Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Enem 2019: temas mais cobrados de Química, Física, Biologia e Matemática

Professores do Colégio Mopi selecionaram o temas mais cobrados nos últimos anos, além de dicas de como se preparar de maneira assertiva

Publicado

em

Locais de Prova do Enem 2019 (Imagem - Agência Brasil)

A aplicação do Enem 2019 termina neste domingo, 10, com as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias / Matemática e suas Tecnologias.

Três professores do Colégio Mopi (de química, física, biologia e matemática) selecionaram o temas mais cobrados nos últimos anos, além de dicas de como se preparar de maneira assertiva, estudando aquele conteúdo essencial que precisa estar na “ponta do lápis” para ajudar na missão da passagem de vestibulando para calouro/universitário.

Dicas de Química para o  Enem 2019

Dicas do professor de química do colégio Mopi Ricardo Lavandier:

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Para Ricardo, tão importante quanto se preparar é organizar uma rotina de estudo e cuidar do emocional: “Antes de iniciar qualquer estudo para o Enem, o mais importante é que o aluno elabore um plano de estudos, uma vez que a divisão de horários para o estudo de certas disciplinas pode ajudar a controlar um pouco a ansiedade por conta da proximidade das provas. Além disso, realizar simulados com questões do Enem e/ou semelhantes auxiliará bastante os alunos na administração do tempo, visto que esse é um dos problemas mais citados pelos estudantes. É muito importante estar atento aos acontecimentos científicos da atualidade e isso pode ser alcançado por meio de leitura de jornais, revistas e de fontes seguras na internet. Por fim, acredito que o descanso para o corpo e mente é fundamental para uma melhor fixação dos conteúdos já estudados e para a assimilação de novos conceitos acadêmico”, aconselha o professor.

Observando as provas do Enem dos últimos anos, alguns assuntos eram recorrentes, tais como:

  • Reconhecimento de funções orgânicas e Isomeria;
  • Cálculo Estequiométrico;
  • Eletroquímica (Pilhas);
  • Processos de separação de misturas;
  • Soluções;
  • Equilíbrio Químico;
  • Reações inorgânicas e forças intermoleculares;
  • Química Ambiental.

Para a coordenadora pedagógica do Ensino Médio do colégio Mopi Heloize Charret, uma revisão detalhada de provas anteriores é fundamental na preparação: “Para otimizar o tempo de estudo, o primeiro passo para uma boa preparação com tempo contado é algo que muito alunos negligenciam: a leitura minuciosa do edital, especialmente, na parte de conteúdos programáticos. As diferentes universidades dão pistas nas partes dos conteúdos programáticos, com ênfases e itens. Por isso, é interessante que o aluno leia essa parte do conteúdo, fazendo uma marcação, com canetas de cores diferentes, frisando os temas que ele acha difíceis, médios e fáceis. Outra dica é analisar exames anteriores, tenta fazê-los, avaliando se aquele conteúdo apareceu em muitas provas. Às vezes, o estudante encontra um conteúdo que ele acha difícil e, quando analisa as provas anteriores, percebe que raramente é cobrado. Logo, não valeria a pena investir tanto esforço nisso, pois, o ideal é investir forças nos assuntos que têm aparecido com frequência nas provas anteriores, otimizando essa preparação e casando tanto a questão da facilidade ou dificuldade de estudar aquele conteúdo quanto a frequência com que eles aparecem. É comum alguns sites publicarem o índice de ocorrência dos temas mais frequentes nos vestibulares. O aluno pode buscar esses compiladores”, recomenda Heloize.

“O Enem é uma avaliação que, tradicionalmente, não se caracteriza por cobrar equações descontextualizadas. Nesse sentido, o maior é investimento dos alunos em memorizar equações deve ser feito em equações relacionadas aos principais temas do Enem, como por exemplo, o tema de energia. Essas são duas equações muito importantes e que costumam cair e, muitas vezes, são relacionadas. É o que chamamos de excelente relação custo-benefício”, avalia a educadora do Mopi.

Dicas Física Enem 2019

Temas de física mais cobrados e que merecem atenção do candidato na preparação:

Eletrodinâmica:

P = V i

Essa equação relaciona a potência elétrica consumida, por exemplo, pôr um equipamento, em função da tensão e da corrente elétrica. Como o consumo e a economia de energia são temas de muito impacto para o Enem, essa é uma equação bastante importante.

Q = mc∆t

A equação fundamental da calorimetria permite calcular a quantidade de calor, Q, necessária para produzir uma variação de temperatura, ∆t, em uma determinada massa, m, de uma substância de calor específico, c.

Uma grande aposta é combinar essa equação com a equação para potência elétrica apresentada anteriormente. Assim, podem ser trabalhados problemas envolvendo o aquecimento, relacionando-o ao consumo de energia, como ocorre com os exemplos de chuveiro elétrico, cafeteiras, entre outros”, conclui Heloize.

Dicas Biologia Enem 2019

Dicas do professor de biologia e coordenador pedagógico do colégio Mopi Luiz Rafael Silva para a prova de biologia:

Análise minuciosa de questões: A prova de Biologia no Enem costuma seguir um padrão interessante em sua confecção e resolução. Muitas questões apresentam em sua construção caminhos para que o estudante consiga solucioná-las sem a necessidade de um conhecimento específico sobre conteúdos da disciplina. Nesta prova, a habilidade em analisar gráficos e imagens, interpretar textos e conseguir observar os processos descritos nos enunciados se torna fundamental para conseguir êxito. Nunca descarte o enunciado das questões de Biologia, ele é imprescindível.

Assuntos mais cobrados: Ecologia, Imunologia, Educação Ambiental e Citologia são os mais abordados, mas note que estes conteúdos são pedidos sempre acompanhados de contextos que envolvem assuntos com saúde, economia e agricultura. Portanto, estar ciente de notícias que envolvam esses temas lhe ajudará a não ter surpresas na hora da prova.

Preparação na reta final: Como estudo nesta última semana, analise notícias dos temas mencionados anteriormente, correlacionando-os com os conteúdos biológicos e produzindo mapas mentais como forma de revisão. Além disso, observe as habilidades para Ciências da Natureza presentes na Matriz de referência e tente elabor protótipos de questões, seguindo os parâmetros lá estabelecidos, correlacionando-os com temas atuais.

Dicas Matemática Enem 2019

Dicas do professor de matemática colégio Mopi Bruno Hirle: “A melhor maneira de estudar é por meio de exercícios de revisão, elaborando pequenos resumos com as fórmulas e observações de cada matéria. Apesar do nervosismo, ter uma boa noite de sono na véspera da prova e uma alimentação saudável ajudam no desempenho na hora do exame”, diz Hirle.

A. Estatística e análise de gráfico

B. Função Afim

C. PA

D. Geometria (áreas, trigonometria, semelhança de triângulos)

E. Probabilidade

F. Porcentagem

RECOMENDAMOS

Destaque

Veja quais são os cursos com mais ofertas de bolsas no Prouni

As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil.

Publicado

em

por

Prouni 2024 - Programa Universidade para Todos

Estão abertas as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni). De acordo como Ministério da Educação (MEC), nesta edição serão ofertadas mais de 211 mil bolsas, sendo mais de 118 mil integrais e mais de 93 mil parciais, que cobrem metade da mensalidade.

As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 4 de julho, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Cursos mais ofertas de bolsas

Administração é o curso com maior oferta de bolsas, sendo 9.275 bolsas integrais e 4.499 parciais. Em seguida, aparecem os cursos de direito, com 13.152 bolsas (4.277 integrais e 8.875 parciais); pedagogia, com 11.339 bolsas (8.465 integrais e 2.874 parciais); e educação física, com 8.939 (6.063 integrais e 2.876 parciais).

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Com 13.774 bolsas em todo o país, administração é o curso com a maior oferta de oportunidades, sendo 9.275 bolsas integrais e 4.499 parciais. Em seguida, aparecem os cursos de direito, com 13.152 bolsas (4.277 integrais e 8.875 parciais); pedagogia, com 11.339 bolsas (8.465 integrais e 2.874 parciais); e educação física, com 8.939 (6.063 integrais e 2.876 parciais).

Para se inscrever no ProUni é preciso ter feito pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ou seja, Enem 2024 ou 2023, e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas e nota superior a zero na redação.

Fonte: Agência Brasil

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) abre as inscrições para o vestibular 2026

Os interessados em participar do Vestibular ITA 2026 devem se inscrever exclusivamente pela internet até o dia 13 de julho.

Publicado

em

por

Vestibular ITA 2023

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) segue com as inscrições abertas para o vestibular 2026. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet, por meio do site www.vestibular.ita.br, até o dia 13 de julho.

Vestibular ITA 2026

Nesta edição, serão oferecidas 180 vagas. As provas serão aplicadas em 25 cidades, abrangendo todas as regiões do país, o que amplia o acesso dos candidatos ao processo seletivo.

O processo seletivo será realizado em três etapas. A primeira fase, composta por prova objetiva, está marcada para 5 de outubro. A segunda fase, com provas discursivas, ocorrerá entre os dias 28 e 31 de outubro. Já a terceira etapa envolve a entrega de documentos, inspeção de saúde, avaliação psicológica, exame toxicológico e participação na comissão de heteroidentificação, no caso de candidatos autodeclarados negros.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Para participar, é necessário ser brasileiro nato, ter completado 23 anos até 31 de dezembro de 2025 e não ser casado.

Cursos

O ITA oferece seis cursos de graduação no campus de São José dos Campos (SP): Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia de Computação e Engenharia Aeroespacial.

Além dessas opções, os futuros aprovados também poderão estudar as novas graduações que serão oferecidas no campus de Fortaleza (CE): Engenharia de Sistemas e Engenharia de Energia.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2026 da UFGD

A Universidade Federal da Grande Dourados oferece 984 vagas em 35 cursos presenciais no vestibular 2026.

Publicado

em

por

Confira o Resultado do Vestibular UFGD 2021

Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2026 da Universidade Federal da Grande Dourados (PSV – 2026/UFGD). Nesta edição, serão ofertadas 984 vagas em 35 cursos presenciais de graduação. As inscrições são on-line e poderão ser feitas até dia 3 de setembro.

Vestibular UFGD 2026

Todos os cursos da UFGD são gratuitos, ou seja, não há cobrança de mensalidade nem de taxa de matrícula. No entanto, para participar do vestibular é necessário pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 120,00, que poderá ser paga por meio de pix, cartão de crédito ou boleto (GRU), até dia 5 de setembro. A ampliação das formas de pagamento é uma das novidades desse processo seletivo, juntamente com a entrada da cidade de Amambai como sede para aplicação das provas, que acontecem em 19 de outubro. Além de Amambai, as provas objetiva e de redação serão realizadas, também, nas cidades de Campo Grande, Dourados, Naviraí e Nova Andradina.

Das 984 vagas em 35 cursos, 579 vagas são para quem cursou todo o Ensino Médio na Rede Pública de Ensino. Dentro dessas vagas reservadas, é ainda aplicado o recorte sobre renda familiar e destinadas cotas específicas para indígenas, negros (pretos e pardos), quilombolas e pessoas com deficiência, conforme a proporção populacional do Mato Grosso do Sul, de acordo com o último censo do IBGE.

GRATUIDADE DA INSCRIÇÃO

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Embora a taxa de inscrição seja de R$ 120,00, diversos grupos podem solicitar isenção até o dia 15 de agosto. Têm direito à gratuidade:

– Estudantes que estejam cursando, em 2025, o terceiro ano do Ensino Médio em Rede Pública de Ensino;
– Candidatos com renda familiar per capita de até um salário-mínimo e meio ou inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, transexuais, transgêneros, travestis ou não binários, desde que tenham concluído todo o Ensino Médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escola particular;
– ​Pessoas estrangeiras que estejam no país na condição de refugiadas, asiladas, apátridas ou com qualquer outro visto de acolhida humanitária.

CURSOS OFERTADOS

O Vestibular 2026 oferece os cursos de: Administração; Agronomia; Artes Cênicas; Biotecnologia; Ciências Biológicas (Bacharelado); Ciências Biológicas (Licenciatura); Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Ciências Sociais; Direito; Educação Física; Engenharia Agrícola; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Aquicultura; Engenharia da Computação; Engenharia de Energia; Engenharia de Produção; Engenharia Mecânica; Física; Geografia; Gestão Ambiental; História; Letras; Matemática; Medicina; Nutrição; Pedagogia; Psicologia; Química (Licenciatura); Química (Bacharelado); Relações Internacionais; Sistemas de Informação; Tecnologia em Escrita Criativa e Zootecnia.

RECOMENDAMOS

Continue lendo