ENEM 2020: saiba quais são os principais tópicos para estudar em Biologia e Química

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pode ser a porta de entrada para diversas instituições de ensino superior do Brasil e do exterior. A edição deste ano, que será em janeiro e fevereiro de 2021, exige preparo extra e maior autonomia dos alunos em decorrência da pandemia e suspensão das aulas presenciais.

Para auxiliar os alunos na preparação para o Exame, o Sistema de Ensino Poliedro desenvolve todos os anos a Coletânea ENEM, com o objetivo de permitir aos estudantes que entendam as alterações sofridas pela prova ao longo dos anos, além de apresentar-lhes conceitos e características fundamentais e explorar os conteúdos recorrentes, possibilitando aos alunos se preparar com antecedência para obter a nota máxima na prova.

O diretor executivo de Consultorias do Sistema de Ensino Poliedro, Artur Costa Filho, explica que o ENEM avalia a capacidade do aluno estabelecer relações entre o que aprende e vivência. “Desenvolvemos a Coletânea com o objetivo de contribuir com o planejamento dos estudantes, permitindo que se atualizem e entendam as mudanças sofridas pela prova, amenizando eventuais dificuldades. A partir de uma metodologia do Sistema Poliedro para análise dos exames anteriores, o documento oferece dados históricos e curiosidades sobre o Enem a partir de 2009, quando adquiriu um novo formato. Também apresenta conceitos e características fundamentais e traz gráficos sobre os conteúdos já abordados, permitindo observar a recorrência temática, preparar-se com antecedência e, ainda, desvendar o melhor método de obtenção de nota”, afirma Artur.

Considerando-se o levantamento dessas características e aspectos, confira os tópicos mais cobrados em Biologia e Química, as melhores formas de estudar e as dicas sobre como conquistar um bom desempenho.

>> Fundamentos da Ecologia, Ecossistema e Sistema Imunitário são destaques em Biologia

Segundo levantamento do Poliedro, os Fundamentos da Ecologia são os assuntos mais recorrentes no ENEM, correspondendo a aproximadamente 9,5% das questões de Biologia. Ecossistema também é um tópico cobrado com frequência, correspondendo a aproximadamente 9,5% dos enunciados. Em terceiro lugar, estão as questões relativas ao Sistema Imunitário, que representam 9,4% da prova.

Veja a relação completa dos tópicos habituais de Biologia segundo a Coletânea ENEM, desenvolvida pelo Sistema de Ensino Poliedro:

Como estudar Biologia?

A Biologia é descrita por muitas palavras complexas. Uma das maiores dificuldades dos alunos é gravar todos elas. Em primeiro lugar, é preciso se familiarizar, tentar encontrar a raiz do vocábulo e associá-lo ao grupo correspondente. Vá do mais geral ao mais específico. Para isso, os resumos podem ajudar. Faça esquemas com desenhos e relacione os conjuntos. A estratégia facilita a absorção e memorização do conteúdo.

Em segundo lugar, além de prestar atenção nas aulas presenciais e anotar tudo o que o professor indicar, as videoaulas são grandes aliadas para compreender a fundo o que está sendo estudado. Aprofundar os tópicos é importante para obter maior domínio sobre o tema. Então, pesquise! Busque conteúdos na internet, treine novos exercícios, refaça provas antigas e, por último, tente entender, o máximo possível, cada indicação do edital do ENEM.

>> Ligações Químicas, Polaridade e Força são os temas predominantes em Química

De acordo com o levantamento do Sistema Poliedro, Ligações Químicas, Polaridade e Força são os principais tópicos cobrados na prova, abrangendo 13,8% das questões. Reações orgânicas vêm em segundo lugar, representando 11,3% das perguntas. A Eletroquímica, também um tema recorrente, envolve 10% do ENEM.

Veja a relação completa dos tópicos habituais de Química segundo a Coletânea ENEM, desenvolvida pelo Sistema de Ensino Poliedro:

Como estudar Química?

Para deixar Química mais interessante, é preciso perceber como está presente no nosso dia a dia, seja na composição de um produto de higiene, seja na de um medicamento. A quantidade de conceitos e fórmulas podem assustar, mas nada que um bom plano de estudos não resolva.

Antes de tudo, é preciso ter organização. Destaque os principais temas estudados e crie rascunhos para entender totalmente os conceitos. Comece do básico e vá até ao avançado para compreender a lógica por trás de cada tópico. Lembre-se de que só decorar as fórmulas não adianta; afinal, o aprendizado deve-se estender para a vida e o ENEM exige que o aluno demonstre domínio do enunciado. Criar cartões com destaques pode ser uma boa dica para fixar na memória todas as informações relevantes.

Busque sempre conversar com professores para esclarecer dúvidas e pegar dicas sobre como identificar assuntos e fórmulas. Não deixe nenhuma questão passar em branco. Ela pode cair no esquecimento e ser justamente o conteúdo cobrado na prova.

Por fim, observar na prática como cada conceito funciona é importante para ter maior domínio do assunto. Na internet existem vários sites interessantes que demonstram experimentos realizados e tarefas complementares. É um ótimo treino e faz com que o estudante saia de sua zona de conforto, aprofundando-se cada vez mais na matéria.

INSCREVA-SE PARA RECEBER DICAS E NOVIDADES DOS VESTIBULARES NO SEU EMAIL

  •  

VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:

> Veja aqui os vestibulares de medicina com inscrições abertas!
> Quer uma bolsa de estudo para fazer faculdade? O Quero Bolsa oferece opções em mais de 1.000 faculdades!
> Treine o vestibular resolvendo simulados online!
> Faça agora nosso Teste Vocacional Online. TOTALMENTE GRATUITO!

Tags: