Siga-nos!

E foi dada a largada!

Conheça o que interfere na vida de um aluno pré-vestibular e no que o Orientador Profissional pode auxiliar.

Publicado

em

“O ano, finalmente, começou… E agora? Por onde devo caminhar para garantir o ingresso na universidade que eu quero?”
Quando se fala, hoje em dia, em preparo para o vestibular ou pra o ENEM, não se fala apenas em conhecimento, mas também em preparo físico, emocional e, principalmente, em estar atualizado sobre o que acontece no mundo, procurando ter uma leitura crítica sobre os principais acontecimentos veiculados pela mídia. Nesse processo temos três participantes: o aluno, a família e a escola, cada um com suas vivências, desafios e conquistas, em que o mais importante é a sintonia e o foco no trabalho diferenciado do ano pré-vestibular.
Ao aluno, protagonista de todo esse processo, cabe a tarefa de enxergar com clareza suas facilidades – para potencializá-las e otimizar o tempo – bem como conhecer suas dificuldades – para saber exatamente onde precisa de ajuda. Outro item fundamental ao se preparar para o vestibular é a disciplina: organizar uma agenda de estudo, incluindo revisões e simulados, é de suma importância para qualificar o trabalho.
Até agora, tratamos somente dos aspectos práticos da vida do aluno pré-vestibular, mas devemos também tratar das questões emocionais e físicas. Um bom ambiente familiar e escolar auxilia e muito no equilíbrio emocional tão necessário para otimizar a concentração e a disciplina. Não se pode dar espaço para a ansiedade! Caso ela esteja num grau crescente, o aluno deve procurar conversar com a sua família, sinalizar a sua angústia, seus receios e dificuldades. Na maioria das vezes, uma boa conversa com a mãe ou o pai – ou um bom amigo – já ajuda, e muito, no seu controle.
A disciplina aparece aqui novamente: procurar abrir mão de baladas para zelar pelo sono é manter o foco no que se quer. Outra sugestão é tentar incluir na rotina da semana um momento para atividade física, sempre importante quando se atravessa um processo que envolve estresse.
À família, cabe prestar momentos de conversa sobre a vida futura para que o vestibulando possa fazer e refazer projeções. O apoio em momentos de cansaço, irritação e angústia que, com certeza, virão, também é outra atuação muito bem vinda, além de motivar, sempre!
À escola cabe qualificar os instrumentos que o aluno já tem: suas habilidades, competências, seu percurso, sua rotina. Aulas específicas de preparo para o vestibular, simulados frequentes, ajuda para sanar dúvidas, espaço para trocas… Um leque de ações que se expande à medida que a escola conhece seu aluno e sua família e, por isso, sabe reconhecer o que irá ajudá-los nesse processo complexo mas também muito enriquecedor, que é o pré-vestibular. * Professora Ana Paula Ciriaco Camargo é supervisora educacional e a professora Márcia Chammas é Orientadora Educacional, ambas do Ensino Médio do Colégio Rio Branco.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastra-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

Terminam amanhã (7) as inscrições para o Novo Vestibular da PUC-Campinas

No Novo Vestibular de Inverno da PUC-Campinas os candidatos podem ingressar usando a nota do Enem ou participando da prova presencial

Publicado

em

por

A PUC-Campinas acaba de abrir uma nova oportunidade para quem deseja começar a graduação ainda este ano, em uma das melhores universidades do mundo.

Novo Vestibular de Inverno PUC-Campinas

No Novo Vestibular de Inverno da PUC-Campinas os candidatos podem ingressar usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou participando da prova presencial no dia 10 de agosto.

As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de agosto. Clique aqui para mais informações!

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastra-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Processo Seletivo Simplificado da PUC Minas 2022 vão até 19/8

As vagas são destinadas aos cursos em Belo Horizonte, Betim, Contagem, Poços de Caldas e Serro e pela PUC Minas Virtual.

Publicado

em

por

Vestibular Medicina PUC Minas 2022

As inscrições para o Processo Seletivo Simplificado da PUC Minas, referente ao segundo semestre de 2022, estão abertas até 19 de agosto, pelo sistema da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e/ou pelo sistema de prova (Redação).

São vários cursos e turnos em oferta. As vagas são destinadas aos cursos de graduação ministrados nos campi de Belo Horizonte (Barreiro, Coração Eucarístico, Praça da Liberdade e São Gabriel), Betim, Contagem, no interior, em Poços de Caldas e Serro e pela PUC Minas Virtual.

Também continua aberto, até 19 de agosto, processo de matrícula de obtenção de novo título, transferência externa e reabertura de matrícula.

Outras informações em pucminas.br/vestibular.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastra-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

UniSul realiza vestibular de Medicina em Palhoça e Tubarão

No total, serão disponibilizadas 230 vagas de Medicina na Unisul, sendo 128 para o campus de Palhoça e 102 para Tubarão, em Santa Catarina.

Publicado

em

por

Vestibular Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul)

Estudantes interessados em ingressar no curso de Medicina da UniSul no ano que vem já podem se inscrever no vestibular. A prova, com fase on-line e presencial, será realizada mediante cadastro no site da instituição e pagamento de taxa até o dia 29 de setembro. No total, serão disponibilizadas 230 vagas, sendo 128 para o campus de Palhoça e 102 para Tubarão, em Santa Catarina.

Veja aqui outros vestibulares de Medicina com inscrições abertas.

O vestibular da UniSul será divido em duas etapas, cujos pontos obtidos em ambas serão somados para classificação. A primeira fase, não eliminatória e feita totalmente on-line, tem como objetivo verificar os candidatos que demonstram afinidade com os valores e missão da instituição e com a metodologia utilizada. Nela, será avaliado o nível de conhecimento do curso, além da proficiência da língua inglesa ou espanhola. O candidato deverá ainda apresentar um vídeo em discorrerá sobre um tema pré-definido e a participação em uma atividade para resolução de situação clínica de baixa complexidade. Cada atividade conta com prazos especificados no edital do vestibular.

Já a segunda etapa, eliminatória e classificatória, será dividida em duas provas e tem data prevista para o dia 23 de outubro, das 13h às 18h, presencialmente no campus Pedra Branca ou Tubarão. A primeira avaliação contém questões discursivas de Biologia e Química, além de uma redação, e a outra é composta por questões objetivas de Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastra-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo