Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Entenda como funcionam as cotas no Vestibular UFGD

Uma das maiores dúvidas entre os candidatos é com relação ao sistema de reserva de vagas, também conhecido como cotas sociais.

Publicado

em

Vestibular UFGD 2020

A UFGD está com inscrições abertas até o dia 14 de outubro para o Vestibular 2020. Uma das maiores dúvidas entre os candidatos é com relação ao sistema de reserva de vagas, também conhecido como cotas sociais.

Cotas no Vestibular UFGD

Nesta edição, são ofertadas 982 vagas, distribuídas em 33 cursos de graduação, e metade delas são reservadas para estudantes de escola pública, em cumprimento à Lei 12.711/12. Entenda como elas são distribuídas.

A Lei 12.711/12 orienta que 50% das vagas sejam reservadas para candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas. Desses 50%, metade das vagas é destinada a candidatos oriundos de famílias com renda per capita igual ou inferior a um 1,5 salário-mínimo, e a outra metade para quem tem renda acima de 1,5 salário-mínimo per capita. Todos os cursos têm 01 vaga destinada a indígenas por ampla concorrência, nessa modalidade eles não precisam ter estudado em escola pública.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

As vagas reservadas destinadas aos candidatos autodeclarados negros (pretos/pardos) e indígenas (PPI) serão preenchidas em proporção no mínimo igual à soma dessas populações em Mato Grosso do Sul, que é de 51,95%; e para pessoas com deficiência (PCD), em 21,48%, ambas apuradas segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Caso não haja candidatos aprovados com o perfil de cada grupo de reservas, as vagas remanescentes serão ocupadas por quaisquer candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Entenda como funcionam as cotas no Vestibular UFGD – Campus UFGD

O candidato que não optar, no ato da inscrição, por participar do sistema de reserva, mesmo que atenda a todas as exigências para participar dessa forma, concorrerá apenas pelo sistema universal.

Para entender as especificidades da distribuição de vagas, confira o Quadro1 do edital de abertura, disponível no link: https://cs.ufgd.edu.br/download/Edital_de_Abertura_CCS_08_2019_PSV_2020_ok.pdf.

É importante salientar que antes de realizar a matrícula, os candidatos PPI terão a autodeclaração confirmada pela Comissão Geral de Heteroidentificação da UFGD. Já os candidatos indígenas passarão por análise de documentos (Rani, ou declaração da liderança indígena ou FUNAI, atestando o seu pertencimento ao povo e/ou comunidade indígena). E os candidatos com deficiência terão verificada a documentação comprobatória de sua condição (Laudo Médico e/ou Laudo Psicológico), cujas especificações encontram em: https://cs.ufgd.edu.br/download/EDITAL_PROGRAD_N.52_PSV2020.pdf.

Documentos necessários

Todos os candidatos que optarem pela vagas reservadas com renda inferior ou igual a 1,5 salário-mínimo per capita deverão, obrigatoriamente, apresentar os seguintes documentos e formulários:

– Documentos para comprobação da condição de renda;

– Autodeclaração;

– Declaração de Contas Bancárias;

– Declaração de imóveis e veículos;

– Declaração de independência financeira;

– Declaração de isenção de imposto de renda;

– Declaração de que não possui Carteira de Trabalho e Previdência Social.

Os documentos e formulários encontram-se como anexos do edital file:///C:/Users/thaysafreitas/Desktop/EDITAL_PROGRAD_N.52_PSV2020.pdf, e também na página do Centro de Seleção: https://cs.ufgd.edu.br/vestibular/2020.

Comissão de Heteroidentificação

As cotas étnico-raciais, previstas na mesma Lei, têm como finalidade o acesso da população negra às instituições federais de ensino superior, sendo uma medida dentro das ações afirmativas para a promoção de igualdade material entre as populações, assegurada pela Constituição.

Desde janeiro de 2019, a Comissão passou a atuar durante à matrícula dos candidatos, a fim de evitar fraudes na ocupação das vagas por parte de quem não se enquadra nas características físicas das raças abrangidas pelo sistema. Trata-se de uma medida para garantir direitos, e não para coibi-los.

As formas e critérios da verificação consideram o conjunto de características fenotípicas de pessoa negra (preta/parda) que é aquilo que se vê. Não é levado em consideração as características genotípicas, que são a composição genética. Muitos brasileiros brancos, loiros e de olhos claros podem ter ascendência africana, mas isso não é exteriorizado nele por meio da cor da pele, cabelo, formato de nariz, formato de boca. E são justamente essas características que, historicamente, são utilizadas para discriminação do povo negro no Brasil.

O candidato autodeclarado preto ou pardo será fotografado e/ou filmado. Caso se negue, não será enquadrado na condição de pessoa negra. Aqueles que tiverem a autodeclaração indeferida será reclassificado para ampla concorrência.

A Comissão de Heteroidentificação da UFGD possui 36 pessoas habilitadas, dentre elas servidores, acadêmicos e membros de coletivos e associações da comunidade externa para atuarem no processo, com diferentes características (brancos, pretos, mulheres, homens), e cada grupo é formado por cinco pessoas.

Vestibular UFGD 2020

Este ano, as provas serão realizadas em Dourados e Campo Grande, no dia 24 de novembro. As inscrições podem ser realizadas até o dia 14 de outubro, pela internet: https://cs.ufgd.edu.br/vestibular/2020.

Estudantes de escola pública são isentos da taxa do Vestibular, mas precisam fazer solicitação até o dia 13 de setembro. Saiba mais em: https://www.ufgd.edu.br/noticias/estudantes-de-escola-publica-sao-isentos-da-taxa-do-vestibular-mas-precisam-fazer-solicitacao.

Mais informações deverão ser obtidas na Coordenadoria do Centro de Seleção, Sala 405, Unidade 1 da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1.761 – Vila Progresso, Dourados/MS), em dias úteis, de 7h às 19h, ou pelos telefones (67) 3410-2840 ou (67) 3410-2846 ou, ainda, pelo e-mail cs.vestibular@ufgd.edu.br.

Fonte: Jornalismo ACS/UFGD 

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

TOP 5 estratégias dos aprovados em Medicina

Alunos mostram estratégias que fizeram a diferença para aprovação no vestibular de medicina

Publicado

em

por

4 dicas para quem irá prestar vestibular de inverno em 2024

Medicina é um dos cursos mais concorridos nos vestibulares, de acordo com o estudo de Demografia Médica no Brasil, conduzido pela Faculdade de Medicina da USP, somente em 2023, 963 mil pessoas concorreram a aproximadamente 47 mil vagas para medicina no Brasil, e para isso muitos candidatos cumprem uma longa jornada de estudo para conseguir a sonhada vaga no curso.

Após a pandemia, o estudo online se tornou uma realidade e muitos estudantes utilizam a internet para se preparar, e aqueles que sabem utilizar bem essa ferramenta têm conseguido ótimos resultados nas provas. Segundo uma pesquisa recente do Google, em parceria com a empresa Educa Insights, aulas semipresenciais e EADs são as favoritas em diferentes níveis: graduação (64%), pós-graduação (75%), cursos livres (75%) e idiomas (63%).

“O ensino online é uma realidade no Brasil, a internet trouxe um acervo enorme de informações para aqueles que querem ingressar em uma faculdade principalmente no curso de medicina” diz Michel Arthaud, professor de Química e diretor da Plataforma Professor Ferretto – canal 100% online com foco na preparação para o Enem e vestibulares.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Por isso, Arthaud convidou 5 alunos da Plataforma Professor Ferretto, que foram aprovados em medicina em diversas faculdades do Brasil para dar dicas preciosas que fizeram diferença em suas preparações aos novos tentantes.

Método de estudo

O estudante de medicina Raimundo Neto, 20, foi aprovado em quatro universidades de medicina: UFC, UECE, UNIFOR e UNICHRISTUS, e se preparou durante três anos até conseguir a aprovação no vestibular. Durante o segundo ano de estudos, ele percebeu que não estava obtendo os resultados esperados e decidiu mudar o seu método. “Antes de começar a me preparar novamente, comecei a procurar estratégias eficazes no meu estudo, para identificar o que estava fazendo de errado. Depois disso, comecei a montar cronogramas semanais e diários para otimizar a minha preparação para o vestibular” , relembra.

Simulados

Estudar junto com outras pessoas ajuda muito no processo. Diogo Prestes, 24, que foi aprovado na UERJ conta que, durante um tempo, estudou junto com um amigo que também queria entrar em Medicina. “Meu amigo sugeriu fazermos simulados juntos, e, durante um ano, fazíamos alguns simulados por semana para se preparar. Eu tive um desempenho melhor naquele ano por conta desse apoio, além do amplo acesso a materiais didáticos como gráficos, resumos, e às aulas online, que têm a praticidade de ficarem gravadas, caso não consiga acompanhar em tempo real”, diz.

Sem redes sociais

A mineira Maria Eliza Munhoz, que aos 18 anos conquistou o 1° lugar em Medicina na UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mineiro – , um dos vestibulares mais concorridos de Minas Gerais conta que, durante o período de preparação, não usava as redes sociais, “Quando decidi que meu foco era entrar na faculdade, desinstalei minhas redes sociais como Instagram e TikTok. Usava apenas periodicamente, para distração e lazer, e evitava ao máximo ver vídeos ou posts sobre Vestibular, porque quando usava era realmente para distrair um pouco a cabeça e relaxar “, conta.

Foco na teoria

A estudante carioca Ana Clara Oliveira, 23, aprovada em Medicina pela UERJ, conta que é importante ter conhecimento teórico antes de estudar questões “Estudava em escola pública e percebi que a base estava muito fraca, então durante dois anos do meu preparado do vestibular corri atrás das matérias que não tive durante a escola, e só em 2023 – ano da aprovação – foquei nas questões porque já tinha uma boa base” relembra.

Redação

A redação do Enem é a parte mais temida por muitos estudantes, Leticia Fernandes, 20, estudante de medicina da UFG, atingiu nota mil na redação. Leticia buscava se atentar a teoria da redação “Pode parecer estranho, mas a redação tem teoria, ela é 30% baseada em elementos além do desenvolvimento, então buscava sempre responder na redação o o que, quem, porque e como”, explica “Sempre no final revisava e claro tinha o meu repertório coringa na redação”.

Para o seu repertório ela usava somente um, que era do sociólogo Thomas Hobbes “O Estado deve garantir o bem-estar social”, além disso a estudante aconselha usar outras coisas do cotidiano para complementar “Usar livros e séries para complementar o desenvolvimento da redação é muito bom, algo que está inserido na sua vida e faz sentido para a redação” finaliza.

Veja aqui outros vestibulares de medicina com inscrições abertas!

Continue lendo

Destaque

Terminam amanhã (17) as inscrições com desconto do Vestibular de Medicina da Unifenas

São oferecidos descontos para as inscrições feitas até o dia 17 de abril, independente da modalidade escolhida.

Publicado

em

por

Está acabando o prazo de inscrições com desconto para o Vestibular de Medicina da Unifenas – 2º semestre de 2024. São oferecidas 210 vagas, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte.

São oferecidos descontos para as inscrições feitas até o dia 17 de abril, independente da modalidade escolhida.

Vestibular de Medicina Unifenas 2024/2

As inscrições podem ser feitas, até o dia 20 de maio, por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Os candidatos podem optar pelas seguintes formas de ingresso:

1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2023) – sem prova
2- Prova Tradicional
3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2023)
4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2023)

PROVAS

As provas estão marcadas para o dia 25 de maio de 2024 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Brasília/DF, Campinas/SP, Goiânia/GO, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP, Uberlândia/MG e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

UEM define calendário do Vestibular de Inverno 2024

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) abre as inscrições para o Vestibular de Inverno 2024 no dia 2 de maio.

Publicado

em

por

UEM aceita inscrição para o Vestibular e o PAS a partir de 16 deste mês

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) definiu o calendário do Vestibular de Inverno 2024.  Confira:

Vestibular de Inverno UEM

Inscrição via internet
02 de maio a 05 de junho de 2024

Pagamento da taxa de inscrição
07 de junho de 2024

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Realização das provas
14 de julho de 2024

Divulgação da imagem digitalizada e da nota da redação
24 de julho de 2024

Divulgação do resultado final
02 de agosto de 2024

Mais informações: https://www.vestibular.uem.br/

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo