Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Dicas para uma boa redação no Enem 2020 – Prova 17/01/2021

No 1º dia do Enem 2020, dia 17/01/2021, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas

Publicado

em

Dicas para uma boa redação no Enem 2020 - Prova 17/01/2021

Está chegando o Enem 2020. No primeiro dia do Exame impresso, dia 17 de janeiro de 2021, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Você sabe quais são as competências que estão por trás de uma redação bem escrita?

Especialista aponta para critérios levados em conta por examinadores para garantir a tão sonhada nota 1000 na redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Confira:

Como fazer uma boa redação no Enem 2020

Quem está se preparando para o Enem ou até mesmo já participou de outras edições do exame sabe bem que uma das principais preocupações é a redação. Como fazer uma boa redação e garantir uma boa nota? Não existe fórmula mágica e os desafios são enormes: o tempo exíguo, o tema surpresa que só é revelado no momento da prova e, em muitos casos, a falta de hábito do estudante com a leitura e a escrita e, consequentemente, a falta de repertório. É fato que ninguém se torna um bom escritor do dia para a noite, sem antes ter investido muito tempo em leitura e na prática da escrita. Mas para ter sucesso com a redação no dia do exame, alguns detalhes podem ajudar o estudante a garantir um melhor desempenho.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

De acordo com o assessor de Redação do Sistema Positivo de Ensino, Fábio Gusmão, a redação do Enem é avaliada pelos corretores com base em cinco competências e cada uma delas vale de zero a 200 pontos, somando desse modo 1.000 pontos no total. “É necessário que o estudante fique muito atento a cada uma dessas competências para não perder pontos importantes”, alerta. Para ajudar, Gusmão comenta as competências e dá dicas do que precisa ser observado pelo candidato antes de começar a escrever a redação, levando em conta esses cinco critérios.

Domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa

A primeira competência avaliada é referente ao domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa, ou seja, é o olhar que o examinador lançará acerca do conhecimento de norma padrão que o candidato leva para o seu texto, como, por exemplo, aspectos relacionados à pontuação, à concordância, à colocação pronominal, à ortografia, dentre outros. “Vale destacar que se ele apresentar mais de duas incorreções, ou melhor, mais de dois desvios de norma, não obterá a nota máxima nessa primeira competência. Logo, uma revisão atenta no texto produzido é de extrema relevância para que não perca tantos pontos e tenha êxito no quesito relacionado ao domínio da modalidade culta da língua materna”, orienta.

Compreensão da proposta e construção de um texto dissertativo-argumentativo

A segunda competência diz respeito à compreensão da proposta de redação e aplicação dos conceitos das várias áreas do conhecimento dentro dos limites estruturais de um texto dissertativo-argumentativo em prosa. “Cabe destacar que essa competência avalia dois aspectos: o primeiro é se o estudante atendeu à proposta contida na frase temática, se ele não fugiu ao tema solicitado ou, ainda, se não o tangenciou, que consiste na abordagem parcial do tema, baseada somente em um assunto mais amplo. Isso ocorre quando o candidato não mergulha de uma forma mais profunda no eixo temático que foi proposto. Já o segundo aspecto avaliado nessa competência está relacionado à construção de um texto dissertativo-argumentativo com uma tese – opinião a respeito do tema proposto – apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando, desse modo, uma unidade textual”, explica Gusmão.

Construção da argumentação

Dentro dessa competência, o examinador lança o olhar especificamente para a construção da argumentação. Assim, avalia se o estudante seleciona, relaciona, organiza e interpreta informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa do ponto de vista escolhido como tese. “É relevante destacar que, para a construção de uma excelente argumentação, o candidato pode lançar mão de diferentes estratégias argumentativas com intuito de convencer o leitor do seu texto a concordar com a tese que está sendo defendida. Para isso, pode recorrer a inúmeros recursos, como alusões históricas, comparações de fatos, argumentos de autoridade, citações, dados estatísticos, ou seja, trazer para o texto, por meio de uma ou mais estratégia argumentativa, os diferentes conhecimentos que adquiriu ao longo da sua formação nos diferentes componentes curriculares. Assim, conteúdos relacionados à História, à Filosofia, às Ciências, ao conhecimento literário e à cultura de modo geral devem estar presentes na construção dessa argumentação. É claro que tudo isso não deve estar solto, ou seja, não é simplesmente mencionar ou citar. Essas informações, dados e fatos precisam estar presentes e relacionados a um projeto textual e a um uso produtivo de uma ou mais estratégia argumentativa utilizada com vistas a persuadir o leitor”.

Articulação das partes do texto

Na quarta competência, o estudante deve demonstrar conhecimentos dos mecanismos linguísticos necessários para construir a argumentação. Nesse sentido, o examinador avalia a organização textual referente à relação que os parágrafos estabelecem entre si e a amarração dos enunciados por meio de elementos coesivos, já que escrever é sempre estar ancorado em informações anteriores, mas nunca perdendo o foco de que o texto precisa progredir. “O candidato deve tomar muito cuidado com as escolhas de palavras que levará para o seu texto, principalmente no que se refere aos elementos coesivos, pois é muito comum o uso de um conectivo no lugar do outro, a exemplo da conjunção “contudo”, que, muitas vezes, é usada com o propósito de fechar ou sintetizar uma ideia, mas ele não atenta que essa palavra remete à ideia de adversidade, de contrariedade, e a usa, desse modo, de forma equivocada. Assim, cuidados como esse são de extrema relevância para ser bem sucedido nessa competência, que só resultará em nota máxima para aquele que conseguir articular bem as partes do texto e apresentar um repertório diversificado de recursos coesivos”.

Proposta de intervenção e respeito aos direitos humanos

Por fim, na última competência, o examinador verificará se o candidato elaborou uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos para o problema que foi apresentado ao longo do texto. Essa proposta precisa ser concreta, específica ao tema apresentado na proposta da prova e que dialogue com os argumentos desenvolvidos ao longo do texto. “Deve-se deixar clara não somente a ação interventiva, mas também quem deverá executá-la, deixar evidente o meio de execução dessa ação, bem como o seu efeito e sua finalidade, tudo isso de um modo muito detalhado para que se possa obter a nota máxima nessa última competência”, finaliza Gusmão.

RECOMENDAMOS

Destaque

Veja quais são os cursos com mais ofertas de bolsas no Prouni

As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil.

Publicado

em

por

Prouni 2024 - Programa Universidade para Todos

Estão abertas as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni). De acordo como Ministério da Educação (MEC), nesta edição serão ofertadas mais de 211 mil bolsas, sendo mais de 118 mil integrais e mais de 93 mil parciais, que cobrem metade da mensalidade.

As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 4 de julho, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Cursos mais ofertas de bolsas

Administração é o curso com maior oferta de bolsas, sendo 9.275 bolsas integrais e 4.499 parciais. Em seguida, aparecem os cursos de direito, com 13.152 bolsas (4.277 integrais e 8.875 parciais); pedagogia, com 11.339 bolsas (8.465 integrais e 2.874 parciais); e educação física, com 8.939 (6.063 integrais e 2.876 parciais).

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Com 13.774 bolsas em todo o país, administração é o curso com a maior oferta de oportunidades, sendo 9.275 bolsas integrais e 4.499 parciais. Em seguida, aparecem os cursos de direito, com 13.152 bolsas (4.277 integrais e 8.875 parciais); pedagogia, com 11.339 bolsas (8.465 integrais e 2.874 parciais); e educação física, com 8.939 (6.063 integrais e 2.876 parciais).

Para se inscrever no ProUni é preciso ter feito pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ou seja, Enem 2024 ou 2023, e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas e nota superior a zero na redação.

Fonte: Agência Brasil

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) abre as inscrições para o vestibular 2026

Os interessados em participar do Vestibular ITA 2026 devem se inscrever exclusivamente pela internet até o dia 13 de julho.

Publicado

em

por

Vestibular ITA 2023

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) segue com as inscrições abertas para o vestibular 2026. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet, por meio do site www.vestibular.ita.br, até o dia 13 de julho.

Vestibular ITA 2026

Nesta edição, serão oferecidas 180 vagas. As provas serão aplicadas em 25 cidades, abrangendo todas as regiões do país, o que amplia o acesso dos candidatos ao processo seletivo.

O processo seletivo será realizado em três etapas. A primeira fase, composta por prova objetiva, está marcada para 5 de outubro. A segunda fase, com provas discursivas, ocorrerá entre os dias 28 e 31 de outubro. Já a terceira etapa envolve a entrega de documentos, inspeção de saúde, avaliação psicológica, exame toxicológico e participação na comissão de heteroidentificação, no caso de candidatos autodeclarados negros.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Para participar, é necessário ser brasileiro nato, ter completado 23 anos até 31 de dezembro de 2025 e não ser casado.

Cursos

O ITA oferece seis cursos de graduação no campus de São José dos Campos (SP): Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia de Computação e Engenharia Aeroespacial.

Além dessas opções, os futuros aprovados também poderão estudar as novas graduações que serão oferecidas no campus de Fortaleza (CE): Engenharia de Sistemas e Engenharia de Energia.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2026 da UFGD

A Universidade Federal da Grande Dourados oferece 984 vagas em 35 cursos presenciais no vestibular 2026.

Publicado

em

por

Confira o Resultado do Vestibular UFGD 2021

Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2026 da Universidade Federal da Grande Dourados (PSV – 2026/UFGD). Nesta edição, serão ofertadas 984 vagas em 35 cursos presenciais de graduação. As inscrições são on-line e poderão ser feitas até dia 3 de setembro.

Vestibular UFGD 2026

Todos os cursos da UFGD são gratuitos, ou seja, não há cobrança de mensalidade nem de taxa de matrícula. No entanto, para participar do vestibular é necessário pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 120,00, que poderá ser paga por meio de pix, cartão de crédito ou boleto (GRU), até dia 5 de setembro. A ampliação das formas de pagamento é uma das novidades desse processo seletivo, juntamente com a entrada da cidade de Amambai como sede para aplicação das provas, que acontecem em 19 de outubro. Além de Amambai, as provas objetiva e de redação serão realizadas, também, nas cidades de Campo Grande, Dourados, Naviraí e Nova Andradina.

Das 984 vagas em 35 cursos, 579 vagas são para quem cursou todo o Ensino Médio na Rede Pública de Ensino. Dentro dessas vagas reservadas, é ainda aplicado o recorte sobre renda familiar e destinadas cotas específicas para indígenas, negros (pretos e pardos), quilombolas e pessoas com deficiência, conforme a proporção populacional do Mato Grosso do Sul, de acordo com o último censo do IBGE.

GRATUIDADE DA INSCRIÇÃO

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Embora a taxa de inscrição seja de R$ 120,00, diversos grupos podem solicitar isenção até o dia 15 de agosto. Têm direito à gratuidade:

– Estudantes que estejam cursando, em 2025, o terceiro ano do Ensino Médio em Rede Pública de Ensino;
– Candidatos com renda familiar per capita de até um salário-mínimo e meio ou inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, transexuais, transgêneros, travestis ou não binários, desde que tenham concluído todo o Ensino Médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escola particular;
– ​Pessoas estrangeiras que estejam no país na condição de refugiadas, asiladas, apátridas ou com qualquer outro visto de acolhida humanitária.

CURSOS OFERTADOS

O Vestibular 2026 oferece os cursos de: Administração; Agronomia; Artes Cênicas; Biotecnologia; Ciências Biológicas (Bacharelado); Ciências Biológicas (Licenciatura); Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Ciências Sociais; Direito; Educação Física; Engenharia Agrícola; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Aquicultura; Engenharia da Computação; Engenharia de Energia; Engenharia de Produção; Engenharia Mecânica; Física; Geografia; Gestão Ambiental; História; Letras; Matemática; Medicina; Nutrição; Pedagogia; Psicologia; Química (Licenciatura); Química (Bacharelado); Relações Internacionais; Sistemas de Informação; Tecnologia em Escrita Criativa e Zootecnia.

RECOMENDAMOS

Continue lendo