Notícias dos Vestibulares e Enem
Inep nega falha na correção das redações do Enem
Desde a última terça-feira (30), quando com o acesso às notas foi liberado, estudantes fizeram reclamações nas redes sociais.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), negou ter havido erros nas notas de redação da edição 2020 do exame. “Não há problemas técnicos identificados entre a disponibilidade das referidas notas pelo consórcio Cesgranrio-FGV, contratado para operacionalização do Enem, e o instituto”, informou em nota divulgada hoje (2).
Desde a última terça-feira (30), quando com o acesso às notas foi liberado, estudantes fizeram reclamações nas redes sociais. Eles questionaram a correção, alegando que haviam tirado notas muito mais baixas do que em exames anteriores.
O instituto afirmou não ter havido falhas nas correções. “O Inep reforça que o processo de correção das redações do Enem é acompanhado em todas as suas etapas e segue rigorosamente os critérios estabelecidos pelo instituto”, ressaltou.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
O Inep também afirmou ter conferido as notas extraídas do sistema de correção de provas com as notas divulgadas. “As análises, já concluídas, garantem que todas as notas apresentadas aos participantes estão de acordo com as notas finais calculadas após a atribuição de pontos de todos os corretores de redação”. Segundo o Inep, as redações podem passar “por até quatro correções” antes de se chegar à nota final.
Falha no site
No dia 29 de março, quando as notas do exame ficaram disponíveis, houve um problema no site. Esse problema impediu os estudantes de consultarem as notas por algumas horas. Às 21h20 do mesmo dia, no entanto, o acesso foi normalizado. Entretanto, o Inep assegura que essa falha no site não atinge o banco de notas.
Na edição de 2020, 28 estudantes tiraram nota máxima na redação, ao fazerem mil pontos na prova. Esse foi o pior desempenho dos candidatos na redação desde a edição de 2013.
Fonte: Agência Brasil
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Vestibular 2025 da Unioeste já está com inscrições abertas
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) oferece 1.324 vagas no vestibular 2025.
O Vestibular 2025 da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) oferece 1.324 vagas e as provas serão realizadas em 15 de dezembro de 2024.
Vestibular 2025 da Unioeste
As inscrições podem ser feitas até 11 de novembro, às 17h, somente pelo site www.unioeste.br/vestibular.
A taxa de inscrição neste ano é de R$ 199,00. A instituição oferece a possibilidade de parcelamento do valor em até duas vezes, apenas no cartão de crédito, buscando facilitar o acesso aos candidatos. Para quem vai solicitar isenção da taxa de inscrição, o período é o mesmo das inscrições – até 11 de novembro. A isenção será concedida para candidatos que estejam regularmente inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), registro oficial do governo federal.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
As vagas do Vestibular 2025 serão compostas da seguinte forma: 50% vagas para ampla concorrência e 50% para alunos de escolas públicas, das quais 10% são para candidatos pretos e pardos. Ainda existem 5% de vagas adicionais e exclusivas para a pessoa com deficiência (vaga PCD).
O Sistema de Cotas da Unioeste garante a reserva de vagas em cada curso de graduação, conforme disposto no edital de inscrição, sendo considerado cotista aquele que atender os respectivos requisitos para ingresso na vaga escolhida.
As duas etapas do vestibular da Unioeste serão realizadas no mesmo dia, de manhã e à tarde, ambas de forma unificada, simultânea e obrigatórias, nas cidades de Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Marechal Cândido Rondon, Maringá e Toledo, no Paraná, além da cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Vestibular Uerj 2025 recebe inscrições para o Exame Discursivo
São oferecidas 6.386 vagas em 79 cursos distribuídos pela capital e nas cidades de Duque de Caxias, São Gonçalo, Nova Friburgo, Petrópolis, Resende e Cabo Frio.
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) abriu o período de inscrições para o Exame Discursivo do Vestibular 2025, que será realizado no dia 1º de dezembro.
Vestibular Uerj 2025
Os interessados podem se inscrever até o dia 2 de outubro na página vestibular.uerj.br. A taxa de inscrição é de R$ 120 e pode ser paga até o dia 3 de outubro. Os beneficiados com a isenção nos exames anteriores, que fizeram inscrição e não faltaram à prova, estão dispensados do pagamento.
Poderão participar os candidatos aprovados em pelo menos um dos dois exames de qualificação da primeira fase (candidatos que obtiveram conceitos A, B, C e D, com pontuação acima de 40%). Aqueles que tenham concluído ou que estejam cursando o último ano do ensino médio estão concorrendo às vagas. Já os que ainda não chegaram ao 3º ano podem fazer o Exame Discursivo normalmente, porém, ainda que obtenham aprovação, não poderão se matricular.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
São oferecidas 6.386 vagas em 79 cursos distribuídos pela capital e nas cidades de Duque de Caxias, São Gonçalo, Nova Friburgo, Petrópolis, Resende e Cabo Frio.
Quem optar pelas vagas reservadas pelo sistema de cotas deve declarar sua condição de carência socioeconômica e escolher um único grupo de cotas no requerimento de inscrição, além de enviar a documentação comprobatória via sistema.
Segundo o Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea), está prevista a disponibilização de acesso à internet para a realização da inscrição no Laboratório de Informática, localizado no térreo do Pavilhão João Lyra Filho do campus Maracanã, das 10h às 16h, em dias úteis.
Segunda etapa do Vestibular Uerj
O Exame será composto de três provas discursivas: uma redação para todos os cursos e dois exames de disciplinas específicas, de acordo com o curso escolhido, valendo 20 pontos cada.
No Vestibular Uerj 2025, o tema da redação tem como base o livro “O conto da aia”, de Margaret Atwood, leitura imprescindível para este exame. Para a prova de Língua Portuguesa e Literaturas, o texto recomendado é o romance “Caim”, de José Saramago.
A diretora do Dsea, Marcia Gonçalves, recomenda que os candidatos levem em consideração os exames dos anos anteriores, pois a prova deste ano não traz novidades ao que já vem sendo realizado. “Olhar as questões comentadas dos últimos exames cria uma familiaridade com o formato de questão e com a concepção de avaliação da banca”, orienta. Sobre os livros indicados, Marcia acrescenta que serão cobrados não somente conteúdos, mas também competências de leitura, conforme o que já vem sendo feito desde 2018.
O edital e outras informações estão disponíveis em: VESTIBULAR 2025 – Edital e Anexos.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Inscrições para o vestibular da Faculdade Einstein vão até 25 de setembro
A prova ocorrerá no dia 13 de outubro e é voltada aos interessados em um dos oito cursos de Graduação oferecidos pela instituição.
As inscrições para o Vestibular da Faculdade Einstein estão abertas até o dia 25 de setembro. A prova ocorrerá no dia 13 de outubro e é voltada para candidatos interessados em ingressar no próximo ano em um dos oito cursos de Graduação oferecidos pela instituição. Serão disponibilizadas 660 vagas nos seguintes cursos: Administração, Enfermagem, Engenharia Biomédica, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia, nova graduação do Einstein.
A metodologia ativa combina a teoria e prática, com recursos como simulação realística e disciplinas que estimulam o empreendedorismo. Além da chancela de excelência do Einstein, as graduações oferecem aos alunos a estrutura de uma grande organização de saúde, possibilitando-os fazer estágios e imersões dentro do próprio ecossistema, que inclui unidades no setor público e privado.
Algumas vagas serão direcionadas para a entrada via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – exceto para a Graduação em Medicina – ou por acesso internacional. Além disso, estão previstas bolsas de estudos por critérios socioeconômicos. Mais informações estão disponíveis no site graduacoes.ensinoeinstein.com.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Veja aqui outros vestibulares de medicina com inscrições abertas!