Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Empregabilidade alta é marca registrada da Facens

O índice de empregabilidade dos recém-formados da Facens se mantém numa média acima dos 90%

Publicado

em

Vestibular Facens

O aluno Bernardo Mendonça faz parte de uma estatística muito animadora: a dos jovens estudantes de engenharia que já estão empregados na área, antes mesmo de se formar. Além das aulas, ele dedica parte de seu tempo para realizar as tarefas de analista de telecomunicações. “É uma experiência incrível para mim. Eu estava precisando de um emprego e apareceu esta oportunidade para já atuar na área. E o melhor, aqui mesmo dentro da Facens. Assim, eu saio do meu trabalho e 10 minutos depois estou dentro da sala de aula”, ele conta. A chance, aliás, foi proporcionada por uma das parcerias da Facens com grandes empresas.

A alegria do aluno vai além de poder receber um contra-cheque no fim do mês e, com isso, ajudar a família. “Aqui o aprendizado é grande. E penso também na chance de me formar e conseguir continuar atuando com isso, dentro da minha área”, completa Bernardo.

Conquistar a vaga, no entanto, não foi tão simples. Ele concorreu com um número grande de interessados. Em sua opinião, o que ajudou foi a sua postura dentro e fora da sala de aula. Como a alta frequência às aulas, as boas notas, mas também a dedicação a projetos extra-curriculares e, no dia a dia, o comportamento sério e “profissional”.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

É esse tipo de perfil, bastante valorizado pelo mercado, que contribui para o alto índice de empregabilidade dos recém-formados da Facens, que há 12 anos se mantém numa média acima dos 90%, considerado excepcional principalmente em um contexto de desemprego geral, como vemos na atualidade.

Muitos dos ex-alunos formados pela instituição, por seu lado, também estão buscando contribuir para a alta empregabilidade de profissionais tão bem qualificados, como explica o engenheiro eletricista Rubens Augusto Romano, que ajudou a formar a Associação Alumni Facens. Reunindo outros ex-alunos como ele, a associação tem entre seus propósitos a transmissão de conhecimento aos atuais alunos, com a realização de palestras e workshops, por exemplo, e ainda o fortalecimento de algo precioso: o networking. Isso ajuda não só a criar oportunidades para os atuais formandos, como também alinhar profissionais já formados há algum tempo com as demandas, sempre dinâmicas e exigentes, do mercado. “Quando me formei, há 35 anos, o mercado disputava os recém-formados. Hoje não é bem assim. Hoje a concorrência é bem maior. Por isso mesmo é tão importante poder contar com a qualidade da formação da Facens. E nós, que estudamos aqui, conhecemos esse diferencial”, explica Romano.

João Marcos Anuntes está no penúltimo ano do curso de engenharia da computação e bembém já está empregado. Iniciou como estagiário na área e, um mês depois, foi efetivado como Assistente de Projetos. Em sua opinião, contribuíram para a efetivação sua postura de envolvimento e comprometimento com o trabalho. “Desde o início, não encarei como estágio, mas sim como um trabalho”, conta o aluno. “E vejo a efetivação no cargo como um reconhecimento ao meu esforço e comprometimento”, avalia.

O atual orientador do LINCE, que reúne vários projetos mão na massa da Facens, como os de automobilismo SAE (como o Fórmula, de carro a combustão e elétrico), os robôs de competição e até os aviões do projeto Aerodesing, também já passou pelas salas de aula da Facens como aluno bem antes de assumir a atual responsabilidade. A Facens privilegia o ensino prático, que, por sua vez, é muito valorizado no mercado. “É uma experiência abrangente, visto que não basta dominar o conhecimento técnico, mas incluir também aspectos como gestão de equipe, financeira e até o marketing de projetos. Aqui nossa preocupação também é fazer o aluno aprender a aprender”, Fernando descreve.

Paulo Roberto de Carvalho, reitor da Facens, resume o tripé que constitui a essência do ensino oferecido pela Facens: “Temos professores que conhecem muito bem a realidade do mercado, parcerias com empresas e o ensino mão na massa. Temos mais de 50 laboratórios, que fazem a diferença. Quando nossos alunos vão procurar estágio, vemos que as empresas já conhecem essa característica da nossa formação, o que coloca nossos alunos em vantagem na competitividade dessa busca”. Além disso, a instituição se preocupa em formar cidadãos, pessoas atentas ao contexto que os cerca. Desde o ensino, podem desenvolver trabalhos como o que foi feito com a ONG Coeso, uma creche que recebe óleo doado para a produção de sabão. Alunos de engenharia química ajudaram a desenvolver os produtos melhorando o pH e o cheiro do sabão. Alunos de engenharia de produção ajudaram a otimizar os processos de produção. “Então, no campus, o nosso aluno encontra várias oportunidades de projetos que acabam enriquecendo sua formação. Quando o aluno lê, ele esquece; quando vê, ele lembra; mas quando faz, aí sim aprende e nunca mais esquece”, resume o reitor.

O vestibular Facens 2020 está com as inscrições abertas. Clique aqui e veja todas as informações.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Notícias dos Vestibulares e Enem

Uesb divulga os três filmes selecionados para o Vestibular 2025

Além dos filmes, o Vestibular Uesb 2025 contará com três livros entre os conteúdos cobrados.

Publicado

em

por

Vestibular Uesb - vagas sisu

A sessão vai começar! Unindo educação e cinema, o Vestibular Uesb seleciona, tradicionalmente, três filmes para fazer parte dos conteúdos cobrados em suas provas. Em sua 19ª edição, o projeto “Cinema: Eis a Questão”, organizado pelo Programa Janela Indiscreta Cinema e Audiovisual, selecionou três obras para a edição de 2025 do processo seletivo. Foram selecionados “Branco Sai, Preto Fica”, “Café com Canela” e “Travessia”, todos filmes nacionais e disponíveis, gratuitamente, para acesso pela internet.

Com direção de Adirley Queirós, “Branco Sai, Preto Fica” é ambientado na periferia de Brasília. A história mescla ficção e documentário para abordar um evento real ocorrido na década de 1980 em Ceilândia, cidade satélite de Brasília. A trama se concentra em um baile de black music que foi violentamente interrompido por uma ação policial, deixando diversos feridos. Lançado em 2015, o filme está disponível no Itaú Cultural Play.

Para o segundo filme escolhido, a gente viaja até o Recôncavo da Bahia. Com direção de Ary Rosa e Glenda Nicácio, “Café com Canela” narra o reencontro de Margarida e Violeta: a primeira, em São Félix, isolada pela dor da perda do filho; e a segunda, seguindo sua vida em Cachoeira, entre adversidades do dia a dia e traumas do passado. A produção baiana foi lançada em 2017 e também está disponível no Itaú Cultural Play.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Por fim, os vestibulandos irão conhecer o documentário “Travessia”, lançado em 2017 e dirigido por Safira Moreira. A partir de uma fotografia retirada de um álbum antigo de uma família branca, o filme lança um olhar sobre a presença da imagem de uma mulher negra. A obra é um resgate poético da representação negra brasileira e está disponível no canal da própria diretora no Vimeo.

Além dos filmes, o Vestibular Uesb 2025 contará com três livros entre os conteúdos cobrados. Outras informações serão divulgadas em breve. Acompanhe todas as novidades do processo seletivo pelo site do Vestibular e pelos canais oficiais da Uesb no Instagram e no WhatsApp.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Último dia de inscrições gratuitas para Prouni de 2024

O Prouni oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas. 

Publicado

em

por

Prouni 2024 - Programa Universidade para Todos

As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) para o segundo semestre de 2024 terminam nesta sexta-feira (26).

Criado em 2004, o programa federal oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas.

O Prouni ocorre duas vezes ao ano. Na segunda edição deste ano, Ministério da Educação oferece 243.850 bolsas – sendo 170.319 integrais (100%) e 73.531 parciais (50%) – distribuídas em 367 cursos de 901 instituições participantes do programa.

Site falso

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

As inscrições devem ser feitas online, exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, com login e senha cadastrados no portal de serviços digitais do governo federal.

Nesta quarta-feira, o Ministério da Educação publicou nota em que reforça que as inscrições no Prouni são gratuitas. As afirmações foram feitas após um site falso para inscrições no processo seletivo ser retirado do ar, na manhã desta quarta-feira. A página fake tinha a mesma identidade visual da página oficial para induzir o internauta a erro e ainda cobrava taxa ilegal de inscritos de R$ 100.

No momento da inscrição, os candidatos devem informar endereço de e-mail  e número de telefone válidos; preencher dados cadastrais próprios e referentes ao grupo familiar; e selecionar, por ordem de preferência, até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência entre as disponíveis, conforme a renda familiar bruta mensal per capita do estudante.

Critérios

Para concorrer à bolsa do Prouni, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições de 2022 ou 2023 e ter obtido nota mínima de 450 pontos na média das cinco provas e nota acima de zero na redação.

As regras do processo seletivo também incluem o cumprimento dos critérios socioeconômicos, com renda familiar per capita que não exceda um salário mínimo e meio para bolsas integrais e três salários mínimos para bolsas parciais.

Fonte: Agência Brasil

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Educação de SP divulga datas do Provão Paulista Seriado 2024

Para a 3ª série do Ensino Médio, a prova que dá acesso direto ao ensino superior será aplicada em 30 e 31 de outubro

Publicado

em

por

Provão Paulista

A edição do Provão Paulista Seriado já tem data para ocorrer neste ano. Alunos da 3ª série do Ensino Médio fazem a prova entre os dias 30 e 31 de outubro. Os alunos das 1ª e 2ª séries serão avaliados nos dias 11 e 12 de novembro.

Mais de um milhão de estudantes do Ensino Médio da rede pública paulista devem fazer o Provão Paulista Seriado.

A divulgação das datas já serve para os estudantes se prepararem para a avaliação que garante o acesso direto à USP, Unesp, Unicamp, Fatecs e Univesp. “No primeiro ano do Provão Paulista, a Secretaria da Educação, em conjunto com as melhores universidades e faculdades paulista, ofereceu 15 mil vagas no ensino superior a alunos da rede pública. Agora, com as datas da avaliação deste ano já divulgadas, nossas escolas e estudantes já podem organizar cronogramas específicos para a preparação para a prova que garante o acesso direto a um futuro na universidade”, afirma o secretário-executivo da Educação, Vinicius Neiva.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Os estudantes da rede estadual e das escolas de Ensino Médio da USP, Unesp e Unicamp terão as inscrições feitas de forma automática. Os alunos do Centro Paula Souza e das redes municipais paulistas também poderão ter suas inscrições automáticas, mediante a manifestação de interesse e a adesão à avaliação por parte da rede de ensino em que cada um está matriculado.

Já os estudantes de outras redes públicas da federação poderão se inscrever no Provão Paulista por meio do site da Vunesp, a partir da próxima segunda-feira, dia 29 de julho até 9 de agosto.

Para os estudantes de outras redes públicas da federação, há uma novidade para a edição deste ano: eles poderão escolher a cidade onde irão realizar a prova. A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) dividiu em cinco polos: capital paulista, Araçatuba, Campinas, Itapetininga e Ribeirão Preto.

O Provão Paulista Seriado permite que alunos do Ensino Médio comecem a construir sua trajetória rumo à universidade desde a 1ª série. As vagas são destinadas exclusivamente a estudantes que cursaram todo o Ensino Médio na rede pública.

Alunos de todas as redes poderão consultar informações da resolução e do edital do Provão Paulista no site da Secretaria: www.educacao.sp.gov.br

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo