Siga-nos!

Destaque

Especialista indica possíveis temas da redação do Enem 2022

Atualidades e implicações sociais de problemas globais podem ser cobradas de estudantes este ano

Publicado

em

Como se preparar para a redação do Enem 2022?

Entre os muitos conteúdos necessários durante a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é preciso reservar tempo para se debruçar também sobre a redação, que pode assegurar até mil pontos para os candidatos. Ir bem na redação é fundamental para quem pretende utilizar a nota do Enem para acessar a universidade. Por isso, além de escrever de forma clara e coesa, ter uma ideia de qual pode ser o tema cobrado pode ajudar a sair na frente dos demais candidatos.

Possíveis temas da redação do Enem 2022

Normalmente, o tema da redação do Enem tem alguma relação com a atualidade e/ou com situações-problema enfrentadas no país. Enquanto, em 2020, o tema foi “o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”, em 2021 o exame pediu que os estudantes escrevessem sobre “invisibilidade e Registro Civil”. De acordo com o professor de História e coordenador no núcleo de evolução de conteúdo do Sistema Positivo de Ensino, Norton Nicolazzi Junior, o objetivo da redação, em geral, é fazer com que os jovens reflitam sobre questões sociais brasileiras e apresentem possíveis soluções para elas. Ele aponta cinco possíveis temas para a redação do Enem em 2022. “Não se tratam de apostas, mas de temáticas muito pertinentes e relevantes, que possibilitarão o exercício de preparação dos estudantes, auxiliando na formação de repertório, que é tão importante para escrever um bom texto”, ressalta.

Sanitarismo e Saúde

Depois de dois anos de pandemia, temas relacionados à saúde das pessoas podem estar na mira dos organizadores do Enem. Afinal, em todo o país, a população foi profundamente afetada pelas consequências da covid-19 à saúde física e mental. Para Nicolazzi, aspectos como o agravamento dos casos de depressão em função da pandemia permitem uma abordagem atual e contextualizada, o que é um dos traços da redação do exame. “Além da pandemia, eu também trabalharia com os estudantes questões como a falta de acesso ao saneamento básico, o que é uma realidade ainda muito presente no Brasil”, completa.

Tecnologia

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Outro tema que também pode ter relação com a pandemia é o uso de tecnologia para as aulas on-line, por exemplo. Mas, fora essa abordagem, também é possível falar de tecnologia em outros contextos. O acesso a novas tecnologias de informação e comunicação e os reflexos advindos de seu uso crescente possibilitam muitos caminhos, mas o professor destaca dois. “O primeiro é a relevância dos influenciadores digitais na sociedade e como eles afetam os padrões de consumo. O segundo é o uso das redes sociais para a disseminação de fake news.”

Ambientalismo

Quando o assunto é meio ambiente, há inúmeras possibilidades e maneiras de se escrever a respeito. Para o especialista, alguns pontos que podem ser cobrados na redação deste ano são a crise hídrica, que tem sido recorrente na sociedade brasileira, o uso de energias renováveis, a preservação ambiental e o agronegócio. Qualquer um desses pontos vai exigir que o estudante conheça o tema, se posicione a respeito dele e sugira soluções.

Educação

“O contexto pandêmico faz com que a gente ressuscite mais uma vez essa temática, porque ela possibilita assuntos como o homeschooling, a educação a distância, o ensino híbrido e a evasão escolar”, justifica Nicolazzi. Ele alerta que cada um desses subtemas pode ser problema ou solução, dependendo do ponto de vista do estudante. E essa é justamente a intenção da redação do Enem: fazer com que o candidato se posicione e defenda seu ponto de vista com argumentos sólidos.

Inclusão

Com a economia brasileira bastante abalada, discutir políticas de inclusão social ganha ainda mais relevância. “Vamos pensar o contexto que vivenciamos hoje, com a economia desgastada, polarização político-partidária, avanço de movimentos discriminatórios. É possível discutir, por exemplo, a inclusão das populações indígenas e quilombolas”, pontua. A inclusão também é uma temática em que o estudante pode aproveitar para ganhar pontos, visto que a redação do Enem exige que os candidatos respeitem os direitos humanos.

Destaque

Vestibular de Medicina da UNICID está com as inscrições abertas

Estude em uma das Universidades mais prestigiadas e valorizadas do país, nota 4 no conceito Enade

Publicado

em

por

Inscrições abertas para o Vestibular Unicid 2021/2

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina da UNICID. Estude em uma das Universidades mais prestigiadas e valorizadas do país, nota 4 no conceito Enade, além dos benefícios e financiamentos exclusivos! São oferecidas vagas para ingresso no 1º semestre de 2025.

Vestibular de Medicina UNICID

A prova do vestibular está marcada para o dia 16 de fevereiro de 2025 e será aplicada no Campus Villa Lobos – Avenida Imperatriz Leopoldina, 550 – São Paulo – SP

As inscrições podem ser feitas até 13 de fevereiro de 2025, por meio do site: www.unicid.edu.br

Continue lendo

Destaque

Resultado – Vestibular UEL 2025

A lista da 1ª convocação do Vestibular UEL 2025 tem 1.956 nomes de candidatos aprovados, distribuídos em 53 cursos de graduação.

Publicado

em

por

UEL abre inscrições para o Vestibular 2023

A Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da UEL divulgou a lista da 1ª convocação do Vestibular 2025, com 1.956 nomes de candidatos aprovados, distribuídos em 53 cursos de graduação.

O resultado pode ser consultado na página da Cops.

O Vestibular 2025 representou a primeira experiência da UEL com o novo modelo de concurso realizado em fase única, de dois dias, com provas aplicadas nos dias 17 e 18 de novembro. O novo sistema teve o objetivo de modernizar e adequar o conteúdo às mudanças curriculares implantadas no Ensino Médio a partir desse ano. Ao todo o Vestibular registrou 16.338 inscritos, sendo 13.306 provenientes de municípios paranaenses. Outros 2.344 vieram do estado de São Paulo e 688 de outras unidades da federação.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Além do Vestibular, a Universidade oferece este ano outras 1.224 vagas que deverão ser preenchidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e da Prova Paraná Mais.

MATRÍCULA

Os aprovados nesta 1ª convocação precisam se atentar para os prazos, a começar pela realização da pré-matrícula, que precisa ser feita no Portal do Estudante de Graduação, entre 13 de e 21 de janeiro. As atividades acadêmicas de 2025 terão início no próximo dia 24 de março. Já os candidatos não convocados nesta sexta-feira devem manifestar interesse pela vaga na lista de espera para a 2ª convocação, que será aberta no dia 13 de janeiro. A 2ª convocação será divulgada no dia 27 de janeiro.

Continue lendo

Destaque

Unicamp prorroga inscrições para vagas olímpicas

Candidatos podem se inscrever para concorrer a 131 vagas destinadas a medalhistas em competições acadêmicas durante o ensino médio.

Publicado

em

por

Quais são os cursos mais concorridos da Unicamp?

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) prorrogou as inscrições gratuitas para a modalidade Vagas Olímpicas 2025 até o dia 15 de janeiro de 2025 (às 17h). Podem se inscrever estudantes de escolas públicas e privadas, que sejam medalhistas ou tenham um ótimo desempenho em competições de conhecimento do ensino médio, que estão relacionadas no Edital. As inscrições deverão ser feitas na página da Comvest (www.comvest.unicamp.br).

São oferecidas 131 vagas. Para esta edição, houve a inclusão do curso de Geologia, que passou a oferecer duas vagas. Podem se inscrever estudantes de escolas públicas e privadas, que sejam medalhistas ou tenham um ótimo desempenho em 26 competições de conhecimento do ensino médio aceitas, que estão relacionadas no Manual de Vagas Olímpicas, no site da Comvest.

O resultado das inscrições validadas será divulgado no dia 16 de janeiro de 2025, até as 14h. Os recursos poderão ser apresentados entre as 14h do mesmo dia e até as 14h do dia 17 de janeiro de 2025. O resultado do deferimento ou indeferimento dos recursos será publicado no dia 20 de janeiro de 2025, na página da modalidade.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Os candidatos podem se inscrever em até dois cursos (em 1ª e 2ª opção). As modalidades e respectivas pontuações exigidas pelos cursos, em cada competição, estão na tabela. Poderão se inscrever os premiados em olimpíadas ou outras competições de conhecimentos realizadas nos dois anos anteriores ao início do curso de graduação da Unicamp, ou seja, nos anos de 2023 e 2024.

No momento da inscrição, os estudantes deverão anexar os documentos comprobatórios de sua premiação em olimpíadas ou outras competições de conhecimento. Os candidatos poderão anexar até, no máximo, dois documentos comprobatórios de premiação e/ou participação em olimpíada ou outra competição de conhecimento, ou seja, um para cada opção de curso.

Como é a classificação

Em cada curso, os candidatos serão convocados por ordem decrescente da pontuação obtida na olimpíada ou competição de conhecimento, pelo curso em 1ª opção, conforme as regras do Edital. Havendo vagas não preenchidas, serão convocados por ordem decrescente os candidatos que optaram pelo curso como 2ª opção. A convocação para matrícula será feita em até cinco chamadas por curso e o calendário será divulgado nesta página. As matrículas serão realizadas de maneira online, também na página da Comvest, seguindo as datas das chamadas do Vestibular 2025. A primeira chamada será divulgada no dia 24 de janeiro de 2025, para matrícula nos dias 27 e 28 de janeiro.

Continue lendo