Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Estudo atesta Vestibular Unesp interdisciplinar e sem pegadinha

Ao analisar exame, pesquisas da Vunesp indicam equilíbrio entre questões fáceis e difíceis

Publicado

em

Campus Unesp - Vestibular Unesp 2020 - Lista de Aprovados e resultado

A prova da primeira fase do Vestibular Unesp 2020, com a Prova de Conhecimentos Gerais, será realizada neste 15 de novembro, próxima sexta-feira.

Os 95.440 estudantes que farão o exame da primeira fase do Vestibular 2020 da Unesp encontrarão uma prova de grau médio, com equilíbrio entre questões fáceis e difíceis, interdisciplinar e sem “pegadinhas”.

Essas foram as conclusões de uma pesquisa feita pela equipe técnica da Vunesp com o objetivo de esmiuçar as principais características da prova da primeira fase do Vestibular da Unesp, etapa em que é aplicada a Prova de Conhecimentos Gerais.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O resultado do estudo “A Prova de Conhecimentos Gerais e os Objetivos do Vestibular da Unesp”, realizado com as edições dessa prova no período de 2014 a 2019 pela área de Pesquisa, Desenvolvimento e Avaliação Educacional da Fundação Vunesp, permitiu conhecer a eficiência da prova tendo em vista os objetivos traçados na sua elaboração.

“Fizemos um estudo olhando as propriedades estatísticas e verificamos que é uma prova interdisciplinar, bem estruturada e ‘sem pegadinha’, boa para identificar o aluno que tem boa compreensão leitora”, diz a professora Ligia Maria Vettorato Trevisan, responsável pela área de Pesquisa, Desenvolvimento e Avaliação Educacional da Vunesp.

Por “sem pegadinha”, entende-se que não foram identificadas questões em que os candidatos optaram, em sua maioria, por uma alternativa errada levados por um enunciado mal redigido ou formulado de maneira a confundir os participantes do vestibular. “Ao pé da letra, é uma prova justa em que os estudantes são levados a usarem o que aprenderam na escola para resolver situações-problema”, afirma a responsável pela área técnica de Pesquisa, Desenvolvimento e Avaliação Educacional da Vunesp.

A prova da primeira fase é classificatória e eliminatória, na qual o candidato precisa fazer pelo menos 20 de um total de 100 pontos para não ser eliminado. Esta etapa consiste em 90 questões de múltipla escolha, sendo divididas em três grupos: questões que abordam conhecimentos de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte; questões que examinam conhecimentos de História, Geografia e Filosofia; questões que compreendem Biologia, Química, Física e Matemática.

Os estudos realizados pela Vunesp, responsável pelo Vestibular da Unesp, possibilitaram a identificação de quais habilidades e competências as provas medem, com base nas últimas edições do exame. Permitiram também conhecer o grau de dificuldade da prova aplicada. A edição de 2019, por exemplo, caracterizou-se como uma prova com 52% questões de média dificuldade (os percentuais de acerto variaram de 35% a 65%), 28% fáceis (os percentuais de acerto superaram 65%) e 20% difíceis (os percentuais ficaram abaixo de 35%).

“Trata-se de uma prova multi e interdisciplinar, cuidadosamente preparada de modo a promover a integração e a interdisciplinaridade como mecanismos que permitem melhor conhecer as capacidades desejadas dos candidatos aos cursos de graduação da Unesp”, afirma a professora Ligia Trevisan.

Entre as características técnicas do estudo, os pesquisadores destacaram o emprego de metodologias estatísticas, tais como a Teoria Clássica de Testes (TCT), a Teoria da Resposta ao Item (TRI) e a análise da dimensionalidade das provas, para coletar evidências sobre a validade das provas, especialmente no que se refere à estrutura interna. As análises indicam o grau em que as relações entre os itens da prova estão em conformidade com o objetivo em questão, no caso a qualificação para o ingresso na Unesp.

“Esses dados indicam uma prova bastante equilibrada e, nesse sentido, com boas condições de avaliar, na totalidade, o público participante”, diz Ligia Maria Vettorato Trevisan. “Na primeira fase, é um vestibular planejado para selecionar candidatos capazes de articular ideias de modo coerente e também compreender ideias, relacionando-as”, afirma.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

Vestibular de Medicina da UNIFASE/FMP está com inscrições abertas

Além da prova, há possibilidade de ingresso usando a nota do ENEM.

Publicado

em

por

vestibular medicina unifase

Integrante do seleto grupo de Escolas Médicas do país com nota máxima no MEC e com acreditação SAEME pelo Conselho Federal de Medicina, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) está com inscrições abertas para o vestibular do segundo semestre de 2024. Além da prova, há possibilidade de ingresso usando a nota do ENEM. O curso é um dos mais concorridos do país, atraindo estudantes de diferentes estados brasileiros, e já formou mais de 5 mil profissionais ao longo de sua história, iniciada há 56 anos. As inscrições devem ser feitas no site www.unifase-rj.edu.br.

Diretora geral da UNIFASE/FMP, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves lembra que a formação técnica e humanística oferecida pela instituição dá aos alunos um olhar diferenciado na relação com os pacientes. “Temos como compromisso a formação de profissionais éticos e com olhar sensível ao outro. A prática no SUS traz esse diferencial. A vivência dos nossos estudantes, com supervisão de nossos professores e preceptores, no dia a dia do Hospital de Ensino Alcides Carneiro, que é o maior hospital da região, e também no nosso ambulatório escola e nos nossos postos de saúde, somada à qualidade do nosso corpo docente e da nossa infraestrutura, sem dúvida garante uma formação mais completa aos alunos”, detalha.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis o professor Paulo César Guimarães explica que a atuação multidisciplinar nas atividades práticas também permite uma experiência diferenciada aos estudantes da UNIFASE/FMP. “Nos cenários de prática, a integração dos futuros médicos com profissionais e estudantes de Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Radiologia e Odontologia traz novas perspectivas e permite uma vivência mais ampla, que é retrato da realidade no mercado de trabalho”, frisa, lembrando que o reconhecimento nacional da instituição é resultado de um trabalho consistente para que os estudantes tenham sempre acesso à formação médica de qualidade, que gera impactos significativos na sociedade.

A UNIFASE/FMP oferece moderna infraestrutura integrada ao meio ambiente, proporcionando melhor qualidade de vida à comunidade acadêmica. “A formação de qualidade é crucial para assegurar que os médicos estejam adequadamente preparados para enfrentar os complexos desafios e as constantes mudanças na área da saúde. Oferecemos um currículo abrangente e atualizado, que busca promover o desenvolvimento de competências sólidas, aprimorando a capacidade de raciocínio crítico e incentivando os alunos à prática médica humanizada”, destaca a coordenadora do curso de Medicina da UNIFASE/FMP, professora Patricia Tavares.

Com a melhor avaliação do MEC e com qualidade atestada pelo Conselho Federal de Medicina, a UNIFASE/FMP é uma das poucas instituições do país com acreditação SAEME. No Brasil, apenas 10% das Instituições de Ensino Superior têm esse reconhecimento, sendo 4 delas no Estado do Rio. Hoje, 80% do corpo docente é composto por Mestres e Doutores, que acompanham de perto o aprendizado e o atendimento dos estudantes em todos os cenários de prática próprios e conveniados, da atenção primária à atenção especializada e intensiva.

Parcerias

Para proporcionar um ambiente propício à inovação e ao desenvolvimento humano e social, a UNIFASE/FMP dispõe de infraestrutura moderna, com o Centro de Inovação, Pesquisa e Atualização Cirúrgica (CIPAC); o Centro de Simulação Realística; o Laboratório de Medicina Regenerativa e o Laboratório de Pesquisa em Imunologia Básica e Aplicada.

Também mantém parcerias com instituições nacionais e internacionais a fim de realizar pesquisas, intercâmbios e estágios. Entre os parceiros estão a Fiocruz, o Laboratório Nacional de Computação Científica, o Instituto Cochrane do Brasil, a Marinha do Brasil, a Universidad Nacional de Quilmes, a Unidad Docente de Medicina Familiar y Comunidad Sectro II de Zaragoza, a Universidad de Sevila e a Universidade do Minho.

“Oferecemos parcerias com instituições de saúde reconhecidas, permitindo aos estudantes vivenciar diferentes áreas da Medicina e adquirir experiências enriquecedoras, inclusive intercâmbios. Nos comprometemos em fornecer aos estudantes o suporte necessário para que superem os obstáculos e alcancem seus objetivos”, finaliza o coordenador de Ensino da UNIFASE/FMP, professor Abílio Aranha.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Uemanet abre inscrições para o Vestibular EaD 2024.2

Estão sendo ofertadas 1.140 vagas distribuídas em 29 municípios do estado. 

Publicado

em

por

vestibular EaD Uema

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) divulgou o edital n. 32/2024 do Processo Seletivo Simplificado do Programa Especial EaD 2024 destinado para candidatos aos cursos de graduação na modalidade a distância para o segundo semestre do ano de 2024.

As inscrições seguem abertas até 03 de maio e devem ser feitas através do site sigconcursos.uema.br/.

Estão sendo ofertadas 1.140 vagas distribuídas em 29 municípios do estado.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

As provas serão aplicadas no dia 30 de junho de 2024.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

PUC-Campinas abre inscrições para o Vestibular de Inverno 2024

nscrições vão até o dia 10 de junho para os mais de 60 cursos de Graduação da Universidade

Publicado

em

por

PUC-Campinas abre inscrições para o Vestibular 2022

A PUC-Campinas está com as inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2024. O candidato poderá se inscrever para vagas dos mais de 60 cursos até o dia 10 de junho.

O candidato que realizar a inscrição entre 10 de abril e 8 de maio, terá 20% de desconto na taxa. Entre 9 de maio até 29 de maio, o desconto é de 10%. Os que realizarem a inscrição a partir dessa data até o prazo final, de 10 de junho, pagarão o valor completo, que é de R$ 120. O valor pode ser pago com cartão de crédito ou de débito.

A prova do Vestibular está marcada para o dia 23 de junho.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Mais informações: https://www.puc-campinas.edu.br/

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo