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Notícias dos Vestibulares e Enem

Dicas para uma boa redação no Enem 2020 – Prova 17/01/2021

No 1º dia do Enem 2020, dia 17/01/2021, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas

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Dicas para uma boa redação no Enem 2020 - Prova 17/01/2021

Está chegando o Enem 2020. No primeiro dia do Exame impresso, dia 17 de janeiro de 2021, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Você sabe quais são as competências que estão por trás de uma redação bem escrita?

Especialista aponta para critérios levados em conta por examinadores para garantir a tão sonhada nota 1000 na redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Confira:

Como fazer uma boa redação no Enem 2020

Quem está se preparando para o Enem ou até mesmo já participou de outras edições do exame sabe bem que uma das principais preocupações é a redação. Como fazer uma boa redação e garantir uma boa nota? Não existe fórmula mágica e os desafios são enormes: o tempo exíguo, o tema surpresa que só é revelado no momento da prova e, em muitos casos, a falta de hábito do estudante com a leitura e a escrita e, consequentemente, a falta de repertório. É fato que ninguém se torna um bom escritor do dia para a noite, sem antes ter investido muito tempo em leitura e na prática da escrita. Mas para ter sucesso com a redação no dia do exame, alguns detalhes podem ajudar o estudante a garantir um melhor desempenho.

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De acordo com o assessor de Redação do Sistema Positivo de Ensino, Fábio Gusmão, a redação do Enem é avaliada pelos corretores com base em cinco competências e cada uma delas vale de zero a 200 pontos, somando desse modo 1.000 pontos no total. “É necessário que o estudante fique muito atento a cada uma dessas competências para não perder pontos importantes”, alerta. Para ajudar, Gusmão comenta as competências e dá dicas do que precisa ser observado pelo candidato antes de começar a escrever a redação, levando em conta esses cinco critérios.

Domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa

A primeira competência avaliada é referente ao domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa, ou seja, é o olhar que o examinador lançará acerca do conhecimento de norma padrão que o candidato leva para o seu texto, como, por exemplo, aspectos relacionados à pontuação, à concordância, à colocação pronominal, à ortografia, dentre outros. “Vale destacar que se ele apresentar mais de duas incorreções, ou melhor, mais de dois desvios de norma, não obterá a nota máxima nessa primeira competência. Logo, uma revisão atenta no texto produzido é de extrema relevância para que não perca tantos pontos e tenha êxito no quesito relacionado ao domínio da modalidade culta da língua materna”, orienta.

Compreensão da proposta e construção de um texto dissertativo-argumentativo

A segunda competência diz respeito à compreensão da proposta de redação e aplicação dos conceitos das várias áreas do conhecimento dentro dos limites estruturais de um texto dissertativo-argumentativo em prosa. “Cabe destacar que essa competência avalia dois aspectos: o primeiro é se o estudante atendeu à proposta contida na frase temática, se ele não fugiu ao tema solicitado ou, ainda, se não o tangenciou, que consiste na abordagem parcial do tema, baseada somente em um assunto mais amplo. Isso ocorre quando o candidato não mergulha de uma forma mais profunda no eixo temático que foi proposto. Já o segundo aspecto avaliado nessa competência está relacionado à construção de um texto dissertativo-argumentativo com uma tese – opinião a respeito do tema proposto – apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando, desse modo, uma unidade textual”, explica Gusmão.

Construção da argumentação

Dentro dessa competência, o examinador lança o olhar especificamente para a construção da argumentação. Assim, avalia se o estudante seleciona, relaciona, organiza e interpreta informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa do ponto de vista escolhido como tese. “É relevante destacar que, para a construção de uma excelente argumentação, o candidato pode lançar mão de diferentes estratégias argumentativas com intuito de convencer o leitor do seu texto a concordar com a tese que está sendo defendida. Para isso, pode recorrer a inúmeros recursos, como alusões históricas, comparações de fatos, argumentos de autoridade, citações, dados estatísticos, ou seja, trazer para o texto, por meio de uma ou mais estratégia argumentativa, os diferentes conhecimentos que adquiriu ao longo da sua formação nos diferentes componentes curriculares. Assim, conteúdos relacionados à História, à Filosofia, às Ciências, ao conhecimento literário e à cultura de modo geral devem estar presentes na construção dessa argumentação. É claro que tudo isso não deve estar solto, ou seja, não é simplesmente mencionar ou citar. Essas informações, dados e fatos precisam estar presentes e relacionados a um projeto textual e a um uso produtivo de uma ou mais estratégia argumentativa utilizada com vistas a persuadir o leitor”.

Articulação das partes do texto

Na quarta competência, o estudante deve demonstrar conhecimentos dos mecanismos linguísticos necessários para construir a argumentação. Nesse sentido, o examinador avalia a organização textual referente à relação que os parágrafos estabelecem entre si e a amarração dos enunciados por meio de elementos coesivos, já que escrever é sempre estar ancorado em informações anteriores, mas nunca perdendo o foco de que o texto precisa progredir. “O candidato deve tomar muito cuidado com as escolhas de palavras que levará para o seu texto, principalmente no que se refere aos elementos coesivos, pois é muito comum o uso de um conectivo no lugar do outro, a exemplo da conjunção “contudo”, que, muitas vezes, é usada com o propósito de fechar ou sintetizar uma ideia, mas ele não atenta que essa palavra remete à ideia de adversidade, de contrariedade, e a usa, desse modo, de forma equivocada. Assim, cuidados como esse são de extrema relevância para ser bem sucedido nessa competência, que só resultará em nota máxima para aquele que conseguir articular bem as partes do texto e apresentar um repertório diversificado de recursos coesivos”.

Proposta de intervenção e respeito aos direitos humanos

Por fim, na última competência, o examinador verificará se o candidato elaborou uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos para o problema que foi apresentado ao longo do texto. Essa proposta precisa ser concreta, específica ao tema apresentado na proposta da prova e que dialogue com os argumentos desenvolvidos ao longo do texto. “Deve-se deixar clara não somente a ação interventiva, mas também quem deverá executá-la, deixar evidente o meio de execução dessa ação, bem como o seu efeito e sua finalidade, tudo isso de um modo muito detalhado para que se possa obter a nota máxima nessa última competência”, finaliza Gusmão.

Notícias dos Vestibulares e Enem

Aprovados em 2ª chamada – Vestibular Unesp 2025

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Lista de Aprovados - Vestibular Unesp 2023

Foi divulgada hoje, 10, a segunda chamada do Vestibular Unesp 2025.

A consulta pode ser feita no site da Fundação Vunesp – www.vunesp.com.br.

A matrícula será realizada nos dias 10 e 11 de fevereiro, de forma virtual.

Mais informações

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A Unesp é uma universidade pública e gratuita que está entre as maiores e melhores do país e da América Latina. Presente em 24 cidades do Estado de São Paulo, com 34 unidades universitárias, desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária em todas as grandes áreas do conhecimento.

Criada em 1976, a Universidade tem cerca de 50 mil estudantes, entre alunos de graduação e pós-graduação (stricto sensu). Oferece ainda cursos pré-vestibulares gratuitos e mantém programas de extensão abertos para a comunidade. Três escolas de ensino médio/técnico também são mantidas pela Unesp, que possui cerca de 1.900 laboratórios e 33 bibliotecas, além de cinco fazendas de ensino e pesquisa e três hospitais veterinários.

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Aprovados em 3ª chamada – Vestibular Unicamp 2025

Os estudantes aprovados deverão realizar a matrícula não presencial, na página eletrônica da Comvest, somente no dia 11 de fevereiro, das 9h às 17 horas.

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Quais são os cursos mais concorridos da Unicamp?

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está divulgando a lista de convocados em terceira chamada no Vestibular Unicamp 2025 e nas modalidades Vagas Olímpicas e Enem-Unicamp. Os candidatos deverão consultar as listas na página eletrônica da Comvest (https://www.comvest.unicamp.br). Estão sendo convocados 531 candidatos no Vestibular, 149 candidatos na modalidade Enem-Unicamp e 67 candidatos para as Vagas Olímpicas. Todos os convocados nesta chamada deverão realizar sua matrícula não presencial, das 9 horas às 17 horas do dia 11 de fevereiro, exclusivamente pela internet, na página da Comvest, utilizando seu número de inscrição e senha. As orientações sobre os procedimentos para a matrícula estão disponíveis na aba de cada modalidade, na página da Comvest. Importante: candidatos convocados para a matrícula em mais de uma modalidade (nomes em listas diferentes) deverão escolher em qual processo fazer matrícula e efetivá-la usando a senha específica da modalidade, criada no momento daquela inscrição. Os candidatos convocados em primeira opção que não realizarem a matrícula eletrônica ficam excluídos da modalidade. Para candidatos ainda não convocados, a Comvest abrirá no dia 11 de fevereiro, a declaração de interesse por vagas, conforme informações abaixo.

quarta chamada do Ingresso Unicamp 2025 será divulgada no dia 17 de fevereiro. As notas dos candidatos estão disponíveis para consulta, na página de cada modalidade. Estão previstas oito chamadas para o Vestibular Unicamp 2025 e cinco chamadas para as outras duas modalidades.

Bancas de heteroidentificação

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Os candidatos selecionados pelo sistema de cotas étnico-raciais aprovados na terceira chamada, que autorizaram o uso da fotografia como parte do processo de validação pela Comissão de Averiguação e foram validados pelas bancas na etapa inicial do procedimento, receberão um e-mail com a indicação de sua validação e instruções para a matrícula. Os candidatos que não autorizaram, assim como aqueles que precisam do processo complementar via Google Meetreceberão por e-mail as orientações para comparecer à banca online antes de iniciar o processo de matrícula.

A validação da autodeclaração apresentada pelos candidatos optantes pelas cotas étnico-raciais somente ocorrerá após a avaliação de fenótipo realizada pela Comissão, ficando a matrícula condicionada à aprovação da Comissão de Averiguação, conforme a resolução GR-074/2020, que instituiu o procedimento de heteroidentificação.

Matrícula em segunda opção

Os candidatos convocados para o curso escolhido como segunda opção deverão realizar a matrícula pela internet e, optar ou não, por aguardar uma possível vaga para o curso de primeira opção (remanejamento). Candidatos de segunda opção que não fizerem a matrícula pela internet perderão essa vaga (segunda opção), mas continuarão concorrendo ao curso de primeira opção, podendo, assim, serem convocados nas próximas chamadas, de acordo com os critérios de classificação.

Declaração de Interesse por Vagas

Das 9 horas do dia 11 de fevereiro até as 17 horas do dia 12 de fevereiro, a Comvest receberá as declarações de interesse por vagas em aberto nas modalidades do Ingresso Unicamp 2025, somente pela internet, em formulário próprio no site da Comissão. Devem declarar interesse todos os candidatos que fizeram a 2ª fase, não foram eliminados por nota zero e que não tenham sido convocados para alguma de suas opções, até e inclusive a 3ª chamada. Deixar de declarar interesse acarretará a eliminação do processo de convocação para as demais chamadas. Candidatos matriculados em 2ª opção e que solicitaram remanejamento devem estar atentos às situações descritas no Manual de Ingresso.

Convocação – sistemas de ingresso

Caso um(a) candidato(a) tenha sido convocado(a) no mesmo curso, na mesma chamada, no Vestibular Unicamp 2025 e em outros sistemas de ingresso, a vaga a ser preenchida será a do Vestibular. Caso um(a) candidato(a) tenha sido convocado(a) em cursos diferentes, na mesma chamada, no Vestibular Unicamp e em outro(s) sistema(s) de ingresso, será considerada como opção a matrícula que tenha efetivado primeiro. Caso um(a) candidato(a) inscrito(a) no mesmo curso seja convocado(a) em qualquer sistema e não realize sua matrícula quando for convocado(a), seu nome será excluído das chamadas nas outras modalidades.

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Destaque

Faculdade de Medicina FACERES abre inscrições para o vestibular

Excelência no ensino médico, altos índices de aprovação em residência e oportunidades internacionais

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Vestibular de Medicina Faceres

A Faculdade de Medicina FACERES se destaca pelo compromisso exclusivo com a formação de médicos altamente qualificados. A instituição é reconhecida pelo MEC com nota máxima (5) no recredenciamento.

A dedicação exclusiva ao curso de medicina proporciona um ambiente acadêmico voltado inteiramente para o desenvolvimento técnico e humano dos futuros médicos.

O curso de medicina da FACERES é reconhecido pelo SAEME (Sistema de Acreditação de Escolas Médicas), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela World Federation for Medical Education (WFME).

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A FACERES tem um alto índice de aprovação em residência médica, com 80% de resultados positivos anuais em instituições de todo o Brasil.

Seu projeto pedagógico moderno, alinhado às melhores práticas mundiais, inclui metodologias ativas de ensino, iniciação científica e formação em LIBRAS.

A instituição é pioneira no interior paulista ao obter a certificação ISO 9001 e está entre as quatro faculdades de medicina do Brasil a conquistar esse reconhecimento.

Infraestrutura de ponta e oportunidades internacionais

Com uma das mais completas infraestruturas do país, a FACERES possui 25 laboratórios projetados exclusivamente para o ensino médico, um dos maiores centros de simulação do Brasil e o 3º maior centro de capacitação em atendimento ao trauma pelo Colégio Americano de Cirurgiões (ATLS).

Além disso, conta com mais de 1.600 leitos disponíveis para estágios e internato, além de oito hospitais e quatro UPAs à disposição dos alunos.

A experiência internacional também é um diferencial, com programas de intercâmbio em universidades da Europa, América Latina e África, proporcionando uma visão global da medicina e ampliando as oportunidades de crescimento acadêmico e profissional dos estudantes.

Certificações internacionais que fazem a diferença

A FACERES oferece capacitações exclusivas a todos os formandos, incluindo certificações de suporte à vida pela American Heart Association (BLS, ACLS e PALS) e a certificação ATLS pelo American College of Surgeons.

Esses treinamentos são reconhecidos internacionalmente e já estão inseridos na matriz curricular, garantindo que o aluno se forme com habilidades essenciais para atuar em emergências e cuidados intensivos.

Localização privilegiada e inserção na prática médica desde o primeiro semestre

Situada em São José do Rio Preto, polo nacional de saúde, a Faculdade de Medicina FACERES oferece aos estudantes a oportunidade de vivenciar a prática médica desde o início do curso, em UBSs, hospitais e centros especializados da região.

A cidade, considerada uma das melhores para se viver no Brasil, conta com uma ampla rede hospitalar e de atendimento à saúde, possibilitando uma formação prática de excelência.

Vestibular Medicina FACERES – inscrições abertas

Inscrições até 17 de abril de 2025.

Data da prova: 27 de abril de 2025.

Locais da prova: Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), São José do Rio Preto (SP), São Paulo (SP), Uberaba (MG) e Uberlândia (MG).

O processo seletivo é composto por questões objetivas na forma de teste de múltipla escolha e redação, com 60 vagas disponíveis.

Saiba mais e inscreva-se no site oficial da FACERES: https://faceres.com.br/cursos/medicina/vestibular

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