Siga-nos!

Destaque

Inscrições para o Enem 2024 são prorrogadas até 14 de junho

Inicialmente, terminariam na última sexta-feira (7).

Publicado

em

Enem 2024

As inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram prorrogadas até o dia 14 de junho, anunciou o ministro da Educação, Camilo Santana, nas redes sociais. Inicialmente, terminariam na última sexta-feira (7).

O prazo já havia sido flexibilizado para os candidatos do Rio Grande do Sul, em razão do desastre climático que atinge o estado, mas foi agora ampliado para todo o Brasil. Para se inscrever, os estudantes devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro na conta gov.br.

“Estudantes do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil agora têm mais uma semana para se inscrever pela Página do Participante”, escreveu Santana. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A taxa de inscrição, no valor de R$ 85, poderá ser paga até o dia 19 de junho pelos estudantes não isentos. O pagamento pode ser feito por pix, cartão de crédito, débito, em conta corrente ou poupança e por boleto, emitido na Página do Participante, onde também consta o QR Code.

Os moradores do Rio Grande do Sul têm isenção desse valor. Os concluintes do ensino médio em escola pública também não pagam taxa de inscrição.

O Ministério da Educação divulgou balanço segundo o qual cerca de 100% dos concluintes do ensino médio da rede pública estão inscritos no Enem em estados como como Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

No Rio Grande do Sul, embora a rede de ensino ainda esteja em recuperação das enchentes, mais de 70% dos formandos da rede pública estão inscritos, segundo o MEC. A pasta não divulgou o número parcial de inscritos.

Enem

Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e também é a principal porta de entrada para a educação superior no país.

Os resultados da avaliação podem ser usados para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni) e também são aceitos em instituições privadas e de outros países de língua portuguesa que tenham acordo com o Brasil.

Os estudantes que não concluíram o ensino médio também podem participar na condição de treineiros, para autoavaliação nos anos anteriores ao término da educação básica.

Fonte: Agência Brasil

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

Lista de aprovados no Vestibular Univesp 2024

O processo seletivo recebeu 80 mil inscrições. Foram ofertadas 23.322 vagas, destinadas a 425 polos, de 371 municípios (capital, interior e litoral).

Publicado

em

por

Vestibular Univesp 2023
A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) divulga nesta terça-feira (25/06), às 15h, o resultado oficial e a lista dos candidatos aprovados na primeira chamada do Vestibular Univesp 2024, disponível na página: vestibular.univesp.br. O processo seletivo recebeu 80 mil inscrições. Foram ofertadas 23.322 vagas, destinadas a 425 polos, de 371 municípios (capital, interior e litoral).
Os candidatos convocados na primeira chamada devem ficar atentos ao prazo de matrículas, que será do dia 27/06 a 01/07. A segunda chamada, com os próximos candidatos, está prevista para o dia 10/07, a partir das 15h. Os aprovados terão de 11/07 a 16/07 para efetivarem a matrícula. Já o resultado da terceira convocação será divulgado em 17/07, a partir das 15h. As matrículas ocorrerão em 18 e 19 de julho. O início do ano letivo será em 29 de julho.
Para fazer a matrícula são necessários os documentos:

1.   Certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente;
2.   Certidão de nascimento ou casamento;
3.   Carteira de identidade;
4.   Cadastro de pessoa física (CPF);
5.   Título de eleitor ou certidão de quitação eleitoral, para brasileiros com mais de 18 (dezoito) anos;
6.   Certificado que comprove estar em dia com o serviço militar, para brasileiros do sexo masculino, do dia 1° de janeiro do ano em que o candidato completar 18 (dezoito) anos de idade até 31 de dezembro do ano em que completar 45 (quarenta e cinco) anos de idade.
Saiba como fazer a matrícula, acesse:

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

UnB divulga cronograma dos processos seletivos para 2025

O calendário apresenta prováveis datas para a publicação dos editais de abertura e aplicação das provas

Publicado

em

por

Vestibular Unb 2023

A Universidade de Brasília (UnB) publicou o cronograma dos processos seletivos para o ingresso nos dois semestres letivos de 2025. O calendário apresenta prováveis datas para a publicação dos editais de abertura e aplicação das provas do Vestibular Tradicional e Vestibular de Libras, do Programa de Avaliação Seriada (PAS) e do Acesso Enem UnB.

A consulta pode ser feita pode meio do site: estudenaunb.unb.br.

Será possível ingressar na UnB no primeiro semestre de 2025 por meio de sete modalidades: Vestibular Tradicional; Vestibular de Libras; PAS; Vestibular Indígena; TF; DCS; e 60mais. Os editais de abertura do Vestibular Tradicional e Vestibular de Libras devem ser publicados em 30 de julho e a aplicação das provas deve acontecer em 24 e 25 de novembro. As três etapas do PAS devem ter a divulgação dos editais de abertura em 13 de agosto, e realização das provas nos três primeiros domingos do mês de dezembro.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Para a terceira edição do Vestibular 60mais, o edital de abertura está previsto para 10 de outubro e as provas devem acontecer em 1º de dezembro. O processo seletivo é direcionado a participantes com 60 anos ou mais, e a avaliação é realizada por meio de prova de redação em língua portuguesa, de caráter classificatório e eliminatório.

Novos editais de abertura de TF e DCS devem ser publicados em 2 de dezembro. A TF é para discentes, matriculados em outras Instituições de Ensino Superior (IES), que desejam entrar na UnB para a continuação do mesmo curso ou equivalente. Entre os critérios para o ingresso está o cumprimento de 25% a 75% dos créditos exigidos para a conclusão do curso, e análise do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A DCS se destina a pessoas que já cursaram uma graduação em IES e a seleção é baseada no desempenho no Enem.

INGRESSO 2º/2025 – Para entrar na UnB no segundo semestre letivo de 2025, há sete formas de seleção: segunda chamada do PAS 3; Vestibular Indígena; 60mais; Vestibular para Licenciatura em Educação do Campo (Ledoc); Acesso Enem UnB; TF e DCS.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Vestibular das Fatecs divulga relação de candidatos por vaga

O Vestibular das Fatecs tem o total de 42.254 candidatos inscritos

Publicado

em

por

Vestibular das Fatecs volta a ter aplicação de provas presenciais

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Zona Leste, localizada na Capital, teve a maior procura no Vestibular das Fatecs para o segundo semestre de 2024, com 15,63 candidatos por vaga (c/v) no período noturno. A formação superior tecnológica também ocupa a posição de maior demanda do processo seletivo em 11 unidades. Só na Capital, esse curso é o mais buscado na Fatec São Paulo (noite – 15,14c/v e manhã – 12,54c/v), Fatec Ipiranga (noite – 10,20c/v) e Fatec Zona Sul (noite – 9,54 c/v).

Já o curso de Gestão Empresarial, ofertado na modalidade de Educação a Distância, teve os maiores índices de candidatos por vaga registrados nas Fatecs São Paulo (8,38c/v), Mogi das Cruzes (6,40c/v), Tatuapé (6,10c/v), Sorocaba (5,63c/v) e Barueri (5,30c/v).

Outras formações em alta são os cursos de Automação Industrial (noite – 7,94c/v), da Fatec São Bernardo do Campo; Marketing (noite – 7,77c/v), da Fatec Sebrae, na Capital; e Desenvolvimento de Software Multiplataforma (noite – 7,57c/v), da Fatec Mauá.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Entre as unidades que iniciam suas atividades em agosto, a Fatec Atibaia registrou 3,09 candidatos por vaga no curso de Desenvolvimento de Software Multiplataforma e Itapevi, 5,97 inscritos por vaga disponível no curso de Gestão da Qualidade.

A demanda por curso e unidade está disponível para consulta no site vestibularfatec.com.br.

Os 42.254 candidatos inscritos deverão prestar o exame que dá acesso às vagas para o Ensino Superior Tecnológico gratuito do Centro Paula Souza (CPS) no próximo dia 30 (domingo), às 13 horas. Os participantes terão cinco horas para responder a questões de múltipla escolha e fazer uma redação. Os locais de prova poderão ser consultados a partir das 15 horas de quarta-feira (26), pelo site vestibularfatec.com.br.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Região Metropolitana) e 0800-596 9696 (demais localidades) ou pelo site vestibularfatec.com.br.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo