Notícias dos Vestibulares e Enem
Estudantes do primeiro ano de medicina têm 26% de chances de desenvolver depressão
Pesquisa revela que tristeza não está entre os principais sintomas da doença nessa parte da população
Atualmente, a depressão é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) o quinto maior problema de saúde do mundo e deve se tornar a doença mais comum do mundo nos próximos 20 anos, além de ser considerada a principal causa de incapacitação mundial. Pensando nisso, Isabela Gil, estudante do 12º período do curso de Medicina da Universidade Positivo, resolveu fazer um estudo sobre o estado de saúde mental de estudantes de Medicina, uma vez que há uma estimativa de que mais da metade dos alunos que ingressam no ensino universitário enfrentam dificuldades neste período – e esse pode ser o motivo pelo qual há um aumento nos níveis de psicopatologias nessa parcela da população.
O estudo, que utilizou o Inventário de Depressão de Beck para entrevistar cem estudantes do primeiro ano de Medicina, observou diferentes níveis de depressão, concluindo que 19% deles apresentaram depressão leve, 5% revelaram depressão moderada e 2% sinalizaram depressão grave. Entre os sintomas depressivos, foi encontrada incidência de 43% de sentimento de fracasso e de culpa, 72% com auto acusação e fatigabilidade, 52% com insônia, e 51% com irritabilidade e mudança da imagem corporal. E, contradizendo o rótulo de quadro depressivo popular, 76% deles não apresentam sinais de tristeza.
Para o orientador pedagógico do Curso Positivo, Ivo Carraro, são inúmeros os fatores que levam os estudantes ao quadro depressivo. “A primeira questão a ser considerada é verificar se seria realmente o curso de Medicina que o estudante tinha como profissão idealizada ou se ele começou por status, influência familiar, influência social, etc. Porque ele pode chegar lá e ver que não é aquilo que esperava”, explica. Além disso, o orientador lembra que a exigência intelectual em um ambiente de universidade é bem diferente do que a que o estudante está acostumado no Ensino Médio e é necessária preparação para a mudança de rotina. “O aluno está diante de um grande obstáculo, e ele não está preparado psiquicamente para dar conta de uma realidade nova na vida dele. Porque quando ele vai para o Ensino Superior é outra realidade, ele precisa ser mais responsável e mais autônomo, por isso é necessária uma preparação prévia”, explica.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Para preparar o estudante para a vida acadêmica, Carraro expõe que é preciso mostrar que a vida é um desafio atrás do outro e que eles podem ser vencidos. “Bons pais, boas mães, bons professores são aqueles que mostram aos estudantes que eles têm que vencer desafios e precisam acreditar que o mundo é deles e eles podem construir o mundo para eles. Um mundo que vai exigir muita persistência e vai exigir muito deles, mas um mundo criado no presente, sem medo do futuro”, orienta.
Como auxiliar os estudantes na graduação
Segundo a professora de Psiquiatria da Universidade Positivo, Raquel Heep, a universidade também deve se preparar para oferecer todo o suporte que o aluno precisa nessa nova etapa da vida. “Temos feito um trabalho interdisciplinar com a Psicologia, que tem trazido muito crescimento, disponibilizando atendimento de terapia individual, além de termos o Núcleo de Atenção à Crise que, junto com o Serviço de Informação e Apoio ao Estudante, identifica situações de emergência e oferece psicoterapia, conversa com família, e monitora os alunos com sofrimento”, expõe.
Além disso, a especialista indica que a participação dos professores é fundamental, uma vez que eles têm um relacionamento mais próximo dos alunos. “Temos feito uma sensibilização junto aos professores, porque muitas vezes algum aluno é muito próximo de algum professor e ele vai se sentir confortável para se abrir com ele. Então, esse professor nos leva o problema – claro que isso dentro de uma ética, dentro de um sigilo, para que a gente ofereça caminhos de tratamento, alternativas – para que esse aluno possa ser adequadamente tratado”, conta a psiquiatra.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
UNICAMP divulga aprovados para a 2ª fase do Vestibular 2025
No total, 13.011 candidatos estão sendo convocados para a segunda fase.
A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está antecipando a divulgação da lista dos candidatos aprovados na primeira fase do Vestibular Unicamp 2025.
A lista está disponível na página da Comvest na internet (https://www.comvest.unicamp.br/ingresso-2025/vestibular-2025/).
No total, 13.011 candidatos estão sendo convocados para a segunda fase. Os locais de prova poderão ser consultados individualmente pelos candidatos a partir do dia 22 de novembro, na página do Vestibular Unicamp 2025.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A Comvest está disponibilizando, também, as notas de corte por curso e a tabela com a relação candidatos-vaga para a segunda fase. Já as notas obtidas individualmente pelos candidatos na primeira fase estarão à disposição para consulta a partir de amanhã, quinta-feira (14/11). Este ano, 58.489 candidatos fizeram a prova da primeira fase, realizada no dia 20 de outubro. No ingresso pelo Vestibular Unicamp 2025, são oferecidas 2.537 vagas em 69 cursos de graduação da Unicamp.
Segunda fase
A segunda fase será realizada nos dias 1 e 2 de dezembro de 2024, com duração de cinco horas em cada dia. O tempo mínimo de permanência é de duas horas. A segunda fase é constituída de provas com questões dissertativas. As provas têm uma parte comum para todos os candidatos e uma parte diversificada, de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido em 1ª opção (Ciências Biológicas/Saúde; Ciências Exatas/Tecnológicas, Ciências Humanas/Artes). Cada questão dissertativa vale quatro pontos, cada uma contendo dois itens, valendo dois pontos cada. As provas obedecem à seguinte distribuição:
Primeiro dia – provas comuns a todos os candidatos:
Prova de Redação (composta por duas propostas de textos para que o candidato eleja e execute apenas uma proposta);
Prova de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, com seis questões;
Prova interdisciplinar com duas questões de língua inglesa e duas questões interdisciplinares de Ciências da Natureza.
Segundo dia – provas comuns a todos os candidatos:
Prova de Matemática: com seis questões para os cursos das áreas de Ciências Exatas/Tecnológicas; quatro questões para os cursos das áreas de Ciências Biológicas/Saúde e quatro questões para os cursos das áreas de Ciências Humanas/Artes.
Prova Interdisciplinar: com duas questões interdisciplinares de Ciências Humanas.
Segundo dia – provas de conhecimentos específicos, conforme a opção de curso:
- a) Candidatos da área de Ciências Biológicas/Saúde: prova de Biologia com oito questões; prova de Química, com seis questões.
- b) Candidatos da área de Ciências Exatas/Tecnológicas: prova de Física, com seis questões; prova de Química, com seis questões.
- c) Candidatos da área de Ciências Humanas/Artes: prova de Geografia, com seis questões; prova de História, com seis questões; prova de Filosofia, com uma questão; prova de Sociologia, com uma questão.
Cidades
A segunda fase será realizada nas seguintes cidades: Bauru, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba. Fora do Estado de São Paulo, receberam as provas do Vestibular Unicamp seis capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife e Salvador.
Próximas datas
As Provas de Habilidades Específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, serão realizadas entre os dias 11 e 13 de dezembro, somente em Campinas. A primeira chamada será divulgada dia 24 de janeiro os convocados deverão efetivar a matrícula online (não presencial) nos dias 27 e 28 de janeiro, pela página eletrônica da Comvest. As demais datas constam do calendário do Vestibular Unicamp 2025, disponível no site da Comissão.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Vestibular de Medicina UNIFUNCESI encerra inscrições em 17 de novembro
O Centro Universitário FUNCESI (UNIFUNCESI), de Itabira/MG, oferece 66 vagas para ingresso em 2025.
O Centro Universitário FUNCESI (UNIFUNCESI), de Itabira/MG, está com as inscrições abertas para o Vestibular do Curso de Medicina.
Vestibular de Medicina
São oferecidas 66 vagas para ingresso no 1º semestre de 2025, sendo 36 destinadas para o ingresso via prova tradicional e 30 para o processo seletivo com uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de novembro pelo site: https://tinyurl.com/y67cvrje.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A prova está marcada para o dia 24 de novembro, com início às 13h.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Inscrições do Vestibular Mackenzie 2025.1 terminam em 18 de novembro
A prova será aplicada nos dias 27 e 28 de novembro, de acordo com o curso escolhido.
O sonho de se tornar Mackenzista está cada vez mais perto. A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), que foi eleita a Melhor Universidade Privada de São Paulo, de acordo com a Folha de S.Paulo, abriu as inscrições para o Vestibular 2025.1. O período para se inscrever no vestibular vai até o dia 18 de novembro.
Vestibular Mackenzie 2025.1
Em casos de dúvidas, o edital já está disponível para consulta. Nele é possível obter informações sobre quais cursos cada campi oferece, quantas vagas são ofertadas por curso, qual o modelo da prova, documentos necessários para a realização da prova, entre outros.
A prova está marcada para os dias 27 e 28 de novembro, de acordo com o curso escolhido. O Mackenzie também aceita a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) dos últimos três anos (2021,2022 e 2023).
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Seu sonho começa aqui, inscreva-se e venha fazer parte da família Mackenzie!