Siga-nos!

Destaque

5 dicas para arrasar na redação do Enem 2022

Embora não haja uma fórmula mágica, estudantes bem preparados podem, sim, entregar uma redação perfeita para os moldes do exame

Publicado

em

Como se preparar para a redação do Enem 2022?

“Estudante alcança nota máxima na redação do Enem.” Uma vez ao ano, manchetes como essa pipocam nos mais variados sites de notícias e chamam a atenção de jovens que estão se preparando para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A tão sonhada nota mil é um passo muito importante para quem quer garantir pontuação para concorrer a vagas nas universidades mais concorridas do país. E alcançar essa nota é possível, basta que o texto cumpra à risca alguns critérios de correção estabelecidos.

Embora não haja uma fórmula mágica, estudantes bem preparados podem, sim, entregar uma redação perfeita para os moldes do exame. “Alguns dos desafios da redação do Enem são o prazo apertado e o tema do texto, que o candidato só conhece na hora da prova. Mesmo assim, seguir alguns padrões pode trazer bons resultados”, destaca o assessor de Redação do Sistema Positivo de Ensino, Fábio Gusmão. Mas, para isso, é indispensável se preparar, construindo um bom repertório cultural ao longo do tempo por meio de livros, músicas, filmes, séries e visitas a museus, por exemplo.

O especialista explica que a redação do Enem é avaliada com base em cinco competências. Cada uma delas vale de zero a 200 pontos, o que soma os mil pontos totais. “Quem quer alcançar uma boa nota, precisa, principalmente, estar atento a essas competências”, aconselha.

Não escorregue na escrita formal da Língua Portuguesa

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Pontuação, gramática, concordância, ortografia e outros fatores próprios da escrita formal da Língua Portuguesa são cuidadosamente avaliados. Gusmão lembra que, com mais de dois erros nesse quesito, o estudante já perde a chance de obter a nota máxima. “Para evitar isso, a melhor estratégia é fazer uma revisão quando terminar de escrever o texto”, orienta.

Preste atenção à proposta e construa um texto dissertativo-argumentativo

Não basta escrever bem, é preciso escrever o que a prova pede. Um poema, por exemplo, não é aceito no Enem porque a proposta do exame é um texto dissertativo-argumentativo em prosa. Assim, a segunda competência avalia a capacidade do candidato de demonstrar conhecimento sobre o assunto solicitado dentro dos limites de estrutura desse tipo de texto. “Aqui, o candidato precisa se manter dentro do tema proposto, sem fugir dele e sem abordá-lo apenas parcialmente. Também precisa ter uma tese a respeito desse tema e, com base em argumentos sólidos, com coesão e coerência, construir um texto dissertativo-argumentativo.”

Argumente com propriedade

Um texto não pode ser apenas um amontoado de informações desconexas ou, pior, falsas. Por isso, o estudante deve saber selecionar, relacionar, organizar e interpretar fatos, opiniões, informações e argumentos relacionados ao ponto de vista de sua tese. “Podem ser usados no texto alusões a fatos históricos, comparações, citações, dados estatísticos, argumentos de autoridade e outros recursos que ajudem a convencer o leitor a concordar com a tese defendida”, ensina o especialista. É por essa competência que vale lançar mão de todos os conhecimentos adquiridos. No entanto, todos esses conhecimentos devem estar relacionados ao assunto e/ou à tese.

Saiba como organizar seu texto

Para que uma redação faça sentido, um parágrafo deve estar relacionado ao parágrafo anterior e ao subsequente. “O estudante deve estar atento à escolha das palavras e fazer bom uso dos elementos coesivos. A nota máxima nessa competência só é dada para aqueles que conseguem articular bem as diferentes partes do texto, além de apresentar um bom repertório de recursos coesivos”, afirma.

Proponha uma solução e respeite os direitos humanos

Para que a redação do Enem esteja completa e adequada, o candidato precisa elaborar uma proposta de intervenção para o problema apresentado. E essa proposta precisa respeitar os direitos humanos. “Além de deixar a ação de intervenção bem clara, o candidato precisa explicar quais os meios de execução dessa ação, qual sua finalidade e quais os seus efeitos”, finaliza Gusmão.

RECOMENDAMOS

Destaque

Resultado Prouni 2025 – 2º semestre – 1ª chamada

Para os candidatos pré-selecionados, o próximo passo é comprovar as informações na instituição para a qual foi selecionado, até 18 de julho.

Publicado

em

por

Prouni 2024 - Programa Universidade para Todos

O resultado da primeira chamada do Prouni 2º semestre já está no ar. A consulta poderá ser feita no Portal Único de Acesso: acessounico.mec.gov.br/prouni. Acesse a área do candidato para visualizar a sua classificação.

Para os candidatos pré-selecionados, o próximo passo é comprovar as informações na instituição para a qual foi selecionado, até 18 de julho.

A segunda chamada sairá em 28 de julho.

Sobre o Prouni 2025/2

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Nesta edição do ProUni, o MEC está oferecendo mais de 211 mil bolsas. Desse total, 118 mil são integrais (100% gratuitas) e 93 mil parciais (gratuidade da metade do valor da mensalidade). As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Veja quais são os cursos com mais ofertas de bolsas no Prouni

As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil.

Publicado

em

por

Prouni 2024 - Programa Universidade para Todos

Estão abertas as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni). De acordo como Ministério da Educação (MEC), nesta edição serão ofertadas mais de 211 mil bolsas, sendo mais de 118 mil integrais e mais de 93 mil parciais, que cobrem metade da mensalidade.

As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 4 de julho, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Cursos mais ofertas de bolsas

Administração é o curso com maior oferta de bolsas, sendo 9.275 bolsas integrais e 4.499 parciais. Em seguida, aparecem os cursos de direito, com 13.152 bolsas (4.277 integrais e 8.875 parciais); pedagogia, com 11.339 bolsas (8.465 integrais e 2.874 parciais); e educação física, com 8.939 (6.063 integrais e 2.876 parciais).

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Com 13.774 bolsas em todo o país, administração é o curso com a maior oferta de oportunidades, sendo 9.275 bolsas integrais e 4.499 parciais. Em seguida, aparecem os cursos de direito, com 13.152 bolsas (4.277 integrais e 8.875 parciais); pedagogia, com 11.339 bolsas (8.465 integrais e 2.874 parciais); e educação física, com 8.939 (6.063 integrais e 2.876 parciais).

Para se inscrever no ProUni é preciso ter feito pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ou seja, Enem 2024 ou 2023, e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas e nota superior a zero na redação.

Fonte: Agência Brasil

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) abre as inscrições para o vestibular 2026

Os interessados em participar do Vestibular ITA 2026 devem se inscrever exclusivamente pela internet até o dia 13 de julho.

Publicado

em

por

Vestibular ITA 2023

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) segue com as inscrições abertas para o vestibular 2026. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet, por meio do site www.vestibular.ita.br, até o dia 13 de julho.

Vestibular ITA 2026

Nesta edição, serão oferecidas 180 vagas. As provas serão aplicadas em 25 cidades, abrangendo todas as regiões do país, o que amplia o acesso dos candidatos ao processo seletivo.

O processo seletivo será realizado em três etapas. A primeira fase, composta por prova objetiva, está marcada para 5 de outubro. A segunda fase, com provas discursivas, ocorrerá entre os dias 28 e 31 de outubro. Já a terceira etapa envolve a entrega de documentos, inspeção de saúde, avaliação psicológica, exame toxicológico e participação na comissão de heteroidentificação, no caso de candidatos autodeclarados negros.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Para participar, é necessário ser brasileiro nato, ter completado 23 anos até 31 de dezembro de 2025 e não ser casado.

Cursos

O ITA oferece seis cursos de graduação no campus de São José dos Campos (SP): Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia de Computação e Engenharia Aeroespacial.

Além dessas opções, os futuros aprovados também poderão estudar as novas graduações que serão oferecidas no campus de Fortaleza (CE): Engenharia de Sistemas e Engenharia de Energia.

RECOMENDAMOS

Continue lendo