Siga-nos!

Destaque

Evento reúne 170 projetos de conclusão de curso dos alunos Mauá. Tudo On-line. Participe!

A 27.ª edição do Eureka Mauá está chegando, reunindo Trabalhos de Conclusão de Curso dos formandos de Administração, Design e Engenharia

Publicado

em

Evento reúne 170 projetos de conclusão de curso dos alunos Mauá. Tudo On-line. Participe!

Mais uma Eureka Mauá está chegando e você não pode perder! Esta é a 27.ª edição do evento que reunirá os Trabalhos de Conclusão de Curso dos formandos de Administração, Design e Engenharia do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia.

Trata-se de uma tradicional exposição que tem o objetivo de apresentar à comunidade local, comunidade acadêmica e aos diversos nichos de mercado, propostas e soluções inovadoras que buscam sanar os maiores problemas da humanidade, em áreas como meio ambiente, mobilidade, saúde, bem-estar, energia, negócios, entre outros.

Devido à pandemia, mais uma vez o evento será em formato on-line. O evento é gratuito e aberto ao público em geral. Os convidados encontrarão um cenário de inovação, criatividade e muita tecnologia, que busca conectar o ambiente acadêmico ao empresarial.

27ª Edicação do Eureka Mauá

Anote na agenda!
Data: de 22 a 24 de outubro, das 13h às 21h, on-line
Gratuito
Conheça muita inovação >> https://eureka.maua.br/

Fique por dentro de alguns trabalhos que serão apresentados na Eureka 2021!

A integração do BIM e do IoT no Smart Campus Mauá

Esse grupo de Engenharia Civil aplicou um Gêmeo Digital para fazer o monitoramento virtual da iluminação, presença e temperatura nos Blocos D e E do Smart Campus da Mauá a partir da integração de IoT (Internet of Things) e BIM (Building Information Modeling).
Eles mostraram que não brincam em serviço e foram premiados no Forge Hackathon 2021, conquistando a categoria de aplicação de gêmeo digital mais criativo utilizando o Forge da Autodesk.

Solução para o Agronegócio: biossegurança em alimentos – análise de microtoxinas em soja

A indústria do Agronegócio busca a qualidade de seus produtos de forma cada vez mais rápida e eficiente. Sendo assim, o controle de qualidade para a análise de microtoxinas de seus produtos requer cada vez mais, uma fácil execução, baixo custo e mínima preparação da amostra. A partir disso, o trabalho proposto pelos formandos de Engenharia Química tem o intuito de desenvolver e avaliar uma metodologia para análise mais rápida via espectrometria no infravermelho próximo (NIR) de microtoxinas, buscando um (ou mais) parâmetros eficientes.

Solução para a Saúde: simulação do escoamento do sangue em aneurisma de aorta abdominal

O trabalho do grupo de Engenharia Mecânica tem como objetivo estudar o escoamento de sangue em aneurisma de aorta abdominal, visto que ocupa o primeiro lugar no índice de mortalidade de doenças cardiovasculares e se destaca pelo crescimento gradual e assintomático. Com um maior entendimento da distribuição de pressão e tensão na parede do vaso da região afetada, será possível melhorar os diagnósticos e reduzir a mortalidade da doença.

Alimentos para pets: refresco em pó para cachorros

A categoria de alimentos alternativos para pets é um dos setores de maior crescimento no mercado “pet food“. Este trabalho de Engenharia Química visou desenvolver um alimento complementar em pó para cachorros, garantindo benefícios nutricionais e estimulando o aumento da ingestão de água, combinando inovação, saúde e bem-estar. O pó foi obtido no processo de secagem em spray drye” e no liofilizador. Foi avaliada a influência operacional e de diferentes composições da formulação do processo e a qualidade do pó obtido.

Energia sustentável: projeto e otimização de uma turbina eólica de pequeno porte (TEPP)

O trabalho de Engenharia Mecânica visa desenvolver novas geometrias de pás eólicas, e otimizar o projeto de pá já existente, para reduzir a velocidade de entrada (cut-in) da turbina eólica instalada no Instituto Mauá de Tecnologia (IMT).
Complementando o TCC “Levantamento do potencial eólico do Campus de São Caetano do Sul do Instituto Mauá de Tecnologia através de um Aerogerador” realizado em 2019, o levantamento de dados do potencial eólico do IMT será retomado para maior coleta de dados.

Meio ambiente e sustentabilidade: biopolímero de semente de abacate para talheres descartáveis

O consumo excessivo de plásticos e seu posterior descarte inadequado geram grandes impactos ambientais. Por isso, foi desenvolvido um estudo da utilização do amido proveniente da semente do abacate como matéria-prima para a produção de um biopolímero utilizável na fabricação de talheres descartáveis.

Uso excessivo de aparelhos eletrônicos: desenvolvimento de gel hidratante facial com proteção à luz artificial

Ao analisar o cenário atual, observa-se um aumento do uso de meios eletrônicos na pandemia, que emitem uma luz visível, mais conhecida como luz azul artificial, sendo prejudicial para as células da pele, promovendo, assim, o envelhecimento precoce. Com isso, foi projetado um cosmético que se adapte com a rotina de cuidados com a pele incluindo a proteção das radiações emitidas por aparelhos eletrônicos.

Moda para o desenvolvimento infantil: Imaginaê

Pesquisas afirmam que o uso excessivo de aparelhos digitais, fato cada vez mais recorrente e impulsionado pela situação da pandemia atual, trazem prejuízo à saúde, especialmente para os pequenos. Assim, é preciso implementar outras atividades na rotina das crianças, minimizando o uso de telas e supervalorizando brincadeiras lúdicas. Esse projeto de Design tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento infantil a partir de uma indumentária, exercitando o autoconhecimento e a imaginação da criança.

Há muito mais por vir!
Ficou curioso? Então não perca a Eureka 2021!

INSCREVA-SE NO VESTIBULAR MAUÁ 2022

Cursos de Administração, Ciência da Computação, Design, Engenharias e Sistemas de Informação. Concorra a 60 bolsas de estudo integrais, válidas para todo o curso.

Acesse: maua.br/vestibular para mais informações!

Destaque

Vestibular de Medicina Unifenas tem inscrições prorrogadas até 30/5

São oferecidas 210 vagas para ingresso no segundo semestre de 2022, sendo 80 em Alfenas e 130 em Belo Horizonte.

Publicado

em

por

Vestibular de Medicina Unifenas 2022/2

As inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifenas foram prorrogadas até o dia 30 de maio. São oferecidas 210 vagas para ingresso no segundo semestre de 2022, sendo 80 em Alfenas e 130 em Belo Horizonte.

As inscrições devem ser feitas no site: www.unifenas.br/vestibular.

Os candidatos encontram 4 modalidades de ingresso:

1 – Enem – É aceita a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009 a 2021, sem a necessidade de participar do vestibular. Metade das vagas serão preenchidas nesta modalidade.

2- Prova Tradicional – O exame está marcado para o dia 4 de junho, das 13 às 18 horas, nas cidades de Brasília/DF, Campinas/SP, Curitiba/PR, Goiânia/GO, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP, Uberlândia/MG, Vitória/ES e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis, Poços de Caldas e Varginha. O local escolhido para a realização das provas do vestibular independe da cidade em que o curso será ministrado. Metade das vagas serão preenchidas nesta modalidade.

3- Prova Tradicional + Enem – Nesta modalidade o candidato poderá se inscrever nas duas modalidades para concorrer às vagas de Medicina nos câmpus de Alfenas e/ou Belo Horizonte, aumentando suas possibilidades.

4- Prova Tradicional Unificada + Enem – O candidato irá optar na prova Tradicional, em ordem de preferência (1ª e 2ª opção), entre os cursos de Medicina oferecidos pelo câmpus de Alfenas e pelo câmpus de Belo Horizonte. A convocação, em 2ª opção, será realizada somente após as etapas para classificação e convocação dos inscritos em 1ª opção. Pelas notas do ENEM (2009 a 2021), o candidato fará duas inscrições, sendo uma para cada câmpus.

Continue lendo

Destaque

5 dicas para se preparar para os vestibulares de inverno

Publicado

em

por

5 dicas para se preparar para os vestibulares de inverno

A necessidade de estudar e revisar tudo o que foi aprendido em cada disciplina é cada vez maior como forma de se preparar para os próximos vestibulares de inverno. Os estudantes precisam estar bastante focados e bem preparados para encarar a maratona de provas e, dessa forma, ingressar no tão sonhado ensino superior. Por outro lado, nem todos os alunos têm a oportunidade de frequentar um cursinho presencial, por conta de diversos fatores. O principal deles é o alto custo das mensalidades, horários das aulas, trajeto até o local, além de outras despesas.

Uma alternativa para contornar essas dificuldades são os cursos online disponíveis por meio de grandes plataformas digitais na internet, que oferecem uma educação de qualidade e bem acessível. Por meio da tecnologia, os “professores influenciadores” mais conhecidos pelo público estão reunidos em um único espaço virtual. Isso possibilita o aprendizado de uma forma fácil e prática, sem que o aluno precise sair de casa, com horários mais flexíveis, além de terem uma linguagem simples e bastante didática.

Para o professor e influenciador Michel Arthaud, da Plataforma Professor Ferretto, os preparativos feitos de forma online para os vestibulares têm vários benefícios. “As aulas online trazem diversas vantagens porque o estudante consegue fazer o próprio cronograma de estudos sem sair de casa tornando-se protagonista do seu ensino. Esse aluno conta com diversos materiais, vasto conteúdo e um grupo de professores altamente qualificados para atender a todas as matérias”, diz.

Muito ativo nas redes sociais, o professor Michel também tem o canal do Youtube Café com Química, que mantém mais de 110 mil inscritos e seguidores. Desde 2020 ele uniu forças com outros importantes docentes/influenciadores que também fazem parte do time de professores da Plataforma Professor Ferretto. Essa união ocorreu para oferecer cursos completos em um único universo virtual. Tudo isso, com qualidade e oferecendo um custo/benefício bem acessível aos estudantes com um orçamento mais apertado.

Abaixo, o professor destaca cinco dicas essenciais para que os alunos estudem online para as provas do vestibular de inverno, que acontecem no meio do ano e, sobretudo, para o ENEM que deve ser realizado em novembro:

Organize-se e crie uma rotina de estudos

Para estudar online, é fundamental que o estudante seja organizado e tenha disciplina. Para isso, é preciso que ele crie uma rotina de estudos e consiga equilibrá-la com outros compromissos e atividades, como o lazer, que também é essencial no dia a dia.

“Trace um cronograma, faça planos, definindo as tarefas de maneira específica, com data e horas de estudo marcadas para cumpri-las, e siga esse plano à risca. Eu acredito muito que, quando colocamos um prazo certo para determinada atividade, nossa produtividade aumenta”, explica o professor Michel.

Analise as condições do ambiente de estudo

O ambiente é um fator muito importante na hora de estudar. Tudo ao redor impacta na concentração do aluno e, consequentemente, no rendimento. No caso do estudo online, além de ser necessário ter acesso à internet, é preciso que o local seja tranquilo, tenha uma estrutura adequada e com boa iluminação.

“Quem estuda em casa, deve procurar um lugar reservado e combinar com seus familiares ou outras pessoas que frequentem o mesmo ambiente, para que evitem interrupções durante o horário de estudo. Além disso, nada de estudar com a TV ligada, música ao fundo, celular com o som alto e com mensagens apitando a todo instante, ou qualquer outro fator que irá tirar a sua concentração”, alerta.

Tenha foco e saiba o que cairá nas provas

Para uma rotina de estudos dar certo, além de um bom cronograma, é necessário ter muito foco e concentrar-se especificamente naquilo em que estiver revisando.

“Anote tudo, esteja com todos os materiais necessários, faça resumos e exercícios práticos enquanto estuda, se empenhe e, se for preciso, grave a matéria no celular. Além disso, deixe outras preocupações, planos e pensamentos para outro momento. Pense como toda a atenção e esforço dedicado ao aprendizado compensará futuramente”, aconselha.

Além disso, os editais dos vestibulares são um bom recurso para saber o que vai cair na prova. “Minha dica é: leia sempre o edital de um vestibular. Lá você saberá, literalmente, tudo o que vai cair na prova e, assim, poderá se preparar para o exame, estudando de maneira assertiva e efetiva”, comenta o professor.

Acompanhe seu rendimento

Quando se estuda online, ainda que o aluno passe horas e horas em frente ao computador, de nada adianta se ele não acompanhar o seu rendimento e verificar se, de fato, aprendeu ou não o que está estudando.

“Você precisa progredir enquanto estuda. Do contrário, estará perdendo tempo. Reveja o conteúdo, refaça os exercícios se for necessário, leia muito e pesquise sobre o assunto, aplicando também na prática o que aprendeu na teoria . E procure verificar sempre sua evolução”, ensina o professor Ferretto.

Planeje uma recompensa

Além de todas as dicas anteriores, o professor Michel ainda dá mais uma ideia, válida como um “bônus” para o estudante: Segundo ele, recompensar a si mesmo por cada objetivo atingido nos estudos pode ser um poderoso motivador.

“Recompensas simples, terminar os estudos 15 minutos antes ou mesmo uma checada rápida nas redes sociais – ou seja, fatores que costumam atrapalhar os estudos – podem se tornar uma motivação para que você siga em frente”, finaliza.

Continue lendo

Destaque

Vestibular de Medicina UNIFAGOC encerra inscrições nesta sexta (27)

No vestibular de medicina Unifagoc 2022/2 a seleção será feita por meio de prova presencial e/ou por meio da nota do Enem

Publicado

em

por

Vestibular de Medicina UNIFAGOC - gabarito - Vestibular UNIFAGOC 2022

O UNIFAGOC divulga que estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina para o segundo semestre de 2022. Neste processo, a seleção será feita por meio de prova presencial, aplicada no dia 05 de junho (domingo), simultaneamente em Ubá e Belo Horizonte e/ou por meio da nota do Enem das edições de 2016 a 2021.

Vestibular de Medicina UNIFAGOC 2022/2

As inscrições ficarão disponíveis até o dia 27 de maio. Os candidatos poderão se inscrever para uma ou para as duas modalidades, prova e nota do Enem. Aqueles que optarem por concorrer em ambas modalidades poderão participar das duas Listas Finais de Classificação.

Clique aqui para se inscrever

Para participar, o candidato deve preencher o formulário de inscrição e realizar o pagamento da taxa que terá os seguintes valores.

Inscrição Dupla: Prova Presencial e Desempenho no ENEM:

R$ 300,00 (trezentos reais) para pagamentos efetuados até 30/04
R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais) para pagamentos efetuados 02/05 até 16/05
R$ 400,00 (quatrocentos reais) para pagamentos efetuados 17/05 até 27/05

Inscrição Única: Prova Presencial

R$ 250,00 (duzentos e cinquenta) para pagamentos efetuados até o dia 30/04;
R$ 300,00 (trezentos e cinquenta reais) para pagamentos efetuados de 02/05 a 16/05;
R$ 350,00 (quatrocentos reais) para pagamentos efetuados de 17/05 a 27/05.

Inscrição Única: Desempenho no ENEM

R$ 100,00 (cem reais) para pagamentos efetuados até o dia 30/04;
R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) para pagamentos efetuados de 02/05 a 16/05
R$ 200,00 (duzentos reais) para pagamentos efetuados de 17/05 a 26/05

Clique aqui para se inscrever

Conforme o edital, serão disponibilizadas 30 vagas, sendo 14 disponíveis pelo Processo Seletivo por meio da prova, 04 para candidatos aprovados no Processo de Aproveitamento do Enem e 12 vagas que serão ocupadas pelos candidatos contemplados com o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), para os que optarem por essa modalidade.

Vale ressaltar que as vagas que não forem preenchidas pelo FIES serão remanejadas para os candidatos que participaram do Processo Seletivo por meio da Nota do Enem. A convocação se dará de acordo com a lista classificatória, até o limite de preenchimento das vagas.

O resultado do Processo Seletivo será divulgado no dia 15 de junho, a partir das 16h, pelo site do UNIFAGOC.

Os aprovados devem efetuar suas matrículas entre os dias 20 e 23 de junho, por meio de uma plataforma on-line disponibilizada pela instituição, no horário das 9h às 17h. É importante lembrar que serão considerados desistentes das vagas os candidatos que não efetuarem matrícula no prazo estipulado.

Mais informações podem ser obtidas pelos seguintes canais de atendimento: 0800 037 5600 e (32) 3539-5620; WhatsApp (32) 99810-5600 ou pelo chat disponível no site comvoce.unifagoc.edu.br.

Continue lendo