Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Especialistas do Senac São Paulo dão dicas para estudantes se saírem bem no Enem

O período de grandes exames é uma verdadeira maratona, mas que pode ser cumprido sem estresse desde o período preparatório

Publicado

em

Vestibular Senac EAD está com inscrições abertas até 4 de abril

Enquanto estudantes do Ensino Médio e vestibulandos em geral estão na expectativa para a edição de 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos dias 21 e 28 de novembro, que tal turbinar esse período com dicas para se preparar a partir de agora?

Os estudantes do Ensino Médio Técnico do Senac São Paulo já entraram nesse clima de aquecimento e, a partir deste mês, terão acesso a oficinas de redação e simulados aplicados de maneira semelhante ao exame, tudo pensado para diminuir a ansiedade e ampliar o conhecimento sobre as diversas áreas de conhecimento abordadas.

Uma das etapas mais temidas da prova, a redação, não precisa ser um bicho de sete cabeças para os estudantes, é o que afirma Fernanda Yamamoto, coordenadora de projetos educacionais do Senac São Paulo. “Estudar de forma estratégica e saber como se informar sobre os temas atuais são as chaves do sucesso na hora da redação. Para isso, é importante tomar cuidado com fake news e com supostas manipulações midiáticas. É sempre produtivo ter o bom senso apurado e verificar a mesma informação em fontes diferentes”, explica.

Entre as principais pautas para se manter atento, não só para a prova de redação, mas para a vida, Fernanda destaca as novas relações de trabalho, o novo normal pós-pandemia, questões LGBTQI+, preconceitos sofridos por grupos sociais e relações do homem com o meio ambiente.

5 dicas para treinar a redação:

1. Ler vários tipos de textos, de várias fontes;
2. Absorver informações para utilizar nos textos;
3. Compreender o que a banca examinadora está solicitando;
4. Escrever as redações em um rascunho antes de transcrever a versão final,
5. Reescrever as redações para corrigir os erros.

Para ampliar esse período de treinamento, a Editora Senac São Paulo dispõe, entre suas publicações, o livro “Redação e Edição de Textos”, de Marília Pessoa e Raquel Bahiense F. de Castro. Com inúmeras outras dicas para compor uma boa redação, segredos das principais provas (Enem e vestibulares mais concorridos), além de explicações sobre Língua Portuguesa, o título pode ser adquirido nas versões física (via Livraria Senac) ou e-book (via Amazon).

Simular os exames também ajuda

Em relação aos simulados, é importante testar-se de tempos em tempos, para mapear as dificuldades e tirar as dúvidas antes dos exames. “Além de ajudar na dinâmica dos estudos, os simulados antecipam a experiência das provas e, para isso, é importante que o inscrito fique atento ao tempo de conclusão durante os treinamentos, para não exceder o tempo de 5h30 no primeiro dia e 5 horas na segunda etapa”, ressalta a coordenadora do Senac.

Outra forma de simular os dias do Enem – ou de um vestibular – é estudar o trajeto de casa até o local da prova. Aplicativos como Waze ou Google Maps podem ajudar nisso e, se possível, percorra esse caminho com antecedência, para entender possíveis focos de congestionamento e evitar virar um dos #atrasadosdoEnem.

5 dicas de especialistas para simulados e se garantir nos exames:

Camila Alves Ramos, docente da área de alimentação do Senac São Bernardo do Campo
1. Cuide da alimentação desde já! “Prefira refeições balanceadas e com base em itens naturais, como hortaliças, cereais integrais, leguminosas, proteína animal, frutas e hidratação, com dois litros de água ao dia, pelo menos”.
2. Valorize seu sono. “Dormir pelo menos sete horas por noite garante o descanso necessário para repor as energias e ter disposição para seguir a rotina de estudos”.

Juliana de Abreu Gonçalves, docente da área de alimentação do Senac São Miguel Paulista
3. Escolha bem os lanchinhos durante as provas. “Leve uma garrafa de água para garantir a hidratação e, para comer, prefira frutas já higienizadas e um biscoito salgado sem recheios ou laticínios. Um pedaço pequeno de chocolate também pode ajudar na sensação de bem-estar e controle do estresse, assim como a banana”.

Carolina Miyoko Okino, docente da área de saúde e bem-estar do Senac São Miguel Paulista
4. Fique zen! “Exercícios de respiração ajudam a manter o foco e a concentração. Inspire profundamente por 5 a 7 segundos, expire como se estivesse soprando por um canudo, sentindo que soltou o máximo de ar, repita algumas vezes, ou até se sentir mais calmo e relaxado. A aromaterapia também contribui para este momento. Pingue 6 gotas de óleos essenciais como lavanda, bergamota ou hortelã pimenta em um potinho de creme neutro, misture bem e aplique sobre os punhos, região central do tórax e na sola dos pés para ajudar a relaxar”.

Ricardo Almeida, docente da área de moda do Senac São Bernardo do Campo
5. Look do dia de prova. “Peças leves e maleáveis devem ser as principais escolhas. Aposte em calçados confortáveis, como os tênis. Evite saltos altos, bijuterias pesadas e roupas em cores vibrantes, que causam cansaço visual. Leve uma jaqueta, cardigan ou moletom, caso o ambiente esteja refrigerado. O mais importante: a máscara é um acessório fundamental para se proteger contra a Covid-19 e deve ser usada durante a prova. Prefira os modelos PFF2 ou N95. Os modelos de tecido ou descartáveis devem ser trocadas a cada duas horas”.

Destaque

Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Descubra a diferença e acerte na escolha!

O Vestibular Mauá terá a oferta de novos cursos, com início em 2022. São eles: Ciência da Computação e Sistemas de Informação!

Publicado

em

por

Ciência da Computação e Sistemas de Informação.

Recentemente nós falamos aqui no sejabixo! dos cursos da Mauá que são novidade e terão início em 2022. São eles: Ciência da Computação e Sistemas de Informação!

Mas você sabe a diferença entre eles? Descubra agora mesmo!

Se você é curioso, gosta da arte da Computação e dos computadores, de desenvolver programas, games, apps e tem um lado mais pesquisador, então Ciência da Computação é mais a sua cara.

Nesse curso, você conhecerá com profundidade a Ciência e as ferramentas de Computação, como Linguagem de Programação, Banco de Dados, Inteligência Artificial, entre outros.

Agora, se você sente uma atração pelo mundo da Tecnologia da Informação, mas também curte a área de Gestão, Finanças e Marketing, é melhor investir na área de Sistemas de Informação, pois será o profissional que dará apoio e fará a conexão entre TI e Negócios!

O primeiro passo para iniciar a sua jornada universitária é realizar a inscrição para o Vestibular Mauá 2022!

Concorra a 60 bolsas de estudo integrais, válidas para todo o curso! Clique aqui e saiba mais!

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Vestibular UEL 2022 oferece 2.509 vagas em 52 cursos

As provas do Vestibular UEL 2022 serão aplicadas em um único dia, 6 de março de 2022, somente em Londrina.

Publicado

em

por

Vestibular UEL 2022 é aprovado para 6 de março em fase única

As inscrições do Processo Seletivo Vestibular 2022 da UEL estão abertas, oferecendo 2.509 vagas em 52 cursos de graduação da Universidade Estadual de Londrina.

Vestibular UEL 2022

As inscrições custam R$ 140,00 e podem ser feitas no site da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS), até as 23h59min do dia 3 de novembro.

As provas serão aplicadas em um único dia, 6 de março de 2022, somente em Londrina, seguindo todas as recomendações necessárias de prevenção à COVID-19.

A primeira convocação dos aprovados no Vestibular 2022 sai dia 19 de abril de 2022, ao meio dia. As aulas do ano letivo do próximo ano estão previstas para começar em agosto.

Mais informações: www.uel.br

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Istituto Europeo di Design – IED abre inscrições para vestibular 2022

A prova será online no dia 28 de outubro para os cursos de Design de Moda, Design Gráfico e Digital e Design de Produto e Serviço

Publicado

em

por

A única faculdade internacional do Brasil que é 100% focada em design, o IED (Istituto Europeo di Design), inicia as inscrições para o vestibular 2022. O processo seletivo será virtual, porém os cursos acontecem de forma presencial no IED São Paulo, seguindo os protocolos para a segurança dos alunos.

Vestibular IED 2022

A prova acontece no dia 28 de outubro, entre 8h e 00h, para quem já concluiu o ensino médio e quer ingressar na instituição de ensino.

Os cursos são Design de Moda, Design Gráfico e Digital e Design de Produto e Serviço, nos períodos matutino e noturno. O exame será composto por uma redação, com duração máxima de 2 horas, com no mínimo mil e duzentos caracteres e máximo de três mil caracteres.

Os cursos de graduação do IED oferecem o conteúdo, a estrutura e o conhecimento de profissionais renomados da academia e do mercado. Além de experiências, desafios e parcerias com empresas que encorajam os alunos a materializar ideias em projetos desde o primeiro semestre do curso.

Mais informações: https://vestibular.ied.edu.br

Sobre o IED

Fundado na Itália, em 1966, o Istituto Europeo di Design é uma rede internacional de inteligências criativas, unindo educação, pesquisa e ação em design, moda e comunicação em suas 11 sedes pelo mundo.

Inaugurado em 2005, o IED São Paulo marca o início das atividades do Instituto fora da Europa e no Brasil, posicionando-se como a única faculdade internacional 100% dedicada ao design no país.

As sedes do IED Brasil têm uma rica rede de estudantes, professores e profissionais em torno da prática do design, propondo ideias e soluções inovadoras para pessoas, negócios e sociedades a partir da perspectiva criativa do design.

Continue lendo