IFMG abre inscrições do vestibular para Ouro Preto, Sabará e Santa Luzia

IFMG encerra inscrição para vestibular de Ouro Preto, Sabará e Santa Luzia no dia 17/03

Termina na próxima quarta-feira, 17 de março, o período de inscrições da 2ª oferta do Processo Seletivo 2021/1 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). Neste vestibular para ingresso de novos alunos no primeiro semestre letivo de 2021, são oferecidas 1271 vagas em 26 cursos técnicos e de graduação, distribuídos nos campi localizados em Ouro Preto, Sabará e Santa Luzia. Devido à pandemia de covid-19, essas três unidades não participaram da 1ª oferta (iniciada em novembro de 2020).

A oferta do ensino técnico envolve duas modalidades. Para jovens que estão concluindo o Ensino Fundamental, existe a opção do curso técnico integrado ao Ensino Médio, que possibilita a formação técnica simultânea ao ensino regular. Quem já se formou no Ensino Médio, pode optar por um curso técnico subsequente e ter uma formação profissional dentro de, no máximo, dois anos. Uma terceira opção é ingressar na graduação. Neste caso, também é necessário ter concluído o Ensino Médio.

Todas as oportunidades oferecidas são gratuitas, uma vez que o IFMG é uma instituição de ensino pública, vinculada ao Ministério da Educação. Não há cobrança de mensalidades.

Análise de desempenho escolar

Para a seleção dos cursos técnicos integrados e subsequentes, ao invés da tradicional aplicação de provas, será feita a análise do desempenho escolar dos inscritos. Ao se inscrever nos cursos integrados, os estudantes deverão providenciar, junto às escolas de origem, documento que comprove o desempenho nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática no 7º e 8º anos do Ensino Fundamental. Já os candidatos que desejam entrar em um curso subsequente deverão apresentar documento contendo as notas em Língua Portuguesa e Matemática do 1º e 2º anos do Ensino Médio. A classificação será processada a partir da média simples das notas obtidas nas duas disciplinas. Para os cursos avaliados por meio de conceitos, foi criada uma tabela de equivalência, que pode ser consultada no edital 07/2021.

É importante que os candidatos se informem corretamente nos editais e solicitem os documentos nas escolas de origem. São aceitos como comprovação o histórico escolar, uma declaração da escola ou comprovantes oficiais de exames de certificação. É necessário providenciar somente uma dessas opções de documento.

Ingresso na graduação

Para os cursos de graduação, a seleção é realizada com o aproveitamento das notas de uma das últimas três edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018, 2019 ou 2020). Do total de 396 vagas, metade será ofertada no Processo Seletivo, já as demais serão disponibilizadas via SISU.

Ações afirmativas

Do total de vagas, 50% estão reservadas à inclusão social pelas ações afirmativas destinadas a candidatos que tenham estudado em escolas públicas, respeitando a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do IBGE. Os outros 50% são destinados à ampla concorrência e a uma vaga específica (V3985) destinada a candidatos que não se enquadram nos demais grupos de cotas.

As regras do Processo Seletivo 2021/1 – 2ª oferta estão elencadas em três editais, publicados no site www.ifmg.edu.br, por onde também é realizada a inscrição. A taxa de participação é de R$ 25 e deve ser paga por meio de boleto gerado ao final do processo de inscrição. Candidatos surdos que precisarem esclarecer dúvidas devem enviar mensagem para o e-mail vestibular@ifmg.edu.br.



RECOMENDAMOS

Tags:,