Notícias dos Vestibulares e Enem
Especialistas pedem mudanças imediatas no SISU
Candidatos do Sisu estão sem referências do que podem escolher como curso e/ou como Universidade e/ou Estado para estudar.

Alguns professores, muitos conhecidos na Internet, coordenados pelos Especialista em Redação e ex-apresentador da TV Escola Rômulo Bolívar e pelo Especialista em ENEM e ex-colunista de Educação do Estadão Mateus Prado estão organizando, por todo o País, ações para tentar reverter as mudanças no SISU que estão prejudicando a maioria dos estudantes que fizeram o ENEM e que agora tentam uma vaga em uma Universidade Pública.
A mudança ocorrida no SISU está fazendo com que, nas simulações de notas de corte, os alunos que já passam em sua primeira opção não sejam tirados de suas listas de segunda opção. O “erro” faz com que as notas de corte simuladas sejam, para a maior parte dos cursos, maiores do que elas vão de ser de fato quando o sistema fechar. Elas sobem, artificialmente, devido a duplicação destes alunos no SISU. O grande problema disto é que os estudantes ficam sem referências do que podem escolher como curso e/ou como Universidade e/ou Estado para estudar.
Os Professores estão falando com representantes das Defensorias Públicas de vários Estados para que os estados levem a demanda para a Defensoria Pública da União. Para a Defensoria Pública do Estado de São Paulo foi encaminhado um vídeo com a demanda dos alunos.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
O Advogado Ariel de Castro Alves, especialista em Direitos da Infância e Juventude, advogado que orienta o grupo afirmou que “essa duplicidade na classificação do SISU, estabelecida pelo MEC, tem gerado exclusão e graves prejuízos aos estudantes oriundos das escolas públicas, que já foram prejudicados pela suspensão das aulas presenciais durante a pandemia.”
A mudança que o MEC promoveu no SISU fere um direito adquirido pelo aluno, o direito à simulação e à escolha de onde estudar só após ter seu resultado do ENEM. Deixa totalmente disfuncional a função de simulação e a função de escolha que o SISU sempre oferece desde 2010 para milhões de pessoas.
O presidente do Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas do Brasil, Willian Fernandes, que na noite de quarta-feira atendeu o advogado e o grupo, disse que “as mudanças no SISU materializam prejuízos concretos aos alunos que integram as camadas mais vulneráveis. É urgente adoção de medidas para evitar a efetivação dos retrocessos.”
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Inscrições abertas para o Vestibular 2026 da UENP
Serão ofertadas 808 vagas na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) para ingresso nos cursos de graduação no 1º semestre do próximo ano.

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) está com as inscrições abertas para o Vestibular UENP 2026. Serão ofertadas 808 vagas para ingresso nos cursos de graduação no 1º semestre do próximo ano.
Vestibular UENP 2026
O período de inscrições segue até 20 de setembro, exclusivamente pela internet. A taxa de inscrição é de R$ 75,00 para os cursos de licenciatura e de R$ 150,00 para os cursos de bacharelado, podendo ser paga até o último dia de inscrições.
Interessados em solicitar isenção da taxa devem seguir as orientações do edital, disponível no site do vestibular. O prazo para solicitação de isenção vai até 15 de agosto. As provas serão aplicadas nas cidades onde estão localizados os campi da Universidade: Bandeirantes, Cornélio Procópio e Jacarezinho.
Provas
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
O Vestibular UENP 2026 será composto por:
- Prova Objetiva: 60 questões, sendo 6 de cada área do conhecimento:
- Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
- Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol)
- História
- Geografia
- Sociologia
- Filosofia
- Matemática
- Física
- Química
- Biologia
- Prova de Redação: produção de um artigo de opinião, com argumentação sobre uma questão polêmica apresentada na prova.
As provas serão aplicadas no dia 2 de novembro de 2025, com início às 13h (horário de Brasília) e duração de até cinco horas. Os locais de prova abrirão às 12h e fecharão, impreterivelmente, às 12h40.
Mais informações e inscrições: www.uenp.br.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Mackenzie abre inscrições para o Vestibular 2.0
A prova será realizada em 24 de julho, e o resultado sairá no dia 1º de agosto.

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) está com as inscrições abertas para o Vestibular 2.0, para os campi, Higienópolis, Campinas e Alphaville.
Vestibular Mackenzie
As inscrições vão até o dia 16 de julho de 2025 e podem ser feitas pelo site: www.mackenzie.br.
A prova será realizada em 24 de julho, e o resultado sairá no dia 1º de agosto. O período para efetuar a matrícula será até 7 de agosto de 2025.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Vestibular São Camilo – inscrições abertas!
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Resultado Prouni 2025 – 2º semestre – 1ª chamada
Para os candidatos pré-selecionados, o próximo passo é comprovar as informações na instituição para a qual foi selecionado, até 18 de julho.

O resultado da primeira chamada do Prouni 2º semestre já está no ar. A consulta poderá ser feita no Portal Único de Acesso: acessounico.mec.gov.br/prouni. Acesse a área do candidato para visualizar a sua classificação.
Para os candidatos pré-selecionados, o próximo passo é comprovar as informações na instituição para a qual foi selecionado, até 18 de julho.
A segunda chamada sairá em 28 de julho.
Sobre o Prouni 2025/2
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Nesta edição do ProUni, o MEC está oferecendo mais de 211 mil bolsas. Desse total, 118 mil são integrais (100% gratuitas) e 93 mil parciais (gratuidade da metade do valor da mensalidade). As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil.