O uso de palavras, como: exceto, todos/as e somente. Questões que apresentam um grupo de orações para serem analisadas, seguidas de afirmações, como: “Somente II está correta”, “III e IV estão incorretas”, entre outras.

Em questões de interpretação, é necessário ter foco – Muitas vezes, o candidato erra uma série de questões por não ter compreendido o tema do discurso. Ao analisar trechos isolados, procure extrair a mensagem do autor. É muito importante também saber identificar a modalidade de linguagem usada (formal ou informal) e conhecer as principais figuras de linguagem (metáfora, elipse, zeugma, etc.).

Leituras obrigatórias – É essencial respeitar um calendário para conseguir fazer a leitura integral de todas as obras de literatura indicadas para o exame, e não deixar para fazer isso na última hora, quando vai dar tempo de ler apenas os resumos.

Fazer simulados é fundamental – O professor Elvio alerta que, para o candidato, a melhor forma de estudo ainda é a prática, por meio de simulados, que permitem ao vestibulando enxergar suas dificuldades e, com isso, dar melhor foco aos estudos, aproveitando ao máximo seu tempo para ter um bom desempenho nas provas.

E para quem já passou da fase do vestibular e quer se destacar no mercado de trabalho, a Fisk oferece o curso Português sem Tropeços, que tem como objetivo aprimorar as habilidades de comunicação oral e escrita dos alunos por meio do esclarecimento das dúvidas mais frequentes.

Sobre a Fisk
A Fisk é uma das maiores redes independentes de centros de ensino do Brasil, com mais de 1.000 escolas em funcionamento, sendo 31 próprias e 971 unidades, espalhadas por todos os estados e pelas principais cidades brasileiras, além de unidades em Angola, Argentina, Japão, Paraguai, Bolívia e, recentemente, também no Chile. Com metodologia própria, as escolas da rede Fisk oferecem cursos de inglês, espanhol, português para brasileiros e informática; promovem intercâmbios para o Canadá e Londres; aplicam exames de certificações internacionais como TOEIC®, TOEFL® ITP e TOEFL® iBT. A Fisk é a única franqueadora da área de educação que recebeu duas vezes o título de Franqueadora do Ano da Associação Brasileira de Franquias (ABF). É a primeira empresa do setor de idiomas a contar com gráfica própria, produzindo

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Curso Pré-Vestibular Cecierj oferece mais de 8 mil vagas gratuitas

Podem se inscrever os estudantes que, em 2024, estiverem matriculados no último ano do ensino médio ou que já tenham concluído.

Publicado

em

por

As inscrições para o Pré-Vestibular Cecierj estão abertas até 14 de março. São mais de oito mil vagas, sendo 5375 na modalidade presencial, distribuídas em 45 pontos em todos o estado do Rio de Janeiro, e três mil para a on-line.

Pré-Vestibular Cecierj

O curso Pré-Vestibular CECIERJ – Extensivo 2024 será oferecido gratuitamente de 06 de Abril a 07 de Dezembro de 2024. Confira os detalhes no edital.

Podem se inscrever os estudantes que, em 2024, estiverem matriculados no último ano do ensino médio em instituições públicas ou privadas, ou que já tenham concluído.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Mais informações e inscrições na página www.cecierj.edu.br/pre-vestibular-social/estude-no-pvs/.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Quero ser UFMS 2024 está com as inscrições abertas

As vagas são para candidatos que participaram do Vestibular UFMS, PASSE e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em anos anteriores.

Publicado

em

por

UFMS inscreve para o Vestibular 2022 e PASSE

Estão abertas as inscrições para o programa Quero ser UFMS 2024, processo seletivo que oferece mais de 3,4 mil vagas para candidatos que participaram do Vestibular UFMS, do Programa de Avaliação Seriada Seletiva (PASSE) e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em anos anteriores. As oportunidades estão distribuídas entre 76 cursos presenciais e a distância, na Cidade Universitária e em todos os câmpus.

Para participar, os interessados precisam ter realizado o Enem entre os anos de 2017 e 2023, o Vestibular UFMS entre 2020 e 2024, o Vestibular Digital em 2023 ou 2024, ou, ainda, a 3ª etapa do PASSE nos triênios 2019-2021, 2020-2022 e 2021-2023. O diretor de Planejamento e Gestão Acadêmica, Anderson Viçoso de Araújo, explica que o programa Quero ser UFMS foi criado em 2021, e que, desde então, 3.358 estudantes ingressaram na Universidade de forma gratuita.

De acordo com o diretor, o programa apresenta vagas ociosas, ou seja, que não foram utilizadas pelos outros processos seletivos regulares, como o Vestibular, PASSE e SiSU, ampliando as chances de entrada na graduação. Caso os candidatos optem por aproveitar as notas do Enem, podem ter acesso ao boletim na página do participante do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Para aqueles que realizaram mais de uma edição da prova, é possível selecionar qual resultado pretendem submeter. O mesmo vale para quem escolher o Vestibular ou o PASSE, sendo que os resultados estão disponíveis na página de Ingresso.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O estudante Arthur Xavier de Souza, que atualmente está no 3º semestre de história, conta que chegou a cursar psicologia, mas não se adaptou às disciplinas e decidiu mudar de área. Foi quando soube do programa e decidiu usar a pontuação do Enem que realizou em 2022. “Ao invés de ter que esperar um ano, fazer cursinho, vestibular e passar por todo aquele processo de novo, eu só utilizei a mesma nota que passei em psicologia, e entrei em história. Não precisei passar por tudo novamente, foi bem rápido e bem acessível”.

Quero ser UFMS

As inscrições devem ser realizadas na página de Inscrição da UFMS até o dia 4 de março. Após o cadastro pessoal, os interessados serão direcionados à Área do Candidato, onde registram a cidade, a unidade e o curso que pretendem concorrer. Depois, é preciso optar pela ampla concorrência ou pelas vagas reservadas, preencher os dados, digitar o número de inscrição do processo seletivo que será aproveitado (Enem, Vestibular UFMS, Vestibular Digital ou PASSE) com o respectivo ano.

A divulgação do resultado preliminar do Quero ser UFMS está prevista para o dia 6 de março, e a convocação da 1ª chamada está prevista para o dia 12 do mesmo mês. “Muitos alunos que não fizeram Vestibular ou PASSE [neste ano], ou não conseguiram a vaga no curso que era sua primeira opção, agora podem estudar sem fazer prova ou pagar inscrição”, reforça o diretor.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

UTFPR abre inscrições para o Vestibular de Inverno 2024

Publicado

em

por

Vestibular UTFPR 2023/2 será lançado no próximo dia 14

Estão abertas a partir de hoje, 26, as inscrições para o Vestibular de Inverno da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). São oferecidas 4.219 vagas em 106 cursos dos 13 campi da Universidade.

UTFPR – Vestibular de Inverno 2024

O interessado deve se inscrever no Portal do Candidato,  até 9 de abril. A taxa é de R$ 150 e pode ser paga até 10 de abril, por boleto ou PIX.

É possível solicitar isenção da taxa de inscrição até 22 de março. Para isso, o candidato precisa comprovar não poder arcar com o valor, mediante inscrição do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que apresente renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Ao se inscrever, o candidato pode escolher até dois cursos, um em primeira opção e outro em segunda. Caso não seja aprovado em nenhuma delas na 1ª chamada, automaticamente estará inscrito na lista de espera nas duas opções escolhidas e continuará concorrendo nas chamadas seguintes, se ainda houver vagas não ocupadas.

Cotas

Metade das vagas ofertadas no Vestibular é reservada para candidatos que cursaram todo o ensino médio em escola pública. Destas, 50% é voltada a cotistas oriundos de famílias com renda bruta igual ou inferior a um salário mínimo per capita. As demais são para candidatos cotistas independente de comprovação de renda familiar. Além disso, há reserva de vagas para autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, pessoas com deficiência e, pela primeira vez, para quilombolas.

Outra novidade desta edição é a participação de candidatos autodeclarados pretos e pardos em bancas de heteroidentificação, previstas para serem realizadas entre 29 de abril e 7 de maio.

A forma de classificação do Vestibular também mudou. Em um primeiro momento, todos os candidatos concorrerão às vagas de ampla concorrência. Depois, caso não tenham sido aprovados na ampla concorrência, os cotistas passam a disputar as vagas reservadas para as cotas.

Pessoas com deficiência ou com necessidades educacionais específicas poderão solicitar adaptações razoáveis para a realização das provas no período de 26 de fevereiro a 9 de abril. Para estes candidatos e para lactantes, será possível pedir no ato de inscrição tempo adicional de 60 minutos, além das cinco horas de duração disponíveis a todos.

O edital do Vestibular prevê ainda a possibilidade de inscrição como treineiro, modalidade voltada a quem quer apenas testar os conhecimentos sem concorrer efetivamente às vagas ofertadas. Candidatos que não tenham a previsão de concluir o ensino médio antes do início do segundo semestre letivo devem obrigatoriamente se inscrever nesta modalidade.

Sobre as provas

De acordo com o edital, serão realizadas duas provas: uma de conhecimentos gerais, com 60 questões objetivas, e outra de redação em língua portuguesa. Para as questões de Língua Estrangeira Moderna, é permitido escolher entre os idiomas espanhol e inglês no momento da inscrição.

As provas serão aplicadas no dia 19 de maio, de modo presencial, nas 13 cidades em que a UTFPR possui campus. O ensalamento deve ser disponibilizado a partir de 13 de maio. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 2 de julho, com a publicação da lista de espera na data seguinte.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo