Notícias dos Vestibulares e Enem
Idealizadora do Enem alerta: leitura vai fazer a diferença nas provas
Estudantes que aproveitam o tempo em casa para ler e adquirir conhecimentos gerais terão mais chances nas provas, dizem especialistas

Com a pandemia e a necessidade de se praticar o isolamento social e evitar aglomerações, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) precisou ser adiado para o final de janeiro de 2021. O tempo a mais que estudantes ganharam não significa necessariamente uma vantagem, já que a suspensão das aulas presenciais deve trazer prejuízos para alunos em todo o país.
Em debate promovido pelo Colégio Positivo, Curso Positivo e pelo Sistema Positivo de Ensino para discutir a melhor forma de minimizar os impactos do atual contexto para que os jovens não saiam prejudicados, a professora e membro do CNE (Conselho Nacional de Educação), Maria Helena Guimarães de Castro, disse que é muito difícil que as escolas consigam cumprir com o currículo de 2020 até o final deste ano.
Uma das saídas indicadas por ela para que estudantes consigam superar essa defasagem é a leitura. “Os jovens precisam ler muito. A leitura é o fator mais importante para o estudante ter sucesso no Enem ou em qualquer outro concurso de entrada no Ensino Superior. A leitura é a macro competência. É ela que vai ajudar o estudante a compreender o enunciado de todas as questões, a escrever melhor e a produzir uma redação mais coerente”, destacou a professora e socióloga responsável pela organização e implantação do Enem, em 1998, quando presidiu o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
A reforma do Ensino Médio deve aumentar ainda mais os desafios de jovens frente ao Enem. De acordo com o diretor editorial do Sistema Positivo de Ensino, Joseph Razouk Junior, muitas escolas já começam a implantar a nova proposta a partir de janeiro de 2021. “O Sistema Positivo de Ensino já implanta a nova grade curricular para alunos da 1ª série do Ensino Médio em 2021, e o Enem ainda terá um prazo para se adaptar a essas mudanças. Certamente, enquanto o Novo Ensino Médio e o Enem não estiverem alinhados, os alunos terão mais esse desafio pela frente”, alerta Razouk. Para ele, além do estudo sistemático, a leitura é a principal aliada dos jovens nesse contexto. “Não tem outra alternativa para o jovem a não ser ler muito. Não existe mágica que faça alguém que não escreve bem durante todo o ano todo fazer uma boa redação no dia da prova. Produz um bom texto quem lê muito, quem fala bem, quem argumenta bem. E isso é possível e está acessível a todos. Ler é para todos”, defende Razouk. O professor do Curso Positivo, João Pedro Mateos, destaca ainda que redação requer técnica – e tudo que depende de técnica exige muito treino e prática. “É preciso ler muito e escrever muito. A leitura vai garantir o repertório necessário. Todo conhecimento é válido na hora da redação, inclusive para a compreensão dos enunciados, para entender o que o texto da questão está pedindo”, completa Mateos.
De acordo com o diretor geral do Colégio Positivo, Celso Hartmann, o estímulo à leitura é um dos pilares do trabalho desenvolvido por professores de todas as unidades da instituição. “É por meio da leitura que vamos formar indivíduos bem preparados para um mundo cada vez mais exigente e complexo. Ler muito – e sempre – torna as pessoas mais críticas, com conhecimento e capacidade de expressão e argumentação, e isso, com certeza, faz a diferença na hora de suprir outras defasagens ou encarar uma avaliação, uma entrevista de trabalho e outros desafios que o mundo adulto reserva para esses jovens”, completa o diretor.
DICAS NO SEU EMAIL
Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastra-se!
RECOMENDAMOS
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Resultado do Prouni 2022 – 2º semestre

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo semestre de 2022 terminaram na última sexta-feira, 05 de agosto. Nessa edição são ofertadas mais de 190 mil bolsas de estudo. O resultado do Prouni é divulgado em duas chamadas: a primeira sairá hoje, dia 9 de agosto, e a segunda, no dia 22 de agosto.
Resultado do Prouni 2022/2
A consulta pode ser feita no site: https://acessounico.mec.gov.br/prouni
Cronograma
Inscrições: 1º a 5 de agosto
Resultado da 1ª chamada: 9 de agosto
Comprovação das informações: 9 a 17 de agosto
Resultado da 2ª chamada: 22 de agosto
Comprovação das informações da 2ª chamada: 22 a 31 de agosto
Lista de espera: 5 a 6 de setembro
Resultado da lista de espera: 9 de setembro
Comprovação das informações: 10 a 16 de setembro
Assessoria de Comunicação Social do MEC informações da SESU.
Sobre o Prouni
Podem participar do processo seletivo candidatos brasileiros sem diploma de curso superior, que tenham realizado as edições de 2021 e/ou de 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo considerada a edição com a melhor média de notas. É necessário atingir, no mínimo, 450 pontos na média das notas e não ter zerado a redação. Outra exigência é a de não ter participado do Enem na condição de treineiro.
É necessário observar também os critérios de renda, que não foram alterados: para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio; e para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa da família.
DICAS NO SEU EMAIL
Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastra-se!
RECOMENDAMOS
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Univali abre vagas para nove cursos de licenciatura com bolsas de 100%
Serão ofertadas 40 vagas para cada curso, sendo 30 bolsas de 100% e o repasse mensal de R$ 500,00 para o custeio de despesas

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) iniciou o processo seletivo para nove cursos de licenciatura com bolsas de 100% para o 2º semestre de 2022. São 360 vagas para os cursos de Ciências da Religião, Educação Especial, Letras Inglês, Matemática, Pedagogia, Sociologia e Tecnologia Educacional nos campi Itajaí e Florianópolis.
Serão ofertadas 40 vagas para cada curso, sendo 30 bolsas de 100% e o repasse mensal de R$ 500,00 para o custeio de despesas relacionadas a materiais, transporte e alimentação via programa de bolsas, além de outras 10 bolsas de 100% para cada curso custeadas pela Univali.
Para concorrer a uma das vagas o candidato deve estar cadastrado no site no programa de bolsas no segundo semestre de 2022, ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública ou em instituição privada com comprovação de bolsa integral e residir no mínimo há 2 anos em Santa Catarina.
A inscrição deve ser realizada até o dia 18 de agosto. A relação dos alunos classificados será divulgada no dia 26 de agosto e as aulas começam no dia 1 de setembro. O edital com as informações sobre os cursos, documentos necessários para inscrição e os prazos de cada etapa do processo seletivo está disponível aqui.
Vagas:
CIÊNCIAS DA RELIGIÃO – 40 vagas Itajaí e 40 vagas Florianópolis
EDUCAÇÃO ESPECIAL – 40 vagas Florianópolis
LETRAS INGLÊS – 40 vagas Itajaí
MATEMÁTICA – 40 vagas Florianópolis
PEDAGOGIA – 40 vagas Florianópolis
SOCIOLOGIA – 40 vagas Itajaí
TECNOLOGIA EDUCACIONAL – 40 vagas Itajaí e 40 vagas Florianópolis
Mais informações: na Coordenadoria de Atenção ao Estudante – (47) 3341-7944.
DICAS NO SEU EMAIL
Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastra-se!
RECOMENDAMOS
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Santa Casa de SP abre inscrições para o Vestibular 2023
Ao todo, são oferecidas 510 vagas para cinco cursos no Vestibular 2023 da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP)

Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2023 da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Ao todo, são oferecidas 510 vagas para cinco cursos de graduação — Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos. O prazo final para as inscrições é 29 de setembro. A realização do Vestibular 2023 está sob responsabilidade da Fundação Vunesp.
Santa Casa Vestibular 2023
Medicina é o curso que a FCMSCSP oferece mais vagas: 180, sendo seguido pelos cursos de Tecnologia em Radiologia e de Tecnologia em Sistemas Biomédicos, com 100 vagas em cada; Enfermagem, com 80 vagas, e Fonoaudiologia, com 50 vagas. Do total de 510 vagas oferecidas no Vestibular 2023, 155 são direcionadas a alunos de baixa renda disponibilizando bolsas de até 100% do valor da mensalidade, de acordo com o perfil socioeconômico dos candidatos aprovados.
Veja aqui outros vestibulares de medicina com inscrições abertas!
DICAS NO SEU EMAIL
Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastra-se!