Destaque
Especialistas listam principais dicas para redação do Enem 2022
Equipe de redação também disponibiliza e-book para estudantes que querem conquistar ótima pontuação e bom desempenho no Enem 2022

A redação cobrada na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é fundamental para a composição da nota do exame, já que representa uma parte significativa da pontuação final. Por isso, pode ser um componente eliminatório ou uma peça-chave para destacar os candidatos.
Muito valorizada não só pelo Enem, mas também pelas instituições de ensino, a produção de texto permite avaliar o domínio do estudante com relação ao tema, às técnicas de escrita, à capacidade de organização de ideias e à estruturação coerente do conteúdo, além das habilidades de argumentação, domínio do vocabulário e analogias às vivências de cada um.
Segundo Fabiula Neubern, coordenadora de Redação do Poliedro Curso de São José dos Campos, cada candidato deve desenvolver sua própria estratégia para a prova, o que contribui para a organização, principalmente, em relação à administração do tempo, e auxilia no desempenho final. Para o dia do exame, ela recomenda que o aluno mantenha aquilo que vinha fazendo ao longo dos meses de estudo e preparação, se possível, sem deixar todo o processo de elaboração da redação para o final da prova.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
“O candidato pode se perder com o tempo e não conseguir concluir o texto se deixar a redação para o final da prova”, aponta Fabiula. “Uma boa estratégia pode ser ler o tema, anotar as primeiras ideias e amadurecer o assunto na cabeça enquanto faz algumas questões objetivas, já que vários insights e referências podem aparecer nessa hora. Para definir a melhor estratégia, o ideal é manter o que foi testado nos simulados no decorrer do ano e não mudar no dia da prova, pois se o aluno tem um passo a passo que executa sempre, certamente confia nele. Isso vai diminuir a ansiedade e promover segurança”, orienta.
A coordenadora acrescenta que, às vésperas da prova, é comum surgirem perguntas como: “por onde começar? Será que vou me lembrar do repertório? Posso usar os textos motivadores?”. O ideal é que esses itens não sejam dúvida na hora da prova. “Essas são dúvidas comuns e que precisam ser elucidadas antes da prova. Estratégia é isso: organizar, de antemão, um passo a passo que independe do tema”.
Eliminar a maior parte das inseguranças é algo possível de se fazer antes da prova. Por essa razão, o candidato deve procurar a escola, sua professora e matérias jornalísticas que costumam esclarecer dúvidas comuns.
“Há algumas certezas: será solicitado um texto dissertativo-argumentativo no qual um problema terá que ser discutido. O uso da coletânea, desde que não seja cópia, é permitido. Isso significa que os candidatos podem, por exemplo, extrair exemplos ou dados estatísticos que auxiliem na elaboração dos argumentos. Com relação ao repertório, vale sempre ter um caderninho com uma pequena coleção deles”.
No Enem, assim como acontece em outros vestibulares, é importante estar atento à estrutura exigida na redação. “O texto deve ter introdução, com tese, desenvolvimento argumentativo e conclusão com proposta de intervenção. Então, o primeiro passo, após análise da proposta, é entender se a frase temática é um problema ou uma questão que deve ser problematizada”, explica Fabiula. “Isso é importante porque a argumentação girará em torno das causas e das consequências do problema que será solucionado via proposta de intervenção”, conclui.
Dicas redação do Enem 2022
A coordenadora dá o passo a passo para conquistar uma boa nota na redação do Enem:
- Leia a frase temática sublinhando as palavras-chave, ou seja, delimite o tema e o seu recorte. Nessa leitura já é possível identificar se o tema trouxe o problema a ser discutido ou não;
- Na leitura da coletânea, destaque as causas e consequências do problema tematizado, pois isso ajudará na composição da tese;
- Anote as ideias de repertório que surgirem na mente durante a leitura;
- Faça o projeto de texto, considerando a tese, as ideias centrais dos argumentos e os elementos da proposta de intervenção (agente, ação, modo/meio, efeito e detalhamento). Decida quantos, quais e em que momento do texto aparecerão os repertórios;
- Escreva o rascunho atentando-se ao desenvolvimento completo dos argumentos e à produtividade do repertório;
- Faça ajustes e revisão gramatical;
- Passe a limpo na folha oficial e, depois, faça uma última revisão gramatical.
Confira seis temas indicados pela equipe de redação do Poliedro Curso para prováveis temas de redação do Enem, neste ano:
- Os cigarros eletrônicos e a indústria do tabaco: riscos à saúde dos brasileiros
- O déficit de bibliotecas nas escolas brasileiras
- A importância do recenseamento demográfico para a promoção de políticas públicas no Brasil
- A violência doméstica e o direito à infância no Brasil
- Riscos do uso da internet por crianças e adolescentes
- Dificuldades no acesso à justiça no Brasil
O Poliedro Curso criou, em 2021, um e-book com 5 redações comentadas para inspirar e ajudar os candidatos. Clique aqui para fazer o download.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Inscrições para o Vestibular de Medicina da UNIFENAS estão abertas
O Vestibular de Medicina da Unifenas oferece 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2025 (80 em Alfenas e 130 em Belo Horizonte).

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifenas, que oferece 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2025 (80 em Alfenas e 130 em Belo Horizonte).
Os interessados encontram 4 formas de ingresso:
1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2024) – sem prova – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
2- Prova Tradicional – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2024) – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2024) – vagas em Alfenas e Belo Horizonte (maior possibilidade de ingresso!)
VESTIBULAR DE MEDICINA UNIFENAS
As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de maio, por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.
PROVAS
As provas estão marcadas para o dia 17 de maio de 2025 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Campinas/SP, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha. O local escolhido para a realização das provas do vestibular independe da cidade em que o curso será ministrado.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Enem: prazo para pedir isenção da inscrição é ampliado para 2 de maio
O período se encerraria na última sexta-feira (25/4).

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou para o dia 2 de maio o prazo para que os interessados solicitem a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O período se encerraria na última sexta-feira (25/4).
Estudantes do Pé-de-Meia e do 3º ano de escolas públicas estão entre o público apto a pedir a isenção da taxa.
O procedimento deve ser realizado exclusivamente na página do participante do exame, com o login no portal único de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A mudança de data também valerá para as justificativas de ausência no Enem 2024. Quem não compareceu aos dois dias de Enem em 2024 precisa justificar as faltas, caso queira participar da edição de 2025 gratuitamente.
Os períodos previstos para recursos e resultados referentes à isenção e às justificativas estão mantidos. O resultado da solicitação de isenção será divulgado no dia 12 de maio e o período de recursos para quem tiver o pedido negado será entre 12 e 16 de maio. O resultado final dos recursos sairá em 22 de maio.
A aprovação do pedido de isenção não garante a participação no exame. O Inep destaca que mesmo com a gratuidade da taxa, os interessados deverão realizar a inscrição no Enem 2025 posteriormente, em data a ser definida em futuro edital a ser publicado pelo MEC.
Fonte: Agência Brasil
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Pedidos de isenção da taxa do Vestibular ITA 2026 podem ser feitos até 19/5

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) recebe pedidos de isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2026.
Período para a Solicitação:
23 abr a 19 mai 2025
Divulgação dos Resultados:
30 mai 2025
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
O ITA concede isenção integral de pagamento da taxa de inscrição para o seu Concurso de Admissão àqueles candidatos que se enquadrem nas seguintes situações:
- Candidatos que pertençam à família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, cuja renda familiar mensal per capita seja inferior ou igual a meio salário-mínimo nacional;
- Candidatos doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.
Clique aqui para ver o edital de isenção da taxa.
Calendário do Vestibular 2026
Período de Inscrição:
02 jun a 11 jul 2025
Prova 1ª Fase:
05 out 2025 (13h-18h)
Provas 2ª Fase:
28 a 31 out 2025 (13h-17h)
Mais informações: www.ita.br