Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

FAAP é a primeira universidade brasileira a lançar graduação em influencer digital

Curso, que substitui a graduação em Rádio e TV, foi criado para profissionais que querem se destacar no mercado da influência e na creator economy

Publicado

em

Vestibular FAAP

Nos últimos anos, a ascensão dos influenciadores digitais transformou não apenas o panorama das redes sociais, mas também as carreiras e os negócios em todo o mundo. Os chamados criadores de conteúdo conquistam diariamente milhões de seguidores, ditando tendências e moldando comportamentos, opiniões e até mesmo o mercado de trabalho e a educação.

De olho nessa tendência mundial, a FAAP – pioneira em oferecer cursos nas áreas de criatividade e negócio- acaba de lançar um curso de graduação inédito no Brasil em Criação e Produção de Conteúdo, substituto da graduação em Rádio em TV, que vem ao encontro da crescente demanda por profissionais qualificados na área. “Ser a primeira instituição nacional e a segunda no mundo a oferecer uma qualificação para quem deseja ser Influencer Digital, uma área que cresce cada dia mais, é motivo de orgulho e celebração para nós”, afirma a coordenadora Nathalie Hornhardt.

Segundo pesquisa do HootSuite, sistema norte-americano especializado em gestão de marcas na mídia social, os usuários globais de mídias sociais cresceram mais de 10% entre 2021 e 2022, com 424 milhões de novos usuários em 2021. Neste contexto, a creator economy (economia do criador), também vem crescendo de forma acelerada, saindo de um faturamento estimado de US$ 600 mil em 2012 para US$ 143,8 milhões em 2020, gerando 300 mil trabalhos diretos e indiretos em 2023.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Na chamada era digital, a criação de conteúdos é essencial para empresas e marcas que desejam ter sucesso. Por isso, ficar por dentro das novidades nessa área é importantíssimo para conseguir se destacar no mercado.

O curso, com duração de 4 anos, tem o objetivo de contribuir na formação de profissionais criadores de conteúdo, equipados com as habilidades técnicas e criativas necessárias para criar conteúdos de alta qualidade em uma variedade de formatos, produzindo videoclipes, reality shows, plataformas de conteúdo e outros formatos contemporâneos de entretenimento.

Uma das características do programa é a sua abordagem interdisciplinar. Os alunos passarão por todas as fases da criação e da produção de conteúdo, desde a parte artística, passando pelo desenvolvimento audiovisual do produto, até sua relação com a audiência, precificação e negócios. No final do curso, além de sair com um amplo repertório e conhecimento, o aluno também terá um extenso portfólio profissional.

Produção de conteúdos multiplataforma e professores do mercado

A ideia foi inspirada na Southeast Technical University, em Carlow, na Irlanda, que começará a ministrar suas aulas em 2024, que incluirá diversos temas, como habilidades empresariais, edição de vídeo e áudio, estudos culturais críticos e redação criativa. Esta é uma disciplina que mergulha profundamente nas complexidades do marketing de influência, na criação de conteúdo de alta qualidade e nas estratégias de crescimento em redes sociais.

As disciplinas foram estrategicamente pensadas para que a cada semestre o aluno tenha a oportunidade de criar e produzir um conteúdo diferente e abordam temas como técnicas de produção de vídeo para redes sociais, tratamento de imagens e efeitos visuais, criação e produção de videocast e podcast, plástica sonora, construção de audiência digital e distribuição multiplataforma, criação de documentário, coberturas ao vivo, transmissões de grandes eventos, monetização e estratégias de receita, inteligência artificial, roteiro e produção de reality show, produção de arte e cenografia, produção executiva e showrunner, produção musical e preparação de elenco, copyrights, curadoria de conteúdo e projeto transmídia.

O corpo docente do curso é composto por profissionais de empresas como YouTube, TikTok, emissoras de TV, produtoras, plataformas e hubs de conteúdo, garantindo que os alunos tenham acesso a abordagens práticas e às últimas tendências e tecnologias disponíveis.

“O objetivo do curso é evidenciar a integração das mídias, apontando a criação e produção de conteúdo digital como negócio. Habilitando o aluno para as principais funções demandadas pelos players do mercado e compreendendo a criação e a produção de conteúdo de forma mercadológica, criativa e profissionalizada”, acrescenta Nathalie.

Foco na criatividade

Uma das principais características dessa graduação é o foco na criatividade. Os alunos são incentivados a desenvolver suas habilidades de criação de conteúdo, seja através de vídeos, blogs, fotografia ou outros meios. Eles aprendem a contar histórias cativantes, aprimorar suas habilidades de edição e a entender as nuances das diferentes plataformas de mídia social.

Além da criatividade, a graduação em Influencer Digital também aborda a importância do marketing e da estratégia. Os alunos aprendem a identificar seu público-alvo, criar estratégias de engajamento, medir o impacto de suas ações e colaborar com marcas e empresas. Aprender a monetizar sua presença online é fundamental para transformar a influência digital em uma carreira sustentável.

“A graduação em Influencer Digital é uma resposta ao mundo em constante evolução das redes sociais e da mídia digital. Ela permite que os aspirantes a influenciadores se preparem para uma carreira que combina criatividade, estratégia e ética. Este é um passo importante na profissionalização de uma carreira que está moldando a cultura contemporânea”, finaliza.

Clique aqui para conhecer a programação completa

RECOMENDAMOS

Destaque

Faculdade de Direito da PUC-SP também prepara para trabalho na área do meio ambiente

Tradicional curso está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2025 e oferece Direito Ambiental na graduação, área que está em alta no país

Publicado

em

por

Direito PUC-SP

Os desafios em relação ao meio ambiente são cada maiores e mais complexos e a área do Direito não pode se furtar a formar bons profissionais para atuarem em questões ligadas a este tema.

A tradicional Faculdade de Direito da PUC-SP, marcada por sua inserção em uma Universidade sempre preocupada e atuante na busca de uma sociedade melhor e mais justa, leva a preocupação com a questão ambiental para a sala de aula desde a graduação. Atualmente, o curso de Direito está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2025 (clique aqui para saber mais).

Especialista em Direito Ambiental e docente da PUC-SP, a professora Érika Bechara afirma que hoje está bastante evidente que manter o meio ambiente equilibrado é uma necessidade para garantirmos a vida, a qualidade, a saúde e o bem-estar físico e mental da coletividade e até mesmo as atividades econômicas.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

“O papel do Direito é criar e aplicar leis que possam proteger este bem tão importante de agressões como, por exemplo, desmatamento, poluição, uso de agrotóxicos, descarte inadequado de resíduos sólidos, emissão de gases de efeito estufa (responsáveis pelas mudanças climáticas), dentre outras formas de degradação”, afirma a docente.

Alta demanda por especialistas

Segundo Érika, o Brasil tem inúmeras e rigorosas normas voltadas à preservação ambiental, a começar pela Constituição Federal. “Por isso, há uma demanda significativa por profissionais que conheçam, compreendam e saibam lidar com esse aparato de normas. Para suprir essa demanda, as instituições de ensino estão cada vez mais atentas à formação de profissionais engajados com a causa ambiental”, ressalta.

Graduando em Direito e fundador do Grupo de Estudos de Direito Ambiental da PUC-SP (GEDA), Fabrizio Ridolfo Prado se diz um apaixonado pelo Brasil e revela por que escolheu esta área para atuar profissionalmente. “Fazer a diferença na vida das pessoas foi o que me motivou a trabalhar nessa área, utilizando as ferramentas e a compreensão que o Direito nos traz para poder conhecer o nosso território, a cultura da nossa gente e ajudar na preservação da natureza”, afirma.

Para ele, a matéria ainda possibilita aprender e aplicar outras áreas importantes do Direito. “Como administrativo, cível e penal, algo que torna o dia a dia dinâmico e de constante aprendizado”, destaca o estudante.

A professora Érika afirma que o mercado jurídico para o profissional da área ambiental vem crescendo muito nas últimas décadas e que as oportunidades de trabalho são diversas, tanto na advocacia privada, com escritórios, empresas e entidades ambientalistas, como nas carreiras jurídicas, onde há concursos para órgãos ambientais, como o Ibama e secretarias estaduais e municipais de meio ambiente.

“No Ministério Público e na Magistratura, conhecimentos em Direito Ambiental são cada vez mais necessários, para investigações, ajuizamento e julgamento de ações ambientais”, enfatiza.

Na área acadêmica, o espaço existente para este profissional também tem crescido, demandando professores especializados. “Faculdades de Direito estão incluindo o Direito Ambiental em sua grade curricular e centenas de instituições oferecem cursos de extensão, especialização, MBA na área ambiental”, afirma Érika.

Sólida base teórica e visão crítica

A qualidade da formação calcada em sólida base teórica e visão crítica da realidade tem ajudado os alunos da PUC-SP a encontrar espaço para atuar no mercado de trabalho. O Direito Ambiental tem por objetivo preservar o meio ambiente natural, cultural e artificial e combater a poluição em todas as formas, mas sem impedir o desenvolvimento econômico e social do país.

“Deve-se buscar a convivência harmônica entre atividades de impacto ambiental e o meio ambiente, para que a sociedade possa usufruir dos benefícios do crescimento sem perder qualidade de vida”, conclui a professora Érika.

A quem pretende estudar Direito na PUC-SP, o formando Fabrizio recomenda: “Faça e seja feliz! A PUC-SP é a melhor escolha. A experiência universitária não se trata apenas daquilo que é construído dentro da sala de aula, ainda que seja de extrema importância e qualidade, mas sim de uma completa vivência universitária. Aqui você terá a oportunidade de fazer grandes amizades, presenciar no cotidiano o convívio com outros cursos, participar de uma série de grandes eventos extracurriculares e grandes festas”, ressalta.

Vestibular PUC-SP Inverno 2025

Inscrições abertas para os cursos de Administração, Ciências Econômicas, Design, Direito, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil, Engenharia de Sistemas Ciber Físicos, Jornalismo e Relações Internacionais. Clique aqui e saiba mais.

– Inscrições: Modalidade I – Prova Presencial: até 20/6 e Modalidade II – ENEM: até 2/7
– Prova Presencial: 29/6 (domingo), das 9h às 13h
– Divulgação do Gabarito da Prova: 30/6, a partir das 10h
– Resultados: 10/7, a partir das 18h

– Contato:
Segunda a sexta, das 9h às 18h
WhatsApp:  11 3670-8080 e vestibular@fundasp.org.br

Mais informações:
Assessoria de Comunicação da PUC-SP
www.pucsp.br
Telefone: (11) 3670-8196
E-mail: imprensa@pucsp.br

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Faculdade da Santa Casa de SP abre inscrições para o segundo semestre de 2025 — Prova de Julho

Ao todo são 435 vagas para onze cursos, sendo 280 destinadas a estudantes bolsistas.

Publicado

em

por

Santa Casa abre inscrições para o Vestibular de Vagas Remanescentes 2022

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) está com inscrições abertas para o vestibular do 2º semestre de 2025, prova de julho. Ao todo são 435 vagas para onze cursos, sendo 280 destinadas a estudantes bolsistas.

As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de julho exclusivamente pelo portal do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) mediante o preenchimento da ficha de inscrição e o pagamento de taxa no valor de R$ 49. A taxa pode ser paga por meio de boleto bancário até o dia 11 de julho.

Os cursos oferecidos são: Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos.

Bolsa Filantrópica

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Para concorrer a uma bolsa de estudos, o candidato deverá se inscrever na modalidade Bolsa Filantrópica e enviar os documentos exigidos em edital, para comprovação de renda.

O envio das documentações deve ocorrer durante o período de inscrição por meio deste link.

Um dos critérios para obter bolsa de estudos é preciso comprovar renda familiar bruta mensal per capita de até um salário-mínimo e meio para o candidato à bolsa integral de 100% e de até salários-mínimos para o candidato à bolsa parcial de 50%.

Embora façam parte das graduações ofertadas no vestibular de segundo semestre 2025 da Faculdade, os cursos de Fonoaudiologia, Odontologia e Psicologia não contam com bolsas filantrópicas para esta etapa.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

UniCesumar recebe inscrições para o curso de Enfermagem EAD até 11 de agosto

As inscrições são gratuitas e pessoas de todo o país podem se candidatar;

Publicado

em

por

UniCesumar encerra hoje, 15, as inscrições do Vestibular de Medicina em Corumbá

A UniCesumar está com inscrições abertas até 11 de agosto para o curso de Enfermagem a distância em todo o Brasil. O curso destaca-se pela integração entre teoria e prática, com o objetivo de formar profissionais prontos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.

Durante os cinco anos de formação, os alunos participam de simulações em polos que imitam situações reais do cotidiano profissional, como cuidados clínicos e assistência em centros cirúrgicos.

“Nossos polos já estão adequados ao novo decreto, inclusive para suporte ao modelo semipresencial. Contamos com uma ampla rede de 1,3 mil polos distribuídos por 1.116 cidades em todas as regiões do Brasil. Assim como no ensino presencial, as atividades práticas são parte integrante da rotina dos estudantes que escolhem o curso EAD. Nossos polos possuem laboratórios modernos e bem equipados para proporcionar a experiência necessária para a profissão”, destaca Káta Coelho, pró-reitora da UniCesumar.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Nos últimos semestres, há ainda estágios supervisionados, que são realizados em hospitais conveniados onde os alunos podem aplicar em ambientes profissionais o conhecimento adquirido.

Mais informações e inscrições: https://www.unicesumar.edu.br/

RECOMENDAMOS

Continue lendo