Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Especialistas do Senac São Paulo dão dicas para estudantes se saírem bem no Enem

O período de grandes exames é uma verdadeira maratona, mas que pode ser cumprido sem estresse desde o período preparatório

Publicado

em

Vestibular Senac EAD está com inscrições abertas até 4 de abril

Enquanto estudantes do Ensino Médio e vestibulandos em geral estão na expectativa para a edição de 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos dias 21 e 28 de novembro, que tal turbinar esse período com dicas para se preparar a partir de agora?

Os estudantes do Ensino Médio Técnico do Senac São Paulo já entraram nesse clima de aquecimento e, a partir deste mês, terão acesso a oficinas de redação e simulados aplicados de maneira semelhante ao exame, tudo pensado para diminuir a ansiedade e ampliar o conhecimento sobre as diversas áreas de conhecimento abordadas.

Uma das etapas mais temidas da prova, a redação, não precisa ser um bicho de sete cabeças para os estudantes, é o que afirma Fernanda Yamamoto, coordenadora de projetos educacionais do Senac São Paulo. “Estudar de forma estratégica e saber como se informar sobre os temas atuais são as chaves do sucesso na hora da redação. Para isso, é importante tomar cuidado com fake news e com supostas manipulações midiáticas. É sempre produtivo ter o bom senso apurado e verificar a mesma informação em fontes diferentes”, explica.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Entre as principais pautas para se manter atento, não só para a prova de redação, mas para a vida, Fernanda destaca as novas relações de trabalho, o novo normal pós-pandemia, questões LGBTQI+, preconceitos sofridos por grupos sociais e relações do homem com o meio ambiente.

5 dicas para treinar a redação:

1. Ler vários tipos de textos, de várias fontes;
2. Absorver informações para utilizar nos textos;
3. Compreender o que a banca examinadora está solicitando;
4. Escrever as redações em um rascunho antes de transcrever a versão final,
5. Reescrever as redações para corrigir os erros.

Para ampliar esse período de treinamento, a Editora Senac São Paulo dispõe, entre suas publicações, o livro “Redação e Edição de Textos”, de Marília Pessoa e Raquel Bahiense F. de Castro. Com inúmeras outras dicas para compor uma boa redação, segredos das principais provas (Enem e vestibulares mais concorridos), além de explicações sobre Língua Portuguesa, o título pode ser adquirido nas versões física (via Livraria Senac) ou e-book (via Amazon).

Simular os exames também ajuda

Em relação aos simulados, é importante testar-se de tempos em tempos, para mapear as dificuldades e tirar as dúvidas antes dos exames. “Além de ajudar na dinâmica dos estudos, os simulados antecipam a experiência das provas e, para isso, é importante que o inscrito fique atento ao tempo de conclusão durante os treinamentos, para não exceder o tempo de 5h30 no primeiro dia e 5 horas na segunda etapa”, ressalta a coordenadora do Senac.

Outra forma de simular os dias do Enem – ou de um vestibular – é estudar o trajeto de casa até o local da prova. Aplicativos como Waze ou Google Maps podem ajudar nisso e, se possível, percorra esse caminho com antecedência, para entender possíveis focos de congestionamento e evitar virar um dos #atrasadosdoEnem.

5 dicas de especialistas para simulados e se garantir nos exames:

Camila Alves Ramos, docente da área de alimentação do Senac São Bernardo do Campo
1. Cuide da alimentação desde já! “Prefira refeições balanceadas e com base em itens naturais, como hortaliças, cereais integrais, leguminosas, proteína animal, frutas e hidratação, com dois litros de água ao dia, pelo menos”.
2. Valorize seu sono. “Dormir pelo menos sete horas por noite garante o descanso necessário para repor as energias e ter disposição para seguir a rotina de estudos”.

Juliana de Abreu Gonçalves, docente da área de alimentação do Senac São Miguel Paulista
3. Escolha bem os lanchinhos durante as provas. “Leve uma garrafa de água para garantir a hidratação e, para comer, prefira frutas já higienizadas e um biscoito salgado sem recheios ou laticínios. Um pedaço pequeno de chocolate também pode ajudar na sensação de bem-estar e controle do estresse, assim como a banana”.

Carolina Miyoko Okino, docente da área de saúde e bem-estar do Senac São Miguel Paulista
4. Fique zen! “Exercícios de respiração ajudam a manter o foco e a concentração. Inspire profundamente por 5 a 7 segundos, expire como se estivesse soprando por um canudo, sentindo que soltou o máximo de ar, repita algumas vezes, ou até se sentir mais calmo e relaxado. A aromaterapia também contribui para este momento. Pingue 6 gotas de óleos essenciais como lavanda, bergamota ou hortelã pimenta em um potinho de creme neutro, misture bem e aplique sobre os punhos, região central do tórax e na sola dos pés para ajudar a relaxar”.

Ricardo Almeida, docente da área de moda do Senac São Bernardo do Campo
5. Look do dia de prova. “Peças leves e maleáveis devem ser as principais escolhas. Aposte em calçados confortáveis, como os tênis. Evite saltos altos, bijuterias pesadas e roupas em cores vibrantes, que causam cansaço visual. Leve uma jaqueta, cardigan ou moletom, caso o ambiente esteja refrigerado. O mais importante: a máscara é um acessório fundamental para se proteger contra a Covid-19 e deve ser usada durante a prova. Prefira os modelos PFF2 ou N95. Os modelos de tecido ou descartáveis devem ser trocadas a cada duas horas”.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

Vestibular de Medicina da UNIFASE/FMP está com inscrições abertas

Além da prova, há possibilidade de ingresso usando a nota do ENEM.

Publicado

em

por

vestibular medicina unifase

Integrante do seleto grupo de Escolas Médicas do país com nota máxima no MEC e com acreditação SAEME pelo Conselho Federal de Medicina, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) está com inscrições abertas para o vestibular do segundo semestre de 2024. Além da prova, há possibilidade de ingresso usando a nota do ENEM. O curso é um dos mais concorridos do país, atraindo estudantes de diferentes estados brasileiros, e já formou mais de 5 mil profissionais ao longo de sua história, iniciada há 56 anos. As inscrições devem ser feitas no site www.unifase-rj.edu.br.

Diretora geral da UNIFASE/FMP, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves lembra que a formação técnica e humanística oferecida pela instituição dá aos alunos um olhar diferenciado na relação com os pacientes. “Temos como compromisso a formação de profissionais éticos e com olhar sensível ao outro. A prática no SUS traz esse diferencial. A vivência dos nossos estudantes, com supervisão de nossos professores e preceptores, no dia a dia do Hospital de Ensino Alcides Carneiro, que é o maior hospital da região, e também no nosso ambulatório escola e nos nossos postos de saúde, somada à qualidade do nosso corpo docente e da nossa infraestrutura, sem dúvida garante uma formação mais completa aos alunos”, detalha.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis o professor Paulo César Guimarães explica que a atuação multidisciplinar nas atividades práticas também permite uma experiência diferenciada aos estudantes da UNIFASE/FMP. “Nos cenários de prática, a integração dos futuros médicos com profissionais e estudantes de Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Radiologia e Odontologia traz novas perspectivas e permite uma vivência mais ampla, que é retrato da realidade no mercado de trabalho”, frisa, lembrando que o reconhecimento nacional da instituição é resultado de um trabalho consistente para que os estudantes tenham sempre acesso à formação médica de qualidade, que gera impactos significativos na sociedade.

A UNIFASE/FMP oferece moderna infraestrutura integrada ao meio ambiente, proporcionando melhor qualidade de vida à comunidade acadêmica. “A formação de qualidade é crucial para assegurar que os médicos estejam adequadamente preparados para enfrentar os complexos desafios e as constantes mudanças na área da saúde. Oferecemos um currículo abrangente e atualizado, que busca promover o desenvolvimento de competências sólidas, aprimorando a capacidade de raciocínio crítico e incentivando os alunos à prática médica humanizada”, destaca a coordenadora do curso de Medicina da UNIFASE/FMP, professora Patricia Tavares.

Com a melhor avaliação do MEC e com qualidade atestada pelo Conselho Federal de Medicina, a UNIFASE/FMP é uma das poucas instituições do país com acreditação SAEME. No Brasil, apenas 10% das Instituições de Ensino Superior têm esse reconhecimento, sendo 4 delas no Estado do Rio. Hoje, 80% do corpo docente é composto por Mestres e Doutores, que acompanham de perto o aprendizado e o atendimento dos estudantes em todos os cenários de prática próprios e conveniados, da atenção primária à atenção especializada e intensiva.

Parcerias

Para proporcionar um ambiente propício à inovação e ao desenvolvimento humano e social, a UNIFASE/FMP dispõe de infraestrutura moderna, com o Centro de Inovação, Pesquisa e Atualização Cirúrgica (CIPAC); o Centro de Simulação Realística; o Laboratório de Medicina Regenerativa e o Laboratório de Pesquisa em Imunologia Básica e Aplicada.

Também mantém parcerias com instituições nacionais e internacionais a fim de realizar pesquisas, intercâmbios e estágios. Entre os parceiros estão a Fiocruz, o Laboratório Nacional de Computação Científica, o Instituto Cochrane do Brasil, a Marinha do Brasil, a Universidad Nacional de Quilmes, a Unidad Docente de Medicina Familiar y Comunidad Sectro II de Zaragoza, a Universidad de Sevila e a Universidade do Minho.

“Oferecemos parcerias com instituições de saúde reconhecidas, permitindo aos estudantes vivenciar diferentes áreas da Medicina e adquirir experiências enriquecedoras, inclusive intercâmbios. Nos comprometemos em fornecer aos estudantes o suporte necessário para que superem os obstáculos e alcancem seus objetivos”, finaliza o coordenador de Ensino da UNIFASE/FMP, professor Abílio Aranha.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Uemanet abre inscrições para o Vestibular EaD 2024.2

Estão sendo ofertadas 1.140 vagas distribuídas em 29 municípios do estado. 

Publicado

em

por

vestibular EaD Uema

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) divulgou o edital n. 32/2024 do Processo Seletivo Simplificado do Programa Especial EaD 2024 destinado para candidatos aos cursos de graduação na modalidade a distância para o segundo semestre do ano de 2024.

As inscrições seguem abertas até 03 de maio e devem ser feitas através do site sigconcursos.uema.br/.

Estão sendo ofertadas 1.140 vagas distribuídas em 29 municípios do estado.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

As provas serão aplicadas no dia 30 de junho de 2024.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

PUC-Campinas abre inscrições para o Vestibular de Inverno 2024

nscrições vão até o dia 10 de junho para os mais de 60 cursos de Graduação da Universidade

Publicado

em

por

PUC-Campinas abre inscrições para o Vestibular 2022

A PUC-Campinas está com as inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2024. O candidato poderá se inscrever para vagas dos mais de 60 cursos até o dia 10 de junho.

O candidato que realizar a inscrição entre 10 de abril e 8 de maio, terá 20% de desconto na taxa. Entre 9 de maio até 29 de maio, o desconto é de 10%. Os que realizarem a inscrição a partir dessa data até o prazo final, de 10 de junho, pagarão o valor completo, que é de R$ 120. O valor pode ser pago com cartão de crédito ou de débito.

A prova do Vestibular está marcada para o dia 23 de junho.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Mais informações: https://www.puc-campinas.edu.br/

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo