Notícias dos Vestibulares e Enem
Diploma digital aumenta segurança no Ensino Superior
Documento conta com parâmetros de segurança garantidos por criptografia e autenticados pela ICP-Brasil

Objeto de desejo de todo estudante que conclui seu curso de graduação, o diploma acadêmico ganhou sinais de modernização em 2018, quando a legislação instituiu que o documento deveria ser expedido e registrado no formato digital em prazo posteriormente regulamentado, atualmente até o final de 2021 (31/12/2021). O novo formato do documento acompanha e impulsiona evoluções tecnológicas e transformações no setor da educação. O que antes só era válido no papel, e por vezes demorava um bom tempo para ser emitido, agora é mais simples, prático e seguro, com a mesma autenticidade e validade jurídica, além de drástica redução de fraudes.
De acordo com informações da Operação Nota Zero, realizada no Rio de Janeiro em 2018, mais de 350 mil diplomas foram fraudados em um período de cinco anos. Agora, o diploma digital conta com parâmetros de segurança garantidos por criptografia e autenticados pela ICP-Brasil – sistema nacional de certificação digital controlado pelo órgão de infraestrutura de chaves públicas, o que aumenta a confiabilidade do documento.
Além de questões de segurança, o diploma digital fortalece o viés sustentável do sistema educacional brasileiro. O modelo garante uma redução de custos bastante significativa para as instituições de ensino, com economia de cerca de R$ 50 milhões somente para universidades federais, segundo o MEC, já que tira a necessidade de impressão, geralmente feita em papel moeda e em alta qualidade. Para se ter uma ideia, a Universidade de Brasília (UNB) estima que deixou de imprimir cerca de 9 mil diplomas somente no ano passado.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A praticidade é outro fator vantajoso já que, também de acordo com o MEC, a previsão de emissão do documento de conclusão do curso cai de 120 para até 15 dias, o que significa ganho para ambos os lados, aluno e instituição de ensino. De maneira geral, a opção pelo diploma digital também desburocratiza e agiliza o processo de geração e emissão do documento, algo que deveria ser tão simples – mas que geralmente leva muito tempo.
Essas facilidades são ainda mais evidentes quando se trata de uma instituição de ensino já mais adaptada a um cenário digital, com softwares integrados, nos quais é possível até mesmo concluir a colação de grau de um aluno no mesmo sistema, por meio de um livro eletrônico.
Assim como está acontecendo em todos os setores da economia, a pandemia da Covid-19 também acelerou a transformação digital na educação. E, apesar de regulamentada desde 2018, a adesão a esse novo modelo de certificado cresceu mais de 50% em 2020, na comparação com 2019, segundo o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).
Com um mundo cada vez mais tecnológico, cresce a necessidade de que o sistema educacional esteja adaptado a essa realidade, com processos e softwares integrados, permitindo uma centralização completa das informações acadêmicas para que alunos, docentes e instituições garantam uma experiência mais produtiva, eficiente e bem-sucedida.
Definições do MEC – Portarias e prazos
A Portaria 330 instituiu o Diploma Digital em 2018, sendo o primeiro passo acerca da digitalização do documento, aprofundando-se em seus benefícios e possibilidades.
Em 2019, foi publicada a Portaria 554, que dispõe sobre a emissão e o registro do diploma de graduação no formato eletrônico. Foi definido o prazo de 24 meses para a implantação nas instituições de ensino superior brasileiras.
Mais tarde, na Nota Técnica 13, foram estipulados os procedimentos técnicos que dariam condições para as IES emitirem o documento digital.
O prazo final, 31/12/2021, foi estabelecido pela portaria 117/21 (26/02/2021), publicação que regulamentou o prazo anteriormente dado pela normativa 554/19.
*Por Eduardo Pires, diretor do segmento Educacional da TOTVS
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Vestibular Unesp Meio de Ano divulga o resultado da primeira fase
Prova comum da segunda fase será aplicada em 21 e 22 de junho

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) publicou o resultado da primeira fase do Vestibular Meio de Ano 2025, com 144 vagas nas engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica de Ilha Solteira. A consulta do desempenho na prova do dia 8 de junho e a eventual consulta de local de prova da segunda fase estão disponíveis no site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), responsável pelo exame. Também está disponível, na mesma página e no site da Unesp (vestibular.unesp.br), a tabela com o número mínimo de acertos por curso dos convocados para a próxima etapa.
A prova comum da segunda fase, composta por 36 questões discursivas e uma redação em gênero dissertativo, será aplicada em 21 e 22 de junho (sábado e domingo), em São Paulo, Bauru, Ilha Solteira, São José do Rio Preto e São José dos Campos.
O calendário do Vestibular Unesp Meio de Ano 2025 prevê publicação do resultado final em 11 de julho, além de oito chamadas para matrículas, e está disponível para consulta no Manual do Candidato, acessível nos sites da Unesp (vestibular.unesp.br) e da Vunesp.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% das vagas desse sistema são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. Este sistema tem garantido maioria de ingressantes vindos de escolas públicas desde o Vestibular Unesp 2017.
A Unesp realiza ainda a seleção de ingresso pelas notas do Enem 2023 e 2024, com 16 vagas nas engenharias de Ilha Solteira e calendário de resultado e matrículas similar ao do Vestibular Unesp Meio de Ano 2025.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Faculdade São Leopoldo Mandic e Faculdade de Medicina do Sertão abrem novas vagas de graduação em Medicina nas unidades de Limeira, Araras e Arcoverde
Inscrições para o vestibular poderão ser feitas até às 22h do dia 11 de julho; Instituições passam também a oferecer vagas por meio da nota obtida no Baccalauréat Français (BAC)

Estão abertas as inscrições para o vestibular de Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic, nas Unidades de Limeira e Araras, e para a Faculdade de Medicina do Sertão (FMS), em Arcoverde. Ao todo, serão disponibilizadas 77 vagas com início das aulas previsto para o segundo semestre de 2025. A prova on-line acontecerá no dia 16 de julho de 2025, por meio de um processo seletivo unificado, cabendo ao candidato escolher a unidade de sua preferência.
Em Limeira, são oferecidas 15 vagas destinadas aos candidatos que realizarão a prova on-line. Para os que optarem por usar a nota do ENEM, são ofertadas 5 vagas – o processo seletivo utilizará notas obtidas entre os anos de 2010 e 2024. A Instituição também oferece 2 vagas para aqueles que desejarem concorrer pela nota obtida no IB- International Baccalaureate, 1 vaga para o programa Abitur e mais 1 vaga para o SAT – Scholastic Aptitude Test.
Na Unidade de Araras, são 15 vagas para os que vão concorrer à prova on-line; 7 vagas para o ENEM, 2 vagas para o IB, 1 para o Abitur e 1 para o SAT.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Já para a Faculdade de Medicina do Sertão (FMS), em Arcoverde, são 15 vagas para a prova on-line, 5 vagas para o ENEM, 2 vagas para o IB, 1 para o Abitur e 1 para o SAT.
Agora, as Instituições também oferecem 1 vaga cada uma para aqueles que desejarem concorrer pela nota obtida no Baccalauréat Français (BAC).
Para participar do Vestibular, os interessados devem fazer a inscrição pelo site da Faculdade São Leopoldo Mandic (www.slmandic.edu.br) e, por meio dos links referentes a cada Instituição, fazer a sua escolha até às 22h00 (horário de Brasília) do dia 11 de julho de 2025. A taxa de inscrição é de R$ 250,00 para todas as Unidades.
A avaliação será composta pelas notas obtidas nas 50 questões de múltipla escolha referentes às competências comuns às diversas áreas de conhecimento do Ensino Médio e uma redação. A prova será realizada no dia 16 de julho, de 18h30 até 22h30 (horário de Brasília). Os resultados serão divulgados no dia 21 de julho nos sites das Instituições. O início das aulas está previsto para 4 de agosto de 2025.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Último dia para inscrição em concurso de bolsas de estudos do Grupo Integrado
A prova será no formato online, acontecerá no dia 14 de junho, das 14h às 18h

Os estudantes de todo o Brasil que concluíram o Ensino Médio e desejam cursar uma graduação superior podem concorrer a 10 bolsas de estudos e obter descontos que chegam a 100% do valor da mensalidade. O benefício vale durante todo o período de estudos e pode ser usado nas modalidades presencial, semipresencial e EAD.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até às 13h do dia 13 de junho, somente pelo site https://ceiconcursodebolsas.grupointegrado.br/
Os candidatos devem ler e seguir as regras estipuladas, preencher um formulário e podem escolher entre mais de 60 opções de cursos de graduação superior no Centro Universitário Integrado de Campo Mourão (PR); incluindo áreas concorridas como Odontologia, Direito, Medicina Veterinária, Agronomia, Biomedicina e outros cursos.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Distribuição das bolsas
Diferentemente dos financiamentos, os estudantes que conquistarem essas 10 bolsas de estudos não precisam devolver nenhum valor à instituição de ensino superior depois de formado.
A distribuição das bolsas de estudos seguirá a classificação geral dos candidatos. O primeiro colocado terá 100% de desconto nas mensalidades. O segundo colocado terá 70% de desconto. Os classificados do 3º ao 10º lugar terão 50% de desconto nas mensalidades. Para manter o benefício, os aprovados devem ter bom rendimento acadêmico e sem reprovações.
Prova
A prova será no formato online, acontecerá no dia 14 de junho, das 14h às 18h, e os candidatos podem realizar a avaliação somente uma única vez. A plataforma do concurso usa Inteligência Artificial para detectar meios de consulta. Assim, é possível identificar comunicação oral e acesso a outro navegador, o que implica na eliminação do processo seletivo.
A lista dos aprovados será divulgada no dia 23 de junho, no site www.grupointegrado.br As matrículas acontecem entre 23 e 25 de junho e as aulas iniciam no segundo semestre de 2025.
Volta aos estudos depois de 20 anos
O concurso de bolsas de estudos é a porta de entrada na universidade e uma ótima oportunidade para quem deseja se formar no Ensino Superior, ter redução de custos, se dedicar mais aos estudos, se preparar para o futuro e desenvolver suas capacidades.
Esse é o caso de Tatiane de Jesus Kaihara, que ficou 20 sem estudar por questões pessoais. Ao saber do concurso de bolsas, ela se inscreveu em 2023 e foi aprovada em primeiro lugar. “Estou no primeiro ano do curso de Agronomia no Integrado. Consegui desconto de 100% na mensalidade e graças a essa oportunidade estou realizando um sonho de vida”, explica.
Serviço
O que: Concurso oferta 10 bolsas de estudos com descontos que chegam a 100% do valor da mensalidade. O benefício vale durante todo o período de estudos e pode ser usado nas modalidades presencial, semipresencial e EAD.
Quem pode participar: Estudantes que tenham concluído o Ensino Médio
Inscrições: São gratuitas e podem ser feitas até às 13h do dia 13 de junho, somente pelo site https://ceiconcursodebolsas.grupointegrado.br/
Data da prova: Será no dia 14 de junho, das 14h às 18h, e realizada no formato online
Resultado: A lista dos aprovados será divulgada no dia 23 de junho, no site www.grupointegrado.br
Matrículas: As matrículas acontecem entre 23 e 25 de junho e as aulas iniciam no segundo semestre de 2025, Centro Universitário Integrado de Campo Mourão (PR)
Informações: pelos tels. 0800-042-0109 / 0800-000-7005 / 44-3518-2500