Siga-nos!

Destaque

Habilidades Socioemocionais: Mentoria de Instituição beneficia alunos ao longo de toda carreira

Um dos maiores desafios da humanidade tem sido acompanhar o ritmo frenético com o qual a informação vem sendo propagada.

Publicado

em

Habilidades Socioemocionais: Mentoria de Instituição beneficia alunos ao longo de toda carreira

Um dos maiores desafios da humanidade tem sido acompanhar o ritmo frenético com o qual a informação vem sendo propagada. Muitas áreas têm perdido sentido e dado espaço a novos pensamentos, opiniões e novas culturas.

Como conseguir assimilar tudo e manter-se no eixo em meio a tantas novidades diárias? E como gerir as próprias emoções em meio a um turbilhão de acontecimentos que geram os mais diversos sentimentos?

Tema de muita relevância na atualidade, a Inteligência Emocional consiste na capacidade de identificar, compreender e gerenciar as próprias emoções, saber agir considerando os seus sentimentos pessoais e, também, os sentimentos das outras pessoas.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Peter Salovey e John D. Mayer são psicólogos que estudam o tema e afirmam que a Inteligência Emocional consiste na “capacidade de perceber e exprimir a emoção, assimilá-la ao pensamento, compreender e raciocinar com ela, além de saber regulá-la em si mesmo e nos outros”. Ela é, portanto, essencial tanto para nós mesmos, em nosso cotidiano, quanto para as relações interpessoais.

Soft Skills e Hard Skills

Num passado não tão distante, obtinha destaque aquele(a) profissional que dominasse a parte técnica de sua função e que era especialista em uma determinada área ou assunto. A isso nós denominamos Hard Skills.

Na atualidade, esse conceito dá espaço a um(a) novo(a) profissional que possui a capacidade de ser multidisciplinar, ou seja, que conhece ao menos o básico de diversos segmentos e que, além de dominar as técnicas, saiba dominar sua Inteligência Emocional, criando um ambiente saudável, melhorando a comunicação da equipe, os processos das atividades e, por consequência, os resultados. A essa técnica nós chamamos de Soft Skills.

Segundo o psicólogo Daniel Goleman, é possível atribuir 80% do sucesso das pessoas aos fatores relativos à inteligência emocional. Tendo clareza de suas emoções, sabendo nomeá-las e, principalmente, como lidar com elas, o(a) profissional age com mais facilidade em situações adversas, de forma madura e sem atitudes impulsivas. Essa habilidade é também essencial para o bom desempenho em cargos de liderança.

Por isso é importante desenvolver essa habilidade na vida pessoal e profissional para lidar com situações do dia a dia, sabendo reconhecer os sentimentos e como agir a partir deles, além de praticar o autoconhecimento, tendo clareza de suas próprias emoções.

Por isso, a metodologia de ensino da Mauá busca aprimorar as Soft Skills do(a) estudante (inteligência emocional, capacidade de gerir complexidades humanas) e Hard Skills (conhecimento técnico), tudo para que o(a) aluno(a) construa a sua carreira de forma personalizada, ao encontro de seus objetivos.

A ideia, portanto, é conectar, unir, complementar, mas ao mesmo tempo desprender e, com isso, evoluir, avançar. E a multidisciplinaridade vem sendo adotada no dia a dia dos(as) estudantes para que eles(as) estejam cada vez mais preparados(as) a enfrentar os novos desafios.

Mauá e o Nexialismo

Essa palavra pouco conhecida surgiu na década de 1950, no livro “The Voyage of the Space Beagle”, escrito por um canadense nascido em 1911 chamado Alfred Elton Van Gogt, escritor de Ficção Científica.

Embora bastante fantasioso, o livro conta a história de uma expedição interplanetária composta por uma tripulação de Generalistas e Especialistas. E essa questão muito nos incomodava aqui na Mauá: que tipo de profissional nós devemos formar?

A nossa conclusão é que ambos são importantes! No livro de Van Gogt, existe um desafio a ser superado a cada capítulo, e o protagonista, com isso, chegou à definição de Nexialismo, palavra originária do latim NEXUS, que significa conexão. Ele sabia identificar, com Inteligência Emocional, os perfis de cada membro da tripulação, montar as equipes e resolver as questões que surgiam!

Independentemente da sua escolha de ser um(a) profissional Generalista ou Especialista, o mais importante é saber trabalhar em equipe, de forma colaborativa! E o Nexialismo traz a fórmula perfeita para fazer essas conexões.

Aqui na Mauá, o(a) aluno(a) pode escolher sua formação como Generalista ou Especialista. Mas o mais importante é que ele(a) sempre traga o traço do Nexialismo!

Vestibular Mauá 2022

Estão abertas as inscrições para o Vestibular Mauá 2022!

Concorra a 60 bolsas de estudo integrais, válidas para todo o curso!

Acesse agora: maua.br/vestibular

Destaque

TOP 5 estratégias dos aprovados em Medicina

Alunos mostram estratégias que fizeram a diferença para aprovação no vestibular de medicina

Publicado

em

por

4 dicas para quem irá prestar vestibular de inverno em 2024

Medicina é um dos cursos mais concorridos nos vestibulares, de acordo com o estudo de Demografia Médica no Brasil, conduzido pela Faculdade de Medicina da USP, somente em 2023, 963 mil pessoas concorreram a aproximadamente 47 mil vagas para medicina no Brasil, e para isso muitos candidatos cumprem uma longa jornada de estudo para conseguir a sonhada vaga no curso.

Após a pandemia, o estudo online se tornou uma realidade e muitos estudantes utilizam a internet para se preparar, e aqueles que sabem utilizar bem essa ferramenta têm conseguido ótimos resultados nas provas. Segundo uma pesquisa recente do Google, em parceria com a empresa Educa Insights, aulas semipresenciais e EADs são as favoritas em diferentes níveis: graduação (64%), pós-graduação (75%), cursos livres (75%) e idiomas (63%).

“O ensino online é uma realidade no Brasil, a internet trouxe um acervo enorme de informações para aqueles que querem ingressar em uma faculdade principalmente no curso de medicina” diz Michel Arthaud, professor de Química e diretor da Plataforma Professor Ferretto – canal 100% online com foco na preparação para o Enem e vestibulares.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Por isso, Arthaud convidou 5 alunos da Plataforma Professor Ferretto, que foram aprovados em medicina em diversas faculdades do Brasil para dar dicas preciosas que fizeram diferença em suas preparações aos novos tentantes.

Método de estudo

O estudante de medicina Raimundo Neto, 20, foi aprovado em quatro universidades de medicina: UFC, UECE, UNIFOR e UNICHRISTUS, e se preparou durante três anos até conseguir a aprovação no vestibular. Durante o segundo ano de estudos, ele percebeu que não estava obtendo os resultados esperados e decidiu mudar o seu método. “Antes de começar a me preparar novamente, comecei a procurar estratégias eficazes no meu estudo, para identificar o que estava fazendo de errado. Depois disso, comecei a montar cronogramas semanais e diários para otimizar a minha preparação para o vestibular” , relembra.

Simulados

Estudar junto com outras pessoas ajuda muito no processo. Diogo Prestes, 24, que foi aprovado na UERJ conta que, durante um tempo, estudou junto com um amigo que também queria entrar em Medicina. “Meu amigo sugeriu fazermos simulados juntos, e, durante um ano, fazíamos alguns simulados por semana para se preparar. Eu tive um desempenho melhor naquele ano por conta desse apoio, além do amplo acesso a materiais didáticos como gráficos, resumos, e às aulas online, que têm a praticidade de ficarem gravadas, caso não consiga acompanhar em tempo real”, diz.

Sem redes sociais

A mineira Maria Eliza Munhoz, que aos 18 anos conquistou o 1° lugar em Medicina na UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mineiro – , um dos vestibulares mais concorridos de Minas Gerais conta que, durante o período de preparação, não usava as redes sociais, “Quando decidi que meu foco era entrar na faculdade, desinstalei minhas redes sociais como Instagram e TikTok. Usava apenas periodicamente, para distração e lazer, e evitava ao máximo ver vídeos ou posts sobre Vestibular, porque quando usava era realmente para distrair um pouco a cabeça e relaxar “, conta.

Foco na teoria

A estudante carioca Ana Clara Oliveira, 23, aprovada em Medicina pela UERJ, conta que é importante ter conhecimento teórico antes de estudar questões “Estudava em escola pública e percebi que a base estava muito fraca, então durante dois anos do meu preparado do vestibular corri atrás das matérias que não tive durante a escola, e só em 2023 – ano da aprovação – foquei nas questões porque já tinha uma boa base” relembra.

Redação

A redação do Enem é a parte mais temida por muitos estudantes, Leticia Fernandes, 20, estudante de medicina da UFG, atingiu nota mil na redação. Leticia buscava se atentar a teoria da redação “Pode parecer estranho, mas a redação tem teoria, ela é 30% baseada em elementos além do desenvolvimento, então buscava sempre responder na redação o o que, quem, porque e como”, explica “Sempre no final revisava e claro tinha o meu repertório coringa na redação”.

Para o seu repertório ela usava somente um, que era do sociólogo Thomas Hobbes “O Estado deve garantir o bem-estar social”, além disso a estudante aconselha usar outras coisas do cotidiano para complementar “Usar livros e séries para complementar o desenvolvimento da redação é muito bom, algo que está inserido na sua vida e faz sentido para a redação” finaliza.

Veja aqui outros vestibulares de medicina com inscrições abertas!

Continue lendo

Destaque

Terminam amanhã (17) as inscrições com desconto do Vestibular de Medicina da Unifenas

São oferecidos descontos para as inscrições feitas até o dia 17 de abril, independente da modalidade escolhida.

Publicado

em

por

Está acabando o prazo de inscrições com desconto para o Vestibular de Medicina da Unifenas – 2º semestre de 2024. São oferecidas 210 vagas, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte.

São oferecidos descontos para as inscrições feitas até o dia 17 de abril, independente da modalidade escolhida.

Vestibular de Medicina Unifenas 2024/2

As inscrições podem ser feitas, até o dia 20 de maio, por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Os candidatos podem optar pelas seguintes formas de ingresso:

1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2023) – sem prova
2- Prova Tradicional
3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2023)
4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2023)

PROVAS

As provas estão marcadas para o dia 25 de maio de 2024 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Brasília/DF, Campinas/SP, Goiânia/GO, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP, Uberlândia/MG e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Uerj inscreve para o 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2025

O Exame será realizado no dia 09/06/2024.

Publicado

em

por

Vestibular Estadual Uerj 2022 tem data definida

Estão abertas, até o dia 6 de maio, as inscrições para o 1° Exame de Qualificação – 1ª fase do Vestibular Estadual 2025 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

O pagamento da taxa de inscrição (R$ 90,00) deve ser feito até o dia 07/05, nas agências bancárias, Internet banking e casas lotéricas.⠀

O livro escolhido, por meio de consulta pública, para o 1º Exame de Qualificação é “As mentiras que os homens contam”, de Luís Fernando Veríssimo.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A palestra sobre o livro indicado para a prova ocorrerá no dia 28/05, às 15 horas, e o Exame será realizado no dia 09/06/2024.

Mais informações: https://www.vestibular.uerj.br/

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo