Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - Locais de Prova do Enem

Habilidades socioemocionais ajudam na preparação para o Enem

Fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é um dos momentos mais importantes na vida dos estudantes e que exige muito de suas habilidades — mentais, físicas e psicológicas.

É a oportunidade de ingressar no meio acadêmico e dar os primeiros passos para conquistar a profissão dos sonhos.

Mesmo com todo o conhecimento nos conteúdos, a baixa autoestima, irritabilidade e insegurança podem atrapalhar o desempenho dos candidatos.

Para driblar esses obstáculos, é necessário trabalhar as habilidades socioemocionais.

De acordo com Luciana Patrocínio, supervisora da assessoria pedagógica Líder em Mim, na preparação pessoal para realizar a prova, além de estudar os conteúdos específicos de cada disciplina, é importante conversar sobre como funciona o dia da prova, pois possibilita aos alunos um aprendizado sobre a estrutura do exame. “Isso faz com que eles saibam identificar os pontos fortes e fracos diante das questões, seja pelo assunto ou pela estrutura do enunciado”, explica Patrocínio.

O autoconhecimento e a autorreflexão podem amenizar as emoções que surgem antes de fazer o ENEM. “Quando os estudantes entendem essas características, conseguem definir quais são as atitudes que podem contribuir para minimizar os pontos negativos e planejar suas ações”, ressalta Luciana.

Para auxiliar no processo de preparação, a supervisora da assessoria pedagógica Líder em Mim pontua também que os estudantes precisam ter equilíbrio na alimentação, boas noites de sono, fazer atividade física e sair da zona de conforto. “Mudar de local de estudo e resolver questões em locais com barulhos externos, vão aproximar os candidatos da realidade do local de prova. Eles devem pensar no resultado e lembrar que o ENEM é um trecho do caminho a ser percorrido para alcançar seus objetivos”, finaliza.

Tags: