Siga-nos!

Destaque

Floresta sem Fim intensifica pesquisas da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa relacionadas ao desenvolvimento sustentável

O projeto inclui os sete Núcleos de Pesquisa que a Faculdade possui para realização de estudos entre professores e alunos de Administração, Direito, Economia e Engenharias

Publicado

em

Floresta sem Fim intensifica pesquisas da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa relacionadas ao desenvolvimento sustentável

A preocupação com o meio ambiente tem aumentado cada dia mais. Por isso, empresas de diferentes setores buscam reduzir os impactos negativos de suas atividades. Com intuito de colaborar com esse processo, a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa desenvolveu o projeto Floresta sem Fim para realização de estudos relacionados aos biomas brasileiros e engloba os sete Núcleos de Pesquisa da faculdade – Criatividade Aplicada; Economia e Finanças; Empreendedorismo; Inteligência Artificial e Robótica; Logística; Práticas Jurídicas; e Sustentabilidade.

Floresta sem Fim intensifica pesquisas da ESEG

Exemplo de estudo sendo realizado no Núcleo de Inteligência Artificial e Robótica e que pode ajudar no desenvolvimento sustentável como parte da Logística é o uso de blockchain na cadeia de suprimentos da soja. O projeto Agrotech, da aluna de Engenharia de Produção da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa, visa tornar os processos produtivos mais transparentes com a implementação de dispositivos tecnológicos. “Consiste na instalação de sensores que captam dados do mundo real físico e os insere em uma cadeia de blockchain, no mundo virtual. Com isso, espera-se que o cliente final possa, por meio de um QR Code, visualizar todo o histórico do produto cuja matéria-prima é a soja”, explica Cilmara Lopes.

“Por meio desse sistema, uma vez que os dados são coletados, poderemos desenvolver e aplicar agentes artificialmente inteligentes na produção. Portanto, espera-se também que o produtor possa reduzir desperdícios e ganhar produtividade, ao mesmo tempo que, com maior eficiência e transparência em seus processos, se insere no contexto global de sustentabilidade cada vez mais necessário e exigente”, comenta o professor mestre Marcel Dallaqua, coordenador do Núcleo de Inteligência Artificial e Robótica da Instituição.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Outro projeto relevante para conscientizar as pessoas sobre a preservação das florestas é o game Exodus, idealizado pelo aluno de Engenharia de Produção, Lucas Finezi. O jogo tem como enredo a destruição do Planeta e, em consequência, o exílio da humanidade fora da Terra. Entretanto, após alguns anos, ela precisa voltar. O dever de cada jogador é tornar essa missão possível por meio da administração de recursos e reestruturação ambiental sob a ótica do desenvolvimento sustentável e economia circular. “O game está separado em quatro expedições, que são liberadas a cada 20 anos. Na primeira, o jogador parte do ponto zero com numerosos desafios; a segunda é a parte de recuperação da infraestrutura já construída, além de desenvolvê-la; a terceira expedição tem foco em grande desenvolvimento e no trabalho em grupo, tornando os desafios mais simples; por fim, tem o desenvolvimento pleno da colônia que deve tornar a Terra viável para sobrevivência novamente”, explana Finezi.

Dentro da temática de Criatividade Aplicada, a linha de pesquisa está voltada ao estudo dos recursos que cada bioma oferece e que servem de sustento para as famílias que vivem no local. “Esses povos se inspiram nos elementos da cultura local para criar itens de vestuário ou decoração para garantir alguma renda. O projeto Ecoinovação surge com a ideia de aumentar o valor agregado do que é produzido”, explana o professor doutor Fernando Jardim, coordenador do Núcleo. “Esses produtos podem ser desenvolvidos com plantas, galhos, que podem ser encontrados caídos, sem agredir o bioma”.

Ainda com relação à valorização das florestas, o Núcleo de Economia e Finanças estuda quanto elas valem hoje e no futuro. “É de conhecimento de todos a importância das florestas com relação a diversos fatores, entre eles a distribuição de chuvas pelas regiões. Entretanto, a pesquisa busca identificar o valor econômico que elas possuem”, relata o coordenador do Núcleo, professor doutor Fernando Umezu.

No Núcleo de Sustentabilidade, o projeto consiste no estudo da comercialização de créditos de carbono e suas tecnologias envolvidas. Assim, é possível neutralizar o dióxido de carbono emitido pelas indústrias”, explica o professor doutor Carlos Cerqueira, coordenador do Núcleo de Sustentabilidade.

“Por mais que as linhas de pesquisa tenham um Núcleo principal, é inevitável que um não converse com o outro. E o Floresta sem Fim surgiu exatamente com esse propósito, que docentes, discentes, empresas e voluntários que queiram contribuir com as pesquisas do projeto tenham uma vivência 360, que é o que acontece no mercado de trabalho e em várias áreas de nossa vida”, afirma o coordenador-geral de Graduação da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa, professor mestre Marcelo Carvalho. “Além desses estudos, também está incluso no Floresta sem Fim práticas de Direito Ambiental, Empreendedorismo, palestras, debates e parcerias com empresas”.

O Floresta sem Fim vai ao encontro com o que o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, relatou na 26ª Conferência das Partes (COP26) – em Glasgow, na Escócia. Para ele, a pesquisa científica deve ser aplicada para solucionar problemas enfrentados no Brasil, como o desenvolvimento econômico social, por meio dos recursos naturais.

A ESEG – Faculdade do Grupo Etapa está com inscrições abertas para o processo seletivo do 1º semestre de 2022, para os cursos de Administração, Direito, Economia, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção. Tanto no vestibular quanto com a utilização da nota do Enem, o candidato pode conquistar uma bolsa de estudo válida até o fim da graduação.

Serviço

Processo Seletivo ESEG 2022 – 1º Semestre

Cursos: Administração, Economia, Direito, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção

Provas digitais
16/12/2021, às 18h – Inscrições até as 23h59 de 15/12/2021
18/12/2021, às 9h – Inscrições até as 14h de 17/12/2021

Prova presencial
29/01/2022, às 13h – Inscrições até as 17h de 28/01/2022

Taxas

Vestibular: R$ 45,00
Enem: isento

Inscrição e mais informações: eseg.edu.br/vestibular2022

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

Inscrições abertas para o Desafio de Bolsas de Estudo da USF

São bolsas de estudo de até 100% na Universidade São Francisco (USF).

Publicado

em

por

A Universidade São Francisco (USF) está com inscrições abertas para o Desafio Online, concurso de bolsas de estudos para ingressantes nos cursos de graduação presenciais no 1° semestre de 2024. São bolsas de estudo de até 100%. Saiba mais em usf.edu.br/desfio.

As inscrições são gratuitas e o Desafio consiste em uma prova de redação online. Os interessados também podem utilizar a nota do Enem, de 2019 a 2023. Inscrições até 10 de junho ou enquanto houver vagas.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

As bolsas de estudo variam de 35% a 100% de acordo com a pontuação obtida na redação. O candidato tem acesso ao resultado 1 dia após a realização da prova pelo site. A oportunidade é válida para todos os cursos presenciais da USF, exceto medicina.

Desconto por pontuação

45 a 65 – 35% de desconto = (32 + 3% de pontualidade);

65,1 a 75 – 45% de desconto = (42% + 3% de pontualidade);

75,1 a 95 – 50% de desconto = (47% + 3% de pontualidade);

95,1 a 100 – 100% de desconto

Matrícula com 50% de desconto para os cursos presenciais.

Além do desconto de 50% na matrícula.

*Há vagas limitadas para os cursos de Direito, Psicologia e Odontologia do Câmpus Bragança Paulista e para os cursos de Biomedicina, Direito, Farmácia e Psicologia do Câmpus Campinas.

Cursos presenciais ofertados:

Câmpus Bragança Paulista

Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, e Psicologia.

Câmpus Itatiba

Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Pedagogia e Psicologia.

Câmpus Campinas (Swift)

Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia e Psicologia.

Câmpus Campinas (Cambuí)

Direito, Gastronomia e Nutrição.

Câmpus Campinas – Sagrado Coração

Biomedicina, Enfermagem, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica e Psicologia

Para participar, o candidato precisa ter concluído o Ensino Médio até a data da matrícula; e não ter vínculo anterior com a USF. Mais informações pelo site usf.edu.br/desafio ou pelo WhatsApp 11 94467-9295

Continue lendo

Destaque

Inscrições para o Vestibular de Medicina da FACERES vão até 26/4

Localizada em São José do Rio Preto – SP, a Faculdade de Medicina FACERES oferece uma excelente oportunidade para aqueles que desejam ingressar na área da saúde

Publicado

em

por

Vestibular de Medicina Faceres

Localizada em São José do Rio Preto – SP, a Faculdade de Medicina FACERES oferece uma excelente oportunidade para aqueles que desejam ingressar na área da saúde. Reconhecido pelo MEC, o curso de medicina da instituição obteve a nota máxima (5) no recredenciamento e nota 4 no conceito ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).

Destaca-se ainda que a graduação é reconhecida pelo SAEME (Sistema de Acreditação de Escolas Médicas), avaliação promovida pela ABEM (Associação Brasileira de Educação Médica) e pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), órgão que congrega todos os CRM (Conselhos Regionais de Medicina). Além disso, é filiada à AMEE (Associação para a Educação Médica na Europa), à WFME (Federação Mundial de Educação Médica) e credenciada pelo Colégio Americano de Cirurgiões (American College of Surgeons) no programa ATLS (Advanced Trauma Life Support). A FACERES também participa do Programa Erasmus+, uma rede de intercâmbios com universidades europeias, e da Rede Acadêmica das Ciências da Saúde da Lusofonia – RACS.
Como um marco importante, a FACERES é a primeira faculdade de medicina do interior paulista a obter a Certificação ISO 9001 e a quarta do Brasil.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Entre as capacitações exclusivas oferecidas, destacam-se:

  • Formação em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais);
  • Certificação “LS” (Life Support) pela A.H.A. (American Heart Association – Associação Americana de Cardiologia), que inclui BLS (Suporte Básico de Vida), ACLS (Urgências em Cardiologia) e PALS (Urgências em Pediatria).

A infraestrutura institucional da faculdade conta com:

  • Um dos maiores centros de Simulação Realística (adulto, pediátrico e obstétrico) do país;
  • Uma biblioteca física com mais de 20 mil livros e uma biblioteca online com mais de 7 mil e-books atualizados de medicina;
  • 25 laboratórios equipados com alta tecnologia;
  • Rede de estágio com Unidades Básicas de Saúde disponíveis em 3 cidades da região para inserção precoce no sistema de saúde;
  • 04 UPAS à disposição do curso para treinamento de urgência e emergência;
  • Centro de Medicina de Família e Comunidade integrado à rede pública de saúde;
  • 07 hospitais de diferentes complexidades;
  • Mais de 1.600 leitos disponíveis para estágio e internato.

DIFERENCIAIS PEDAGÓCICOS

Os diferenciais pedagógicos da FACERES incluem:

  • Projeto pedagógico moderno e inovador, em conformidade com as melhores escolas médicas do mundo;
  • Corpo docente altamente qualificado;
  • Inserção precoce na rede de atenção à saúde desde o primeiro semestre do curso;
  • Uso de várias metodologias ativas de ensino-aprendizagem;
  • Uso intensivo de tecnologias de ensino-aprendizagem, como mesas anatômicas digitais, realidade virtual, cliquers, simuladores de alta fidelidade, robôs, teleconferências, entre outros;
  • Mais de 100 eventos científicos anuais para atualização de médicos e alunos;
  • Programa de Iniciação Científica e Pesquisa.
  • Com alta taxa de aprovação em residência, a FACERES oferece uma estrutura inovadora que contribui para o sucesso na formação médica, fazendo a diferença no mercado de trabalho. A missão da Faculdade de Medicina FACERES é formar profissionais aptos a atuar de forma ética, humanística, técnica e sustentável, enfrentando os desafios atuais e futuros do sistema de saúde e da sociedade.

LOCALIZAÇÃO PRIVILEGIADA

São José do Rio Preto está entre as três melhores cidades para se viver no Brasil, segundo dados do Índice de Desafios da Gestão Municipal (IDGM), realizado pela Macroplan, proporciona um ambiente propício para o aprendizado e desenvolvimento profissional. Além disso, a cidade é considerada um polo nacional de saúde, com oito hospitais gerais, aproximadamente 30 unidades básicas de saúde, prontos-atendimentos e prontos-socorros, atendendo a uma população de aproximadamente 2 milhões de pessoas entre as redes pública e privada de saúde, e oferece acesso fácil a aeroportos e rodovias.

Vestibular de Medicina Faceres

Inscrições até 26 de abril de 2024

Data da prova: 05 de maio de 2024

Locais da prova: Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), São José do Rio Preto (SP), São Paulo (SP), Uberaba (MG) e Uberlândia (MG)

O processo seletivo é composto por questões objetivas na forma de teste de múltipla escolha e redação, com 60 vagas disponíveis.

Inscrições: https://faceres.com.br/cursos/medicina/vestibular

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até sexta-feira

Os pedidos devem ser feitos pela Página do Participante, com o login único do Gov.br.

Publicado

em

por

Enem 2024

Termina na próxima sexta-feira (26) o prazo para pedir a isenção de pagamento da taxa de inscrição para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os pedidos devem ser feitos pela Página do Participante, com o login único do Gov.br.

Têm direito a fazer o Enem de graça os alunos matriculados no 3º ano do ensino médio em 2024, em escola pública, e quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada. Também podem ser beneficiados participantes do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação, e alunos de famílias de baixa renda – com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).

O estudante que teve isenção no Enem 2023, mas não compareceu aos dois dias do exame, e quer participar da edição de 2024 gratuitamente precisa justificar a ausência. O prazo para a justificativa também encerra em 26 de abril.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni). Os resultados do Exame são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Fonte: Agência Brasil

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo