Notícias dos Vestibulares e Enem
IFPE abre inscrições para o Vestibular 2022.2
São ofertadas 3.261 vagas em cursos técnicos e superiores, presenciais e a distância
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) abriu as inscrições para o Processo de Ingresso 2022.2. São ofertadas 3.261 vagas em cursos técnicos e superiores, presenciais e a distância, em 16 campi e em 8 polos de Educação a Distância (EaD).
IFPE Vestibular 2022.2
Todas as etapas da seleção serão realizadas pela internet, por meio da análise do desempenho escolar do ensino fundamental ou médio ou da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de acordo com o nível do curso escolhido. Assim como nas edições mais recentes do processo de ingresso, a gratuidade das inscrições está mantida.
As inscrições devem ser feitas pelo site ingresso.ifpe.edu.br até o dia 12 de junho. Entre as vagas oferecidas, 2065 são para cursos técnicos na modalidade Subsequente (voltada para quem já concluiu o ensino médio); 352 são para cursos técnicos na modalidade Integrada ao Ensino Médio (para quem já concluiu o ensino fundamental); 35 na modalidade Proeja – Qualificação Profissional, e 809 são para cursos superiores, sendo 449 destas ofertadas no modo presencial e outras 360 na modalidade (EaD).
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Serão reservadas 60% das vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental ou médio em escolas da rede pública. Dentro deste percentual haverá cotas para pessoas com deficiência, pretas, pardas e indígenas. Também haverá reserva de vagas nos cursos com vocação agrícola para estudantes oriundos do campo.
Para os candidatos que se inscreverem nos cursos técnicos nas modalidades Integrado, Proeja e Subsequente, a seleção se dará por meio da análise do Desempenho Escolar em Língua Portuguesa ou Português e em Matemática, com base no histórico escolar ou certificação equivalente. Quem se inscrever nos cursos Subsequentes poderá optar por utilizar a pontuação obtida em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e em Matemática e suas Tecnologias de uma das últimas cinco edições do Enem. Já os candidatos às vagas nos cursos superiores deverão utilizar a nota geral do Enem de uma das cinco últimas edições do Exame (de 2017 a 2021).
Inserção das notas – Durante o processo de inscrição, o candidato deverá inserir a pontuação obtida nas disciplinas e anexar a documentação comprobatória das notas, média ou pontuação de acordo com a modalidade de curso escolhida. Os arquivos deverão estar nos formatos PDF, JPEG, JPG, TIFF ou PNG e ter no máximo 5MB.
Quem optar por utilizar o histórico escolar, certificado de conclusão ou documento equivalente deverá anexar a cópia digital da frente e do verso (quando houver). O documento deverá conter o nome completo do candidato, as notas ou médias obtidas, a identificação da escola e assinatura física ou eletrônica, do responsável pela emissão do documento (da escola/instituição de ensino).
Os candidatos também terão que inserir manualmente as médias de Língua Portuguesa ou Português e Matemática, de acordo com a forma como cursou ou obteve a conclusão do ensino fundamental, se Integrado ou Proeja; e do ensino médio, se for para Subsequente. Nessa etapa os candidatos devem ficar atentos às exigências do edital, que estabelece regras distintas em relação às diferenças curriculares.
O candidato que optar por utilizar a nota do Enem para cursos Subsequentes ou superiores deverá anexar o Resultado do Enem (Boletim individual). O documento precisa conter o nome completo do candidato, a edição do Exame (2017, 2018, 2019, 2020 ou 2021); o CPF do candidato, o número de inscrição no Exame e as pontuações obtidas. O boletim precisa ser digitalizado na íntegra e estar legível e sem rasuras. Quem se inscrever para os cursos Subsequentes utilizando a nota do Enem deverá ainda inserir manualmente a nota obtida em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e a em Matemática e suas Tecnologias, e quem optar por curso superior deverá inserir as notas das 5 áreas de conhecimento descritas em edital.
Retificação das inscrições – A Lista Preliminar das Inscrições será divulgada no dia 22 de junho, no site ingresso.ifpe.edu.br. Na ocasião, os candidatos que tiverem a inscrição indeferida poderão retificar os dados e, inclusive, anexar nova documentação. O prazo para retificação será de 27 a 28 de junho, e a Lista Final de Inscrições será publicada no dia 4 de julho.
Resultados – Além da lista final das inscrições, no dia 4 de julho também será divulgado o resultado preliminar do Processo de Ingresso. As pessoas que tiverem interesse, poderão apresentar recursos ao resultado no dia 5 de julho. A previsão é que o resultado final do processo seja divulgado no dia 8 de julho, após a análise dos recursos ao resultado preliminar. Neste mesmo dia serão publicadas a relação dos candidatos classificados e a convocação para heteroidentificação e aferição da condição de indígena.
Heteroidentificação e aferição da condição de indígena – Os candidatos que concorrem às vagas reservadas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas serão convocadas para o procedimento de heteroidentificação complementar e de aferição da condição de indígena, no dia 8 de julho. Os procedimentos terão início no dia 11 de julho, e serão realizados presencialmente no campus ou no polo para o qual o candidato concorre à vaga, por uma comissão nomeada para esta finalidade. As pessoas que se inscreverem para vagas reservadas a pessoas pretas, pardas e indígenas e não participarem desta etapa não poderão realizar a matrícula para este tipo de vaga
Todas as exigências, procedimentos e prazo para esta e para todas as outras etapas do processo seletivo estão detalhadas no edital, por isso é fundamental que o candidato leia atentamente o documento, onde também estão disponíveis todos os formulários. Em caso de dúvidas, deve-se procurar um dos canais oficiais de atendimento.
Canal Tira-Dúvidas – Para responder às dúvidas dos candidatos, a Comissão Central do Processo de Ingresso 2022.2 disponibiliza o canal atendimentoingresso.ifpe.edu.br, que ficará ativo durante todo o processo seletivo. Também serão realizados atendimentos presenciais nos campi, em dias e horários específicos, bem como atendimento por telefone
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Abertas as inscrições para o Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2025
O Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC representa a oferta de cerca de 6.700 vagas distribuídas em 200 cursos de graduação, nas três instituições.
As inscrições para o Vestibular Unificado entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Instituto Federal de Santa Catarina e o Instituto Federal Catarinense (IFC) estão abertas epoderão ser feitas pelo site vestibularunificado2025.ufsc.br.
Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2025
As provas serão realizadas nos dias 7 e 8 de dezembro, das 14h às 19h, com a abertura dos portões às 13h. A taxa de inscrição é de R$ 182,00. A isenção da taxa poderá ser solicitada de 10 a 27 de setembro pelos candidatos que atenderem aos requisitos descritos no edital do Vestibular.
O Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC representa a oferta de cerca de 6.700 vagas distribuídas em 200 cursos de graduação, nas três instituições. As opções de cursos estão disponíveis em 34 municípios catarinenses. A UFSC oferecerá 4525 vagas, o IFSC terá 1268 vagas selecionadas pelo Vestibular e o IFC oferece 933 vagas.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A pontuação mínima em cada disciplina, a relação completa dos cursos e as instituições em que serão ofertados estão entre as informações disponíveis no edital.
As pessoas que se inscreverem poderão escolher apenas um curso entre os 200 oferecidos pelas três instituições. As inscrições para o Vestibular Unificado poderão ser realizadas até 9 de outubro.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
UEL prorroga inscrições do Vestibular 2025 até 16 de setembro
O Vestibular 2025 da Universidade Estadual de Londrina (UEL) será realizado nos dias 17 e 18 de novembro de 2024.
A Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da Universidade Estadual de Londrina prorrogou por mais uma semana as inscrições para o Vestibular 2025 da UEL, que terminariam nesta segunda-feira (9). De acordo com Ato Executivo nº65/2024, publicado nesta segunda, as inscrições poderão ser feitas no portal da Cops até o próximo dia 16 de setembro. Candidatos devem se atentar para realizar o pagamento da taxa pública de R$ 181,00 que deverá ser feito impreterivelmente até às 21h do prazo final. O Vestibular 2025 será realizado nos dias 17 e 18 de novembro. A UEL oferta 3180 vagas em 53 cursos presenciais, considerando a reserva para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e para a Prova Paraná Mais.
A coordenadora da Cops, professora Sandra Garcia, explica que a prorrogação atende solicitações de candidatos que pediram mais alguns dias para recolher o valor. Ela acredita que a dilação do prazo poderá possibilitar maior volume de inscritos, considerando que nos últimos dias, sobretudo no final de semana, foi registrada grande procura por candidatos. A expectativa da Cops é repetir ou até superar o volume de inscritos do último concurso, que somou cerca de 16 mil vestibulandos.
“Nos últimos anos, todas as Universidades e até cursos de pós-graduação tiveram menor procura pelos jovens que estão buscando outras alternativas para a profissionalização, não necessariamente um curso superior”, comenta a professora. Segundo ela, somado a este comportamento do estudante do Ensino Médio, o Vestibular atual passou por alterações que, de alguma forma, altera a procura dos candidatos, como a inclusão da Prova Paraná Mais como alternativa de ingresso na UEL.
Provas
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Este ano o concurso será realizado em fase única, com dois dias de provas. No primeiro dia (17 de novembro), será aplicada a prova de Conhecimentos Gerais, com 60 questões de múltipla escolha, incluindo as disciplinas de Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa e Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Matemática e Química.
No dia 18 de novembro, os candidatos farão a prova de Redação e a prova discursiva de Conhecimentos Específicos, sendo duas questões indicadas pelos Colegiados de cada um dos 53 cursos e uma terceira de Sociologia, comum a todos. As disciplinas de cada curso podem ser consultadas no Manual do Candidato, disponibilizado no portal da Cops. Para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda, Design Gráfico e Música será realizada Prova de Habilidades Específicas (PHE), no dia 29 de setembro. O cartão de identificação para a PHE será divulgado no próximo dia 24 de setembro.
Fonte: O Perobal UEL
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Inscrições abertas para o Vestibular Medicina PUC Minas 2025
O Curso de medicina da PUC Minas é ofertado nos campi Betim, Contagem e Poços de Caldas.
Os interessados em cursar Medicina na PUC Minas em 2025 poderão se inscrever pelo endereço www.pucminas.br/vestibular. O Curso é ofertado nos campi Betim, Contagem e Poços de Caldas. Também está aberta a seleção de bolsistas pelo sistema de média obtida no Exame Nacional do Ensino Médio, para os cursos de Medicina oferecidos nos campi de Contagem e de Poços de Caldas.
A inscrição para o vestibular de Medicina pode ser feita de duas formas: pelo sistema de provas presenciais ou pela nota obtida no Enem, que considera, para efeito de classificação, o melhor resultado obtido pelo candidato nas edições de 2013 a 2024.
Veja aqui outros vestibulares de medicina com inscrições abertas!
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
São 54 vagas no Campus Betim destinadas ao sistema de provas presenciais e 6 para a seleção via média obtida no Enem. Já o Campus Contagem oferta 40 vagas por meio do sistema de provas, 5 pela média obtida no Enem e 5 vagas para bolsas integrais por meio da média obtida no Enem. O Campus Poços de Caldas também oferece 40 vagas por meio do sistema de provas, 5 pela média obtida no Enem e 5 vagas para bolsistas integrais por meio da média obtida no Enem.
Para o sistema de provas presenciais, as inscrições se encerram no dia 6 de outubro, com taxa no valor de R$ 250,00. As provas presenciais serão aplicadas nos campi da PUC Minas no Coração Eucarístico, em Belo Horizonte, e na cidade de Poços de Caldas no dia 26 de outubro de 2024, das 13h às 17h. O local, data e horário de prova de cada candidato constará no Cartão de inscrição que será disponibilizado até 48 horas antes da realização da avaliação no site da PUC Minas.
O resultado do processo seletivo será publicado no site www.pucminas.br/vestibular até o dia 22 de novembro de 2024 e os candidatos classificados pelo sistema de provas e para as bolsas integrais também serão convocados para a matrícula por meio deste endereço. A matrícula deverá ser feita presencialmente, no Campus onde o candidato classificado realizará o Curso.
Para os interessados em se inscrever por meio da média obtida no Enem, o prazo é até 25 de outubro, no valor de R$ 65,00. Para os aprovados por esse sistema e para os candidatos a bolsistas integrais, a matrícula em primeira chamada acontecerá nos dias 25 e 26 de novembro de 2024. A matrícula em segunda chamada ocorrerá nos dias 27 e 28 de novembro de 2024. A terceira chamada, no dia 29 de novembro de 2024. O horário para efetivação da matrícula nas três chamadas será das 8h às 19h.