Destaque
Inscrições abertas para o 2º Exame de Qualificação do Vestibular 2024 da Uerj
O prazo termina em 24 de julho, com acesso pelo site www.vestibular.uerj.br. A prova está marcada para o dia 3 de setembro.

Começam nesta segunda-feira (10) as inscrições para o 2º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2024. É uma nova oportunidade para os interessados em participar do processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
2º Exame de Qualificação do Vestibular 2024 da Uerj
Podem se candidatar aqueles que tenham concluído ou estejam cursando o último ano do Ensino Médio. O prazo termina em 24 de julho, com acesso pelo site www.vestibular.uerj.br. A prova está marcada para o dia 3 de setembro.
Após três edições com um Exame Único, a Uerj retomou o modelo de duas fases que vigorava antes da pandemia. A etapa inicial engloba os dois Exames de Qualificação, com questões de múltipla escolha de quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática; Ciências da Natureza e Ciências Humanas. O candidato deve ser aprovado (pontuação acima de 40%) em pelo menos um desses exames para avançar à fase seguinte. Quem não fez o primeiro, ou já fez e quer tentar aumentar a nota, deve fazer o segundo.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A seleção cobra também o conhecimento de livros de literatura escolhidos em votação. O 2º Exame de Qualificação terá questões baseadas no título “Anos de chumbo e outros contos”, de Chico Buarque. Já para o Discursivo, é indicada a leitura das obras “Coração, cabeça e estômago”, de Camilo Castelo Branco (prova de Língua e Literaturas), e “O menino do pijama listrado”, de John Boyne (prova de Redação).
Para o diretor do Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea), Gustavo Bernardo Krause, o formato atual é o mais adequado, porque possibilita uma avaliação mais precisa e justa dos concorrentes. O professor acrescenta outra vantagem do modelo: “O 2º Exame é uma segunda chance para os candidatos melhorarem seu conceito, o que afeta a nota final. E, ainda que obtenham o mesmo conceito da prova anterior, eles têm a oportunidade de acertar um número maior de questões, o que pode ajudar bastante em caso de empate” aponta. “Além disso, os Exames de Qualificação funcionam como momentos de estudo e aprendizagem durante o ano do vestibular, em situação real de concurso, justamente para prepará-los melhor para o exame decisivo, o Discursivo”, finaliza.
Neste ano, a lista de graduações foi ampliada com a inclusão de Medicina, Geografia e Ciências Ambientais, que serão implementadas no campus Cabo Frio, na Região dos Lagos. Conforme o edital, apenas no Exame Discursivo será feita a escolha de curso e, se for o caso, a opção pelo sistema de cotas. Previsto para o dia 3 de dezembro, o Exame Discursivo é composto por uma redação e duas provas específicas.
Aqueles que tiverem dificuldades no acesso à internet poderão contar com atendimento presencial no Laboratório de Informática, localizado no térreo do Pavilhão Reitor João Lyra Filho, no campus Maracanã, das 10h às 16h, em dias úteis.
Fonte: Portal UERJ
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Inscrições abertas para o Vestibular 2026 da UENP
Serão ofertadas 808 vagas na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) para ingresso nos cursos de graduação no 1º semestre do próximo ano.

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) está com as inscrições abertas para o Vestibular UENP 2026. Serão ofertadas 808 vagas para ingresso nos cursos de graduação no 1º semestre do próximo ano.
Vestibular UENP 2026
O período de inscrições segue até 20 de setembro, exclusivamente pela internet. A taxa de inscrição é de R$ 75,00 para os cursos de licenciatura e de R$ 150,00 para os cursos de bacharelado, podendo ser paga até o último dia de inscrições.
Interessados em solicitar isenção da taxa devem seguir as orientações do edital, disponível no site do vestibular. O prazo para solicitação de isenção vai até 15 de agosto. As provas serão aplicadas nas cidades onde estão localizados os campi da Universidade: Bandeirantes, Cornélio Procópio e Jacarezinho.
Provas
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
O Vestibular UENP 2026 será composto por:
- Prova Objetiva: 60 questões, sendo 6 de cada área do conhecimento:
- Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
- Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol)
- História
- Geografia
- Sociologia
- Filosofia
- Matemática
- Física
- Química
- Biologia
- Prova de Redação: produção de um artigo de opinião, com argumentação sobre uma questão polêmica apresentada na prova.
As provas serão aplicadas no dia 2 de novembro de 2025, com início às 13h (horário de Brasília) e duração de até cinco horas. Os locais de prova abrirão às 12h e fecharão, impreterivelmente, às 12h40.
Mais informações e inscrições: www.uenp.br.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Resultado Prouni 2025 – 2º semestre – 1ª chamada
Para os candidatos pré-selecionados, o próximo passo é comprovar as informações na instituição para a qual foi selecionado, até 18 de julho.

O resultado da primeira chamada do Prouni 2º semestre já está no ar. A consulta poderá ser feita no Portal Único de Acesso: acessounico.mec.gov.br/prouni. Acesse a área do candidato para visualizar a sua classificação.
Para os candidatos pré-selecionados, o próximo passo é comprovar as informações na instituição para a qual foi selecionado, até 18 de julho.
A segunda chamada sairá em 28 de julho.
Sobre o Prouni 2025/2
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Nesta edição do ProUni, o MEC está oferecendo mais de 211 mil bolsas. Desse total, 118 mil são integrais (100% gratuitas) e 93 mil parciais (gratuidade da metade do valor da mensalidade). As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Veja quais são os cursos com mais ofertas de bolsas no Prouni
As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil.

Estão abertas as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni). De acordo como Ministério da Educação (MEC), nesta edição serão ofertadas mais de 211 mil bolsas, sendo mais de 118 mil integrais e mais de 93 mil parciais, que cobrem metade da mensalidade.
As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 4 de julho, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Cursos mais ofertas de bolsas
Administração é o curso com maior oferta de bolsas, sendo 9.275 bolsas integrais e 4.499 parciais. Em seguida, aparecem os cursos de direito, com 13.152 bolsas (4.277 integrais e 8.875 parciais); pedagogia, com 11.339 bolsas (8.465 integrais e 2.874 parciais); e educação física, com 8.939 (6.063 integrais e 2.876 parciais).
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Com 13.774 bolsas em todo o país, administração é o curso com a maior oferta de oportunidades, sendo 9.275 bolsas integrais e 4.499 parciais. Em seguida, aparecem os cursos de direito, com 13.152 bolsas (4.277 integrais e 8.875 parciais); pedagogia, com 11.339 bolsas (8.465 integrais e 2.874 parciais); e educação física, com 8.939 (6.063 integrais e 2.876 parciais).
Para se inscrever no ProUni é preciso ter feito pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ou seja, Enem 2024 ou 2023, e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas e nota superior a zero na redação.
Fonte: Agência Brasil