Siga-nos!

ENEM – Conheça exercícios para turbinar a memória

Exercícios que estimulam o cérebro ajudam a “driblar” os esquecimentos de forma divertida e prazerosa

Publicado

em

Você sabia que o cérebro pode deixar de lado as funções que são menos utilizadas? Talvez seja por isso que você anda dizendo que a memória já não é mais a mesma… O que pouca gente sabe – ou lembra! – é que existem técnicas e métodos para turbinar essa habilidade.

Segundo Geomacel Carvalho, professor do SUPERA Ginástica para o Cérebro, a maior vilã do nosso universo é a tecnologia. A comodidade que ela oferece faz com que o cérebro seja cada vez menos utilizado, muda a forma como ativamos nossa capacidade de atenção e, consequentemente, a nossa memória.

Quer um exemplo? Tente-se lembrar de três números de telefone sem consultar a agenda do celular. Difícil, não é?

Para driblar este efeito negativo do uso constante da tecnologia, a solução é praticar exercícios que estimulem nossa capacidade cognitiva.

“Para desenvolver nossa capacidade de memória, precisamos, primeiramente, melhorar a nossa capacidade de prestar atenção”, conta o especialista.

Essa capacidade pode ser desenvolvida com a ginástica cerebral, uma prática que melhora – além da memória – concentração, raciocínio, criatividade e autoestima.

No Método SUPERA, um curso dedicado ao desenvolvimento do cérebro, são usadas ferramentas como o ábaco (instrumento milenar para cálculos), jogos de tabuleiro, jogos virtuais, dinâmicas em grupo, apostilas com exercícios exclusivos e as neuróbicas (uma espécie de “atividade aeróbica para os neurônios).

“O cérebro é como um músculo do corpo que precisa de exercícios para ficar mais forte, por meio de desafios com níveis de dificuldades cada vez maiores para que os resultados apareçam gradativamente”, explica Geomacel.

As neuróbicas, uma das ferramentas do curso de ginástica cerebral, podem ser praticadas em casa. Quer exemplos? Escovar os dentes com a mão não dominante, comer de olhos fechados, fazer um trajeto diferente para o trabalho e contar os degraus de uma escada são atividades que estimulam o cérebro e o tiram da zona de conforto.

Para equilibrar a falta de desafios da rotina padronizada que levamos, a ginástica cerebral é o caminho mais saudável e divertido.

Técnica de memorização

Para estudar e conquistar um bom desempenho no vestibular ou em concursos públicos, uma outra opção é adotar técnicas que ajudam na memorização dos conteúdos.

Por isso, Geomacel ensina a técnica do palácio da memória. Para começar, é preciso primeiramente definir qual será o seu Palácio (uma estrutura física). Aqui fica, então, uma dica importante: escolha um local que você conheça muito bem, por exemplo, a sua própria casa.

Imagine como palácio uma casa em que você tenha a seguinte ordem dos cômodos: 1) Garagem, 2) Sala de estar, 3) Lavabo, 4) Sala de jantar, 5) Cozinha, 6) Varanda, 7) Área de serviço, 8) Banheiro, 9) Dormitório.

Apresentado o palácio, vamos ao exercício, que será feito com o objetivo de memorizar 9 itens que devem ser comprados no supermercado. Para isso, vamos colocar cada item em um cômodo de forma incomum, isto porque nosso cérebro tem facilidade para guardar informações diferentes, não habituais.

Comece imaginando que, na Garagem, sob o carro, existe uma penca de bananas, como se fosse a capa protetora do veículo. Depois, entre na sala de estar, e visualize no lugar do sofá uma estrutura de caixas de sabão em pó onde você pode se sentar. Passe pelo lavabo e faça a imagem da pia jorrando leite pela torneira. Na sala de jantar, tem um frango sentado em uma das cadeiras. No meio da cozinha existe um pé de mamão plantado. Você passa pela varanda e vê que está chovendo feijões. Na área de serviço, a máquina de lavar está batendo uma massa de pão. Ao ligar o chuveiro do banheiro, a água sai preta como café. A cama do dormitório está vermelha, cheia de molho de tomate.

Uma vez criada a imagem absurda em cada um dos cômodos, aos passear pelo Palácio, os objetos vão sendo resgatados facilmente. Esta técnica cria relações espaciais com a informação a ser memorizada.

E se houver necessidade de guardar mais do que 9 itens, basta criar mais detalhes em cada cômodo. Imagine na garagem, por exemplo, além da capa do veículo feita de penca de bananas, o portão de entrada, que pode ter vários limões pendurados.

Para as crianças e os adolescentes que precisam estudar para uma prova de História, por exemplo, em que há necessidade de guardar a ordem cronológica dos fatos, em cada cômodo do Palácio deve ser colocada uma informação. Assim, ao passear pelo Palácio, as imagens vão sendo resgatadas já de modo ordenado.

Nosso cérebro tende a ser preguiçoso, por isso, precisa ser desafiado diariamente. No Método Supera, os alunos são estimulados a exercitar o cérebro não apenas enquanto fazem as atividades do curso, mas em todas as oportunidades do dia a dia. O Palácio da Memória e outras técnicas de memorização são ensinadas aos alunos com o intuito de aprimorar a memória, manter a saúde mental e melhorar a qualidade de vida de todos.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastra-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

Resultado do Prouni 2022 – 2º semestre

Publicado

em

por

Resultado do Prouni 2022 - 1ª chamada

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo semestre de 2022 terminaram na última sexta-feira, 05 de agosto. Nessa edição são ofertadas mais de 190 mil bolsas de estudo. O resultado do Prouni é divulgado em duas chamadas: a primeira sairá hoje, dia 9 de agosto, e a segunda, no dia 22 de agosto.

Resultado do Prouni 2022/2

A consulta pode ser feita no site: https://acessounico.mec.gov.br/prouni

Cronograma

Inscrições: 1º a 5 de agosto

Resultado da 1ª chamada: 9 de agosto

Comprovação das informações: 9 a 17 de agosto

Resultado da 2ª chamada: 22 de agosto

Comprovação das informações da 2ª chamada: 22 a 31 de agosto

Lista de espera: 5 a 6 de setembro

Resultado da lista de espera: 9 de setembro

Comprovação das informações: 10 a 16 de setembro

Assessoria de Comunicação Social do MEC informações da SESU.

Sobre o Prouni

Podem participar do processo seletivo candidatos brasileiros sem diploma de curso superior, que tenham realizado as edições de 2021 e/ou de 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo considerada a edição com a melhor média de notas. É necessário atingir, no mínimo, 450 pontos na média das notas e não ter zerado a redação. Outra exigência é a de não ter participado do Enem na condição de treineiro.

É necessário observar também os critérios de renda, que não foram alterados: para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio; e para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa da família.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastra-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Univali abre vagas para nove cursos de licenciatura com bolsas de 100%

Serão ofertadas 40 vagas para cada curso, sendo 30 bolsas de 100% e o repasse mensal de R$ 500,00 para o custeio de despesas

Publicado

em

por

Univali abre inscrições para o Opção Profissional por Área (OPA) 2021

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) iniciou o processo seletivo para nove cursos de licenciatura com bolsas de 100% para o 2º semestre de 2022. São 360 vagas para os cursos de Ciências da Religião, Educação Especial, Letras Inglês, Matemática, Pedagogia, Sociologia e Tecnologia Educacional nos campi Itajaí e Florianópolis.

Serão ofertadas 40 vagas para cada curso, sendo 30 bolsas de 100% e o repasse mensal de R$ 500,00 para o custeio de despesas relacionadas a materiais, transporte e alimentação via programa de bolsas, além de outras 10 bolsas de 100% para cada curso custeadas pela Univali.

Para concorrer a uma das vagas o candidato deve estar cadastrado no site no programa de bolsas no segundo semestre de 2022, ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública ou em instituição privada com comprovação de bolsa integral e residir no mínimo há 2 anos em Santa Catarina.

A inscrição deve ser realizada até o dia 18 de agosto. A relação dos alunos classificados será divulgada no dia 26 de agosto e as aulas começam no dia 1 de setembro. O edital com as informações sobre os cursos, documentos necessários para inscrição e os prazos de cada etapa do processo seletivo está disponível aqui.

Vagas:

CIÊNCIAS DA RELIGIÃO – 40 vagas Itajaí e 40 vagas Florianópolis

EDUCAÇÃO ESPECIAL – 40 vagas Florianópolis

LETRAS INGLÊS – 40 vagas Itajaí

MATEMÁTICA – 40 vagas Florianópolis

PEDAGOGIA – 40 vagas Florianópolis

SOCIOLOGIA – 40 vagas Itajaí

TECNOLOGIA EDUCACIONAL – 40 vagas Itajaí e 40 vagas Florianópolis

Mais informações: na Coordenadoria de Atenção ao Estudante – (47) 3341-7944.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastra-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Santa Casa de SP abre inscrições para o Vestibular 2023

Ao todo, são oferecidas 510 vagas para cinco cursos no Vestibular 2023 da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP)

Publicado

em

por

Santa Casa abre inscrições para o Vestibular de Vagas Remanescentes 2022

Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2023 da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Ao todo, são oferecidas 510 vagas para cinco cursos de graduação — Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos. O prazo final para as inscrições é 29 de setembro. A realização do Vestibular 2023 está sob responsabilidade da Fundação Vunesp.

Santa Casa Vestibular 2023

Medicina é o curso que a FCMSCSP oferece mais vagas: 180, sendo seguido pelos cursos de Tecnologia em Radiologia e de Tecnologia em Sistemas Biomédicos, com 100 vagas em cada; Enfermagem, com 80 vagas, e Fonoaudiologia, com 50 vagas. Do total de 510 vagas oferecidas no Vestibular 2023, 155 são direcionadas a alunos de baixa renda disponibilizando bolsas de até 100% do valor da mensalidade, de acordo com o perfil socioeconômico dos candidatos aprovados.

Veja aqui outros vestibulares de medicina com inscrições abertas!

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastra-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo