Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

EAD Unicesumar lança graduação única em Design Musical

A EAD Unicesumar lançou o curso de Tecnólogo em Design Musical, uma graduação com duração de dois anos e com foco no mercado fonográfico.

Publicado

em

Vestibular Unicesumar 2022

Há ainda quem encare a profissão de músico como um hobbie, e não como uma profissão formalizada. Mas, a carreira de músico tem respaldo legal – Lei nº 3.857, de 22 de dezembro de 1960, e oferece diversas opções para aqueles que investem em formação profissional. Pensando nisso, a EAD Unicesumar lançou o curso de Tecnólogo em Design Musical, uma graduação com duração de dois anos e com foco no mercado fonográfico. Além dessa graduação inovadora, a universidade lançou também licenciatura em música, um curso que forma profissionais da educação para ministrarem aulas de música e produção musical, além de trabalhar com regência, canto e até produção cultural. O aluno tem a possibilidade de escolher as duas graduações e em 4 anos conquistar 2 diplomas.

O coaching e coordenador do curso de Recursos Humanos da EAD Unicesumar, Luciano Santana Pereira, observa que a busca pela qualificação profissional e pela formalização empresarial têm feito a diferença para o crescimento no mercado de trabalho. “A qualificação é imprescindível para que o empreendedor se posicione no mercado e entregue um serviço de qualidade no segmento de atuação dele. Na música não é diferente”.

O curso inédito de Design Musical da EAD Unicesumar foi idealizado para atender as necessidades do cenário ascendente do mercado fonográfico. De acordo com Gustavo Pisano, coordenador dos dois cursos, a matriz curricular é inovadora, inclusive com disciplinas de Mentoria Instrumental com músicos e membros de orquestras. Ainda segundo ele, o curso de Licenciatura em Música tem como intuito formar educadores musicais para atuação na educação básica. “Em nenhum dos dois cursos o aluno precisa saber tocar instrumentos ou cantar, ao longo da graduação ele terá contato e aproximações iniciais com diferentes instrumentos. No curso de Design Musical o projeto Ambientes Profissionais, que já é praticado em outros cursos da EAD Unicesumar, também será fundamental, já que levará o aluno para práticas no cenário real do mercado de trabalho”, destaca Gustavo Pisano.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Ainda de acordo com o especialista em RH, Luciano Santana Pereira, a graduação e profissionalização se tornaram mais interessantes no Brasil por conta da credibilidade junto ao mercado de trabalho, além da ampliação de possibilidades e pela garantia dos direitos. “Estamos em um momento importante da economia brasileira, com pessoas querendo empreender, transformar hobbie em trabalho e já buscando a formalização desde o início. A Educação a Distância aparece como alternativa, já que, com essa modalidade, o profissional que trabalha o dia todo ganha autonomia para estudar. Mas temos aí pós-graduações, cursos livres, graduação e tudo mais. O mais importante é termos consciência de que precisamos aprender constantemente, independente da área”, complementa.

Futuro promissor

De acordo com o último levantamento realizado pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica, puxada pelo streaming, a renda com músicas gravadas no país subiu 24,5% nos últimos dois anos. A alta mundial foi de 7,4%. Com números promissores, a graduação em Design Musical se torna uma opção favorável já que após a formatura, o aluno poderá atuar como profissional de música em vários segmentos, como por exemplo: gravadoras, produtoras, selos musicais ou agenciando sua própria carreira.

Além disso, faz parte do trabalho de um designer musical, ainda, operar equipamentos de produção fonográfica, editar vinhetas, projetar trilhas sonoras e promover consultoria em processos autorais e de criação e composição musical.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

Vestibular PUC-SP Inverno 2024: inscrições abertas

São duas modalidades de acesso: prova presencial e nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Publicado

em

por

Estão abertas, até 4/6, as inscrições para o Vestibular PUC-SP Inverno 2024. Serão duas modalidades de acesso: prova presencial e nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Vestibular PUC-SP Inverno 2024

A prova será no dia 16/6, e a primeira chamada ocorre em 2/7, às 18h.

A taxa de Inscrição:

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

• Prova Presencial – R$ 100,00 (cem reais)
• Enem – R$ 80,00 (oitenta reais)

Clique aqui para saber mais.

Continue lendo

Destaque

Vestibular Unesp Meio de Ano – Confira os locais de aplicação e horários

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) realizará em 26 de maio, domingo, a prova da primeira fase do Vestibular Meio de Ano 2024

Publicado

em

por

Lista de Aprovados - Vestibular Unesp 2023

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) realizará em 26 de maio, domingo, a prova da primeira fase do Vestibular Meio de Ano 2024, com 1.675 candidatos para 160 vagas nos cursos das engenharias agronômica (10 candidatos por vaga), civil (6,7), elétrica (5,5) e mecânica (6,8) de Ilha Solteira.

Vestibular Unesp Meio de Ano

Os candidatos podem consultar o local de prova no site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), responsável pela seleção.

O exame será realizado em São Paulo (655 candidatos), Bauru (302), Ilha Solteira (318), São José do Rio Preto (322) e São José dos Campos (78). Todos os candidatos responderão a 90 questões de múltipla escolha das áreas de Linguagens e suas Tecnologias (elementos de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte), Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Física e Química) e Matemática e suas Tecnologias. A prova poderá conter questões interdisciplinares.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Os portões dos prédios de prova serão fechados às 14 horas. Os candidatos devem se apresentar a partir das 13 horas, portando o original de um dos seguintes documentos: RG, Carteira de Habilitação, Certificado Militar, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiros, Identidade expedida pelas Forças Armadas ou carteira de órgão ou conselho de classe.

Os materiais de prova a serem levados pelos candidatos são caneta esferográfica com tinta preta e régua transparente. O exame terá duração de cinco horas, com permissão para alimentação e hidratação durante sua realização.

O calendário do Vestibular Unesp Meio de Ano 2024 prevê publicação do resultado da primeira fase em 14 de junho, aplicação da segunda fase em 23 e 24 de junho e divulgação do resultado final em 12 de julho. O calendário completo está disponível no Manual do Candidato, acessível nos sites da Unesp (vestibular.unesp.br) e da Vunesp.

O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% das vagas desse sistema são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. Este sistema tem garantido maioria de ingressantes vindos de escolas públicas desde o Vestibular Unesp 2017.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Qual o jeito mais fácil de passar no vestibular?

Quem está buscando uma vaga na faculdade e pensa em encontrar uma fórmula mágica. Confira nossas dicas!

Publicado

em

por

Dicas para uma boa redação no Enem 2020 - Prova 17/01/2021

Quem está buscando uma vaga na faculdade e pensa em encontrar uma fórmula mágica pode desistir desde já. Infelizmente não há jeitinho para isso, mas existem estratégias e caminhos que podem ajudar.

Qual o jeito mais fácil de passar no vestibular?

1. Vestibular de Inverno

Veja se o existe a oferta de vagas do curso do seu interesse para ingresso no 2º semestre. Os vestibulares de inverno tendem a ter uma concorrência menor.

2. Verifique as formas de ingresso. 

Existem processos seletivos sem a realização de prova e que consideram o aproveitamento da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e/ou histórico escolar.

3. Processo Seletivo Seriado

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Neste formato você vai realizando avaliações ao longo do ensino médio e desta forma tira a pressão por conseguir o resultado em um único exame.

Escolher a estratégia que combina mais com seu perfil pode aumentar significativamente suas chances de sucesso no vestibular. Boa escolha e boa sorte!

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo