Siga-nos!

Destaque

Engenharia de Sistemas Ciber Físicos: curso da PUC-SP é pioneiro e inova área de automação

Publicado

em

Criar, projetar, implementar e operar sistemas como veículos autônomos, drones, redes elétricas inteligentes e robôs da indústria 4.0, que enfocam a interligação entre os mundos físico e virtual. Interessados em atuar profissionalmente nestas áreas, ligadas à evolução de sistemas como smartphone, tablet, urna eletrônica e robôs industriais podem se interessar pela graduação em Engenharia de Sistemas Ciber Físicos da PUC-SP. Pioneiro no Brasil, o curso é oferecido no campus Marquês de Paranaguá (região Central) e está com inscrições abertas (clique aqui para saber mais sobre o Vestibular de Inverno 2025).

Com sólida formação teórica, a graduação também oferece ampla experiência prática em laboratórios modernos e equipados. O curso adota a metodologia de ensino-aprendizagem Conceive Design Implement and Operate (CDIO – Conceber, Projetar, Implementar e Operar), desenvolvida pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Funda-se, ainda, na Aprendizagem Baseada em Projetos (Project Based Learning – PBL), que permite ao estudante testar a validade de seus projetos, corrigir erros e preparar-se para a implantação e operação de sistemas complexos.

“O curso da PUC-SP foi desenvolvido para abordar as novas tecnologias em desenvolvimento na área. Enquanto os cursos tradicionais de controle e automação são mais voltados para o ambiente industrial, para a automação de processos, o da PUC-SP abrange novos tópicos. Abordamos, por exemplo, como agregar inteligência artificial no processo produtivo e na análise e manutenção de equipamentos, de que forma lidar com tecnologias atuais como a internet das coisas”, afirma o prof. Renan Trovisoli Doria, coordenador da graduação de Engenharia de Sistemas Ciber Físicos.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

As disciplinas incluem ciência de dados, IA, segurança cibernética, sustentabilidade, gestão e eficiência energética além, é claro, das tradicionais controle, eletrônica, sistemas digitais e comunicação. “É um curso avançado, sem perder a base de funcionamento, mas agregando diferenciais”, afirma o prof. Renan. “Nossos alunos saem preparados para atuar tanto nas áreas mais tradicionais quando nas absolutamente atuais e inovadoras”, afirma o prof. Renan.

Entre as opções de campo de atuação dos profissionais formados em Engenharia de Sistemas Ciber Físicos estão inteligência artificial e machine learning (aprendizado de máquina); energia e automação; integração de sistemas nas áreas: indústria 4.0, aeronáutica, naval, telecomunicações, Internet e serviços; sistema financeiro; gerente de projetos; empresas de alta tecnologia; gestão e administração de empresas; e startups.

Muito além da sala de aula

Ao longo do curso, os estudantes são incentivados a fazer atividades extra sala de aula. A PUC-SP incentiva a realização de iniciação científica (IC), competições de tecnologia, monitoria e estágios. “Temos uma carga horária prática bastante elevada, focando no desenvolvimento de projetos. Os estudantes integram vários projetos ao longo da graduação e nossa infraestrutura possibilita que tudo seja realizado com qualidade. Temos diversos laboratórios de informática atualizados, laboratórios de engenharia com todos os equipamentos necessários e o laboratório maker com cortadora laser e impressoras 3D”, afirma o prof. Renan. Estes espaços ficam abertos durante todo o dia e podem ser usados pelos alunos para seus projetos.

Já na área de pesquisa, o coordenador destaca a IC como uma excelente oportunidade para o estudante se aprofundar em tema de maior interesse, sempre sob a orientação de um docente. “Também incentivamos a participação em competições estudantis como a guerra de robôs. Já a Semana de Tecnologia, que acontece no nosso campus, é uma chance de ter contato com o mercado de trabalho. Participam profissionais de diversas empresas, com palestras e oficinas, dando aos estudantes possibilidade de realizar contatos profissionais e uma visão geral da área, até com ideias para continuidade dos estudos em especialização ou pós-graduação, após o término da faculdade”, ressalta o coordenador.

Outro diferencial importante e que está alinhado à história de formação crítica, humanística e de inserção social da PUC-SP são as atividades de extensão realizadas durante o curso. “Nelas, direcionamos os projetos para objetivos sociais, buscando aproximar da sociedade a produção do conhecimento científico”, destaca o prof. Renan.

Experiência de quem faz o curso

Kimberlly Pedroso e Gabriel Marin são estudantes do nono semestre de Engenharia de Sistemas Ciber Físicos da PUC-SP. Ambos realizaram pesquisas premiadas de Iniciação Científica e aprovam o curso por unir formação teórica e prática, com infraestrutura de qualidade e ambiente que favorece a convivência universitária e o contato acadêmico e profissional.

“Sempre enxerguei a PUC-SP como uma universidade renomada e moderna, com uma história social admirável. O ensino é prático e voltado para o desenvolvimento de projetos. Quando aprofundei minha pesquisa sobre a instituição, percebi que os valores da Universidade eram muito parecidos com os meus. A sinergia existia antes mesmo de eu ingressar na PUC-SP e só cresceu com o tempo. Hoje tenho clareza da importância que a PUC-SP teve (e tem) no meu desenvolvimento pessoal, social e profissional”, afirma Kimberlly. “Queria um curso disruptivo, ousado, que acompanhasse a complexidade do que eu imaginava para meu futuro. Quando a PUC-SP lançou o curso de Engenharia de Sistemas Ciber Físicos eu não tive dúvidas”, conta a estudante, que pensa em seguir a carreira acadêmica. “Nos últimos anos, me senti magneticamente atraída pelo universo das pesquisas e pelo ambiente acadêmico. Pretendo seguir com mestrado, doutorado e pós-doutorado. Quero continuar pesquisando e, quem sabe, dar aulas na PUC-SP um dia”, afirma Kimberlly.

Seu colega de curso, Gabriel, ressalta as oportunidades de fazer monitoria docente e de atuar profissionalmente na área, enquanto ainda é aluno. “Atualmente, trabalho no Laboratório de Física Aplicada da própria Universidade e isso tem uma excelente relação com a área que escolhi”, revela o estudante, que também fundou uma equipe de robótica com ênfase em competições da robocore e campus party.

Questionados se recomendam a PUC-SP, ambos são categóricos em afirmar que sim.

“Se você quer um curso que abra um campo maravilhoso sobre área de atuação em alta e um preparo extra para o futuro, venha. Para quem gosta de construir, inventar, criar, desenvolver produtos é sensacional. Para as pessoas que desejam entrar na parte financeira, banco de dados e IA também é um excelente curso. Não ficamos só em computação, é um curso de engenharia, então também se faz muita coisa fisicamente”, afirma Gabriel.

“É difícil encontrar um curso com o qual a gente se identifique 100%, mas Ciber é diferenciado tem um pouco de tudo. É uma escolha que certamente vai satisfazer suas curiosidades intelectuais e ainda desenvolver habilidades que você nem imaginava ter. Só vem!”, convida Kimberlly.

Vestibular PUC-SP Inverno 2025

Inscrições abertas para os cursos de Administração, Ciências Econômicas, Design, Direito, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil, Engenharia de Sistemas Ciber Físicos, Jornalismo e Relações Internacionais. Clique aqui e saiba mais.

– Inscrições: Modalidade I – Prova Presencial: 5/5 a 20/6 e Modalidade II – ENEM: 5/5 a 2/7

– Prova Presencial: 29/6 (domingo), das 9h às 13h

– Divulgação do Gabarito da Prova: 30/6, a partir das 10h

– Resultados: 10/7, a partir das 18h

– Contato:

Segunda a sexta, das 9h às 18h

WhatsApp: 11 3670-8080 e vestibular@fundasp.org.br

Destaque

ENIAC recebe inscrições para o processo seletivo de transferência para o curso de Medicina

O processo é voltado a alunos que desejam dar continuidade à sua formação médica em uma instituição com infraestrutura de ponta e ensino inovador.

Publicado

em

por

O Centro Universitário de Excelência ENIAC recebe inscrições para o processo seletivo de transferência externa para o curso de Medicina, com ingresso previsto para o segundo semestre de 2025. Estudantes matriculados em cursos de Medicina de outras Instituições de Ensino Superior (IES), reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), podem participar.

O edital contempla o ingresso nos 2º e 3º semestres do curso. O processo é voltado a alunos que desejam dar continuidade à sua formação médica em uma instituição com infraestrutura de ponta e ensino inovador.

Formas de ingresso

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A seleção se dá por análise curricular, com base nos seguintes critérios:

  • Compatibilidade de conteúdo programático e carga horária das disciplinas já cursadas;
  • Desempenho acadêmico do candidato.

Caso haja disciplinas reprovadas, o estudante poderá ser enquadrado em regime de dependência (DP). Se houver reprovação em mais de duas disciplinas equivalentes, o ingresso será obrigatoriamente no primeiro semestre do curso.

Inscrições

Os interessados devem:

  1. Realizar cadastro na página oficial do curso de Medicina do ENIAC;
  2. Anexar a documentação exigida:
    • Histórico escolar atualizado;
    • Programas das disciplinas cursadas;
  3. Efetuar o pagamento da taxa de análise curricular no valor de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais).

Após a confirmação do pagamento e o envio completo da documentação, o resultado da análise será divulgado ao candidato em até 72 horas.

Prazos e vigência

O edital entrou em vigor em 24 de março de 2025 e as inscrições permanecem abertas enquanto houver vagas disponíveis para o segundo semestre letivo.

Para mais informações e inscrições, acesse: https://eniac.edu.br/medicina

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

UFG volta a realizar vestibular próprio

A Universidade Federal de Goiás (UFG) passará a ofertar 50% das vagas por vestibular próprio, na maioria de seus cursos de graduação.

Publicado

em

por

Vestibular UFG 2026

A Universidade Federal de Goiás (UFG) passará a ofertar 50% das vagas por vestibular próprio, na maioria de seus cursos de graduação, para ingresso em 2026.

As inscrições para o Vestibular UFG 2026 serão aceitas no período de 4/8 a 5/9, com a realização da prova no dia 19 de outubro.

Clique aqui para conferir o edital do vestibular.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

As demais vagas dos cursos participantes seguirão sendo ofertadas pelo Sistema de Seleção Unificado (SiSU), por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

UFRGS recebe pedidos de isenção da taxa do Vestibular 2026

A UFRGS oferece concessão de benefício de isenção do valor da taxa de inscrição no Vestibular 2026 da UFRGS que custa R$ 180,00.

Publicado

em

por

pedidos de isenção da taxa do Vestibular UFRGS 2023

A UFRGS oferece concessão de benefício de isenção do valor da taxa de inscrição no Vestibular 2026 da UFRGS que custa R$ 180,00.

A solicitação é realizada em duas etapas: a primeira é feita exclusivamente no site vestibular.ufrgs.br, mediante o preenchimento do Formulário Eletrônico de Solicitação de Isenção, das 00h01min do dia 15 de julho até as 23h59min de 5 de agosto de 2025. Após essa primeira etapa, o solicitante deve acessar o Portal do Candidato (http://portalcandidato.ufrgs.br) para preencher as informações requeridas e enviar a documentação comprobatória exigida no edital. A data limite para envio dos documentos é 6 de agosto de 2025, até as 23h59min.

Para obter a gratuidade na inscrição, é preciso comprovar os requisitos exigidos pela Lei nº 12.799/2013, que são: ter cursado ou estar cursando e concluir no ano letivo de 2025 a totalidade do ensino médio em escola da rede pública ou com bolsa integral em escola da rede privada; e comprovar renda familiar per capita (por pessoa) igual ou inferior a um salário mínimo e meio nacional vigente, equivalente a R$ 2.277,00. O edital detalha quais são os documentos necessários para comprovação da renda familiar.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

No site do Concurso Vestibular 2026, em vestibular.ufrgs.br, está disponível um tutorial para auxílio nos procedimentos de solicitação e envio da documentação. É importante que o candidato leia atentamente o edital. Dúvidas podem ser encaminhadas pelo e-mail: coperse@coperse.ufrgs.br .

O solicitante pertencente à família de baixa renda que está regularmente inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – o CadÚnico – deve fornecer o Comprovante de Inscrição no CadÚnico atualizado para ser dispensado de enviar a documentação exigida para comprovar a renda familiar.

O resultado do processo de isenção será divulgado no dia 12 de agosto a partir das 14h, no site vestibular.ufrgs.br. Aqueles que tiverem a solicitação indeferida podem apresentar recurso, via Portal do Candidato, em http://portalcandidato.ufrgs.br, a partir da 00h01min do dia 13 de agosto até as 23h59min de 15 de agosto de 2025. No dia 22 de agosto, será divulgado o resultado final, após análise dos recursos. O solicitante que obtiver a isenção não estará automaticamente inscrito, devendo realizar a inscrição regular no período que será indicado no Edital do Vestibular 2026.

As provas do Vestibular 2026 serão aplicadas nos dias 29 e 30 de novembro de 2025. A lista das Leituras Obrigatórias da Prova de Literatura em Língua Portuguesa foi divulgada em maio passado e está disponível em vestibular.ufrgs.br, onde também podem ser conferidas todas as atualizações sobre o Vestibular 2026 da UFRGS.

RECOMENDAMOS

Continue lendo