Notícias dos Vestibulares e Enem
IFMG adere ao Enem no processo seletivo para cursos superiores
Forma de ingresso passa a valer para o próximo processo seletivo. Inscrições para o exame nacional terminam nesta sexta-feira, 19
Forma de ingresso passa a valer para o próximo processo seletivo. Inscrições para o exame nacional terminam nesta sexta-feira, 19
18/05/2017
O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) adotou, recentemente, a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de classificação para o ingresso nos seus cursos superiores.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A partir do próximo processo seletivo, os candidatos que desejarem entrar em algum curso de graduação do Instituto devem, necessariamente, fazer a prova do Enem.
Com a adesão ao Enem, o candidato terá duas possibilidades de ingresso: pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e por processo seletivo próprio, em que o IFMG irá considerar a nota do Enem.
Os interessados devem ficar atentos ao portal da instituição (www.ifmg.edu.br), onde serão divulgados editais, datas e outras informações específicas sobre o processo.
Cursos técnicos – Para o ingresso nos cursos técnicos do IFMG (integrados e subsequentes) nada mudou. O IFMG continua realizando processos seletivos próprios, por meio de provas, cujos editais também são divulgados no portal www.ifmg.edu.br.
O IFMG – O Instituto Federal de Minas Gerais oferece cerca de 70 cursos técnicos e superiores, todos gratuitos, que são ofertados nas 17 cidades nas quais o Instituto possui campus. Os estudantes do IFMG em todos os campi contam com uma formação completa e diferenciada. Além de aulas convencionais, têm a oportunidade de participar de práticas, eventos, visitas técnicas, competições acadêmicas, projetos de Pesquisa e Extensão, entre outras atividades. Por meio da Politica de Assistência Estudantil, o IFMG concede, ainda, auxílio financeiro a estudantes em situação de vulnerabilidade social.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Vestibular Mackenzie 2025.1 recebe inscrições até 18 de novembro
A prova está marcada para os dias 27 e 28 de novembro, de acordo com o curso escolhido.
O sonho de se tornar Mackenzista está cada vez mais perto. A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), que foi eleita a Melhor Universidade Privada de São Paulo, de acordo com a Folha de S.Paulo, abriu as inscrições para o Vestibular 2025.1. O período para se inscrever no vestibular vai até o dia 18 de novembro.
Vestibular Mackenzie 2025.1
Em casos de dúvidas, o edital já está disponível para consulta. Nele é possível obter informações sobre quais cursos cada campi oferece, quantas vagas são ofertadas por curso, qual o modelo da prova, documentos necessários para a realização da prova, entre outros.
A prova está marcada para os dias 27 e 28 de novembro, de acordo com o curso escolhido. O Mackenzie também aceita a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) dos últimos três anos (2021,2022 e 2023).
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Seu sonho começa aqui, inscreva-se e venha fazer parte da família Mackenzie!
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Último dia de inscrições abertas para Vestibular Unemat 2025
Esta edição oferta 2.550 vagas em 63 cursos, distribuídos em 13 municípios do Estado.
A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) prorrogou o prazo de inscrições do Concurso Vestibular 2025/1, para ingresso no primeiro semestre de 2025.
Vestibular Unemat 2025
Esta edição oferta 2.550 vagas em 63 cursos, distribuídos em 13 municípios do Estado.
As inscrições agora poderão ser feitas até 4 de novembro.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
As inscrições para o seletivo por prova custam R$ 150.
As inscrições para o seletivo por histórico escolar custam R$ 50.
O edital completo e a página de inscrições podem ser acessadas clicando aqui.
INGRESSO POR HISTÓRICO ESCOLAR
Este vestibular contará com dois processos seletivos: um por prova e outro por análise de histórico escolar do Ensino Médio, dependendo do curso no qual o candidato tiver interesse.
O candidato que ainda estiver cursando o 3º ano do Ensino Médio poderá participar, e deverá enviar o histórico escolar provisório, do 1º e 2º ano do Ensino Médio, que pode ser retirado na secretaria da escola onde estuda.
INGRESSO POR PROVA
As provas serão realizadas nas cidades de Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Colíder, Cuiabá, Diamantino, Juara, Nova Mutum, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.
O Vestibular 2025/1 compreende duas fases: a primeira consta de quatro provas objetivas com questões sobre Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, e Linguagens, Códigos e suas tecnologias; já a segunda etapa constitui-se de prova de redação.
As duas fases da prova serão realizadas em etapa única no dia 8 de dezembro, das 13 às 18 horas.
RESULTADO
O resultado final será divulgado a partir do dia 3 de fevereiro. O período letivo terá início no dia 17 de fevereiro.
Todas as informações sobre as etapas do Vestibular e seus editais podem ser acessadas em vestibular.unemat.br
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Índice de abstenção no primeiro dia do Enem cai para 26,6%
Balanço preliminar do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mostra que caiu de 28,1%, em 2023, para 26,6%, em 2024
Balanço preliminar do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mostra que caiu de 28,1%, em 2023, para 26,6%, em 2024, o percentual de candidatos inscritos que não se apresentaram para fazer as provas de linguagens e ciências humanas, além da redação dissertativa-argumentativa. A informação foi divulgada na noite deste domingo (3) pelo ministro da Educação, Camilo Santana.
O MEC também registrou que, em 2024, 94% dos estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas públicas este ano se inscreveram no Enem. O percentual em 2023 foi de 58%. Em 14 estados, o índice chegou a 100%. Na Região Nordeste, o único estado que não atingiu essa proporção foi o Maranhão (83%).
“A gente considera que foi um salto importante, um esforço que o ministério tem feito para estimular que o aluno se inscreva no Enem. Até antes de 2023, sempre havia uma queda, um declínio no número de inscritos, e agora nós estamos retomando o crescimento, são quase 1 milhão [de candidatos] a mais”, comparou Camilo Santana.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
As provas e a redação foram aplicadas em 1.753 municípios, 10.776 locais de prova, e quase 150 mil salas. De acordo com o ministro, 90% dos candidatos inscritos foram alocados em até 10 quilômetros das suas residências. “Isso foi um passo importante este ano”, disse o ministro que afirmou que “todas as ações este ano foram cumpridas no horário da entrega das provas” e que houve aprimoramento dos protocolos de segurança.
Quase 5 mil candidatos (4.999) foram eliminados por deixarem o local da prova levando o caderno de questões antes dos 30 minutos finais de aplicação; por portar equipamento eletrônico; por se ausentar antes do horário permitido; por utilizar impressos; ou por não atender orientações dos fiscais.
O primeiro dia do Enem também registrou 689 ocorrências e problemas logísticos como emergências médicas; interrupções temporárias de energia elétrica e problemas de abastecimento de água. “O participante que foi afetado com alguma ocorrência de problema logístico pode requisitar realizar a nova prova”, assegurou Camilo Santana. O candidato deve fazer a solicitação de reaplicação na página do Enem, no período de 11 a 15 de novembro.
Fonte: Agência Brasil