Siga-nos!

Destaque

Inscrições abertas para o 2º Exame de Qualificação do Vestibular 2024 da Uerj

O prazo termina em 24 de julho, com acesso pelo site www.vestibular.uerj.br. A prova está marcada para o dia 3 de setembro.

Publicado

em

Vestibular Estadual Uerj 2022 tem data definida

Começam nesta segunda-feira (10) as inscrições para o 2º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2024. É uma nova oportunidade para os interessados em participar do processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

2º Exame de Qualificação do Vestibular 2024 da Uerj

Podem se candidatar aqueles que tenham concluído ou estejam cursando o último ano do Ensino Médio. O prazo termina em 24 de julho, com acesso pelo site www.vestibular.uerj.br. A prova está marcada para o dia 3 de setembro.

Após três edições com um Exame Único, a Uerj retomou o modelo de duas fases que vigorava antes da pandemia. A etapa inicial engloba os dois Exames de Qualificação, com questões de múltipla escolha de quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática; Ciências da Natureza e Ciências Humanas. O candidato deve ser aprovado (pontuação acima de 40%) em pelo menos um desses exames para avançar à fase seguinte. Quem não fez o primeiro, ou já fez e quer tentar aumentar a nota, deve fazer o segundo.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A seleção cobra também o conhecimento de livros de literatura escolhidos em votação. O 2º Exame de Qualificação terá questões baseadas no título “Anos de chumbo e outros contos”, de Chico Buarque. Já para o Discursivo, é indicada a leitura das obras “Coração, cabeça e estômago”, de Camilo Castelo Branco (prova de Língua e Literaturas), e “O menino do pijama listrado”, de John Boyne (prova de Redação).

Para o diretor do Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea), Gustavo Bernardo Krause, o formato atual é o mais adequado, porque possibilita uma avaliação mais precisa e justa dos concorrentes. O professor acrescenta outra vantagem do modelo: “O 2º Exame é uma segunda chance para os candidatos melhorarem seu conceito, o que afeta a nota final. E, ainda que obtenham o mesmo conceito da prova anterior, eles têm a oportunidade de acertar um número maior de questões, o que pode ajudar bastante em caso de empate” aponta. “Além disso, os Exames de Qualificação funcionam como momentos de estudo e aprendizagem durante o ano do vestibular, em situação real de concurso, justamente para prepará-los melhor para o exame decisivo, o Discursivo”, finaliza.

Neste ano, a lista de graduações foi ampliada com a inclusão de Medicina, Geografia e Ciências Ambientais, que serão implementadas no campus Cabo Frio, na Região dos Lagos. Conforme o edital, apenas no Exame Discursivo será feita a escolha de curso e, se for o caso, a opção pelo sistema de cotas. Previsto para o dia 3 de dezembro, o Exame Discursivo é composto por uma redação e duas provas específicas.

Aqueles que tiverem dificuldades no acesso à internet poderão contar com atendimento presencial no Laboratório de Informática, localizado no térreo do Pavilhão Reitor João Lyra Filho, no campus Maracanã, das 10h às 16h, em dias úteis.

Fonte: Portal UERJ

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

Vestibular de Medicina da Unifenas oferece vagas em Alfenas e Belo Horizonte

São oferecidas 210 vagas no curso de Medicina da Unifenas, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte.

Publicado

em

por

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifenas para ingresso no 2º semestre de 2024. São oferecidas 210 vagas, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte. São oferecidos descontos para as inscrições feitas até o dia 17 de abril, independente da modalidade escolhida.

Vestibular de Medicina Unifenas 2024/2

As inscrições podem ser feitas, até o dia 20 de maio, por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.

Os candidatos podem optar pelas seguintes formas de ingresso:

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2023) – sem prova
2- Prova Tradicional
3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2023)
4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2023)

PROVAS

As provas estão marcadas para o dia 25 de maio de 2024 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Brasília/DF, Campinas/SP, Goiânia/GO, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP, Uberlândia/MG e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

MEC divulga segunda chamada do Prouni 2024

O candidato pré-selecionado deve entregar a documentação na instituição de ensino superior no período de 27 de fevereiro a 7 de março.

Publicado

em

por

Resultado da Lista de Espera do Prouni 2021.2

O Ministério da Educação (MEC) divulga nesta terça-feira (27) a lista dos candidatos pré-selecionados na segunda chamada da oferta de bolsas da edição 2024 do Programa Universidade para Todos (Prouni).

A lista ficará disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Na primeira edição, serão ofertadas 406.428 bolsas, sendo 308.977 integrais e 97.451 parciais em 15.482 cursos de 1.028 instituições.

De acordo com o MEC, esta é a maior oferta de bolsas desde a criação do programa em 2005.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O candidato pré-selecionado deve entregar a documentação na instituição de ensino superior para comprovação dos dados informados na inscrição no período de 27 de fevereiro a 7 de março. A apresentação pode ser feita presencialmente na instituição ou por meio eletrônico.

A primeira chamada ocorreu no dia 6 de fevereiro.

Fonte: Agência Brasil

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Curso Pré-Vestibular Cecierj oferece mais de 8 mil vagas gratuitas

Podem se inscrever os estudantes que, em 2024, estiverem matriculados no último ano do ensino médio ou que já tenham concluído.

Publicado

em

por

As inscrições para o Pré-Vestibular Cecierj estão abertas até 14 de março. São mais de oito mil vagas, sendo 5375 na modalidade presencial, distribuídas em 45 pontos em todos o estado do Rio de Janeiro, e três mil para a on-line.

Pré-Vestibular Cecierj

O curso Pré-Vestibular CECIERJ – Extensivo 2024 será oferecido gratuitamente de 06 de Abril a 07 de Dezembro de 2024. Confira os detalhes no edital.

Podem se inscrever os estudantes que, em 2024, estiverem matriculados no último ano do ensino médio em instituições públicas ou privadas, ou que já tenham concluído.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Mais informações e inscrições na página www.cecierj.edu.br/pre-vestibular-social/estude-no-pvs/.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo