Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Dicas para melhorar o processo de aprendizagem da gramática do inglês

Confira algumas dicas para melhorar o processo de aprendizagem e maximizar o seu potencial na hora de aprender inglês.

Publicado

em

Dicas para melhorar o processo de aprendizagem da gramática do inglês

Conhecer a gramática do idioma que você está aprendendo sempre ajuda no processo de compreensão da língua, porém, ao contrário do que muitas pessoas pensam, tentar apenas decorar toda parte teórica não é o melhor caminho para compreender, escrever e falar em um idioma que não seja o nosso português.

No caso do inglês, há algumas dicas bem interessante para melhorar o processo de aprendizagem e maximizar o seu potencial na hora de aprender essa língua.

Começar apenas pela gramática não é um bom negócio

É preciso contextualizar um pouco sobre o significado prático da gramática para entender melhor sobre este tópico. Em bom português, a gramática coloca em papel todas as nuances e regras de um determinado idioma. Ou seja, ela retrata o lado prático da língua.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Da mesma forma que a parte prática do idioma veio antes da teórica, um iniciante na língua inglesa não precisa ficar abitolado na gramática quando o mesmo é iniciante.

Ao iniciar o caminho rumo ao domínio desse idioma, o ideal é fazer com que a gramática seja aprendida de maneira indireta. Isso significa que o aluno tem que entender o conceito e o significado de “my name is” antes de mergulhar nos livros para formular essa frase.

O método assimil pode ser interessante em determinados casos

Se o aluno estiver com dificuldade de aprender o lado gramático da língua, uma maneira interessante de tornar o processo mais prazeroso é através do método assimil.

Criado na França, esse método faz com que o aluno aprenda a gramática de maneira indireta. Por exemplo, nele os diálogos são bilingues e estão em inglês e, posteriormente, em português. Dessa maneira, é possível conhecer e aprender os padrões de linguagem, assim com o vocabulário — e sem muito esforço ao comprar o inglês e a tradução, pois há explicações gramaticais no rodapé.

Além disso, o método também dispõe de áudio junto à leitura, o que ajuda a compreender melhor a palavra falada no idioma inglês e tudo isso é carregado de exercícios bem práticos.

Quando há um conhecimento básico da prática, a leitura de textos em inglês ajuda bastante

Dicas para melhorar o processo de aprendizagem da gramática do inglês

Dicas para melhorar o processo de aprendizagem da gramática do inglês

Estar sempre em contato com a leitura só traz ótimos benefícios e o mesmo vale quando o aluno está aprendendo inglês. Ao tentar entender mais profundamente a gramática, é muito bom ter um ritmo de leitura diária de textos nesse idioma.

Uma dica importante é focar em assuntos que você gosta para assim ter mais interesse nos textos. Foque em aprender palavras, entender como as sentenças e os parágrafos são formados e sempre pesquise o que você não compreender para desvendar o significado de tal colocação.

Não fique preso às antiguidades

Dicionários de papel e livros antigos estão longe de serem as opções disponíveis para aprender inglês e, consequentemente, se aprofundar na gramática.

Nos dias atuais, o que menos falta são artigos atualizados, vídeos, audiobooks, cursos para diferentes níveis e até mesmo podcasts sobre o assunto. Portanto, a internet facilita bastante o processo de aprendizado e não ficar preso às antiguidades só vai trazer benefícios.

Pratique, erre e melhore através disso

A resposta de como aprender inglês não é simples, mas é possível facilitar o processo através de técnicas interessantes e já comprovadas por profissionais da área. Rosangela Souza, fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas, tem algumas dicas relacionadas ao tema. Para ela, o cérebro aprende mais rápido quando fazemos perguntas, assim como tendemos a processar mais rápido novos idiomas ao entender os reais significados (não apenas decorar) por trás das palavras e frases.

Aprender gramática não acontece da noite pro dia, portanto, é um processo que demanda esforço e determinação do aluno, que precisa entender que compreender essa parte do idioma requer resiliência para chegar ao nível pretendido.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

TOP 5 estratégias dos aprovados em Medicina

Alunos mostram estratégias que fizeram a diferença para aprovação no vestibular de medicina

Publicado

em

por

4 dicas para quem irá prestar vestibular de inverno em 2024

Medicina é um dos cursos mais concorridos nos vestibulares, de acordo com o estudo de Demografia Médica no Brasil, conduzido pela Faculdade de Medicina da USP, somente em 2023, 963 mil pessoas concorreram a aproximadamente 47 mil vagas para medicina no Brasil, e para isso muitos candidatos cumprem uma longa jornada de estudo para conseguir a sonhada vaga no curso.

Após a pandemia, o estudo online se tornou uma realidade e muitos estudantes utilizam a internet para se preparar, e aqueles que sabem utilizar bem essa ferramenta têm conseguido ótimos resultados nas provas. Segundo uma pesquisa recente do Google, em parceria com a empresa Educa Insights, aulas semipresenciais e EADs são as favoritas em diferentes níveis: graduação (64%), pós-graduação (75%), cursos livres (75%) e idiomas (63%).

“O ensino online é uma realidade no Brasil, a internet trouxe um acervo enorme de informações para aqueles que querem ingressar em uma faculdade principalmente no curso de medicina” diz Michel Arthaud, professor de Química e diretor da Plataforma Professor Ferretto – canal 100% online com foco na preparação para o Enem e vestibulares.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Por isso, Arthaud convidou 5 alunos da Plataforma Professor Ferretto, que foram aprovados em medicina em diversas faculdades do Brasil para dar dicas preciosas que fizeram diferença em suas preparações aos novos tentantes.

Método de estudo

O estudante de medicina Raimundo Neto, 20, foi aprovado em quatro universidades de medicina: UFC, UECE, UNIFOR e UNICHRISTUS, e se preparou durante três anos até conseguir a aprovação no vestibular. Durante o segundo ano de estudos, ele percebeu que não estava obtendo os resultados esperados e decidiu mudar o seu método. “Antes de começar a me preparar novamente, comecei a procurar estratégias eficazes no meu estudo, para identificar o que estava fazendo de errado. Depois disso, comecei a montar cronogramas semanais e diários para otimizar a minha preparação para o vestibular” , relembra.

Simulados

Estudar junto com outras pessoas ajuda muito no processo. Diogo Prestes, 24, que foi aprovado na UERJ conta que, durante um tempo, estudou junto com um amigo que também queria entrar em Medicina. “Meu amigo sugeriu fazermos simulados juntos, e, durante um ano, fazíamos alguns simulados por semana para se preparar. Eu tive um desempenho melhor naquele ano por conta desse apoio, além do amplo acesso a materiais didáticos como gráficos, resumos, e às aulas online, que têm a praticidade de ficarem gravadas, caso não consiga acompanhar em tempo real”, diz.

Sem redes sociais

A mineira Maria Eliza Munhoz, que aos 18 anos conquistou o 1° lugar em Medicina na UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mineiro – , um dos vestibulares mais concorridos de Minas Gerais conta que, durante o período de preparação, não usava as redes sociais, “Quando decidi que meu foco era entrar na faculdade, desinstalei minhas redes sociais como Instagram e TikTok. Usava apenas periodicamente, para distração e lazer, e evitava ao máximo ver vídeos ou posts sobre Vestibular, porque quando usava era realmente para distrair um pouco a cabeça e relaxar “, conta.

Foco na teoria

A estudante carioca Ana Clara Oliveira, 23, aprovada em Medicina pela UERJ, conta que é importante ter conhecimento teórico antes de estudar questões “Estudava em escola pública e percebi que a base estava muito fraca, então durante dois anos do meu preparado do vestibular corri atrás das matérias que não tive durante a escola, e só em 2023 – ano da aprovação – foquei nas questões porque já tinha uma boa base” relembra.

Redação

A redação do Enem é a parte mais temida por muitos estudantes, Leticia Fernandes, 20, estudante de medicina da UFG, atingiu nota mil na redação. Leticia buscava se atentar a teoria da redação “Pode parecer estranho, mas a redação tem teoria, ela é 30% baseada em elementos além do desenvolvimento, então buscava sempre responder na redação o o que, quem, porque e como”, explica “Sempre no final revisava e claro tinha o meu repertório coringa na redação”.

Para o seu repertório ela usava somente um, que era do sociólogo Thomas Hobbes “O Estado deve garantir o bem-estar social”, além disso a estudante aconselha usar outras coisas do cotidiano para complementar “Usar livros e séries para complementar o desenvolvimento da redação é muito bom, algo que está inserido na sua vida e faz sentido para a redação” finaliza.

Veja aqui outros vestibulares de medicina com inscrições abertas!

Continue lendo

Destaque

Terminam amanhã (17) as inscrições com desconto do Vestibular de Medicina da Unifenas

São oferecidos descontos para as inscrições feitas até o dia 17 de abril, independente da modalidade escolhida.

Publicado

em

por

Está acabando o prazo de inscrições com desconto para o Vestibular de Medicina da Unifenas – 2º semestre de 2024. São oferecidas 210 vagas, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte.

São oferecidos descontos para as inscrições feitas até o dia 17 de abril, independente da modalidade escolhida.

Vestibular de Medicina Unifenas 2024/2

As inscrições podem ser feitas, até o dia 20 de maio, por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Os candidatos podem optar pelas seguintes formas de ingresso:

1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2023) – sem prova
2- Prova Tradicional
3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2023)
4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2023)

PROVAS

As provas estão marcadas para o dia 25 de maio de 2024 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Brasília/DF, Campinas/SP, Goiânia/GO, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP, Uberlândia/MG e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

UEM define calendário do Vestibular de Inverno 2024

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) abre as inscrições para o Vestibular de Inverno 2024 no dia 2 de maio.

Publicado

em

por

UEM aceita inscrição para o Vestibular e o PAS a partir de 16 deste mês

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) definiu o calendário do Vestibular de Inverno 2024.  Confira:

Vestibular de Inverno UEM

Inscrição via internet
02 de maio a 05 de junho de 2024

Pagamento da taxa de inscrição
07 de junho de 2024

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Realização das provas
14 de julho de 2024

Divulgação da imagem digitalizada e da nota da redação
24 de julho de 2024

Divulgação do resultado final
02 de agosto de 2024

Mais informações: https://www.vestibular.uem.br/

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo