Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Enem 2019: temas mais cobrados de Química, Física, Biologia e Matemática

Professores do Colégio Mopi selecionaram o temas mais cobrados nos últimos anos, além de dicas de como se preparar de maneira assertiva

Publicado

em

Locais de Prova do Enem 2019 (Imagem - Agência Brasil)

A aplicação do Enem 2019 termina neste domingo, 10, com as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias / Matemática e suas Tecnologias.

Três professores do Colégio Mopi (de química, física, biologia e matemática) selecionaram o temas mais cobrados nos últimos anos, além de dicas de como se preparar de maneira assertiva, estudando aquele conteúdo essencial que precisa estar na “ponta do lápis” para ajudar na missão da passagem de vestibulando para calouro/universitário.

Dicas de Química para o  Enem 2019

Dicas do professor de química do colégio Mopi Ricardo Lavandier:

Para Ricardo, tão importante quanto se preparar é organizar uma rotina de estudo e cuidar do emocional: “Antes de iniciar qualquer estudo para o Enem, o mais importante é que o aluno elabore um plano de estudos, uma vez que a divisão de horários para o estudo de certas disciplinas pode ajudar a controlar um pouco a ansiedade por conta da proximidade das provas. Além disso, realizar simulados com questões do Enem e/ou semelhantes auxiliará bastante os alunos na administração do tempo, visto que esse é um dos problemas mais citados pelos estudantes. É muito importante estar atento aos acontecimentos científicos da atualidade e isso pode ser alcançado por meio de leitura de jornais, revistas e de fontes seguras na internet. Por fim, acredito que o descanso para o corpo e mente é fundamental para uma melhor fixação dos conteúdos já estudados e para a assimilação de novos conceitos acadêmico”, aconselha o professor.

Observando as provas do Enem dos últimos anos, alguns assuntos eram recorrentes, tais como:

  • Reconhecimento de funções orgânicas e Isomeria;
  • Cálculo Estequiométrico;
  • Eletroquímica (Pilhas);
  • Processos de separação de misturas;
  • Soluções;
  • Equilíbrio Químico;
  • Reações inorgânicas e forças intermoleculares;
  • Química Ambiental.

Para a coordenadora pedagógica do Ensino Médio do colégio Mopi Heloize Charret, uma revisão detalhada de provas anteriores é fundamental na preparação: “Para otimizar o tempo de estudo, o primeiro passo para uma boa preparação com tempo contado é algo que muito alunos negligenciam: a leitura minuciosa do edital, especialmente, na parte de conteúdos programáticos. As diferentes universidades dão pistas nas partes dos conteúdos programáticos, com ênfases e itens. Por isso, é interessante que o aluno leia essa parte do conteúdo, fazendo uma marcação, com canetas de cores diferentes, frisando os temas que ele acha difíceis, médios e fáceis. Outra dica é analisar exames anteriores, tenta fazê-los, avaliando se aquele conteúdo apareceu em muitas provas. Às vezes, o estudante encontra um conteúdo que ele acha difícil e, quando analisa as provas anteriores, percebe que raramente é cobrado. Logo, não valeria a pena investir tanto esforço nisso, pois, o ideal é investir forças nos assuntos que têm aparecido com frequência nas provas anteriores, otimizando essa preparação e casando tanto a questão da facilidade ou dificuldade de estudar aquele conteúdo quanto a frequência com que eles aparecem. É comum alguns sites publicarem o índice de ocorrência dos temas mais frequentes nos vestibulares. O aluno pode buscar esses compiladores”, recomenda Heloize.

“O Enem é uma avaliação que, tradicionalmente, não se caracteriza por cobrar equações descontextualizadas. Nesse sentido, o maior é investimento dos alunos em memorizar equações deve ser feito em equações relacionadas aos principais temas do Enem, como por exemplo, o tema de energia. Essas são duas equações muito importantes e que costumam cair e, muitas vezes, são relacionadas. É o que chamamos de excelente relação custo-benefício”, avalia a educadora do Mopi.

Dicas Física Enem 2019

Temas de física mais cobrados e que merecem atenção do candidato na preparação:

Eletrodinâmica:

P = V i

Essa equação relaciona a potência elétrica consumida, por exemplo, pôr um equipamento, em função da tensão e da corrente elétrica. Como o consumo e a economia de energia são temas de muito impacto para o Enem, essa é uma equação bastante importante.

Q = mc∆t

A equação fundamental da calorimetria permite calcular a quantidade de calor, Q, necessária para produzir uma variação de temperatura, ∆t, em uma determinada massa, m, de uma substância de calor específico, c.

Uma grande aposta é combinar essa equação com a equação para potência elétrica apresentada anteriormente. Assim, podem ser trabalhados problemas envolvendo o aquecimento, relacionando-o ao consumo de energia, como ocorre com os exemplos de chuveiro elétrico, cafeteiras, entre outros”, conclui Heloize.

Dicas Biologia Enem 2019

Dicas do professor de biologia e coordenador pedagógico do colégio Mopi Luiz Rafael Silva para a prova de biologia:

Análise minuciosa de questões: A prova de Biologia no Enem costuma seguir um padrão interessante em sua confecção e resolução. Muitas questões apresentam em sua construção caminhos para que o estudante consiga solucioná-las sem a necessidade de um conhecimento específico sobre conteúdos da disciplina. Nesta prova, a habilidade em analisar gráficos e imagens, interpretar textos e conseguir observar os processos descritos nos enunciados se torna fundamental para conseguir êxito. Nunca descarte o enunciado das questões de Biologia, ele é imprescindível.

Assuntos mais cobrados: Ecologia, Imunologia, Educação Ambiental e Citologia são os mais abordados, mas note que estes conteúdos são pedidos sempre acompanhados de contextos que envolvem assuntos com saúde, economia e agricultura. Portanto, estar ciente de notícias que envolvam esses temas lhe ajudará a não ter surpresas na hora da prova.

Preparação na reta final: Como estudo nesta última semana, analise notícias dos temas mencionados anteriormente, correlacionando-os com os conteúdos biológicos e produzindo mapas mentais como forma de revisão. Além disso, observe as habilidades para Ciências da Natureza presentes na Matriz de referência e tente elabor protótipos de questões, seguindo os parâmetros lá estabelecidos, correlacionando-os com temas atuais.

Dicas Matemática Enem 2019

Dicas do professor de matemática colégio Mopi Bruno Hirle: “A melhor maneira de estudar é por meio de exercícios de revisão, elaborando pequenos resumos com as fórmulas e observações de cada matéria. Apesar do nervosismo, ter uma boa noite de sono na véspera da prova e uma alimentação saudável ajudam no desempenho na hora do exame”, diz Hirle.

A. Estatística e análise de gráfico

B. Função Afim

C. PA

D. Geometria (áreas, trigonometria, semelhança de triângulos)

E. Probabilidade

F. Porcentagem

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastra-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

UEM abre inscrições o Vestibular e PAS 2022

Nos dois processos seletivos, os candidatos terão até 21 de setembro para se inscrever, com a opção de mais de 70 cursos oferecidos pela UEM.

Publicado

em

por

UEM aceita inscrição para o Vestibular e o PAS a partir de 16 deste mês

Começa na terça-feira (16) o prazo de inscrição para o Vestibular e o Processo de Avaliação Seriada (PAS) 2022 da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Nos dois processos seletivos, os candidatos terão até 21 de setembro para se inscrever, com a opção de mais de 70 cursos de graduação oferecidos pela UEM.

As inscrições para o Vestibular podem ser efetivadas pela Internet, no site ou pelo APP Vestibular UEM. O aplicativo está disponível em versão para os sistemas Android e iOS. Ao preencher a ficha, o candidato deve se lembrar de fazer a opção pelo curso, turno e câmpus que pretende frequentar. Além de Maringá, a universidade oferece graduações em cinco câmpus regionais.

O aplicativo traz uma série de novidades nesta edição. Além de receber as inscrições, a nova versão do app também permite, para quem solicitar atendimento especial durante as provas, o envio da documentação comprobatória sobre a condição de portador de deficiência ou de necessidades especiais. Da mesma forma, o aplicativo ainda receberá documentos exigidos para os que pedirem a isenção da taxa cobrada no ato da inscrição.

Outra inovação, já testada com eficiência no último vestibular e PAS, é que o app continuará aceitando a efetivação da matrícula. Dois terços das matrículas dos aprovados nos dois concursos anteriores foram feitas pelo aplicativo.

As provas do Vestibular 2022 serão aplicadas em 12 de fevereiro de 2023, das 13h50 às 19h. A pessoa inscrita poderá escolher onde quer fazer a prova entre as cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cidade Gaúcha, Curitiba, Goioerê, Ivaiporã, Maringá, Paranavaí e Umuarama.

Taxa de inscrição

A inscrição será homologada após o pagamento da taxa de R$ 167, que poderá ser paga até 23 de setembro. A UEM oferece isenção desta taxa para candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que sejam integrantes de família de baixa renda, com ganhos de até meio salário mínimo por pessoa.

Os pedidos de isenção têm que ser protocolados de 16 a 24 de agosto. Os procedimentos para solicitação, assim como o calendário e as normas que regulamentam todo o processo, estão especificadas no Edital nº 028/2022 – CVU, disponível no link.

Sistemas de Cotas

A UEM adota três modalidades de cotas e a opção por qualquer uma delas deve ser feita já no ato de inscrição. Pelas cotas socias são destinadas 20% das vagas a candidatos que cursaram os ensinos fundamental e o médio em escolas da rede pública ou que possuam registro no CadÚnico. Quem escolher esta modalidade não pode ser portador de diploma de curso superior.

A universidade também oferece o sistema de cotas para negros, com a reserva de 20% das vagas, divididas em duas categorias: 3/4 para candidatos negros (pretos e pardos) que atendam aos critérios das Cotas Sociais e 1/4 dessas vagas independentemente de questões sociais.

Outro tipo de cota é, a qual, reserva 5% das vagas para pessoas com deficiência, que deve ser comprovada por meio de laudos caracterizadores, emitidos por profissional de saúde de nível superior, com conhecimento na área da deficiência declarada.

PAS UEM

O sistema de cotas para pessoas com deficiência é aplicado também no Processo de Avaliação Seriada (PAS), com a reserva de 5% do total de 754 vagas destinadas para os candidatos que fazem a etapa 3 do concurso. Lembrando que para participar do PAS, o estudante deve estar matriculado regularmente no ensino médio e realizar uma prova ao final de cada uma das séries. A pontuação acumulada nessas provas pode classificá-lo para uma vaga na universidade, mas é somente na última etapa que ele escolhe o curso, turno e câmpus que irá concorrer.

Inscrições

As inscrições para esta edição do PAS serão realizadas pela internet, no site, ou pelo APP Vestibular UEM, também no período de 16 de agosto a 21 de setembro. A taxa de inscrição, no valor R$ 84, poderá ser paga até 23 de setembro.

Assim como no Vestibular, a isenção da taxa poderá ser concedida aos candidatos que, cumulativamente, estiverem inscritos no CadÚnico e integrem família de baixa renda, com ganhos de até meio salário mínimo por pessoa.

O prazo para solicitação deste direito vai de 16 a 24 de agosto. Todas as orientações também podem ser encontradas no Edital nº 028/2022 – CVU, disponível no site da Comissão Central do Vestibular Unificado.

Aplicação da prova

A prova do PAS 2022 será aplicada no dia 4 de dezembro, das 13h50 às 19h, em onze cidades do Paraná. São elas: Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Goioerê, Ivaiporã, Loanda, Londrina, Maringá, Paranavaí e Umuarama.

Resultado

A CVU divulgará a lista dos aprovados no Vestibular e no PAS 2022 no dia 23 de março do próximo ano, às 10h, no endereço eletrônico. Para outras informações, entre em contato com a CVU pelo fone: 44 3011-4450 ou pelos sites. Consulte também os editais que regulamentam os dois concursos.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastra-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Quais são as obras literárias obrigatórias para o Vestibular Fuvest 2023?

Confira a lista de obras de leitura obrigatória para o Concurso Vestibular FUVEST 2023, que contém 9 títulos.

Publicado

em

por

Calendário do Vestibular Fuvest 2023

Já estão abertas as inscrições para o Vestibular Fuvest 2023. A prova da 1ª fase será realizada no dia 4 de dezembro de 2022, enquanto as provas da 2ª fase estão agendadas para os dias 8 e 9 de janeiro de 2023.

A lista de obras de leitura obrigatória para o Concurso Vestibular FUVEST 2023 será:

  • Poemas Escolhidos – Gregório de Matos;
  • Quincas Borba – Machado de Assis;
  • Alguma Poesia – Carlos Drummond de Andrade;
  • Angústia– Graciliano Ramos;
  • Mensagem – Fernando Pessoa;
  • Terra Sonâmbula – Mia Couto;
  • Campo Geral – Guimarães Rosa;
  • Romanceiro da Inconfidência – Cecília Meireles;
  • Nove Noites – Bernardo Carvalho.

De acordo com o manual do candidato, a prova de Português visa a avaliar a capacidade do candidato para ler, compreender e interpretar criticamente textos de toda natureza – literários e não literários -, bem como a capacidade para mobilizar conhecimentos linguísticos na produção de textos que atendam aos requisitos de adequação, correção, coesão e coerência.

O candidato deve, portanto, dominar a norma culta da língua escrita, reconhecer outras variedades linguísticas, assim como possuir um certo repertório de leituras de textos
literários, no nível próprio do concluinte do Ensino Médio.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastra-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Vestibular UFT 2023/1 oferta 948 vagas em 50 cursos de graduação

Publicado

em

por

Vestibular UFT 2023

Com oferta de 948 vagas distribuídas entre 50 cursos de graduação, a Universidade Federal do Tocantins recebe inscrições para o Vestibular UFT 2023/1.

Vestibular UFT 2023/1

O período para inscrições vai das 9h do dia 16 de agosto até às 17h de 05 de setembro de 2022. O processo de inscrição no Vestibular é feito somente via internet, na página da Coordenação de Processos Seletivos (Copese – www.copese.uft.edu.br) e a taxa de inscrição é de R$ 140,00.

De acordo com o cronograma do Vestibular, a aplicação das provas ocorrerá no dia 23 de outubro e a data provável para divulgação do resultado é dia 06 de dezembro de 2022.

As provas serão aplicadas nas cidades de Araguaína, Arraias, Gurupi, Miracema, Palmas, Porto Nacional e Tocantinópolis, e abrangerão questões relacionadas a Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias e Redação (período matutino); Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, no período vespertino.

O conteúdo para as provas (objetos de avaliação) para o Vestibular 2023/1 são os que se esperam desenvolvidos no Ensino Médio, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (MEC) e da Matriz de Objetos de Conhecimentos, cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Entre os livros indicados (confira a lista no Anexo XIV do Edital), estão as obras Quarto de Despejo (Carolina Maria de Jesus) e As Tocantinas, do autor portuense Célio Pedreira (a obra está disponível na Editora da UFT).

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastra-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo