Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Fies preenche 53% das vagas em 2020

Índice é o mais baixo desde o Novo Fies, que entrou em vigor em 2018

Publicado

em

Fies preenche 53% das vagas em 2020 / Fraudes no FIES

Quase metade das vagas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) não foi preenchida em 2020, de acordo com relatório publicado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia do Ministério da Educação (MEC) responsável pela execução de políticas educacionais. O percentual é o mais baixo desde que passou a vigorar o Novo Fies, em 2018.

De acordo com o FNDE, a meta para o preenchimento das vagas no ano era 78%, mas apenas 53,77% foram preenchidas no ano passado. Os anos anteriores tinham a mesma meta. No entanto, em 2018, foram preenchidas 82% das vagas ofertadas e, em 2019, 85%. Foram ofertadas, a cada ano, 100 mil vagas.

Na avaliação de entidades que representam as instituições privadas de ensino superior, a baixa ocupação deve-se principalmente à pandemia do novo coronavírus. “Tivemos um problema muito forte, a pandemia. Com isso, muitas pessoas tiveram prejudicadas as suas rendas. Muitos perderam emprego e tiveram carga horária reduzida e, consequentemente, a redução do salário.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O prejuízo econômico que a pandemia trouxe ao país atingiu os alunos que, por sua vez, não tiveram condições ou não quiseram contrair um financiamento com a incerteza do momento”, diz o diretor executivo da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), Sólon Caldas.

Além da perda de renda dos estudantes e de suas famílias, o gerente de Programas de Financiamento do Semesp, entidade que também representa mantenedoras de ensino superior de todo o Brasil, Alexandre Mori, aponta a suspensão do ensino presencial, com a migração das aulas para o modelo remoto, e dificuldades para acessar as agências bancárias também como fatores para a queda no financiamento.

“Os alunos tiveram muita dificuldade, em princípio na adequação do atendimento das faculdade, porque elas foram pegas desprevenidas. Em um segundo momento, quando as faculdades se adequaram, eles tiveram que comparecer ao banco. A admissão dos alunos e o começo da pandemia coincidiram. O atendimento do Fies não era prioritário. Os bancos não estavam atendendo os alunos que compareciam às agências”, diz.

Regras do programa
De acordo com Caldas, as diversas reformas pela qual o Fies passou desde 2015 já haviam levado ao enxugamento do programa. A pandemia evidenciou a dificuldade na ocupação das vagas ofertadas. “Lá em 2010, quando foi reestruturado, o Fies tinha um cunho bastante social, foi pensado para dar possibilidade de que os alunos tivessem condições econômicas para acesso à educação. A partir de 2015, deixou de ser um programa social e passou a ser um programa financeiro”, diz e acrescenta: “O governo precisa pensar uma política pública que vá ao encontro das necessidades do aluno e deixar de pensar o financiamento estudantil como uma despesa, um gasto, como rombo fiscal”.

O Fies oferece financiamento estudantil a preços mais vantajosos que os ofertados no mercado. Com o empréstimo, os estudantes pagam as mensalidades da faculdade. A partir de 2010, quando o Fies, que existe desde 1999, passou por grande reformulação e começou a ser mais atrativo aos estudantes, houve uma explosão de oferta de financiamento. Em 2014, o programa chegou ao auge, firmando 732 mil novos contratos. Para 2021, a previsão é a oferta de 93 mil vagas.

Essa ampla oferta, no entanto, teve um custo para os cofres públicos, já que muitos estudantes se formavam e não quitavam as suas dívidas. A partir de 2015, as regras para obter o financiamento passaram a ser mais rígidas. Segundo o ex-ministro da Educação Mendonça Filho, até 2016, o Fies acumulava dívidas de R$ 32 bilhões e inadimplência de 46%.

Em 2017, houve mais uma reformulação e o programa passou a ser chamado de Novo Fies. As regras começaram a valer em 2018. Atualmente, a seleção para o Fies é feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É preciso obter média acima de 450 nas provas e não zerar a redação. O programa é ofertado em duas modalidades: o Fies e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).

O primeiro é operado pelo governo federal, com juros zero, para estudantes que têm renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. O percentual máximo do valor do curso financiado é definido de acordo com a renda familiar e os encargos educacionais cobrados pelas instituições de ensino. Já o P-Fies tem regras específicas e funciona com recursos dos fundos constitucionais e dos bancos privados participantes, o que implica cobrança de juros.

Mori explica que o enxugamento fez com que o Fies perdesse espaço nas instituições de ensino. “Até 2014, era a principal ou única opção que a faculdade tinha além do ProUni [Programa Universidade para Todos]. Em 2015, as faculdades tiveram que se adaptar. Hoje, oferecem um leque de opções para manter os alunos que, vão desde ProUni, Fies, financiamento privado, financiamento próprio a até algum tipo de desconto ou bolsa por certo tempo para o aluno ficar na faculdade caso tenha perdido o emprego ou tenha tido redução de salário. A importância do Fies foi caindo conforme as vagas foram diminuindo”, diz.

Retomada
Procurado pela Agência Brasil, o FNDE diz, em nota, que a queda no número de contratos formalizados em 2020 em relação aos anos anteriores deve-se, principalmente, “à grave crise econômica ocasionada pela situação de calamidade pública decretada em decorrência da pandemia de covid-19 no país”. Além disso, segundo a autarquia, a suspensão das aulas presenciais pode ter feito com que entrar agora em uma faculdade não fosse tão atraente, até mesmo porque nem todos possuem computadores e internet de qualidade para assistir às aulas de forma remota.

Outro fator é o “aumento do desemprego no país e, consequentemente, menor propensão dos estudantes em se comprometer com financiamento e dificuldades para encontrar e/ou até manter o fiador no programa do Fies”, diz o FNDE.

Para a autarquia, a expectativa é que, à medida que esses fatores forem “retornando a patamares considerados normais, o volume de contratação do Fies se eleve”.

A Abmes e a o Semesp esperam um ano de 2021, ainda por conta da pandemia, semelhante a 2020. De acordo com Caldas, a ocupação das vagas do Fies deve ficar novamente em torno da metade ofertada.

Renegociação
Mori ressalta que muito já foi aprendido em 2020 e que as instituições estão mais preparadas este ano. Ele recomenda que quem tiver dificuldade de pagar a mensalidade, que negocie com a faculdade. “Tem aluno que não precisa de desconto porque não sofreu nada com a pandemia. Tem outro que precisa de um desconto a mais do que se desse horizontalmente um desconto para todo mundo. As faculdades estão agindo pontualmente, caso a caso para cada aluno que vem conversar com ela. É um momento difícil para todo mundo e a gente tem que se adaptar. O ano passado foi atípico e este ano será atípico também”.

As instituições privadas concentram cerca de 76% de todas as matrículas no ensino superior do país. De acordo com Ministério da Educação, bolsistas e alunos que contratam financiamentos tendem a concluir os estudos mais cedo do que os demais. Em 2016, 53,3% dos alunos da rede privada com Fies e 56% dos estudantes com ProUni concluíram a graduação. Entre aqueles sem os benefícios, cerca de 35% concluíram os estudos.

Fonte: Agência Brasil

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Notícias dos Vestibulares e Enem

Faap abre inscrições para o Vestibular de Inverno 2024

Os candidatos podem realizar o exame de forma presencial ou online. 

Publicado

em

por

Vestibular FAAP 2020 - Foto: Beatriz Liet/Wikipedia)

As inscrições para o vestibular de inverno FAAP 2024 estão abertas. A prova está marcada para o dia 23 de junho.

Os candidatos podem realizar o exame de forma presencial ou online.

A FAAP oferece também a opção de ingresso com uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Mais informações: https://vestibular.faap.br/

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Inscrições abertas para o Desafio de Bolsas de Estudo da USF

São bolsas de estudo de até 100% na Universidade São Francisco (USF).

Publicado

em

por

A Universidade São Francisco (USF) está com inscrições abertas para o Desafio Online, concurso de bolsas de estudos para ingressantes nos cursos de graduação presenciais no 1° semestre de 2024. São bolsas de estudo de até 100%. Saiba mais em usf.edu.br/desfio.

As inscrições são gratuitas e o Desafio consiste em uma prova de redação online. Os interessados também podem utilizar a nota do Enem, de 2019 a 2023. Inscrições até 10 de junho ou enquanto houver vagas.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

As bolsas de estudo variam de 35% a 100% de acordo com a pontuação obtida na redação. O candidato tem acesso ao resultado 1 dia após a realização da prova pelo site. A oportunidade é válida para todos os cursos presenciais da USF, exceto medicina.

Desconto por pontuação

45 a 65 – 35% de desconto = (32 + 3% de pontualidade);

65,1 a 75 – 45% de desconto = (42% + 3% de pontualidade);

75,1 a 95 – 50% de desconto = (47% + 3% de pontualidade);

95,1 a 100 – 100% de desconto

Matrícula com 50% de desconto para os cursos presenciais.

Além do desconto de 50% na matrícula.

*Há vagas limitadas para os cursos de Direito, Psicologia e Odontologia do Câmpus Bragança Paulista e para os cursos de Biomedicina, Direito, Farmácia e Psicologia do Câmpus Campinas.

Cursos presenciais ofertados:

Câmpus Bragança Paulista

Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, e Psicologia.

Câmpus Itatiba

Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Pedagogia e Psicologia.

Câmpus Campinas (Swift)

Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia e Psicologia.

Câmpus Campinas (Cambuí)

Direito, Gastronomia e Nutrição.

Câmpus Campinas – Sagrado Coração

Biomedicina, Enfermagem, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica e Psicologia

Para participar, o candidato precisa ter concluído o Ensino Médio até a data da matrícula; e não ter vínculo anterior com a USF. Mais informações pelo site usf.edu.br/desafio ou pelo WhatsApp 11 94467-9295

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Construa seu futuro na Medicina com a FAMINAS, onde a excelência na formação médica, a inovação e o cuidado andam de mãos dadas

As inscrições para o Vestibular do 2º semestre de Medicina da FAMINAS estão abertas.

Publicado

em

por

As inscrições para o Vestibular do 2º semestre de Medicina da FAMINAS estão abertas. É a sua hora de percorrer um caminho excepcional para a realização do sonho de se tornar médico. Reconhecida com a nota máxima pelo MEC, a FAMINAS é a escolha perfeita para quem busca uma formação médica de qualidade.

Por que Escolher a FAMINAS?

A FAMINAS se destaca não apenas pelos seus modernos laboratórios e métodos de ensino inovadores, mas também pela forte conexão prática com o campo médico. Enquanto o mercado tende a reduzir a carga horária prática, a FAMINAS faz a escolha contrária, aumentando a imersão prática e mantendo uma equipe docente composta por médicos atuantes e renomados. Esta abordagem garante uma formação robusta, preparando os futuros médicos para os desafios reais da profissão.

João Pedro Pádua já iniciou sua jornada na FAMINAS

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

João Pedro, estudante de Medicina na FAMINAS, destaca a instituição como um local que superou suas expectativas, proporcionando-lhe a confiança necessária para alcançar a aprovação. João aconselha futuros vestibulandos a focarem em provas antigas e simulados, sem esquecer de reservar tempo para o lazer e o descanso.

Detalhes do Vestibular 2024

Opções de Ingresso: Enem (edições válidas: 2021 a 2023) ou prova presencial

Períodos de Inscrição: até 6 de maio para o ENEM e até 31 de maio para a prova presencial

Datas das Provas: 8 de junho para a prova presencial

Valor das Inscrições: R$450,00 para inscrição unificada (BH e Muriaé); R$350,00 para inscrição individual por unidade

Na FAMINAS, a saúde dos acadêmicos de Medicina é fundamental!

Na FAMINAS, valorizamos profundamente o bem-estar dos nossos acadêmicos de Medicina, reconhecendo que a saúde mental é tão crucial quanto a capacitação técnica. Em resposta ao crescente fenômeno de burnout entre profissionais da saúde, especialmente intensificado pelo contexto desafiador dos últimos anos, a FAMINAS tem se destacado por seus esforços pioneiros, com um enfoque especial no cuidado longitudinal, desenvolvemos programas e fomentando atividades acadêmicas destinados a promover e manter a saúde mental dos estudantes ao longo de toda a sua jornada. Esses programas abrangem desde acompanhamento pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico da FAMINAS, como atividades da área de Extensão e apoio às atividades das Ligas Acadêmicas e Atlética. Tudo isso projetado para criar um ambiente de aprendizado saudável. Com estas iniciativas, a FAMINAS não só prepara médicos tecnicamente proficientes, mas também profissionais resilientes e bem preparados para os desafios emocionais da carreira médica.

A inovação contínua

A FAMINAS continua a evoluir, adaptando seu currículo para incorporar mais inovações e responder dinamicamente às mudanças do mercado. Essa abordagem proativa destaca a FAMINAS como uma instituição líder em educação médica, que agrega em seu currículo tradicional, uma alta carga horária de atividades práticas e experiências em laboratórios e em campo, desde o primeiro período.

Além disso, a FAMINAS fomenta o aprendizado constante dos estudantes em programas extensionistas – como o Projeto Rondon e imersões internacionais, como a Imersão da FAMINAS em Boston, onde estudantes de Medicina irão vivenciam uma experiência única nas maiores universidades americanas, como Harvard e o MIT.
Faça parta da mudança da Medicina

Conheça a FAMINAS e sua proposta educacional diferenciada. Formamos médicos e médicas preparados para fazer a diferença em cenários complexos e transformarem positivamente a saúde em nosso país.

Inscreva-se agora por aqui!

Ainda com dúvidas? Nossa equipe está pronta para conversar com você! Entre em contato pelo WhatsApp (31) 2126-3100 ou pelo e-mail vestibular@faminas.edu.br. Faça já sua inscrição e dê o primeiro passo em direção à sua carreira médica com a FAMINAS.

Continue lendo