Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Idealizadora do Enem alerta: leitura vai fazer a diferença nas provas

Estudantes que aproveitam o tempo em casa para ler e adquirir conhecimentos gerais terão mais chances nas provas, dizem especialistas

Publicado

em

Pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2020 - Exame Nacional do Ensino Médio

Com a pandemia e a necessidade de se praticar o isolamento social e evitar aglomerações, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) precisou ser adiado para o final de janeiro de 2021. O tempo a mais que estudantes ganharam não significa necessariamente uma vantagem, já que a suspensão das aulas presenciais deve trazer prejuízos para alunos em todo o país.

Em debate promovido pelo Colégio Positivo, Curso Positivo e pelo Sistema Positivo de Ensino para discutir a melhor forma de minimizar os impactos do atual contexto para que os jovens não saiam prejudicados, a professora e membro do CNE (Conselho Nacional de Educação), Maria Helena Guimarães de Castro, disse que é muito difícil que as escolas consigam cumprir com o currículo de 2020 até o final deste ano.

Uma das saídas indicadas por ela para que estudantes consigam superar essa defasagem é a leitura. “Os jovens precisam ler muito. A leitura é o fator mais importante para o estudante ter sucesso no Enem ou em qualquer outro concurso de entrada no Ensino Superior. A leitura é a macro competência. É ela que vai ajudar o estudante a compreender o enunciado de todas as questões, a escrever melhor e a produzir uma redação mais coerente”, destacou a professora e socióloga responsável pela organização e implantação do Enem, em 1998, quando presidiu o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A reforma do Ensino Médio deve aumentar ainda mais os desafios de jovens frente ao Enem. De acordo com o diretor editorial do Sistema Positivo de Ensino, Joseph Razouk Junior, muitas escolas já começam a implantar a nova proposta a partir de janeiro de 2021. “O Sistema Positivo de Ensino já implanta a nova grade curricular para alunos da 1ª série do Ensino Médio em 2021, e o Enem ainda terá um prazo para se adaptar a essas mudanças. Certamente, enquanto o Novo Ensino Médio e o Enem não estiverem alinhados, os alunos terão mais esse desafio pela frente”, alerta Razouk. Para ele, além do estudo sistemático, a leitura é a principal aliada dos jovens nesse contexto. “Não tem outra alternativa para o jovem a não ser ler muito. Não existe mágica que faça alguém que não escreve bem durante todo o ano todo fazer uma boa redação no dia da prova. Produz um bom texto quem lê muito, quem fala bem, quem argumenta bem. E isso é possível e está acessível a todos. Ler é para todos”, defende Razouk. O professor do Curso Positivo, João Pedro Mateos, destaca ainda que redação requer técnica – e tudo que depende de técnica exige muito treino e prática. “É preciso ler muito e escrever muito. A leitura vai garantir o repertório necessário. Todo conhecimento é válido na hora da redação, inclusive para a compreensão dos enunciados, para entender o que o texto da questão está pedindo”, completa Mateos.

De acordo com o diretor geral do Colégio Positivo, Celso Hartmann, o estímulo à leitura é um dos pilares do trabalho desenvolvido por professores de todas as unidades da instituição. “É por meio da leitura que vamos formar indivíduos bem preparados para um mundo cada vez mais exigente e complexo. Ler muito – e sempre – torna as pessoas mais críticas, com conhecimento e capacidade de expressão e argumentação, e isso, com certeza, faz a diferença na hora de suprir outras defasagens ou encarar uma avaliação, uma entrevista de trabalho e outros desafios que o mundo adulto reserva para esses jovens”, completa o diretor.

RECOMENDAMOS

Destaque

Abertas as inscrições para o Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2025

O Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC representa a oferta de cerca de 6.700 vagas distribuídas em 200 cursos de graduação, nas três instituições.

Publicado

em

por

UFSC divulga leituras obrigatórias para o Vestibular 2023

As inscrições para o Vestibular Unificado entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Instituto Federal de Santa Catarina e o Instituto Federal Catarinense (IFC) estão abertas epoderão ser feitas pelo site vestibularunificado2025.ufsc.br.

Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2025

As provas serão realizadas nos dias 7 e 8 de dezembro, das 14h às 19h, com a abertura dos portões às 13h. A taxa de inscrição é de R$ 182,00. A isenção da taxa poderá ser solicitada de 10 a 27 de setembro pelos candidatos que atenderem aos requisitos descritos no edital do Vestibular.

O Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC representa a oferta de cerca de 6.700 vagas distribuídas em 200 cursos de graduação, nas três instituições. As opções de cursos estão disponíveis em 34 municípios catarinenses. A UFSC oferecerá 4525 vagas, o IFSC terá 1268 vagas selecionadas pelo Vestibular e o IFC oferece 933 vagas.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A pontuação mínima em cada disciplina, a relação completa dos cursos e as instituições em que serão ofertados estão entre as informações disponíveis no edital.

As pessoas que se inscreverem poderão escolher apenas um curso entre os 200 oferecidos pelas três instituições. As inscrições para o Vestibular Unificado poderão ser realizadas até 9 de outubro.

 

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

UEL prorroga inscrições do Vestibular 2025 até 16 de setembro

O Vestibular 2025 da Universidade Estadual de Londrina (UEL) será realizado nos dias 17 e 18 de novembro de 2024.

Publicado

em

por

UEL abre inscrições para o Vestibular 2023

A Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da Universidade Estadual de Londrina prorrogou por mais uma semana as inscrições para o Vestibular 2025 da UEL, que terminariam nesta segunda-feira (9). De acordo com Ato Executivo nº65/2024, publicado nesta segunda, as inscrições poderão ser feitas no portal da Cops até o próximo dia 16 de setembro. Candidatos devem se atentar para realizar o pagamento da taxa pública de R$ 181,00 que deverá ser feito impreterivelmente até às 21h do prazo final. O Vestibular 2025 será realizado nos dias 17 e 18 de novembro. A UEL oferta 3180 vagas em 53 cursos presenciais, considerando a reserva para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e para a Prova Paraná Mais.

A coordenadora da Cops, professora Sandra Garcia, explica que a prorrogação atende solicitações de candidatos que pediram mais alguns dias para recolher o valor. Ela acredita que a dilação do prazo poderá possibilitar maior volume de inscritos, considerando que nos últimos dias, sobretudo no final de semana, foi registrada grande procura por candidatos. A expectativa da Cops é repetir ou até superar o volume de inscritos do último concurso, que somou cerca de 16 mil vestibulandos.

“Nos últimos anos, todas as Universidades e até cursos de pós-graduação tiveram menor procura pelos jovens que estão buscando outras alternativas para a profissionalização, não necessariamente um curso superior”, comenta a professora. Segundo ela, somado a este comportamento do estudante do Ensino Médio, o Vestibular atual passou por alterações que, de alguma forma, altera a procura dos candidatos, como a inclusão da Prova Paraná Mais como alternativa de ingresso na UEL.

Provas

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Este ano o concurso será realizado em fase única, com dois dias de provas. No primeiro dia (17 de novembro), será aplicada a prova de Conhecimentos Gerais, com 60 questões de múltipla escolha, incluindo as disciplinas de Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa e Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Matemática e Química.

No dia 18 de novembro, os candidatos farão a prova de Redação e a prova discursiva de Conhecimentos Específicos, sendo duas questões indicadas pelos Colegiados de cada um dos 53 cursos e uma terceira de Sociologia, comum a todos. As disciplinas de cada curso podem ser consultadas no Manual do Candidato, disponibilizado no portal da Cops. Para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda, Design Gráfico e Música será realizada Prova de Habilidades Específicas (PHE), no dia 29 de setembro. O cartão de identificação para a PHE será divulgado no próximo dia 24 de setembro.

Fonte: O Perobal UEL

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Inscrições abertas para o Vestibular Medicina PUC Minas 2025

O Curso de medicina da PUC Minas é ofertado nos campi Betim, Contagem e Poços de Caldas.

Publicado

em

por

PUC Minas abre inscrições do Vestibular para ingresso em 2023

Os interessados em cursar Medicina na PUC Minas em 2025 poderão se inscrever pelo endereço www.pucminas.br/vestibular. O Curso é ofertado nos campi Betim, Contagem e Poços de Caldas. Também está aberta a seleção de bolsistas pelo sistema de média obtida no Exame Nacional do Ensino Médio, para os cursos de Medicina oferecidos nos campi de Contagem e de Poços de Caldas.

A inscrição para o vestibular de Medicina pode ser feita de duas formas: pelo sistema de provas presenciais ou pela nota obtida no Enem, que considera, para efeito de classificação, o melhor resultado obtido pelo candidato nas edições de 2013 a 2024.

Veja aqui outros vestibulares de medicina com inscrições abertas!

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

São 54 vagas no Campus Betim destinadas ao sistema de provas presenciais e 6 para a seleção via média obtida no Enem. Já o Campus Contagem oferta 40 vagas por meio do sistema de provas, 5 pela média obtida no Enem e 5 vagas para bolsas integrais por meio da média obtida no Enem. O Campus Poços de Caldas também oferece 40 vagas por meio do sistema de provas, 5 pela média obtida no Enem e 5 vagas para bolsistas integrais por meio da média obtida no Enem.

Para o sistema de provas presenciais, as inscrições se encerram no dia 6 de outubro, com taxa no valor de R$ 250,00. As provas presenciais serão aplicadas nos campi da PUC Minas no Coração Eucarístico, em Belo Horizonte, e na cidade de Poços de Caldas no dia 26 de outubro de 2024, das 13h às 17h. O local, data e horário de prova de cada candidato constará no Cartão de inscrição que será disponibilizado até 48 horas antes da realização da avaliação no site da PUC Minas.

O resultado do processo seletivo será publicado no site www.pucminas.br/vestibular até o dia 22 de novembro de 2024 e os candidatos classificados pelo sistema de provas e para as bolsas integrais também serão convocados para a matrícula por meio deste endereço. A matrícula deverá ser feita presencialmente, no Campus onde o candidato classificado realizará o Curso.

Para os interessados em se inscrever por meio da média obtida no Enem, o prazo é até 25 de outubro, no valor de R$ 65,00. Para os aprovados por esse sistema e para os candidatos a bolsistas integrais, a matrícula em primeira chamada acontecerá nos dias 25 e 26 de novembro de 2024. A matrícula em segunda chamada ocorrerá nos dias 27 e 28 de novembro de 2024. A terceira chamada, no dia 29 de novembro de 2024. O horário para efetivação da matrícula nas três chamadas será das 8h às 19h.

Continue lendo