Siga-nos!

Destaque

Evento reúne 170 projetos de conclusão de curso dos alunos Mauá. Tudo On-line. Participe!

A 27.ª edição do Eureka Mauá está chegando, reunindo Trabalhos de Conclusão de Curso dos formandos de Administração, Design e Engenharia

Publicado

em

Evento reúne 170 projetos de conclusão de curso dos alunos Mauá. Tudo On-line. Participe!

Mais uma Eureka Mauá está chegando e você não pode perder! Esta é a 27.ª edição do evento que reunirá os Trabalhos de Conclusão de Curso dos formandos de Administração, Design e Engenharia do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia.

Trata-se de uma tradicional exposição que tem o objetivo de apresentar à comunidade local, comunidade acadêmica e aos diversos nichos de mercado, propostas e soluções inovadoras que buscam sanar os maiores problemas da humanidade, em áreas como meio ambiente, mobilidade, saúde, bem-estar, energia, negócios, entre outros.

Devido à pandemia, mais uma vez o evento será em formato on-line. O evento é gratuito e aberto ao público em geral. Os convidados encontrarão um cenário de inovação, criatividade e muita tecnologia, que busca conectar o ambiente acadêmico ao empresarial.

27ª Edicação do Eureka Mauá

Anote na agenda!
Data: de 22 a 24 de outubro, das 13h às 21h, on-line
Gratuito
Conheça muita inovação >> https://eureka.maua.br/

Fique por dentro de alguns trabalhos que serão apresentados na Eureka 2021!

A integração do BIM e do IoT no Smart Campus Mauá

Esse grupo de Engenharia Civil aplicou um Gêmeo Digital para fazer o monitoramento virtual da iluminação, presença e temperatura nos Blocos D e E do Smart Campus da Mauá a partir da integração de IoT (Internet of Things) e BIM (Building Information Modeling).
Eles mostraram que não brincam em serviço e foram premiados no Forge Hackathon 2021, conquistando a categoria de aplicação de gêmeo digital mais criativo utilizando o Forge da Autodesk.

Solução para o Agronegócio: biossegurança em alimentos – análise de microtoxinas em soja

A indústria do Agronegócio busca a qualidade de seus produtos de forma cada vez mais rápida e eficiente. Sendo assim, o controle de qualidade para a análise de microtoxinas de seus produtos requer cada vez mais, uma fácil execução, baixo custo e mínima preparação da amostra. A partir disso, o trabalho proposto pelos formandos de Engenharia Química tem o intuito de desenvolver e avaliar uma metodologia para análise mais rápida via espectrometria no infravermelho próximo (NIR) de microtoxinas, buscando um (ou mais) parâmetros eficientes.

Solução para a Saúde: simulação do escoamento do sangue em aneurisma de aorta abdominal

O trabalho do grupo de Engenharia Mecânica tem como objetivo estudar o escoamento de sangue em aneurisma de aorta abdominal, visto que ocupa o primeiro lugar no índice de mortalidade de doenças cardiovasculares e se destaca pelo crescimento gradual e assintomático. Com um maior entendimento da distribuição de pressão e tensão na parede do vaso da região afetada, será possível melhorar os diagnósticos e reduzir a mortalidade da doença.

Alimentos para pets: refresco em pó para cachorros

A categoria de alimentos alternativos para pets é um dos setores de maior crescimento no mercado “pet food“. Este trabalho de Engenharia Química visou desenvolver um alimento complementar em pó para cachorros, garantindo benefícios nutricionais e estimulando o aumento da ingestão de água, combinando inovação, saúde e bem-estar. O pó foi obtido no processo de secagem em spray drye” e no liofilizador. Foi avaliada a influência operacional e de diferentes composições da formulação do processo e a qualidade do pó obtido.

Energia sustentável: projeto e otimização de uma turbina eólica de pequeno porte (TEPP)

O trabalho de Engenharia Mecânica visa desenvolver novas geometrias de pás eólicas, e otimizar o projeto de pá já existente, para reduzir a velocidade de entrada (cut-in) da turbina eólica instalada no Instituto Mauá de Tecnologia (IMT).
Complementando o TCC “Levantamento do potencial eólico do Campus de São Caetano do Sul do Instituto Mauá de Tecnologia através de um Aerogerador” realizado em 2019, o levantamento de dados do potencial eólico do IMT será retomado para maior coleta de dados.

Meio ambiente e sustentabilidade: biopolímero de semente de abacate para talheres descartáveis

O consumo excessivo de plásticos e seu posterior descarte inadequado geram grandes impactos ambientais. Por isso, foi desenvolvido um estudo da utilização do amido proveniente da semente do abacate como matéria-prima para a produção de um biopolímero utilizável na fabricação de talheres descartáveis.

Uso excessivo de aparelhos eletrônicos: desenvolvimento de gel hidratante facial com proteção à luz artificial

Ao analisar o cenário atual, observa-se um aumento do uso de meios eletrônicos na pandemia, que emitem uma luz visível, mais conhecida como luz azul artificial, sendo prejudicial para as células da pele, promovendo, assim, o envelhecimento precoce. Com isso, foi projetado um cosmético que se adapte com a rotina de cuidados com a pele incluindo a proteção das radiações emitidas por aparelhos eletrônicos.

Moda para o desenvolvimento infantil: Imaginaê

Pesquisas afirmam que o uso excessivo de aparelhos digitais, fato cada vez mais recorrente e impulsionado pela situação da pandemia atual, trazem prejuízo à saúde, especialmente para os pequenos. Assim, é preciso implementar outras atividades na rotina das crianças, minimizando o uso de telas e supervalorizando brincadeiras lúdicas. Esse projeto de Design tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento infantil a partir de uma indumentária, exercitando o autoconhecimento e a imaginação da criança.

Há muito mais por vir!
Ficou curioso? Então não perca a Eureka 2021!

INSCREVA-SE NO VESTIBULAR MAUÁ 2022

Cursos de Administração, Ciência da Computação, Design, Engenharias e Sistemas de Informação. Concorra a 60 bolsas de estudo integrais, válidas para todo o curso.

Acesse: maua.br/vestibular para mais informações!

Destaque

Último dia de inscrições para o Vestibular FIAP 2022

A FIAP, um dos principais centros universitários de tecnologia e gestão do país, encerra hoje, 2 de dezembro, as inscrições para o 2° processo seletivo de 2021.

Publicado

em

por

Graduação FIAP está com turmas abertas para 2022

A FIAP, um dos principais centros universitários de tecnologia e gestão do país, encerra hoje, 2 de dezembro, as inscrições para o 2° processo seletivo de 2021. O vestibular será realizado na modalidade digital em 4 de dezembro de 2021 e o valor da taxa de inscrição é de R$ 90,00.

Sobre a FIAP

No momento em que o mundo inteiro está olhando para o futuro, é hora de cada um começar a criar o seu. Para isso, é fundamental estar sempre conectado à tecnologia, à inovação e à humanidade: os grandes drivers que vão construir um melhor amanhã.

De Inteligência Artificial a Jogos Digitais, de Computação na Nuvem (Cloud) a Defesa Cibernética, a Graduação FIAP tem 15 cursos presenciais e online. Cada um deles abre novas possibilidades, ampliando o conhecimento exponencialmente, desenvolvendo novos skills e ajudando a transformar o mundo.

O aluno vai dominar os conteúdos mais relevantes do presente. Estudar em laboratórios e salas com infraestrutura avançada ou em uma multiplataforma digital. Participar de projetos reais de grandes empresas. Personalizar sua jornada com Nano Courses em diferentes áreas. E, ainda, vai criar a sua própria startup.

Venha pensar e criar o novo na FIAP.

Let’s rock the future.

Continue lendo

Destaque

Gabarito oficial – Enem 2021 – Provas 21 e 28/11/2021

Os candidatos poderão consultar hoje, dia 1º de dezembro, os gabaritos oficiais do Enem 2021, das provas de 21 e 28 de novembro de 2021.

Publicado

em

por

enem 2021 gabarito oficial

A aplicação regular do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 ocorreu nos dias 21 e 28 de novembro de 2021, nos formatos impresso e digital. Os candidatos poderão consultar hoje, dia 1º de dezembro, o gabarito oficial do Enem 2021.

Gabarito oficial do Enem 2021

A consulta poderá ser feita na seção Provas e Gabaritos do portal do Inep.

Os interessados também poderão baixar os cadernos de questões.

Perdeu umas das provas? Clique aqui e saiba quais condições permitem reaplicação do Enem!

Resultados

Os resultados das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 serão divulgados no dia 11 de fevereiro do ano que vem. A data foi confirmada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização do exame, durante entrevista coletiva no último domingo (28/11).

Sobre o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

USF antecipa bolsa de estudo pela nota do Enem

Os interessados em estudar na USF em 2022 com bolsas de estudo de até 100% pela nota do Enem podem garantir vaga ainda neste ano.

Publicado

em

por

USF antecipa bolsa de estudo pela nota do Enem

Os interessados em estudar na Universidade São Francisco (USF) em 2022 com bolsas de estudo de até 100% pela nota do Enem podem garantir vaga ainda neste ano.

Para tanto, basta o candidato fazer a prova de redação online ou apresentar o histórico escolar, garantindo 35% de desconto nas mensalidades. Se a nota no Enem 2021 for maior que 550 pontos, o desconto será alterado conforme o desempenho obtido no exame. Os candidatos podem ainda utilizar a melhor nota no Enem de 2015 a 2020. Neste caso, a inscrição é gratuita.

A condição é válida para mais de 40 cursos presenciais (exceto Medicina) e de Educação a Distância (EaD). Independente da pontuação, todos os candidatos têm 80% de desconto na matrícula.

Confira os descontos, conforme sua pontuação no ENEM:

450 – 550 = 35% de desconto (30% + 5% de antecipação)

551 – 650 = 40% de desconto (35% + 5% de antecipação)

651 – 750 = 45% de desconto (40% + 5% de antecipação)

751 – 850 = 50% de desconto (45% + 5% de antecipação)

851 – 1000 = 100% de desconto

A campanha é válida para matrículas realizadas até o dia 13 de dezembro. Confira todas as informações pelo site usf.edu.br/vestibular ou via WhatsApp 11 94467-9295.

 

Continue lendo