Siga-nos!

Destaque

Floresta sem Fim intensifica pesquisas da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa relacionadas ao desenvolvimento sustentável

O projeto inclui os sete Núcleos de Pesquisa que a Faculdade possui para realização de estudos entre professores e alunos de Administração, Direito, Economia e Engenharias

Publicado

em

Floresta sem Fim intensifica pesquisas da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa relacionadas ao desenvolvimento sustentável

A preocupação com o meio ambiente tem aumentado cada dia mais. Por isso, empresas de diferentes setores buscam reduzir os impactos negativos de suas atividades. Com intuito de colaborar com esse processo, a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa desenvolveu o projeto Floresta sem Fim para realização de estudos relacionados aos biomas brasileiros e engloba os sete Núcleos de Pesquisa da faculdade – Criatividade Aplicada; Economia e Finanças; Empreendedorismo; Inteligência Artificial e Robótica; Logística; Práticas Jurídicas; e Sustentabilidade.

Floresta sem Fim intensifica pesquisas da ESEG

Exemplo de estudo sendo realizado no Núcleo de Inteligência Artificial e Robótica e que pode ajudar no desenvolvimento sustentável como parte da Logística é o uso de blockchain na cadeia de suprimentos da soja. O projeto Agrotech, da aluna de Engenharia de Produção da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa, visa tornar os processos produtivos mais transparentes com a implementação de dispositivos tecnológicos. “Consiste na instalação de sensores que captam dados do mundo real físico e os insere em uma cadeia de blockchain, no mundo virtual. Com isso, espera-se que o cliente final possa, por meio de um QR Code, visualizar todo o histórico do produto cuja matéria-prima é a soja”, explica Cilmara Lopes.

“Por meio desse sistema, uma vez que os dados são coletados, poderemos desenvolver e aplicar agentes artificialmente inteligentes na produção. Portanto, espera-se também que o produtor possa reduzir desperdícios e ganhar produtividade, ao mesmo tempo que, com maior eficiência e transparência em seus processos, se insere no contexto global de sustentabilidade cada vez mais necessário e exigente”, comenta o professor mestre Marcel Dallaqua, coordenador do Núcleo de Inteligência Artificial e Robótica da Instituição.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Outro projeto relevante para conscientizar as pessoas sobre a preservação das florestas é o game Exodus, idealizado pelo aluno de Engenharia de Produção, Lucas Finezi. O jogo tem como enredo a destruição do Planeta e, em consequência, o exílio da humanidade fora da Terra. Entretanto, após alguns anos, ela precisa voltar. O dever de cada jogador é tornar essa missão possível por meio da administração de recursos e reestruturação ambiental sob a ótica do desenvolvimento sustentável e economia circular. “O game está separado em quatro expedições, que são liberadas a cada 20 anos. Na primeira, o jogador parte do ponto zero com numerosos desafios; a segunda é a parte de recuperação da infraestrutura já construída, além de desenvolvê-la; a terceira expedição tem foco em grande desenvolvimento e no trabalho em grupo, tornando os desafios mais simples; por fim, tem o desenvolvimento pleno da colônia que deve tornar a Terra viável para sobrevivência novamente”, explana Finezi.

Dentro da temática de Criatividade Aplicada, a linha de pesquisa está voltada ao estudo dos recursos que cada bioma oferece e que servem de sustento para as famílias que vivem no local. “Esses povos se inspiram nos elementos da cultura local para criar itens de vestuário ou decoração para garantir alguma renda. O projeto Ecoinovação surge com a ideia de aumentar o valor agregado do que é produzido”, explana o professor doutor Fernando Jardim, coordenador do Núcleo. “Esses produtos podem ser desenvolvidos com plantas, galhos, que podem ser encontrados caídos, sem agredir o bioma”.

Ainda com relação à valorização das florestas, o Núcleo de Economia e Finanças estuda quanto elas valem hoje e no futuro. “É de conhecimento de todos a importância das florestas com relação a diversos fatores, entre eles a distribuição de chuvas pelas regiões. Entretanto, a pesquisa busca identificar o valor econômico que elas possuem”, relata o coordenador do Núcleo, professor doutor Fernando Umezu.

No Núcleo de Sustentabilidade, o projeto consiste no estudo da comercialização de créditos de carbono e suas tecnologias envolvidas. Assim, é possível neutralizar o dióxido de carbono emitido pelas indústrias”, explica o professor doutor Carlos Cerqueira, coordenador do Núcleo de Sustentabilidade.

“Por mais que as linhas de pesquisa tenham um Núcleo principal, é inevitável que um não converse com o outro. E o Floresta sem Fim surgiu exatamente com esse propósito, que docentes, discentes, empresas e voluntários que queiram contribuir com as pesquisas do projeto tenham uma vivência 360, que é o que acontece no mercado de trabalho e em várias áreas de nossa vida”, afirma o coordenador-geral de Graduação da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa, professor mestre Marcelo Carvalho. “Além desses estudos, também está incluso no Floresta sem Fim práticas de Direito Ambiental, Empreendedorismo, palestras, debates e parcerias com empresas”.

O Floresta sem Fim vai ao encontro com o que o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, relatou na 26ª Conferência das Partes (COP26) – em Glasgow, na Escócia. Para ele, a pesquisa científica deve ser aplicada para solucionar problemas enfrentados no Brasil, como o desenvolvimento econômico social, por meio dos recursos naturais.

A ESEG – Faculdade do Grupo Etapa está com inscrições abertas para o processo seletivo do 1º semestre de 2022, para os cursos de Administração, Direito, Economia, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção. Tanto no vestibular quanto com a utilização da nota do Enem, o candidato pode conquistar uma bolsa de estudo válida até o fim da graduação.

Serviço

Processo Seletivo ESEG 2022 – 1º Semestre

Cursos: Administração, Economia, Direito, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção

Provas digitais
16/12/2021, às 18h – Inscrições até as 23h59 de 15/12/2021
18/12/2021, às 9h – Inscrições até as 14h de 17/12/2021

Prova presencial
29/01/2022, às 13h – Inscrições até as 17h de 28/01/2022

Taxas

Vestibular: R$ 45,00
Enem: isento

Inscrição e mais informações: eseg.edu.br/vestibular2022

RECOMENDAMOS

Destaque

Unifor abre inscrições para vestibular de férias

A prova está marcada para o dia 26 de julho de 2025.

Publicado

em

por

Vestibular Unifor 2022.2

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Férias Universidade de Fortaleza (Unifor).

As inscrições devem ser feitas pelo site: www.unifor.br.

A prova está marcada para o dia 26 de julho de 2025.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A Unifor oferece também ingresso das seguintes maneiras:

  • Nota ENEM
  • Nota Anterior
  • Transferência
  • 2ª Graduação

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Unicamp 2026: Curso Anglo promove live preparatória para o vestibular

O evento on-line gratuito acontece em 7 de agosto. Na ocasião, especialistas darão dicas essenciais para a prova. Saiba como se inscrever!

Publicado

em

por

Unicamp divulga datas para solicitações de isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2023

A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) registrou 63 mil inscritos no vestibular 2025, que ofereceu mais de 2,5 mil vagas para 69 cursos da graduação. O exame é considerado um dos mais concorridos e almejados do Brasil e, neste ano, estudantes poderão disputar uma vaga em 26 de outubro – quando será aplicada a prova da 1ª fase -, e nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro – a 2ª fase.

Entre os cursos mais concorridos da Unicamp estão Medicina (que teve 266,5 candidatos por vaga no ano passado), seguido por Ciência da Computação (com uma relação de 73,1 candidatos por vaga) e Arquitetura e Urbanismo (71,8 c/v). Pensando nesse desafio que muitos vestibulandos enfrentarão, o Curso Anglo realizará uma live preparatória gratuita para o vestibular da Unicamp. O objetivo do encontro online é auxiliar na conquista do sonho de entrar em uma das melhores faculdades do país!

A live será realizada no dia 7 de agosto, às 18h00, e contará com a participação do professor José Alves de Freitas Neto, diretor da Comvest, comissão que administra e organiza os processos seletivos da Unicamp, e Viktor Lemos, diretor do Curso Anglo.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Confira abaixo assuntos que serão abordados:

  • A universidade hoje;
  • Cursos, oportunidades e diferenciais;
  • Rankings nacionais e internacionais;
  • Diferentes formas de ingresso;
  • Funcionamento e formato do vestibular 2026.

Para realizar a inscrição e saber mais sobre esse concorrido vestibular, acesse o site oficial da live.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Inscrições abertas do Fies para o 2º semestre de 2025

Neste ano, o MEC oferece 112.168 vagas para o Fies, sendo 67.301 no primeiro semestre e 44.867 na segunda metade do ano.

Publicado

em

por

Começam nesta segunda-feira (14) as inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre deste ano. Os interessados deverão se inscrever exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior até as 23h59 do dia 18 de julho, no horário de Brasília.

Os prazos estão previstos em edital publicado pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 9 de julho. As inscrições são gratuitas.

Com o objetivo de promover a inclusão educacional, desde 2001 o programa federal financia a graduação em instituições de educação superior privadas, com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Neste ano, o MEC oferece 112.168 vagas para o Fies, sendo 67.301 no primeiro semestre e 44.867 na segunda metade do ano.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Os candidatos em obter o financiamento estudantil devem atender aos seguintes requisitos:

  • ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010;
  • ter conquistado média aritmética das notas, nas cinco provas do exame, igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a prova de redação;
  • não ter participado no referido exame como treineiro;
  • ter renda bruta familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos (R$ 4.554, em 2025).

Fies Social

O edital do processo seletivo reserva 50% das vagas para o Fies Social, lançado em 2024. Para concorrer, os candidatos devem ter inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) e renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo, hoje R$ 759.

A nova modalidade lançada pelo MEC permite financiamento de até 100% dos encargos educacionais cobrados pela instituição de ensino superior, além de reservar cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

A classificação no processo seletivo do Fies será feita de acordo com a ordem decrescente das notas obtidas pelos candidatos no Enem, por tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência.

A ordem de prioridades considera os que candidatos que não concluíram o ensino superior e/ou não foram beneficiados pelo financiamento estudantil.

É vedada a concessão de novo financiamento do Fies a candidatos que não tenham quitado o financiamento anterior pelo Fies ou pelo Programa de Crédito Educacional ou que se encontrem em período de utilização do financiamento.

Calendário

O Fies tem chamada única e lista de espera. O resultado com os nomes dos pré-selecionados na chamada única será divulgado no dia 29 de julho. Os estudantes, então, deverão acessar o Fies Seleção para comprovar as informações e complementar sua inscrição do dia 30 de julho a 1º de agosto.

Os estudantes que não forem pré-selecionados estarão automaticamente na lista de espera para preenchimento das vagas não ocupadas, observada a ordem de classificação. A pré-seleção da lista de espera ocorrerá de 5 de agosto a 19 de setembro.

“Todos os inscritos e aqueles que venham a ser pré-selecionados devem ficar atentos aos prazos e aos procedimentos estabelecidos no edital para não perderem as oportunidades de ocupar as vagas ofertadas nesta edição do Fies”, alerta o MEC.

Fonte: Agência Brasil

RECOMENDAMOS

Continue lendo