Notícias dos Vestibulares e Enem
Entenda como funcionam as cotas no Vestibular UFGD
Uma das maiores dúvidas entre os candidatos é com relação ao sistema de reserva de vagas, também conhecido como cotas sociais.

A UFGD está com inscrições abertas até o dia 14 de outubro para o Vestibular 2020. Uma das maiores dúvidas entre os candidatos é com relação ao sistema de reserva de vagas, também conhecido como cotas sociais.
Cotas no Vestibular UFGD
Nesta edição, são ofertadas 982 vagas, distribuídas em 33 cursos de graduação, e metade delas são reservadas para estudantes de escola pública, em cumprimento à Lei 12.711/12. Entenda como elas são distribuídas.
A Lei 12.711/12 orienta que 50% das vagas sejam reservadas para candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas. Desses 50%, metade das vagas é destinada a candidatos oriundos de famílias com renda per capita igual ou inferior a um 1,5 salário-mínimo, e a outra metade para quem tem renda acima de 1,5 salário-mínimo per capita. Todos os cursos têm 01 vaga destinada a indígenas por ampla concorrência, nessa modalidade eles não precisam ter estudado em escola pública.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
As vagas reservadas destinadas aos candidatos autodeclarados negros (pretos/pardos) e indígenas (PPI) serão preenchidas em proporção no mínimo igual à soma dessas populações em Mato Grosso do Sul, que é de 51,95%; e para pessoas com deficiência (PCD), em 21,48%, ambas apuradas segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Caso não haja candidatos aprovados com o perfil de cada grupo de reservas, as vagas remanescentes serão ocupadas por quaisquer candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Entenda como funcionam as cotas no Vestibular UFGD – Campus UFGD
O candidato que não optar, no ato da inscrição, por participar do sistema de reserva, mesmo que atenda a todas as exigências para participar dessa forma, concorrerá apenas pelo sistema universal.
Para entender as especificidades da distribuição de vagas, confira o Quadro1 do edital de abertura, disponível no link: https://cs.ufgd.edu.br/download/Edital_de_Abertura_CCS_08_2019_PSV_2020_ok.pdf.
É importante salientar que antes de realizar a matrícula, os candidatos PPI terão a autodeclaração confirmada pela Comissão Geral de Heteroidentificação da UFGD. Já os candidatos indígenas passarão por análise de documentos (Rani, ou declaração da liderança indígena ou FUNAI, atestando o seu pertencimento ao povo e/ou comunidade indígena). E os candidatos com deficiência terão verificada a documentação comprobatória de sua condição (Laudo Médico e/ou Laudo Psicológico), cujas especificações encontram em: https://cs.ufgd.edu.br/download/EDITAL_PROGRAD_N.52_PSV2020.pdf.
Documentos necessários
Todos os candidatos que optarem pela vagas reservadas com renda inferior ou igual a 1,5 salário-mínimo per capita deverão, obrigatoriamente, apresentar os seguintes documentos e formulários:
– Documentos para comprobação da condição de renda;
– Autodeclaração;
– Declaração de Contas Bancárias;
– Declaração de imóveis e veículos;
– Declaração de independência financeira;
– Declaração de isenção de imposto de renda;
– Declaração de que não possui Carteira de Trabalho e Previdência Social.
Os documentos e formulários encontram-se como anexos do edital file:///C:/Users/thaysafreitas/Desktop/EDITAL_PROGRAD_N.52_PSV2020.pdf, e também na página do Centro de Seleção: https://cs.ufgd.edu.br/vestibular/2020.
Comissão de Heteroidentificação
As cotas étnico-raciais, previstas na mesma Lei, têm como finalidade o acesso da população negra às instituições federais de ensino superior, sendo uma medida dentro das ações afirmativas para a promoção de igualdade material entre as populações, assegurada pela Constituição.
Desde janeiro de 2019, a Comissão passou a atuar durante à matrícula dos candidatos, a fim de evitar fraudes na ocupação das vagas por parte de quem não se enquadra nas características físicas das raças abrangidas pelo sistema. Trata-se de uma medida para garantir direitos, e não para coibi-los.
As formas e critérios da verificação consideram o conjunto de características fenotípicas de pessoa negra (preta/parda) que é aquilo que se vê. Não é levado em consideração as características genotípicas, que são a composição genética. Muitos brasileiros brancos, loiros e de olhos claros podem ter ascendência africana, mas isso não é exteriorizado nele por meio da cor da pele, cabelo, formato de nariz, formato de boca. E são justamente essas características que, historicamente, são utilizadas para discriminação do povo negro no Brasil.
O candidato autodeclarado preto ou pardo será fotografado e/ou filmado. Caso se negue, não será enquadrado na condição de pessoa negra. Aqueles que tiverem a autodeclaração indeferida será reclassificado para ampla concorrência.
A Comissão de Heteroidentificação da UFGD possui 36 pessoas habilitadas, dentre elas servidores, acadêmicos e membros de coletivos e associações da comunidade externa para atuarem no processo, com diferentes características (brancos, pretos, mulheres, homens), e cada grupo é formado por cinco pessoas.
Vestibular UFGD 2020
Este ano, as provas serão realizadas em Dourados e Campo Grande, no dia 24 de novembro. As inscrições podem ser realizadas até o dia 14 de outubro, pela internet: https://cs.ufgd.edu.br/vestibular/2020.
Estudantes de escola pública são isentos da taxa do Vestibular, mas precisam fazer solicitação até o dia 13 de setembro. Saiba mais em: https://www.ufgd.edu.br/noticias/estudantes-de-escola-publica-sao-isentos-da-taxa-do-vestibular-mas-precisam-fazer-solicitacao.
Mais informações deverão ser obtidas na Coordenadoria do Centro de Seleção, Sala 405, Unidade 1 da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1.761 – Vila Progresso, Dourados/MS), em dias úteis, de 7h às 19h, ou pelos telefones (67) 3410-2840 ou (67) 3410-2846 ou, ainda, pelo e-mail cs.vestibular@ufgd.edu.br.
Fonte: Jornalismo ACS/UFGD
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Inscrições para o Vestibular de Medicina da UNIFENAS estão abertas
O Vestibular de Medicina da Unifenas oferece 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2025 (80 em Alfenas e 130 em Belo Horizonte).

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifenas, que oferece 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2025 (80 em Alfenas e 130 em Belo Horizonte).
Os interessados encontram 4 formas de ingresso:
1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2024) – sem prova – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
2- Prova Tradicional – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2024) – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2024) – vagas em Alfenas e Belo Horizonte (maior possibilidade de ingresso!)
VESTIBULAR DE MEDICINA UNIFENAS
As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de maio, por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.
PROVAS
As provas estão marcadas para o dia 17 de maio de 2025 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Campinas/SP, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha. O local escolhido para a realização das provas do vestibular independe da cidade em que o curso será ministrado.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Mackenzie abre inscrições para o Vestibular 2025/2
São oferecidas vagas em cursos nos campi Higienópolis, Alphaville e Campinas.

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está com as inscrições abertas para o Vestibular 2025/2º semestre, oferecendo vagas nos cursos nos campi Higienópolis, Alphaville e Campinas.
Os candidatos pode optar por realizar a prova ou ingressar com uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2022, 2023 ou 2024.
As inscrições podem ser feitas por meio do site: www.mackenzie.br.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
IDOMED abre inscrições para vestibular unificado de Medicina com vagas em todo o Brasil
As inscrições estão abertas até 13 de maio de 2025

O Instituto de Educação Médica (IDOMED) está com inscrições abertas para o Vestibular Unificado de Medicina (segundo semestre) em todo o País.
O processo seletivo é online e com monitoramento remoto, mas também é possível ingressar no curso com a nota do ENEM (2010 a 2024) e certificação internacional (IB ou ABITUR).
As inscrições estão abertas até 13 de maio de 2025, exclusivamente pelo site idomed.com.br.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Para quem optar pelo ENEM, é necessário enviar o boletim oficial do INEP em PDF até 5 de maio.
As vagas estão disponíveis em todas as nossas unidades: Açailândia/MA, Angra dos Reis/RJ, Alagoinhas/BA, Cáceres/MT, Canindé/CE, Castanhal/PA, Iguatu/CE, Jaraguá do Sul/SC, Ji-Paraná/RO, Juazeiro/BA, Juazeiro do Norte/CE, Quixadá/CE, Ribeirão Preto/SP, Rio de Janeiro/RJ (Vista Carioca e CITTÀ) e Teresina/PI