Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Inscrições abertas para o Pism UFJF 2020

Pism 2020 oferece 2.303 vagas em 76 cursos para os dois campi

Publicado

em

Vestibular UFJF - PISM UFJF gabaritos

Estão abertas as inscrições para o Programa de Ingresso Seletivo Misto – Pism UFJF 2020. O período vai até as 18h do dia 26 de agosto de 2019. Veja abaixo todas as informações.

Pism UFJF 2020

Provas

As provas para os três módulos do Pism serão realizadas nos dias 30 de novembro 1º de dezembro, das 13h às 17h30. O local de prova de cada candidato estará contido no comprovante definitivo de inscrição.

As provas serão realizadas nas cidades mineiras de Governador Valadares, Juiz de Fora e Muriaé, além de Volta Redonda e Petrópolis, no Estado do Rio de Janeiro. É a primeira vez que Petrópolis recebe a aplicação das provas do Pism.

Os portões serão fechados impreterivelmente às 13h, não sendo admitidos retardatários. O candidato deve permanecer no local de prova, pelo menos, durante uma hora e meia após o início. Em nenhuma hipótese haverá segunda chamada de provas.

Vagas

Serão ofertadas 2.303 vagas, em 76 cursos dos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares. As inscrições para os módulos I (triênio 2019-2021), II (triênio 2018-2020) e III (triênio 2017-2019) devem ser feitas das 15h do dia 5 de agosto às 18h do dia 26 do mesmo mês, exclusivamente on-line, na página da Copese.

Será distribuído um total de 1.903 vagas em 66 cursos do campus-sede, e 400 vagas em dez cursos do campus avançado. Para se inscrever, o candidato deve acessar o site da Copese, realizar a inscrição no link indicado e imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU), referente à taxa de inscrição, no valor de R$ 120. O pagamento deve ser feito até às 20h do dia 27 de agosto, exclusivamente pelo Banco do Brasil.

Inscrições Pism UFJF 2020

Similar ao ano anterior, para o Pism 2020, todo o processo de inscrição será feito exclusivamente on-line, assim como as solicitações de isenção, de atendimento especializado (incluindo sabatistas) e nome social. O formulário de inscrição eletrônico possibilitará o anexo de documentos digitalizados necessários para esses tipos de requisição, como comprovações de baixa renda, laudos médicos e atestado de confissão religiosa.

Isenção da taxa de inscrição

Os interessados em solicitar a isenção da taxa de inscrição devem ficar atentos, pois o prazo é de seis dias: das 15h de 5 de agosto às 15h do dia 11 do mesmo mês. Os pedidos de isenção podem ser feitos de duas formas: via CadÚnico, informando o Número de Identificação Social (NIS); ou pelos critérios da Lei 12.799/2013, desde que o candidato possua renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública ou recebido bolsa integral em escola da rede privada.

Atendimento especial

Os candidatos que necessitarem de atendimento especial para realizar as provas também deverão fazer o pedido no momento da inscrição, anexando documentos digitalizados que comprovem tal necessidade. Pessoas com deficiência devem anexar à inscrição cópias digitalizadas do laudo médico e demais documentos comprobatórios.

Candidatos que se sentirem impedidos de fazer a prova no sábado, por motivo religioso, devem anexar cópia digital de atestado comprobatório da confissão religiosa, emitido pelo representante qualificado da comunidade religiosa. O prazo para solicitação do atendimento especial é das 15h do dia 5 de agosto às 18h do dia 26 do mesmo mês.

Comissão avaliará autodeclarações

Nesta edição, os candidatos que se inscreverem aos grupos para pessoas com deficiência e aos grupos para pessoas que se autodeclaram pretas, pardas ou indígenas passarão por uma banca de verificação de veracidade da autodeclaração. O procedimento é obrigatório para a efetivação da matrícula e a não confirmação da veracidade implica em perda da vaga. A medida será tomada para garantir que as vagas sejam destinadas somente às pessoas que têm direito às políticas afirmativas.

Candidatos poderão levar caderno de provas

Ao final do exame, os candidatos poderão levar para casa o caderno de provas. Isso porque cada concorrente receberá um caderno de provas, com as questões a serem respondidas, e uma folha de respostas, em separado, com espaço para as questões de múltipla escolha e para as perguntas discursivas.

Prova só à caneta

Nesta edição do Pism, os candidatos estão proibidos de entrar nos locais de prova com lápis. As provas devem ser feitas integralmente com caneta preta ou azul. A intenção é evitar que os candidatos façam parte da prova a lápis e não tenham as respostas corrigidas.

Comprovante definitivo de inscrição

O comprovante definitivo de inscrição deverá ser acessado e impresso pelos próprios candidatos a partir das 15h do dia 19 de novembro até às 12h do dia 1º de dezembro. A UFJF não enviará o documento pelos Correios, nem o entregará pessoalmente.

Habilidade específica

Os candidatos ao curso de Música deverão fazer provas de habilidade específica. No dia 8 de setembro, ocorre a prova de Teoria e Percepção Musical; nos dias 17 e 18 de setembro, a prova de Prática Musical.

Resultados

O resultado da prova de habilidade específica para o curso de Música será divulgado em 24 de setembro. As notas das provas do Módulo III do Pism serão divulgadas no dia 7 de janeiro de 2020. O resultado final, após a interposição e análise dos recursos, sai no dia 16 de janeiro de 2020. As notas das provas dos Módulos I e II serão divulgadas no dia 10 de março de 2020, sendo o resultado final publicado em 18 de março de 2020.

Destaque

Apoio individualizado prepara os estudantes da ESEG para o desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional

O Apoio ao Aluno de forma individualizada da Eseg é um acolhimento que ocorre por meio de atividades e orientação dos professores

Publicado

em

por

Apoio individualizado prepara os estudantes da ESEG para o desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional

A ESEG – Faculdade do Grupo Etapa acredita que os alunos podem se desenvolver não apenas academicamente quando ingressam na faculdade. O Apoio ao Aluno de forma individualizada – desde o início do curso – é um acolhimento que ocorre por meio de atividades e orientação dos professores, que buscam esclarecer dúvidas profissionais e acadêmicas de cada estudante ao mesmo tempo que observam de perto suas habilidades e dificuldades.

Realizado pela equipe pedagógica da ESEG, esse tipo de apoio potencializa o desenvolvimento completo do aluno, desde a absorção do conteúdo ministrado durante as aulas até a organização e o planejamento dos trabalhos e projetos, o controle melhor do tempo e a otimização do estudo.

Para auxiliar os estudantes em busca das melhores vagas no mercado de trabalho, a ESEG disponibiliza uma equipe de especialistas em Recursos Humanos que compõem o Centro de Estágios e Carreiras. Os profissionais realizam palestras sobre o meio corporativo, oferecem suporte para gerenciar os perfis nas redes sociais, realizam um acompanhamento para formular e atualizar o currículo e divulgam semanalmente vagas para os alunos e egressos da Faculdade.

Além desses importantes diferenciais, também são realizadas visitas a empresas de vários segmentos e tamanhos, com o intuito de apresentar as rotinas produtivas e gerenciais das indústrias e aprimorar os conhecimentos relacionados às inovações. Assim, a metodologia aplicada em sala de aula é visualizada de forma prática durante a graduação.

Estão com as inscrições abertas os cursos de Administração, Direito, Economia, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção. Para ingressar, o candidato pode realizar o vestibular, presencial ou digital, utilizar a nota do Enem, fazer transferência ou matricular-se via segunda graduação. De acordo com o desempenho, o candidato consegue bolsa de estudo válida para todo o curso.

A ESEG está localizada na Rua Apeninos, 960 (a alguns minutos da estação Paraíso do Metrô), e na Rua Vergueiro, 1951 (a poucos metros da estação Ana Rosa do Metrô).

Serviço

Processo Seletivo ESEG 2022 – 1º Semestre
Cursos: Administração, Direito, Economia, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção.

Provas Presenciais
06/11, às 13h – Inscrições até 05/11, às 14h
Rua Apeninos, 960, Paraíso

Provas digitais
25/11, às 18h – Inscrições de 15/10 até 24/11, às 23h59
27/11, às 9h – Inscrições de 15/10 até 26/11, às 14h

Taxas
Vestibular: R$ 90,00
Enem: isento
Inscrição e mais informações: eseg.edu.br/vestibular2022

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Cesupa abre inscrições para o Vestibular 2022 – Medicina e demais cursos

No Vestibular Cesupa 2022 são oferecidas 160 vagas em medicina e 1.535 vagas para os outros 14 cursos da instituição.

Publicado

em

por

Cesupa abre inscrições para o Vestibular 2022 - Medicina e demais cursos

O Centro Universitário Estado do Pará (Cesupa) está com as inscrições abertas para o Vestibular 2022. No processo seletivo de medicina são ofertadas 160 vagas e no tradicional 1.535 vagas para os outros 14 cursos da instituição.

Vestibular Cesupa 2022

As inscrições estão disponíveis no site da instituição, até às 18h do dia 5 de novembro.

As provas acontecerão de forma presencial, no dia 14 de novembro, das 8h às 13h.

Medicina – A prova de Medicina totalizará 80 pontos e será composta por uma redação, que equivale a 20 pontos, e mais 60 questões de múltipla escolha, que correspondem a 60 pontos, referentes às disciplinas de Língua Portuguesa (8), Biologia (10); Química (10), Matemática (6), Física (6), História (6), Geografia (6), Literatura (4) e Língua Estrangeira (4). O conteúdo programático seguirá a matriz do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os 160 aprovados ingressarão no curso, no primeiro e no segundo semestre de 2022, de acordo com a ordem de classificação.

Veja aqui outros vestibulares de medicina com inscrições abertas!

Cursos – Os 14 cursos que serão oferecidos no Vestibular Cesupa são Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Publicidade e Propaganda. A prova também contará com uma redação, valendo 20 pontos, e 60 questões objetivas, totalizando 80 pontos. A diferença será por conta da distribuição do número de questões para cada disciplina: Língua Portuguesa (8), Matemática (7), Física (7), Biologia (7), Química (7), História (7), Geografia (7), Literatura (5) e Língua Estrangeira (5).

Os candidatos a um dos 14 cursos que, porventura, sejam aprovados no Vestibular Fora da Curva não precisam se inscrever neste novo processo seletivo.

O resultado de ambos os processos seletivos será divulgado até o dia 30 de novembro, no site do Cesupa.

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Resultado Preliminar PS 2021/2 UFRGS

Publicado

em

por

Resultado Preliminar PS 2021/2 UFRGS

De acordo com o edital, o resultado preliminar do PS 2021/2 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) será publicado hoje, 18 de outubro.

Resultado Preliminar PS 2021/2 UFRGS

A consulta poderá ser feita no site: www.ufrgs.br/coperse/ps20212

Eventuais recursos quanto ao Resultado Preliminar do PS 2021/2 deverão ser formalizados pelos candidatos, no site www.ufrgs.br/conecte-se/ (tipo de processo: Processo Seletivo – Recurso) e encaminhados à COPERSE, até as 18h do dia seguinte ao da divulgação do Resultado Preliminar.

A divulgação da lista de classificados, e o resultado final, está prevista para até 22 de outubro. Entre os dias 23 e 29 de outubro deve ser feito o envio, de forma online, da documentação exigida, com a obrigatoriedade do encaminhamento da comprovação de acordo com a modalidade de ingresso do candidato. A lista completa de documentos pode ser conferida no Edital e no Manual do Candidato e não haverá aproveitamento de documentação enviada em algum processo anterior.

As datas da segunda etapa de matrícula de 2021/2 serão entre os dias 10 e 12 de janeiro (com faixa horária divulgada em 5 de janeiro). O início das aulas será em 17 de janeiro de 2022.

Sobre o PS 2021/2

O Processo Seletivo 2021/2 (PS 2021/2) oferece 1.418 vagas em 47 opções de curso de graduação na UFRGS. A oferta disponibiliza as vagas anteriormente destinadas ao Concurso Vestibular, não realizado diante das condições sanitárias.

Puderam participar da seleção apenas candidatos com ao menos uma nota válida nas edições anteriores do Concurso Vestibular ou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2017 a 2020, permanecendo a reserva de 50% das vagas para o programa de ações afirmativas.

Continue lendo