Destaque
Inscrições abertas para o Vestibular UNIP 2021 – 2º Semestre
O manual do Vestibular UNIP 2º semestre e a taxa de inscrição são gratuitas para atender a todos os perfis de estudantes.

Estão abertas as inscrições para o Vestibular UNIP 2021 – 2º semestre. A Universidade Paulista – UNIP oferece ingresso por meio de prova on-line, pela segunda graduação, por transferência e, ainda, com uso da nota no ENEM. Todas elas podem render descontos nas mensalidades.
Vestibular Unip 2021 – 2º Semestre
O manual do processo seletivo e a taxa de inscrição são gratuitas para atender a todos os perfis de estudantes. Clique aqui para se inscrever!
A UNIP oferece as modalidades Presencial, Flex (que, como o próprio nome indica, é uma flexibilização do EAD, com um percentual da carga horária ministrado em sala de aula), e o Digital (ou EAD), em que 100% da carga horária são ministrados a distância, on-line, com metodologias diversas, permitindo ao aluno estudar onde e quando quiser.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Com valores de mensalidades acessíveis, o estudante ingressa na UNIP com matrícula de R$ 49,00 e mensalidades a partir de R$ 98,45. Acesse o site www.unip.br e conheça o universo de conhecimento que a Universidade Paulista oferece.
ENSINO: Presencial, Flex e Digital (EAD)
INGRESSO PELA PROVA ON-LINE: com total segurança, praticidade e sem sair de casa, o candidato ingressa na UNIP fazendo uma prova on-line, direto de seu computador. Feita a inscrição, ele é redirecionado imediatamente para ela, que consiste em uma redação sobre temas da atualidade. Com praticidade e agilidade, o resultado sai no mesmo dia.
INGRESSO PELAS NOTAS DO ENEM: o candidato que prestou o ENEM, a partir de 2009, poderá ser dispensado da prova e também ser beneficiado com desconto especial, de acordo com suas notas, devendo para isso inscrever‐se em www.unip.br/enem. Deverá postar via internet o seu boletim individual de notas do ENEM ou, dependendo do desconto a que terá direito, deverá apresentá-lo, presencialmente, no campus/polo.
O benefício não é valido para matrículas nos cursos de Graduação em Medicina Veterinária, Odontologia e para cursos de Pós-Graduação.
INGRESSO PELA SEGUNDA GRADUAÇÃO, POR TRANSFERÊNCIA OU POR SER EX-ALUNO: para os candidatos que já possuem diploma de curso superior, para os que vêm por transferência de outra instituição e para as reaberturas de matrículas (ex-alunos) será concedido desconto diferenciado no curso.
Por que estudar na UNIP?
Pela 8ª vez consecutiva, a UNIP tem a preferência dos que contratam em todo o país, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF).
Está entre as cinco instituições de ensino mais procuradas em todo o mundo no Linkedin.
É cadastrada no ProUni, FIES, Escola da Família e na Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).
É parceira do programa Pravaler para a concessão de financiamentos privados.
Concede descontos especiais por meio de convênios.
Possui acordos de cooperação técnica com empresas para a concessão de descontos para funcionários e seus dependentes.
Oferece mais de 80 cursos na Graduação Tradicional e Tecnológica, presenciais e à distância.
Presente em 27 localidades com seus campi presenciais: na capital, no interior e no litoral do Estado de São Paulo, além de Goiânia, Brasília e Manaus. São 750 mil m2 de campi universitários, com instalações modernas e confortáveis, especialmente projetadas para as necessidades do aluno: amplas, arejadas e confortáveis salas de aulas, laboratórios equipados com tecnologia de ponta, bibliotecas com mais de um milhão e quinhentos mil volumes e recursos de internet, teatros e anfiteatros para palestras e atividades culturais, livrarias e papelarias, praças de alimentação com restaurantes e lanchonetes, laboratórios e clínicas da Saúde, da Psicologia e Escritórios de Assistência Jurídica, voltados para a prática profissional e para o atendimento à população.
CAMPI da UNIP
Grande SP: Alphaville, Anchieta, Chácara Santo Antônio, Cidade Universitária/Marginal Pinheiros, Indianópolis, Marquês, Norte, Paraíso/Vergueiro, Paulista, Pinheiros e Tatuapé
Interior (SP): Assis, Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Jundiaí, Limeira, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Pardo, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba
Outros Estados: Distrito Federal (Brasília), Goiânia e Manaus
São mais de 1.000 polos de Educação a Distância, que cobrem todo o território nacional, dos grandes centros aos mais longínquos municípios.
Mantém cooperação com mais de 100 instituições e agências internacionais de ensino, proporcionando, assim, inúmeras oportunidades de bolsas de estudos no exterior.
Central de Informações: 0800 010 9000
Site: www.unip.br
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Espelhos das redações do Enem 2024 já estão disponíveis
O acesso à prova de redação tem finalidade exclusivamente pedagógica e ocorre sempre após a divulgação do resultado oficial do exame, em janeiro.

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 já podem ter acesso à correção detalhada de suas redações. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou a vista individual da folha de redação.
Os interessados nos espelhos das redações devem consultar o material na Página do Participante, mediante inserção do número do CPF e senha registrados no portal Gov.br.
O acesso à prova de redação tem finalidade exclusivamente pedagógica e ocorre sempre após a divulgação do resultado oficial do exame, em janeiro.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A vista do espelho permite que os participantes do Enem compreendam os critérios de avaliação da redação e serve de ferramenta para identificar os pontos em que o desempenho foi satisfatório e aqueles que necessitam de aprimoramento para futuras edições do exame ou para outras produções de texto.
Em 2024, o tema da redação do Enem foi Desafios para a valorização da herança africana no Brasil.
Verificação
Com a vista do espelho da redação, o participante tem a possibilidade de verificar a pontuação alcançada em cada uma das cinco competências avaliadas. Cada uma das competências vale 200 pontos e o candidato pode atingir a pontuação máxima de 1 mil pontos.
Dois avaliadores julgaram o desempenho do participante na redação de acordo com esses critérios. A nota total de cada avaliador corresponde à soma das notas atribuídas a cada uma das competências e a soma desses pontos compõem a nota total de cada avaliador. A nota final do participante é a média aritmética das notas totais atribuídas pelos avaliadores.
Cada texto pode passar por até quatro avaliações independentes para o cálculo da nota final, se houver discrepância entre as notas dos avaliadores.
De acordo com o Inep, “o processo de avaliação das redações do Enem é supervisionado pelo Inep em todas as suas etapas e segue rigorosamente os critérios estabelecidos pelo edital do exame”.
Treineiros
Os resultados dos chamados treineiros – que fizeram os dois dias de provas somente com o objetivo de testar conhecimentos – também estão disponíveis na Página do Participante.
O Ministério da Educação contabiliza que dos 4.325.960 inscritos na edição de 2024, mais de 841,5 mil (19,4%) eram estudantes do 1º ou 2º ano do ensino médio. Já os que não cursam e nem completaram o ensino médio, mas fizeram o Enem para autoavaliação de conhecimentos, corresponderam a 24.723 (0,6%) de inscritos.
De acordo com o edital do Enem do ano passado, os candidatos que tiveram as provas anuladas não terão vista da prova de redação. São motivos de anulação da redação a escrita de impropérios, desenhos, apresentação de parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto ou qualquer forma de identificação do candidato no espaço destinado exclusivamente ao texto da redação, por meio, por exemplo, de nome, assinatura, rubrica.
Outra situação que impede a visualização da folha de redação ocorre se a banca avaliadora atribuiu nota zero à redação escrita predominante ou integralmente em língua estrangeira.
Se o candidato quiser mais detalhes sobre os critérios de correção da prova de redação de 2024, o Inep disponibilizou uma cartilha online ao participante.
Fonte: Agência Brasil
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Uerj recebe pedidos de isenção da taxa do 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual
Começa hoje, 13, o pedido de isenção da taxa de inscrição do 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2026 da Uerj.

Começa hoje, 13, o pedido de isenção da taxa de inscrição do 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2026 da Uerj.
Confira as condições e a documentação exigida no Edital de isenção, disponível no portal do Vestibular.
Para solicitar isenção da taxa de inscrição do 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2026, o candidato deverá:
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
a) atender à condição de carência socioeconômica definida como renda bruta média mensal familiar menor ou igual a 1 (um) salário mínimo nacional vigente;
b) ter concluído ou estar cursando o último ano do ensino médio.
INFORMAÇÕES SOBRE O VESTIBULAR 2026
1º EXAME DE QUALIFICAÇÃO – Datas importantes:
Solicitação de isenção da taxa de inscrição: 13 a 17/03/2025
Procedimentos de inscrição: 15/04 a 06/05/2025
Palestra do livro: 27/05/2025
Data da prova: 08/06/2025
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Uece abre inscrição para Vestibular 2025 2º semestre
São ofertadas 2.258 vagas, sendo 1.224 para os cursos de Fortaleza e 1.034 vagas para os cursos das Unidades da Uece no interior do estado

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), por intermédio da Comissão Executiva do Vestibular (CEV), abre inscrições para o Vestibular 2025.2, no período de 10 a 28 de março. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no site www.cev.uece.br.
As provas da primeira fase acontecerão no dia 27 de abril de 2025. Já as provas da segunda fase serão realizadas nos dias 25 e 26 de maio, domingo e segunda-feira, respectivamente. Estão sendo ofertadas 2.258 vagas, das quais 1.224 são para os cursos de Fortaleza e 1.034 vagas para os cursos das Unidades da Uece no interior do estado, localizadas nos municípios de Aracati, Canindé, Crateús, Itapipoca, Iguatu, Limoeiro do Norte, Mombaça, Quixadá, Quixeramobim e Tauá.
As inscrições e o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) poderão ser gerados até às 17h do dia 28 de março. O DAE tem vencimento para o dia 31 de março de 2025, data final em que o candidato deverá realizar o pagamento, no valor de R$ 160 (valor para pagamento integral).
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
No ato da inscrição, o candidato deve indicar curso e a Língua Estrangeira (Inglês, Francês ou Espanhol) de sua escolha. As provas da 1a fase são sobre Conhecimentos Gerais, de múltipla escolha, composta pelas três áreas de conhecimentos: Ciências Humanas: Filosofia, Geografia, História e Sociologia; Ciências da Natureza e Matemática: Biologia, Física, Matemática e Química; Linguagens e Códigos: Educação Física, Língua Estrangeira (Espanhol, Francês ou Inglês) e Língua Portuguesa.
A 2a fase é composta por quatro provas, sendo uma de Redação e três Específicas, de acordo com o curso de opção do candidato. Aplicação de Provas da 2ª fase ocorrem nos dias 25 e 26 de maio de 2025, respectivamente.
A Uece destina, pelo sistema de cotas, o percentual de 50% de suas vagas para os estudantes que satisfizerem, simultaneamente as seguintes condições: I. ter concluído os três anos do ensino médio regular em escolas públicas municipais, estaduais ou federais localizadas no Estado do Ceará; e II. ser economicamente carente, ou seja, oriundo de família com renda mensal bruta igual ou inferior a 1,5 (um e meio) salário-mínimo per capita.
Os candidatos que foram contemplados com a isenção devem realizar a solicitação de inscrição também no período de 10 a 28 de março. Também nesse período deverá ser enviada a documentação para os candidatos que concorrem às vagas reservadas para o Sistema de Cotas (PcD, preto, pardo, indígena, quilombola e cota social), digitalizada em PDF.
Mais informações podem obtidas no site da CEV (cev.uece.br) ou pelos telefones da CEV (85) 3101-9710 ou 3101-9711.