Destaque
Espelhos das redações do Enem 2023 estão disponíveis
Participantes podem conferir comentário sobre avaliação dos textos dissertativos.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou a vista individual da folha de redação elaborada pelos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023.
Os resultados dos chamados treineiros, que fizeram as provas somente com o objetivo de testar conhecimentos, também foram disponibilizados na Página do Participante.
Com a vista pedagógica da redação, o participante terá a possibilidade de verificar a pontuação alcançada em cada uma das competências aferidas pelos avaliadores da prova de redação.
O processo de avaliação das redações do Enem é supervisionado pelo Inep em todas as suas etapas e segue rigorosamente os critérios estabelecidos pelo edital do exame, de forma que os textos podem passar por até quatro avaliações para o cálculo da nota final.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Entre os 3,9 milhões de inscritos do Enem 2023, mais de 637 mil se enquadravam como treineiros. Desses, aproximadamente 620 mil eram estudantes do 1º ou 2º ano. Cerca de 17 mil não cursavam ou não concluíram o ensino médio.
Os resultados para quem pretendia ingressar na educação superior com as notas do Enem 2023 foram divulgados em janeiro de 2024.
Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que têm convênio com o Inep para aceitar as notas do Exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifenas vão até 21 de outubro
São oferecidas 210 vagas, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte.
Seguem abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifenas – 1º semestre de 2025 estão abertas. Os interessados em ingressar no curso que é oferecido em Alfenas e em Belo Horizonte encontram 4 formas de ingresso:
1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2023) – sem prova – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
2- Prova Tradicional – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2023) – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2023) – vagas em Alfenas e Belo Horizonte (maior possibilidade de ingresso!)
VESTIBULAR DE MEDICINA UNIFENAS
As inscrições podem ser feitas, até o dia 21 de outubro, por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.
São oferecidas 210 vagas, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte.
PROVAS
As provas estão marcadas para o dia 26 de outubro de 2024 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Brasília/DF, Campinas/SP, Goiânia/GO, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP, Uberlândia/MG e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha. O local escolhido para a realização das provas do vestibular independe da cidade em que o curso será ministrado.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Vestibular da Fuvest segue com inscrições abertas até 8 de outubro
A 1ª fase do vestibular 2025 da Fuvest está agendada para 17 de novembro e a 2ª fase para 15 e 16 de dezembro.
As inscrições para o Vestibular FUVEST 2025 estão abertas. Os candidatos poderão escolher entre mais de 180 cursos da Universidade de São Paulo (USP), divididos em três áreas do conhecimento, ciências biológicas, exatas e humanas, e distribuídos em 42 unidades de ensino e pesquisa em sete cidades do estado de São Paulo (Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo).
VESTIBULAR FUVEST 2025
Este ano, a FUVEST oferecerá 8.147 vagas para ingresso na USP, sendo 4.888 vagas para ampla concorrência, 2.053 vagas para pessoas egressas de escolas públicas e 1.206 vagas para pessoas egressas de escolas públicas autodeclaradas negras, de cor preta ou parda, e indígenas.
As inscrições para o Concurso Vestibular FUVEST 2025 estarão abertas até o dia 8 de outubro. A taxa de inscrição tem valor total de R$ 211,00.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A 1ª fase do exame está agendada para 17 de novembro e a 2ª fase para 15 e 16 de dezembro.
Calendário vestibular Fuvest 2025
- Inscrições Fuvest 2025: 19/08 a 08/10/2024
- Data final para pagamento da taxa de inscrição: 08/10/2024
- 1ª Fase Fuvest 2025: 17/11/2024
- 2ª Fase Fuvest 2025: 15/12 e 16/12/2024
- Provas de competências específicas: entre 09/12/2024 e 10/01/2025, a depender da carreira
- Divulgação do resultado da FUVEST: 24/01/2025
Para mais informações, acesse o site.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Inscrições para o Exame Discursivo do Vestibular Uerj 2025 terminam nesta quarta-feira (2/10)
São oferecidas 6.386 vagas em 79 cursos distribuídos pela capital e nas cidades de Duque de Caxias, São Gonçalo, Nova Friburgo, Petrópolis, Resende e Cabo Frio.
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) encerra, nesta quarta-feira (2/10), o período de inscrições para o Exame Discursivo do Vestibular 2025, que será realizado no dia 1º de dezembro.
Vestibular Uerj 2025
Os interessados podem se inscrever na página vestibular.uerj.br. A taxa de inscrição é de R$ 120 e pode ser paga até o dia 3 de outubro. Os beneficiados com a isenção nos exames anteriores, que fizeram inscrição e não faltaram à prova, estão dispensados do pagamento.
Poderão participar os candidatos aprovados em pelo menos um dos dois exames de qualificação da primeira fase (candidatos que obtiveram conceitos A, B, C e D, com pontuação acima de 40%). Aqueles que tenham concluído ou que estejam cursando o último ano do ensino médio estão concorrendo às vagas. Já os que ainda não chegaram ao 3º ano podem fazer o Exame Discursivo normalmente, porém, ainda que obtenham aprovação, não poderão se matricular.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
São oferecidas 6.386 vagas em 79 cursos distribuídos pela capital e nas cidades de Duque de Caxias, São Gonçalo, Nova Friburgo, Petrópolis, Resende e Cabo Frio.
Quem optar pelas vagas reservadas pelo sistema de cotas deve declarar sua condição de carência socioeconômica e escolher um único grupo de cotas no requerimento de inscrição, além de enviar a documentação comprobatória via sistema.
Segundo o Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea), está prevista a disponibilização de acesso à internet para a realização da inscrição no Laboratório de Informática, localizado no térreo do Pavilhão João Lyra Filho do campus Maracanã, das 10h às 16h, em dias úteis.
Segunda etapa do Vestibular Uerj
O Exame será composto de três provas discursivas: uma redação para todos os cursos e dois exames de disciplinas específicas, de acordo com o curso escolhido, valendo 20 pontos cada.
No Vestibular Uerj 2025, o tema da redação tem como base o livro “O conto da aia”, de Margaret Atwood, leitura imprescindível para este exame. Para a prova de Língua Portuguesa e Literaturas, o texto recomendado é o romance “Caim”, de José Saramago.
A diretora do Dsea, Marcia Gonçalves, recomenda que os candidatos levem em consideração os exames dos anos anteriores, pois a prova deste ano não traz novidades ao que já vem sendo realizado. “Olhar as questões comentadas dos últimos exames cria uma familiaridade com o formato de questão e com a concepção de avaliação da banca”, orienta. Sobre os livros indicados, Marcia acrescenta que serão cobrados não somente conteúdos, mas também competências de leitura, conforme o que já vem sendo feito desde 2018.