Notícias dos Vestibulares e Enem
INEP anuncia ENEM Seriado em 2021 e startup inova na preparação de alunos
A Startup Evolucional oferece ferramentas para melhorar a performance de escolas para a prova digital

O atual presidente do Inep, Alexandre Lopes, anunciou no último dia 15, que a implementação do novo Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) terá início já em 2021, apesar da pandemia do Coronavírus. Com isso, os alunos poderão ingressar em Universidades por meio de avaliações anuais que irão compor o chamado “Enem Seriado”, em cada um dos três anos do Ensino Médio. Desde o início da pandemia, a Evolucional, uma startup de educação que trabalha com dados e evidências, se dedicou a desenvolver e melhorar a versão online de simulados preparatórios para o Enem, o que serviu como uma espécie de laboratório, já que a implementação do novo Saeb 2021 deverá ser digital.
Também foram divulgados os dados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que mostraram índices de escolas públicas e particulares. Os resultados mostram que o desempenho do ensino médio foi ruim e a avaliação ficou longe da meta: a pontuação foi de 4,2, ficando abaixo do escopo esperado, que era 5. As notas baixas mostram que é necessário uma melhor estruturação de ações pedagógicas, que respondam às necessidades específicas de aprendizagens dos alunos.
Um dos principais desafios para os educadores é entender com precisão as lacunas de aprendizagem de uma turma ou de alunos individualmente. A aplicação de uma avaliação diagnóstica aliada à tecnologia para tratamento dos resultados pode facilitar esse processo. “A pandemia acelerou o processo de digitalização na educação, com isso, buscamos acompanhar de forma efetiva os novos modelos educacionais para um futuro breve – como é o exemplo do Enem seriado digital 2021” diz Vinicius Freaza, diretor de Inovação Pedagógica da Evolucional.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Os métodos de avaliação diagnóstica desenvolvidos pela edtech têm se mostrado eficientes, trazendo bons resultados para as escolas parceiras na prova do Enem em anos anteriores. A ideia é promover aprendizagem significativa por meio da análise das aptidões e dificuldades do aluno identificadas em simulados idênticos às avaliações oficiais. Hoje, a aplicação dessa metodologia também pode ser feita de maneira remota, a partir de um simulado online.
“A aplicação do simulado online é uma alternativa para manter os alunos engajados nesta nova era pedagógica. O Enem Seriado digital é mais uma porta de entrada às universidades, portanto, a adaptação deve ser pensada desde já, no intuito de ajudar os estudantes a entender como se faz uma prova nesse formato” finaliza Freaza.
Sobre a Evolucional
Fundada em janeiro de 2014, a Evolucional é uma startup de educação baseada em evidências. A Evolucional entrega soluções educacionais e tem o objetivo de auxiliar gestores e educadores a tomarem decisões pedagógicas por meio de dados e processos. A empresa está presente em mais de 2.500 escolas de 720 cidades em todo o país. Como carro chefe, a startup tem o Simulado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A metodologia utiliza a prática conhecida como TRI (Teoria de Resposta ao Item), que chega a uma precisão de 99,7% do resultado e, só em 2018, a empresa realizou 800 mil simulados. A Evolucional atua nas principais escolas do país, incluindo o Farias Brito, que ficou posicionada em 1º lugar no Enem de 2019, segundo os microdados do Inep.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
UNIP oferece descontos e várias formas de ingresso em seu vestibular para o 2º semestre
O ingresso se dá por meio de prova on-line, por meio da nota do Enem, pela segunda graduação e por transferência.

Estão abertas as inscrições do Processo Seletivo do 2º semestre de 2025 da Universidade Paulista – UNIP. O ingresso se dá por meio de prova on-line, por meio da nota do Enem, pela segunda graduação e por transferência. O manual do processo seletivo e a taxa de inscrição são gratuitas.
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: até dia 29/08/2025
INGRESSO PELA PROVA ON-LINE: com total segurança, praticidade e sem sair de casa, o candidato ingressa na UNIP fazendo uma prova on-line, direto de seu computador. Feita a inscrição, ele é redirecionado imediatamente para a prova, que consiste em uma redação sobre temas da atualidade. Com praticidade e agilidade, o resultado sai no mesmo dia.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
INGRESSO PELAS NOTAS DO ENEM: o candidato que prestou o ENEM, a partir de 2015, poderá ser dispensado da prova e também ser beneficiado com desconto especial, de acordo com suas notas, devendo para isso inscrever‐se em www.unip.br/enem e postar o boletim individual de notas do ENEM.
INGRESSO PELA SEGUNDA GRADUAÇÃO: são oferecidos descontos que variam de 40% para ex-alunos e de 37% para candidatos de outra instituição que já possuem diploma.
INGRESSO POR TRANSFERÊNCIA: na UNIP, a transferência é imediata. Volta-se a candidatos que iniciaram seu curso superior em outra instituição, mas que desejam continuar a sua Graduação na UNIP.
CAMPI DA UNIP
Capital e Grande São Paulo: Alphaville, Anchieta, Chácara Santo Antônio, Cidade Universitária/Marginal Pinheiros, Indianópolis, Marquês, Norte, Paraíso, Paulista, Pinheiros, Tatuapé e Vergueiro.
Interior (SP): Assis, Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Jundiaí, Limeira, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Pardo, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.
Outras localidades: Brasília, Goiânia e Manaus.
Central de Informações: 0800 010 9000
Site www.unip.br
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
UFG volta a realizar vestibular próprio
A Universidade Federal de Goiás (UFG) passará a ofertar 50% das vagas por vestibular próprio, na maioria de seus cursos de graduação.

A Universidade Federal de Goiás (UFG) passará a ofertar 50% das vagas por vestibular próprio, na maioria de seus cursos de graduação, para ingresso em 2026.
As inscrições para o Vestibular UFG 2026 serão aceitas no período de 4/8 a 5/9, com a realização da prova no dia 19 de outubro.
Clique aqui para conferir o edital do vestibular.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
As demais vagas dos cursos participantes seguirão sendo ofertadas pelo Sistema de Seleção Unificado (SiSU), por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Vestibular ITA 2026 tem inscrições prorrogadas até 20 de julho
A data limite para pagamento dos novos boletos é 21 de julho.

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) prorrogou o prazo de inscrições abertas para o vestibular 2026. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet, por meio do site www.vestibular.ita.br, até o dia 20 de julho. A data limite para pagamento dos novos boletos é 21 de julho.
Vestibular ITA 2026
Nesta edição, serão oferecidas 180 vagas. As provas serão aplicadas em 25 cidades, abrangendo todas as regiões do país, o que amplia o acesso dos candidatos ao processo seletivo.
O processo seletivo será realizado em três etapas. A primeira fase, composta por prova objetiva, está marcada para 5 de outubro. A segunda fase, com provas discursivas, ocorrerá entre os dias 28 e 31 de outubro. Já a terceira etapa envolve a entrega de documentos, inspeção de saúde, avaliação psicológica, exame toxicológico e participação na comissão de heteroidentificação, no caso de candidatos autodeclarados negros.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Para participar, é necessário ser brasileiro nato, ter completado 23 anos até 31 de dezembro de 2025 e não ser casado.
Cursos
O ITA oferece seis cursos de graduação no campus de São José dos Campos (SP): Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia de Computação e Engenharia Aeroespacial.
Além dessas opções, os futuros aprovados também poderão estudar as novas graduações que serão oferecidas no campus de Fortaleza (CE): Engenharia de Sistemas e Engenharia de Energia.