Dicas para melhorar o processo de aprendizagem da gramática do inglês

Dicas para melhorar o processo de aprendizagem da gramática do inglês

Conhecer a gramática do idioma que você está aprendendo sempre ajuda no processo de compreensão da língua, porém, ao contrário do que muitas pessoas pensam, tentar apenas decorar toda parte teórica não é o melhor caminho para compreender, escrever e falar em um idioma que não seja o nosso português.

No caso do inglês, há algumas dicas bem interessante para melhorar o processo de aprendizagem e maximizar o seu potencial na hora de aprender essa língua.

Começar apenas pela gramática não é um bom negócio

É preciso contextualizar um pouco sobre o significado prático da gramática para entender melhor sobre este tópico. Em bom português, a gramática coloca em papel todas as nuances e regras de um determinado idioma. Ou seja, ela retrata o lado prático da língua.

Da mesma forma que a parte prática do idioma veio antes da teórica, um iniciante na língua inglesa não precisa ficar abitolado na gramática quando o mesmo é iniciante.

Ao iniciar o caminho rumo ao domínio desse idioma, o ideal é fazer com que a gramática seja aprendida de maneira indireta. Isso significa que o aluno tem que entender o conceito e o significado de “my name is” antes de mergulhar nos livros para formular essa frase.

O método assimil pode ser interessante em determinados casos

Se o aluno estiver com dificuldade de aprender o lado gramático da língua, uma maneira interessante de tornar o processo mais prazeroso é através do método assimil.

Criado na França, esse método faz com que o aluno aprenda a gramática de maneira indireta. Por exemplo, nele os diálogos são bilingues e estão em inglês e, posteriormente, em português. Dessa maneira, é possível conhecer e aprender os padrões de linguagem, assim com o vocabulário — e sem muito esforço ao comprar o inglês e a tradução, pois há explicações gramaticais no rodapé.

Além disso, o método também dispõe de áudio junto à leitura, o que ajuda a compreender melhor a palavra falada no idioma inglês e tudo isso é carregado de exercícios bem práticos.

Quando há um conhecimento básico da prática, a leitura de textos em inglês ajuda bastante

Dicas para melhorar o processo de aprendizagem da gramática do inglês

Dicas para melhorar o processo de aprendizagem da gramática do inglês

Estar sempre em contato com a leitura só traz ótimos benefícios e o mesmo vale quando o aluno está aprendendo inglês. Ao tentar entender mais profundamente a gramática, é muito bom ter um ritmo de leitura diária de textos nesse idioma.

Uma dica importante é focar em assuntos que você gosta para assim ter mais interesse nos textos. Foque em aprender palavras, entender como as sentenças e os parágrafos são formados e sempre pesquise o que você não compreender para desvendar o significado de tal colocação.

Não fique preso às antiguidades

Dicionários de papel e livros antigos estão longe de serem as opções disponíveis para aprender inglês e, consequentemente, se aprofundar na gramática.

Nos dias atuais, o que menos falta são artigos atualizados, vídeos, audiobooks, cursos para diferentes níveis e até mesmo podcasts sobre o assunto. Portanto, a internet facilita bastante o processo de aprendizado e não ficar preso às antiguidades só vai trazer benefícios.

Pratique, erre e melhore através disso

A resposta de como aprender inglês não é simples, mas é possível facilitar o processo através de técnicas interessantes e já comprovadas por profissionais da área. Rosangela Souza, fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas, tem algumas dicas relacionadas ao tema. Para ela, o cérebro aprende mais rápido quando fazemos perguntas, assim como tendemos a processar mais rápido novos idiomas ao entender os reais significados (não apenas decorar) por trás das palavras e frases.

Aprender gramática não acontece da noite pro dia, portanto, é um processo que demanda esforço e determinação do aluno, que precisa entender que compreender essa parte do idioma requer resiliência para chegar ao nível pretendido.