Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

IFMG abre inscrições do vestibular para Ouro Preto, Sabará e Santa Luzia

As inscrições estão abertas até 17 de março. São 1271 vagas em 26 cursos.

Publicado

em

IFMG abre inscrições do vestibular para Ouro Preto, Sabará e Santa Luzia

Começou nesta quinta-feira, 18 de fevereiro, o período de inscrições referente à 2ª oferta do Processo Seletivo 2021 para ingresso de novos alunos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). O vestibular agora é destinado a três campi: Ouro Preto, Sabará e Santa Luzia. Estão abertas 1271 vagas em 26 cursos técnicos e de graduação. Devido à pandemia de Covid-19, essas três unidades não participaram da 1ª oferta, iniciada em novembro de 2020.

Inscrições Vestibular IFMG

Todas as oportunidades são gratuitas, uma vez que o IFMG é uma instituição de ensino pública, vinculada ao Ministério da Educação. Os interessados devem se inscrever no endereço www.ifmg.edu.br.

A seleção para os cursos técnicos integrados e subsequentes ao Ensino Médio terá as mesmas regras implementadas no processo dos demais campi. Ao invés da tradicional aplicação de provas, será feita a análise do desempenho escolar dos inscritos. Já para os cursos de graduação, as regras não mudam: as notas do Enem serão usadas na classificação. A taxa de inscrição tem o valor de R$ 25, mas pedidos de isenção podem ser feitos até 25 de fevereiro.

Inscrição para cursos técnicos

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A oferta do ensino técnico envolve duas modalidades: o curso chamado de Técnico Integrado ao Ensino Médio é para alunos que acabaram de concluir o Ensino Fundamental; já o curso Técnico Subsequente, também chamado de pós-médio, é voltado para quem já concluiu o Ensino Médio e deseja ter uma formação profissional. No edital da 2ª oferta, estão disponíveis 875 vagas em 16 cursos técnicos.

Os estudantes interessados em ingressar nos cursos integrados deverão providenciar, junto às escolas, documento que comprove o desempenho nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática no 7º e 8º anos do Ensino Fundamental. Já os candidatos que desejam entrar em um curso técnico subsequente deverão apresentar, no ato de inscrição, documento contendo as notas em Língua Portuguesa e Matemática do 1º e 2º anos do Ensino Médio. A classificação será processada a partir da média simples das notas obtidas nas duas disciplinas. Para os cursos avaliados por meio de conceitos, foi criada uma tabela de equivalência, que pode ser consultada no anexo 01 do edital 07/2021.

É importante que os candidatos se informem corretamente nos editais e solicitem os documentos nas escolas de origem. Para se inscrever, o candidato deverá apresentar um dos seguintes documentos para comprovar o desempenho escolar:

• Histórico Escolar;

• ou Declaração da escola, desde que conste as notas obtidas em Língua Portuguesa e Matemática do 7º e 8º anos do Ensino Fundamental, no caso de cursos Técnicos Integrados; ou as notas obtidas nas mesmas disciplinas, mas no 1º e 2º anos do Ensino Médio, no caso dos cursos Técnicos Subsequentes. Clique e veja o modelo de declaração.

• ou Comprovantes oficiais de exames de certificação de competências ou de avaliação de jovens e adultos (Encceja), boletim/extrato de resultado ou outros documentos oficiais que comprovem a conclusão do Ensino Fundamental, para os cursos Técnicos Integrados, e Ensino Médio, para os cursos Técnicos Subsequentes.

Processo Seletivo da graduação

No caso do vestibular dos cursos de graduação, as regras estão descritas no edital nº 06/2021. A seleção é realizada com o aproveitamento das notas de uma das últimas três edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018, 2019 ou 2020). Do total de 416 vagas, metade será ofertada no Processo Seletivo, já as demais serão disponibilizadas via SISU. O prazo de inscrições termina no dia 17 de março.

Ações afirmativas

Do total de vagas, 50% estão reservadas à inclusão social pelas ações afirmativas destinadas a candidatos que tenham estudado em escolas públicas, respeitando a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do IBGE. Os outros 50% são destinados à ampla concorrência e a uma vaga específica (V3985) destinada a candidatos que não se enquadrarem nos demais grupos de cotas.

Candidatos surdos que precisarem esclarecer dúvidas devem enviar mensagem para o e-mail vestibular@ifmg.edu.br.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

PUC-SP está entre as melhores universidades do país no Ranking do MEC

Universidade passou a integrar o grupo de instituições com nota máxima

Publicado

em

por

PUC-SP está entre as melhores universidades do país no Ranking do MEC

No dia 02/04, o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), divulgou o relatório de Indicadores de Qualidade da Educação Superior e, mais uma vez, a PUC-SP se destaca entre as melhores universidades do Brasil.

O MEC avaliou 2.022 instituições de ensino superior, das quais apenas 3% possuem o IGC na faixa 5 (conceito máximo). Considerando todas as 203 universidades públicas e privadas avaliadas, somente 25 ocupam o topo do ranking.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Das 92 universidades privadas do país avaliadas, apenas três possuem o IGC na faixa máxima: PUC-SP, PUC Rio e PUCRS. A posição é inédita, uma vez que apenas as universidades públicas ocupavam esse posto.

No estado de São Paulo a PUC-SP é a única Universidade privada na faixa máxima do Índice Geral de Cursos (IGC). Esses resultados reforçam o compromisso da Instituição com a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão.

Inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2024! Seleção com nota do ENEM ou Prova Presencial. Saiba mais.

Continue lendo

Destaque

Vai prestar Vestibular? Confira dicas para aumentar sua concentração nos estudos

Uma boa preparação para o Vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) exige muita concentração e foco dos estudantes.

Publicado

em

por

4 dicas para quem irá prestar vestibular de inverno em 2024

Uma boa preparação para o Vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) exige muita concentração e foco dos estudantes. Separamos neste post algumas dicas para quem precisa aprimorar esse processo:

Crie um Plano de Estudos

Organize uma rotina com horários específicos para cada matéria. Isso ajuda a estabelecer uma disciplina e manter o foco.

Ambiente de Estudo Adequado

Escolha um lugar tranquilo, bem iluminado e livre de distrações. Mantenha o local organizado e confortável.

Estabeleça Metas Diárias

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Defina objetivos específicos para cada sessão de estudo. Metas claras ajudam a manter a motivação e o foco.

Desligue Distrações

Coloque o celular no modo silencioso ou use aplicativos que bloqueiam redes sociais e notificações durante o tempo de estudo.

Faça Pausas Regulares

Pequenas pausas são essenciais para evitar a fadiga mental. Use esse tempo para se alongar, tomar água ou fazer um lanche.

Revise Regularmente

Faça revisões periódicas do conteúdo estudado para fixar melhor as informações e reduzir a ansiedade.

Seguindo essas dicas, você pode melhorar significativamente sua capacidade de concentração e, consequentemente, seu desempenho nos estudos para o ENEM. Boa sorte!

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Candidatos do Rio Grande do Sul terão isenção no Enem 2024

As inscrições do exame começam no dia 27 de maio e vão até 7 de junho,

Publicado

em

por

Enem 2024

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que todos os candidatos do Rio Grande do Sul terão isenção no pagamento da inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mesmo aqueles que não se enquadram nos critérios de isenção. Segundo o ministro, cerca de 40 mil estudantes serão atendidos pela medida. A taxa é de R$ 85.

“Quem se inscrever agora não pagará”, disse o ministro em entrevista à imprensa, no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira, 20 de maio.

As inscrições do exame começam no dia 27 de maio e vão até 7 de junho,

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Fonte: Agência Brasil

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo