Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Estudantes do primeiro ano de medicina têm 26% de chances de desenvolver depressão

Pesquisa revela que tristeza não está entre os principais sintomas da doença nessa parte da população

Publicado

em

Atualmente, a depressão é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) o quinto maior problema de saúde do mundo e deve se tornar a doença mais comum do mundo nos próximos 20 anos, além de ser considerada a principal causa de incapacitação mundial. Pensando nisso, Isabela Gil, estudante do 12º período do curso de Medicina da Universidade Positivo, resolveu fazer um estudo sobre o estado de saúde mental de estudantes de Medicina, uma vez que há uma estimativa de que mais da metade dos alunos que ingressam no ensino universitário enfrentam dificuldades neste período – e esse pode ser o motivo pelo qual há um aumento nos níveis de psicopatologias nessa parcela da população.

O estudo, que utilizou o Inventário de Depressão de Beck para entrevistar cem estudantes do primeiro ano de Medicina, observou diferentes níveis de depressão, concluindo que 19% deles apresentaram depressão leve, 5% revelaram depressão moderada e 2% sinalizaram depressão grave. Entre os sintomas depressivos, foi encontrada incidência de 43% de sentimento de fracasso e de culpa, 72% com auto acusação e fatigabilidade, 52% com insônia, e 51% com irritabilidade e mudança da imagem corporal. E, contradizendo o rótulo de quadro depressivo popular, 76% deles não apresentam sinais de tristeza.

Para o orientador pedagógico do Curso Positivo, Ivo Carraro, são inúmeros os fatores que levam os estudantes ao quadro depressivo. “A primeira questão a ser considerada é verificar se seria realmente o curso de Medicina que o estudante tinha como profissão idealizada ou se ele começou por status, influência familiar, influência social, etc. Porque ele pode chegar lá e ver que não é aquilo que esperava”, explica. Além disso, o orientador lembra que a exigência intelectual em um ambiente de universidade é bem diferente do que a que o estudante está acostumado no Ensino Médio e é necessária preparação para a mudança de rotina. “O aluno está diante de um grande obstáculo, e ele não está preparado psiquicamente para dar conta de uma realidade nova na vida dele. Porque quando ele vai para o Ensino Superior é outra realidade, ele precisa ser mais responsável e mais autônomo, por isso é necessária uma preparação prévia”, explica.

Para preparar o estudante para a vida acadêmica, Carraro expõe que é preciso mostrar que a vida é um desafio atrás do outro e que eles podem ser vencidos. “Bons pais, boas mães, bons professores são aqueles que mostram aos estudantes que eles têm que vencer desafios e precisam acreditar que o mundo é deles e eles podem construir o mundo para eles. Um mundo que vai exigir muita persistência e vai exigir muito deles, mas um mundo criado no presente, sem medo do futuro”, orienta.

Como auxiliar os estudantes na graduação

Segundo a professora de Psiquiatria da Universidade Positivo, Raquel Heep, a universidade também deve se preparar para oferecer todo o suporte que o aluno precisa nessa nova etapa da vida. “Temos feito um trabalho interdisciplinar com a Psicologia, que tem trazido muito crescimento, disponibilizando atendimento de terapia individual, além de termos o Núcleo de Atenção à Crise que, junto com o Serviço de Informação e Apoio ao Estudante, identifica situações de emergência e oferece psicoterapia, conversa com família, e monitora os alunos com sofrimento”, expõe.

Além disso, a especialista indica que a participação dos professores é fundamental, uma vez que eles têm um relacionamento mais próximo dos alunos. “Temos feito uma sensibilização junto aos professores, porque muitas vezes algum aluno é muito próximo de algum professor e ele vai se sentir confortável para se abrir com ele. Então, esse professor nos leva o problema – claro que isso dentro de uma ética, dentro de um sigilo, para que a gente ofereça caminhos de tratamento, alternativas – para que esse aluno possa ser adequadamente tratado”, conta a psiquiatra.

Destaque

Apoio individualizado prepara os estudantes da ESEG para o desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional

O Apoio ao Aluno de forma individualizada da Eseg é um acolhimento que ocorre por meio de atividades e orientação dos professores

Publicado

em

por

Apoio individualizado prepara os estudantes da ESEG para o desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional

A ESEG – Faculdade do Grupo Etapa acredita que os alunos podem se desenvolver não apenas academicamente quando ingressam na faculdade. O Apoio ao Aluno de forma individualizada – desde o início do curso – é um acolhimento que ocorre por meio de atividades e orientação dos professores, que buscam esclarecer dúvidas profissionais e acadêmicas de cada estudante ao mesmo tempo que observam de perto suas habilidades e dificuldades.

Realizado pela equipe pedagógica da ESEG, esse tipo de apoio potencializa o desenvolvimento completo do aluno, desde a absorção do conteúdo ministrado durante as aulas até a organização e o planejamento dos trabalhos e projetos, o controle melhor do tempo e a otimização do estudo.

Para auxiliar os estudantes em busca das melhores vagas no mercado de trabalho, a ESEG disponibiliza uma equipe de especialistas em Recursos Humanos que compõem o Centro de Estágios e Carreiras. Os profissionais realizam palestras sobre o meio corporativo, oferecem suporte para gerenciar os perfis nas redes sociais, realizam um acompanhamento para formular e atualizar o currículo e divulgam semanalmente vagas para os alunos e egressos da Faculdade.

Além desses importantes diferenciais, também são realizadas visitas a empresas de vários segmentos e tamanhos, com o intuito de apresentar as rotinas produtivas e gerenciais das indústrias e aprimorar os conhecimentos relacionados às inovações. Assim, a metodologia aplicada em sala de aula é visualizada de forma prática durante a graduação.

Estão com as inscrições abertas os cursos de Administração, Direito, Economia, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção. Para ingressar, o candidato pode realizar o vestibular, presencial ou digital, utilizar a nota do Enem, fazer transferência ou matricular-se via segunda graduação. De acordo com o desempenho, o candidato consegue bolsa de estudo válida para todo o curso.

A ESEG está localizada na Rua Apeninos, 960 (a alguns minutos da estação Paraíso do Metrô), e na Rua Vergueiro, 1951 (a poucos metros da estação Ana Rosa do Metrô).

Serviço

Processo Seletivo ESEG 2022 – 1º Semestre
Cursos: Administração, Direito, Economia, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção.

Provas Presenciais
06/11, às 13h – Inscrições até 05/11, às 14h
Rua Apeninos, 960, Paraíso

Provas digitais
25/11, às 18h – Inscrições de 15/10 até 24/11, às 23h59
27/11, às 9h – Inscrições de 15/10 até 26/11, às 14h

Taxas
Vestibular: R$ 90,00
Enem: isento
Inscrição e mais informações: eseg.edu.br/vestibular2022

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Cesupa abre inscrições para o Vestibular 2022 – Medicina e demais cursos

No Vestibular Cesupa 2022 são oferecidas 160 vagas em medicina e 1.535 vagas para os outros 14 cursos da instituição.

Publicado

em

por

Cesupa abre inscrições para o Vestibular 2022 - Medicina e demais cursos

O Centro Universitário Estado do Pará (Cesupa) está com as inscrições abertas para o Vestibular 2022. No processo seletivo de medicina são ofertadas 160 vagas e no tradicional 1.535 vagas para os outros 14 cursos da instituição.

Vestibular Cesupa 2022

As inscrições estão disponíveis no site da instituição, até às 18h do dia 5 de novembro.

As provas acontecerão de forma presencial, no dia 14 de novembro, das 8h às 13h.

Medicina – A prova de Medicina totalizará 80 pontos e será composta por uma redação, que equivale a 20 pontos, e mais 60 questões de múltipla escolha, que correspondem a 60 pontos, referentes às disciplinas de Língua Portuguesa (8), Biologia (10); Química (10), Matemática (6), Física (6), História (6), Geografia (6), Literatura (4) e Língua Estrangeira (4). O conteúdo programático seguirá a matriz do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os 160 aprovados ingressarão no curso, no primeiro e no segundo semestre de 2022, de acordo com a ordem de classificação.

Veja aqui outros vestibulares de medicina com inscrições abertas!

Cursos – Os 14 cursos que serão oferecidos no Vestibular Cesupa são Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Publicidade e Propaganda. A prova também contará com uma redação, valendo 20 pontos, e 60 questões objetivas, totalizando 80 pontos. A diferença será por conta da distribuição do número de questões para cada disciplina: Língua Portuguesa (8), Matemática (7), Física (7), Biologia (7), Química (7), História (7), Geografia (7), Literatura (5) e Língua Estrangeira (5).

Os candidatos a um dos 14 cursos que, porventura, sejam aprovados no Vestibular Fora da Curva não precisam se inscrever neste novo processo seletivo.

O resultado de ambos os processos seletivos será divulgado até o dia 30 de novembro, no site do Cesupa.

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Resultado Preliminar PS 2021/2 UFRGS

Publicado

em

por

Resultado Preliminar PS 2021/2 UFRGS

De acordo com o edital, o resultado preliminar do PS 2021/2 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) será publicado hoje, 18 de outubro.

Resultado Preliminar PS 2021/2 UFRGS

A consulta poderá ser feita no site: www.ufrgs.br/coperse/ps20212

Eventuais recursos quanto ao Resultado Preliminar do PS 2021/2 deverão ser formalizados pelos candidatos, no site www.ufrgs.br/conecte-se/ (tipo de processo: Processo Seletivo – Recurso) e encaminhados à COPERSE, até as 18h do dia seguinte ao da divulgação do Resultado Preliminar.

A divulgação da lista de classificados, e o resultado final, está prevista para até 22 de outubro. Entre os dias 23 e 29 de outubro deve ser feito o envio, de forma online, da documentação exigida, com a obrigatoriedade do encaminhamento da comprovação de acordo com a modalidade de ingresso do candidato. A lista completa de documentos pode ser conferida no Edital e no Manual do Candidato e não haverá aproveitamento de documentação enviada em algum processo anterior.

As datas da segunda etapa de matrícula de 2021/2 serão entre os dias 10 e 12 de janeiro (com faixa horária divulgada em 5 de janeiro). O início das aulas será em 17 de janeiro de 2022.

Sobre o PS 2021/2

O Processo Seletivo 2021/2 (PS 2021/2) oferece 1.418 vagas em 47 opções de curso de graduação na UFRGS. A oferta disponibiliza as vagas anteriormente destinadas ao Concurso Vestibular, não realizado diante das condições sanitárias.

Puderam participar da seleção apenas candidatos com ao menos uma nota válida nas edições anteriores do Concurso Vestibular ou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2017 a 2020, permanecendo a reserva de 50% das vagas para o programa de ações afirmativas.

Continue lendo