Siga-nos!

Destaque

Estratégias para conseguir sua vaga no SiSU 2022 – Alterações na inscrição, nota de corte e vagas

Confira as dicas do coordenador do Poliedro Curso de Campinas, Vitor Ricci, e monte sua estratégia para o Sisu 2022

Publicado

em

Cronograma do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2022

Estão abertas, até o dia 18 de fevereiro, as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2022. O SiSU é destinado a todos os estudantes que tenham feito o Enem do ano anterior, contanto que não tenham zerado a nota da redação. A partir de 2021, o programa também passou a disponibilizar vagas para cursos à distância.

A participação no programa traz inúmeros benefícios ao candidato, como a possibilidade de participar de diversos processos seletivos sem a necessidade de realizar novas provas; a chance de, por até três dias, verificar o andamento de sua nota para conferir se há probabilidade de admissão no curso, e escolher outro, caso esteja com receio; a possibilidade de concorrer em ações afirmativas, com vagas que variam de acordo com a instituição; e o processo de inscrição totalmente virtual e simplificado, evitando burocracias.

Confira abaixo as dicas do coordenador do Poliedro Curso de Campinas, Vitor Ricci, e monte sua estratégia:

1.Estude a lista de opções antes de fazer a inscrição

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Conhecer quais cursos e instituições estão disponíveis no SiSU é muito importante para ser assertivo na hora da inscrição. Cada instituição adota uma combinação diferente de pesos sobre a nota conquistada no Enem, portanto, observar quais áreas do conhecimento são mais determinantes para obter maior pontuação auxilia na estratégia de aumentar as oportunidades para admissão.

2. Acompanhe a nota de corte

É preciso controlar as expectativas neste momento, pois estar acima da nota de corte não garante a aprovação, já que ao longo do período de inscrição essa nota pode sofrer alterações. Por isso, é muito importante estar atento e acompanhá-la diariamente para saber se há chances de ser selecionado para a vaga de interesse.

3. Não tenha receio de fazer alterações de curso e instituição

Ao longo do processo de inscrições do SiSU, é possível fazer quantas alterações de curso e faculdade o candidato julgar necessárias, caso perceba que não há chances de aprovação. Desse modo, o estudante pode ampliar suas oportunidades de ingressar em uma universidade.

Algumas instituições de ensino oferecem ferramentas para auxiliar seus estudantes ao longo do processo. O Poliedro, por exemplo, oferece o simulador P+ SiSU, recurso que permite que os alunos façam simulações em todos os cursos para conhecer os seus pesos e suas notas de corte.

4. Fique atento ao e-mail

Parece uma dica simples, mas ela precisa ser reforçada. As instituições de ensino entrarão em contato com os aprovados para passar as orientações de matrícula por e-mail. Portanto, cheque sua caixa diariamente para evitar que alguma informação importante passe. “Se o prazo de inscrição em alguma universidade chegar ao fim, o aluno será automaticamente desclassificado e não há a possibilidade de recorrer da decisão”, explica Ricci.

5. Caso seja admitido em alguma universidade, certifique-se de que está tudo certo com a sua matrícula

Outro ponto de atenção, caso o aluno seja admitido em alguma universidade, é o prazo para efetuar a matrícula. É de extrema importância que o estudante leia todos os materiais com atenção e encaminhe a documentação no prazo adequado para não deixar de cumprir com nenhuma obrigação, sob o risco de perder a vaga.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

Lista de aprovados no Vestibular Univesp 2024

O processo seletivo recebeu 80 mil inscrições. Foram ofertadas 23.322 vagas, destinadas a 425 polos, de 371 municípios (capital, interior e litoral).

Publicado

em

por

Vestibular Univesp 2023
A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) divulga nesta terça-feira (25/06), às 15h, o resultado oficial e a lista dos candidatos aprovados na primeira chamada do Vestibular Univesp 2024, disponível na página: vestibular.univesp.br. O processo seletivo recebeu 80 mil inscrições. Foram ofertadas 23.322 vagas, destinadas a 425 polos, de 371 municípios (capital, interior e litoral).
Os candidatos convocados na primeira chamada devem ficar atentos ao prazo de matrículas, que será do dia 27/06 a 01/07. A segunda chamada, com os próximos candidatos, está prevista para o dia 10/07, a partir das 15h. Os aprovados terão de 11/07 a 16/07 para efetivarem a matrícula. Já o resultado da terceira convocação será divulgado em 17/07, a partir das 15h. As matrículas ocorrerão em 18 e 19 de julho. O início do ano letivo será em 29 de julho.
Para fazer a matrícula são necessários os documentos:

1.   Certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente;
2.   Certidão de nascimento ou casamento;
3.   Carteira de identidade;
4.   Cadastro de pessoa física (CPF);
5.   Título de eleitor ou certidão de quitação eleitoral, para brasileiros com mais de 18 (dezoito) anos;
6.   Certificado que comprove estar em dia com o serviço militar, para brasileiros do sexo masculino, do dia 1° de janeiro do ano em que o candidato completar 18 (dezoito) anos de idade até 31 de dezembro do ano em que completar 45 (quarenta e cinco) anos de idade.
Saiba como fazer a matrícula, acesse:

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

UnB divulga cronograma dos processos seletivos para 2025

O calendário apresenta prováveis datas para a publicação dos editais de abertura e aplicação das provas

Publicado

em

por

Vestibular Unb 2023

A Universidade de Brasília (UnB) publicou o cronograma dos processos seletivos para o ingresso nos dois semestres letivos de 2025. O calendário apresenta prováveis datas para a publicação dos editais de abertura e aplicação das provas do Vestibular Tradicional e Vestibular de Libras, do Programa de Avaliação Seriada (PAS) e do Acesso Enem UnB.

A consulta pode ser feita pode meio do site: estudenaunb.unb.br.

Será possível ingressar na UnB no primeiro semestre de 2025 por meio de sete modalidades: Vestibular Tradicional; Vestibular de Libras; PAS; Vestibular Indígena; TF; DCS; e 60mais. Os editais de abertura do Vestibular Tradicional e Vestibular de Libras devem ser publicados em 30 de julho e a aplicação das provas deve acontecer em 24 e 25 de novembro. As três etapas do PAS devem ter a divulgação dos editais de abertura em 13 de agosto, e realização das provas nos três primeiros domingos do mês de dezembro.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Para a terceira edição do Vestibular 60mais, o edital de abertura está previsto para 10 de outubro e as provas devem acontecer em 1º de dezembro. O processo seletivo é direcionado a participantes com 60 anos ou mais, e a avaliação é realizada por meio de prova de redação em língua portuguesa, de caráter classificatório e eliminatório.

Novos editais de abertura de TF e DCS devem ser publicados em 2 de dezembro. A TF é para discentes, matriculados em outras Instituições de Ensino Superior (IES), que desejam entrar na UnB para a continuação do mesmo curso ou equivalente. Entre os critérios para o ingresso está o cumprimento de 25% a 75% dos créditos exigidos para a conclusão do curso, e análise do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A DCS se destina a pessoas que já cursaram uma graduação em IES e a seleção é baseada no desempenho no Enem.

INGRESSO 2º/2025 – Para entrar na UnB no segundo semestre letivo de 2025, há sete formas de seleção: segunda chamada do PAS 3; Vestibular Indígena; 60mais; Vestibular para Licenciatura em Educação do Campo (Ledoc); Acesso Enem UnB; TF e DCS.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Vestibular das Fatecs divulga relação de candidatos por vaga

O Vestibular das Fatecs tem o total de 42.254 candidatos inscritos

Publicado

em

por

Vestibular das Fatecs volta a ter aplicação de provas presenciais

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Zona Leste, localizada na Capital, teve a maior procura no Vestibular das Fatecs para o segundo semestre de 2024, com 15,63 candidatos por vaga (c/v) no período noturno. A formação superior tecnológica também ocupa a posição de maior demanda do processo seletivo em 11 unidades. Só na Capital, esse curso é o mais buscado na Fatec São Paulo (noite – 15,14c/v e manhã – 12,54c/v), Fatec Ipiranga (noite – 10,20c/v) e Fatec Zona Sul (noite – 9,54 c/v).

Já o curso de Gestão Empresarial, ofertado na modalidade de Educação a Distância, teve os maiores índices de candidatos por vaga registrados nas Fatecs São Paulo (8,38c/v), Mogi das Cruzes (6,40c/v), Tatuapé (6,10c/v), Sorocaba (5,63c/v) e Barueri (5,30c/v).

Outras formações em alta são os cursos de Automação Industrial (noite – 7,94c/v), da Fatec São Bernardo do Campo; Marketing (noite – 7,77c/v), da Fatec Sebrae, na Capital; e Desenvolvimento de Software Multiplataforma (noite – 7,57c/v), da Fatec Mauá.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Entre as unidades que iniciam suas atividades em agosto, a Fatec Atibaia registrou 3,09 candidatos por vaga no curso de Desenvolvimento de Software Multiplataforma e Itapevi, 5,97 inscritos por vaga disponível no curso de Gestão da Qualidade.

A demanda por curso e unidade está disponível para consulta no site vestibularfatec.com.br.

Os 42.254 candidatos inscritos deverão prestar o exame que dá acesso às vagas para o Ensino Superior Tecnológico gratuito do Centro Paula Souza (CPS) no próximo dia 30 (domingo), às 13 horas. Os participantes terão cinco horas para responder a questões de múltipla escolha e fazer uma redação. Os locais de prova poderão ser consultados a partir das 15 horas de quarta-feira (26), pelo site vestibularfatec.com.br.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Região Metropolitana) e 0800-596 9696 (demais localidades) ou pelo site vestibularfatec.com.br.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo