Siga-nos!

Destaque

Engenharia de Sistemas Ciber Físicos: curso da PUC-SP é pioneiro e inova área de automação

Publicado

em

Criar, projetar, implementar e operar sistemas como veículos autônomos, drones, redes elétricas inteligentes e robôs da indústria 4.0, que enfocam a interligação entre os mundos físico e virtual. Interessados em atuar profissionalmente nestas áreas, ligadas à evolução de sistemas como smartphone, tablet, urna eletrônica e robôs industriais podem se interessar pela graduação em Engenharia de Sistemas Ciber Físicos da PUC-SP. Pioneiro no Brasil, o curso é oferecido no campus Marquês de Paranaguá (região Central) e está com inscrições abertas (clique aqui para saber mais sobre o Vestibular de Inverno 2025).

Com sólida formação teórica, a graduação também oferece ampla experiência prática em laboratórios modernos e equipados. O curso adota a metodologia de ensino-aprendizagem Conceive Design Implement and Operate (CDIO – Conceber, Projetar, Implementar e Operar), desenvolvida pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Funda-se, ainda, na Aprendizagem Baseada em Projetos (Project Based Learning – PBL), que permite ao estudante testar a validade de seus projetos, corrigir erros e preparar-se para a implantação e operação de sistemas complexos.

“O curso da PUC-SP foi desenvolvido para abordar as novas tecnologias em desenvolvimento na área. Enquanto os cursos tradicionais de controle e automação são mais voltados para o ambiente industrial, para a automação de processos, o da PUC-SP abrange novos tópicos. Abordamos, por exemplo, como agregar inteligência artificial no processo produtivo e na análise e manutenção de equipamentos, de que forma lidar com tecnologias atuais como a internet das coisas”, afirma o prof. Renan Trovisoli Doria, coordenador da graduação de Engenharia de Sistemas Ciber Físicos.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

As disciplinas incluem ciência de dados, IA, segurança cibernética, sustentabilidade, gestão e eficiência energética além, é claro, das tradicionais controle, eletrônica, sistemas digitais e comunicação. “É um curso avançado, sem perder a base de funcionamento, mas agregando diferenciais”, afirma o prof. Renan. “Nossos alunos saem preparados para atuar tanto nas áreas mais tradicionais quando nas absolutamente atuais e inovadoras”, afirma o prof. Renan.

Entre as opções de campo de atuação dos profissionais formados em Engenharia de Sistemas Ciber Físicos estão inteligência artificial e machine learning (aprendizado de máquina); energia e automação; integração de sistemas nas áreas: indústria 4.0, aeronáutica, naval, telecomunicações, Internet e serviços; sistema financeiro; gerente de projetos; empresas de alta tecnologia; gestão e administração de empresas; e startups.

Muito além da sala de aula

Ao longo do curso, os estudantes são incentivados a fazer atividades extra sala de aula. A PUC-SP incentiva a realização de iniciação científica (IC), competições de tecnologia, monitoria e estágios. “Temos uma carga horária prática bastante elevada, focando no desenvolvimento de projetos. Os estudantes integram vários projetos ao longo da graduação e nossa infraestrutura possibilita que tudo seja realizado com qualidade. Temos diversos laboratórios de informática atualizados, laboratórios de engenharia com todos os equipamentos necessários e o laboratório maker com cortadora laser e impressoras 3D”, afirma o prof. Renan. Estes espaços ficam abertos durante todo o dia e podem ser usados pelos alunos para seus projetos.

Já na área de pesquisa, o coordenador destaca a IC como uma excelente oportunidade para o estudante se aprofundar em tema de maior interesse, sempre sob a orientação de um docente. “Também incentivamos a participação em competições estudantis como a guerra de robôs. Já a Semana de Tecnologia, que acontece no nosso campus, é uma chance de ter contato com o mercado de trabalho. Participam profissionais de diversas empresas, com palestras e oficinas, dando aos estudantes possibilidade de realizar contatos profissionais e uma visão geral da área, até com ideias para continuidade dos estudos em especialização ou pós-graduação, após o término da faculdade”, ressalta o coordenador.

Outro diferencial importante e que está alinhado à história de formação crítica, humanística e de inserção social da PUC-SP são as atividades de extensão realizadas durante o curso. “Nelas, direcionamos os projetos para objetivos sociais, buscando aproximar da sociedade a produção do conhecimento científico”, destaca o prof. Renan.

Experiência de quem faz o curso

Kimberlly Pedroso e Gabriel Marin são estudantes do nono semestre de Engenharia de Sistemas Ciber Físicos da PUC-SP. Ambos realizaram pesquisas premiadas de Iniciação Científica e aprovam o curso por unir formação teórica e prática, com infraestrutura de qualidade e ambiente que favorece a convivência universitária e o contato acadêmico e profissional.

“Sempre enxerguei a PUC-SP como uma universidade renomada e moderna, com uma história social admirável. O ensino é prático e voltado para o desenvolvimento de projetos. Quando aprofundei minha pesquisa sobre a instituição, percebi que os valores da Universidade eram muito parecidos com os meus. A sinergia existia antes mesmo de eu ingressar na PUC-SP e só cresceu com o tempo. Hoje tenho clareza da importância que a PUC-SP teve (e tem) no meu desenvolvimento pessoal, social e profissional”, afirma Kimberlly. “Queria um curso disruptivo, ousado, que acompanhasse a complexidade do que eu imaginava para meu futuro. Quando a PUC-SP lançou o curso de Engenharia de Sistemas Ciber Físicos eu não tive dúvidas”, conta a estudante, que pensa em seguir a carreira acadêmica. “Nos últimos anos, me senti magneticamente atraída pelo universo das pesquisas e pelo ambiente acadêmico. Pretendo seguir com mestrado, doutorado e pós-doutorado. Quero continuar pesquisando e, quem sabe, dar aulas na PUC-SP um dia”, afirma Kimberlly.

Seu colega de curso, Gabriel, ressalta as oportunidades de fazer monitoria docente e de atuar profissionalmente na área, enquanto ainda é aluno. “Atualmente, trabalho no Laboratório de Física Aplicada da própria Universidade e isso tem uma excelente relação com a área que escolhi”, revela o estudante, que também fundou uma equipe de robótica com ênfase em competições da robocore e campus party.

Questionados se recomendam a PUC-SP, ambos são categóricos em afirmar que sim.

“Se você quer um curso que abra um campo maravilhoso sobre área de atuação em alta e um preparo extra para o futuro, venha. Para quem gosta de construir, inventar, criar, desenvolver produtos é sensacional. Para as pessoas que desejam entrar na parte financeira, banco de dados e IA também é um excelente curso. Não ficamos só em computação, é um curso de engenharia, então também se faz muita coisa fisicamente”, afirma Gabriel.

“É difícil encontrar um curso com o qual a gente se identifique 100%, mas Ciber é diferenciado tem um pouco de tudo. É uma escolha que certamente vai satisfazer suas curiosidades intelectuais e ainda desenvolver habilidades que você nem imaginava ter. Só vem!”, convida Kimberlly.

Vestibular PUC-SP Inverno 2025

Inscrições abertas para os cursos de Administração, Ciências Econômicas, Design, Direito, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil, Engenharia de Sistemas Ciber Físicos, Jornalismo e Relações Internacionais. Clique aqui e saiba mais.

– Inscrições: Modalidade I – Prova Presencial: 5/5 a 20/6 e Modalidade II – ENEM: 5/5 a 2/7

– Prova Presencial: 29/6 (domingo), das 9h às 13h

– Divulgação do Gabarito da Prova: 30/6, a partir das 10h

– Resultados: 10/7, a partir das 18h

– Contato:

Segunda a sexta, das 9h às 18h

WhatsApp: 11 3670-8080 e vestibular@fundasp.org.br

Destaque

ENIAC abre processo seletivo de transferência para o curso de Medicina

Se você deseja transferir seu curso para o ENIAC, inscreva-se agora para realizar a transferência e aproveitar todos os benefícios oferecidos pela instituição

Publicado

em

por

O Centro Universitário de Excelência ENIAC anuncia a abertura do processo seletivo de transferência externa para o curso de Medicina, com ingresso previsto para o segundo semestre de 2025. Estudantes matriculados em cursos de Medicina de outras Instituições de Ensino Superior (IES), reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), podem participar.

O edital contempla o ingresso nos 2º e 3º semestres do curso. O processo é voltado a alunos que desejam dar continuidade à sua formação médica em uma instituição com infraestrutura de ponta e ensino inovador.

Formas de ingresso

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A seleção se dá por análise curricular, com base nos seguintes critérios:

  • Compatibilidade de conteúdo programático e carga horária das disciplinas já cursadas;
  • Desempenho acadêmico do candidato.

Caso haja disciplinas reprovadas, o estudante poderá ser enquadrado em regime de dependência (DP). Se houver reprovação em mais de duas disciplinas equivalentes, o ingresso será obrigatoriamente no primeiro semestre do curso.

Inscrições

Os interessados devem:

  1. Realizar cadastro na página oficial do curso de Medicina do ENIAC;
  2. Anexar a documentação exigida:
    • Histórico escolar atualizado;
    • Programas das disciplinas cursadas;
  3. Efetuar o pagamento da taxa de análise curricular no valor de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais).

Após a confirmação do pagamento e o envio completo da documentação, o resultado da análise será divulgado ao candidato em até 72 horas.

Prazos e vigência

O edital entrou em vigor em 24 de março de 2025 e as inscrições permanecem abertas enquanto houver vagas disponíveis para o segundo semestre letivo.

Para mais informações e inscrições, acesse: https://eniac.edu.br/medicina

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Faculdade de Direito da PUC-SP também prepara para trabalho na área do meio ambiente

Tradicional curso está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2025 e oferece Direito Ambiental na graduação, área que está em alta no país

Publicado

em

por

Direito PUC-SP

Os desafios em relação ao meio ambiente são cada maiores e mais complexos e a área do Direito não pode se furtar a formar bons profissionais para atuarem em questões ligadas a este tema.

A tradicional Faculdade de Direito da PUC-SP, marcada por sua inserção em uma Universidade sempre preocupada e atuante na busca de uma sociedade melhor e mais justa, leva a preocupação com a questão ambiental para a sala de aula desde a graduação. Atualmente, o curso de Direito está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2025 (clique aqui para saber mais).

Especialista em Direito Ambiental e docente da PUC-SP, a professora Érika Bechara afirma que hoje está bastante evidente que manter o meio ambiente equilibrado é uma necessidade para garantirmos a vida, a qualidade, a saúde e o bem-estar físico e mental da coletividade e até mesmo as atividades econômicas.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

“O papel do Direito é criar e aplicar leis que possam proteger este bem tão importante de agressões como, por exemplo, desmatamento, poluição, uso de agrotóxicos, descarte inadequado de resíduos sólidos, emissão de gases de efeito estufa (responsáveis pelas mudanças climáticas), dentre outras formas de degradação”, afirma a docente.

Alta demanda por especialistas

Segundo Érika, o Brasil tem inúmeras e rigorosas normas voltadas à preservação ambiental, a começar pela Constituição Federal. “Por isso, há uma demanda significativa por profissionais que conheçam, compreendam e saibam lidar com esse aparato de normas. Para suprir essa demanda, as instituições de ensino estão cada vez mais atentas à formação de profissionais engajados com a causa ambiental”, ressalta.

Graduando em Direito e fundador do Grupo de Estudos de Direito Ambiental da PUC-SP (GEDA), Fabrizio Ridolfo Prado se diz um apaixonado pelo Brasil e revela por que escolheu esta área para atuar profissionalmente. “Fazer a diferença na vida das pessoas foi o que me motivou a trabalhar nessa área, utilizando as ferramentas e a compreensão que o Direito nos traz para poder conhecer o nosso território, a cultura da nossa gente e ajudar na preservação da natureza”, afirma.

Para ele, a matéria ainda possibilita aprender e aplicar outras áreas importantes do Direito. “Como administrativo, cível e penal, algo que torna o dia a dia dinâmico e de constante aprendizado”, destaca o estudante.

A professora Érika afirma que o mercado jurídico para o profissional da área ambiental vem crescendo muito nas últimas décadas e que as oportunidades de trabalho são diversas, tanto na advocacia privada, com escritórios, empresas e entidades ambientalistas, como nas carreiras jurídicas, onde há concursos para órgãos ambientais, como o Ibama e secretarias estaduais e municipais de meio ambiente.

“No Ministério Público e na Magistratura, conhecimentos em Direito Ambiental são cada vez mais necessários, para investigações, ajuizamento e julgamento de ações ambientais”, enfatiza.

Na área acadêmica, o espaço existente para este profissional também tem crescido, demandando professores especializados. “Faculdades de Direito estão incluindo o Direito Ambiental em sua grade curricular e centenas de instituições oferecem cursos de extensão, especialização, MBA na área ambiental”, afirma Érika.

Sólida base teórica e visão crítica

A qualidade da formação calcada em sólida base teórica e visão crítica da realidade tem ajudado os alunos da PUC-SP a encontrar espaço para atuar no mercado de trabalho. O Direito Ambiental tem por objetivo preservar o meio ambiente natural, cultural e artificial e combater a poluição em todas as formas, mas sem impedir o desenvolvimento econômico e social do país.

“Deve-se buscar a convivência harmônica entre atividades de impacto ambiental e o meio ambiente, para que a sociedade possa usufruir dos benefícios do crescimento sem perder qualidade de vida”, conclui a professora Érika.

A quem pretende estudar Direito na PUC-SP, o formando Fabrizio recomenda: “Faça e seja feliz! A PUC-SP é a melhor escolha. A experiência universitária não se trata apenas daquilo que é construído dentro da sala de aula, ainda que seja de extrema importância e qualidade, mas sim de uma completa vivência universitária. Aqui você terá a oportunidade de fazer grandes amizades, presenciar no cotidiano o convívio com outros cursos, participar de uma série de grandes eventos extracurriculares e grandes festas”, ressalta.

Vestibular PUC-SP Inverno 2025

Inscrições abertas para os cursos de Administração, Ciências Econômicas, Design, Direito, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil, Engenharia de Sistemas Ciber Físicos, Jornalismo e Relações Internacionais. Clique aqui e saiba mais.

– Inscrições: Modalidade I – Prova Presencial: até 20/6 e Modalidade II – ENEM: até 2/7
– Prova Presencial: 29/6 (domingo), das 9h às 13h
– Divulgação do Gabarito da Prova: 30/6, a partir das 10h
– Resultados: 10/7, a partir das 18h

– Contato:
Segunda a sexta, das 9h às 18h
WhatsApp:  11 3670-8080 e vestibular@fundasp.org.br

Mais informações:
Assessoria de Comunicação da PUC-SP
www.pucsp.br
Telefone: (11) 3670-8196
E-mail: imprensa@pucsp.br

Continue lendo

Destaque

Vestibular Unesp Meio de Ano divulga o resultado da primeira fase

Prova comum da segunda fase será aplicada em 21 e 22 de junho

Publicado

em

por

Lista de Aprovados - Vestibular Unesp 2023

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) publicou o resultado da primeira fase do Vestibular Meio de Ano 2025, com 144 vagas nas engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica de Ilha Solteira. A consulta do desempenho na prova do dia 8 de junho e a eventual consulta de local de prova da segunda fase estão disponíveis no site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), responsável pelo exame. Também está disponível, na mesma página e no site da Unesp (vestibular.unesp.br), a tabela com o número mínimo de acertos por curso dos convocados para a próxima etapa.

A prova comum da segunda fase, composta por 36 questões discursivas e uma redação em gênero dissertativo, será aplicada em 21 e 22 de junho (sábado e domingo), em São Paulo, Bauru, Ilha Solteira, São José do Rio Preto e São José dos Campos.

O calendário do Vestibular Unesp Meio de Ano 2025 prevê publicação do resultado final em 11 de julho, além de oito chamadas para matrículas, e está disponível para consulta no Manual do Candidato, acessível nos sites da Unesp (vestibular.unesp.br) e da Vunesp.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% das vagas desse sistema são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. Este sistema tem garantido maioria de ingressantes vindos de escolas públicas desde o Vestibular Unesp 2017.

A Unesp realiza ainda a seleção de ingresso pelas notas do Enem 2023 e 2024, com  16 vagas nas engenharias de Ilha Solteira e calendário de resultado e matrículas similar ao do Vestibular Unesp Meio de Ano 2025.

RECOMENDAMOS

Continue lendo