Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Inscrições para 25 mil bolsas de estudo do Governo de São Paulo finalizam nesta quarta (30)

As vagas são disponibilizadas por meio de uma parceria com a startup Digital Innovation One

Publicado

em

Inscrições para 25 mil bolsas de estudo do Governo de São Paulo finalizam nesta quarta (30)

Termina nesta quarta-feira (30/09) o prazo de inscrição para as 25 mil bolsas de estudo gratuitas abertas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo em parceria com a Digital Innovation One – maior ecossistema open education da América Latina. As vagas para o programa de treinamento são destinadas à área de programação de games e estão disponíveis gratuitamente por meio deste link.

As atividades são disponibilizadas por meio do programa Novotec, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e o Centro Paula Souza. Durante a ação conjunta, as instituições oferecerão capacitação gratuita aos estudantes do Ensino Médio das escolas estaduais paulistas. As aulas, que também estão disponíveis aos ex-alunos com até dois anos de formação, buscam qualificar novos talentos para o mercado de trabalho, que estudam ou estudaram na rede estadual de ensino.

O programa ajudará não apenas as empresas a encontrarem profissionais capacitados, como também pode alavancar a inserção de jovens no mercado de trabalho trazendo reflexos positivos para o desenvolvimento socioeconômico e a distribuição de renda no Estado. Entre as instituições que já se conectaram ao ecossistema da DIO para contratação de talentos estão o Grupo Carrefour (rede varejista e banco da marca), Grupo GFT, Everis, Impulso, Zarp e ART IT.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

“Essa é mais uma parceria do programa Novotec para oferecer alternativas de qualificação profissional aos estudantes do ensino médio em um contexto tão adverso quanto o que vivemos hoje”, disse Daniel Barros, coordenador de Ensino Técnico, Tecnológico e Profissionalizante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo. “A Digital Innovation One tem sido parceira de primeira hora nessas iniciativas, com conteúdos instigantes e relevantes para o mercado de trabalho, seja para o público de jovens ou de adultos”, completou.

Ao longo das 100 horas de duração do bootcamp, os alunos serão capacitados através de projetos práticos de mercado e desafios de código, para poderem atuar como desenvolvedores de software front-end. Ou seja, terão conhecimentos para serem criadores de sites e páginas on-line que utilizam tecnologias bases da web, como código HTML, CSS e JavaScript. A ideia é proporcionar a primeira experiência do jovem com o mercado de trabalho e orientá-lo sobre técnicas e projeções de carreiras por meio de mentores profissionais.

Ao final desse programa de treinamento, todos os participantes que concluírem as aulas receberão um certificado. Os alunos que mais se destacarem ficarão disponíveis na plataforma para potenciais convites de entrevistas de emprego disponibilizadas pelas empresas parceiras da startup. Entre elas estão o Grupo Carrefour (rede varejista e banco do grupo), GFT, Impulso, ART IT e ZarpSystem, e empresas integrantes do ecossistema Meu Futuro Digital, que também apoia a iniciativa.

Qualificação profissional

A qualificação profissional é uma das principais ferramentas para diminuir a taxa de desemprego entre os jovens brasileiros. Pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada no primeiro semestre deste ano, aponta que a taxa de desocupação da população de 18 a 24 anos foi de 23,8% no 4º trimestre de 2019. Ou seja, são mais de 3 milhões de jovens sem emprego.

Para o presidente do Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Serviços de Informática do Estado de São Paulo (SEPROSP, filiado à FESESP), Luigi Nese, apoiar as 25 mil bolsas de estudo também é uma forma colaborativa de trazer impactos positivos às empresas do ramo que procuram mão de obra qualificada. “A educação e formação de profissionais são algumas das nossas prioridades para fortalecer as empresas do setor de tecnologia da informação, fato que contribui diretamente para a competitividade e desenvolvimento socioeconômico. A nossa parceria com a Digital Innovation One e o Novotec impulsiona o nosso compromisso com as empresas de tecnologia”, destacou.

Neste cenário de oportunidades, começar a trabalhar, justamente em um período em que as vagas estão cada vez mais concorridas, pode ser fundamental para muitos estudantes que precisam arcar com gastos estudantis e contribuir com as despesas de casa. Na avaliação de Iglá Generoso, CEO da Digital Innovation One. São inúmeras as famílias que devido a pandemia no novo coronavírus tiveram de encontrar soluções para complementar a renda.

“Eu vendi meu primeiro software aos 14 anos de idade. Aprendi que poderia ter uma renda para ajudar a minha família se eu fosse um bom programador, então comprei um livro e aprendi sozinho a programar na locadora de vídeo onde trabalhava. Desde então, a tecnologia me abriu portas, me concedeu grandes amigos e transformou a minha vida profissional e pessoal. Fato que me motiva muito para estar com o Governo do Estado de São Paulo e colaborar com a formação e geração de oportunidades para novos talentos no mercado de TI”, salientou Iglá.

Sobre a Digital Innovation One – Fundada em 2018, a Digital Innovation One é a primeira plataforma open education brasileira que tem como objetivo democratizar o conhecimento em desenvolvimento de software e tecnologias exponenciais para acelerar a formação de mais de 5 milhões de talentos digitais, conectando-os com grandes oportunidades que potencializam o desenvolvimento socioeconômico regional. Atualmente, o ecossistema da startup conta com mais de 220 mil devs, 160 instituições de ensino, 30 embaixadores, 450 mentores e 1.000 empresas conectadas por meio dos programas educacionais.

RECOMENDAMOS

Notícias dos Vestibulares e Enem

UNIP oferece descontos e várias formas de ingresso em seu vestibular para o 2º semestre

O ingresso se dá por meio de prova on-line, por meio da nota do Enem, pela segunda graduação e por transferência.

Publicado

em

por

Inscrições abertas para o Vestibular UNIP 2022

Estão abertas as inscrições do Processo Seletivo do 2º semestre de 2025 da Universidade Paulista – UNIP. O ingresso se dá por meio de prova on-line, por meio da nota do Enem, pela segunda graduação e por transferência. O manual do processo seletivo e a taxa de inscrição são gratuitas.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: até dia 29/08/2025

INGRESSO PELA PROVA ON-LINE: com total segurança, praticidade e sem sair de casa, o candidato ingressa na UNIP fazendo uma prova on-line, direto de seu computador. Feita a inscrição, ele é redirecionado imediatamente para a prova, que consiste em uma redação sobre temas da atualidade. Com praticidade e agilidade, o resultado sai no mesmo dia.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

INGRESSO PELAS NOTAS DO ENEM: o candidato que prestou o ENEM, a partir de 2015, poderá ser dispensado da prova e também ser beneficiado com desconto especial, de acordo com suas notas, devendo para isso inscreverse em www.unip.br/enem e postar o boletim individual de notas do ENEM.

INGRESSO PELA SEGUNDA GRADUAÇÃO: são oferecidos descontos que variam de 40% para ex-alunos e de 37% para candidatos de outra instituição que já possuem diploma.

INGRESSO POR TRANSFERÊNCIA: na UNIP, a transferência é imediata. Volta-se a candidatos que iniciaram seu curso superior em outra instituição, mas que desejam continuar a sua Graduação na UNIP. 

CAMPI DA UNIP

Capital e Grande São Paulo: Alphaville, Anchieta, Chácara Santo Antônio, Cidade Universitária/Marginal Pinheiros, Indianópolis, Marquês, Norte, Paraíso, Paulista, Pinheiros, Tatuapé e Vergueiro.

Interior (SP): Assis, Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Jundiaí, Limeira, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Pardo, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.

Outras localidades: Brasília, Goiânia e Manaus.

Central de Informações: 0800 010 9000

Site www.unip.br

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

UFG volta a realizar vestibular próprio

A Universidade Federal de Goiás (UFG) passará a ofertar 50% das vagas por vestibular próprio, na maioria de seus cursos de graduação.

Publicado

em

por

Vestibular UFG 2026

A Universidade Federal de Goiás (UFG) passará a ofertar 50% das vagas por vestibular próprio, na maioria de seus cursos de graduação, para ingresso em 2026.

As inscrições para o Vestibular UFG 2026 serão aceitas no período de 4/8 a 5/9, com a realização da prova no dia 19 de outubro.

Clique aqui para conferir o edital do vestibular.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

As demais vagas dos cursos participantes seguirão sendo ofertadas pelo Sistema de Seleção Unificado (SiSU), por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Vestibular ITA 2026 tem inscrições prorrogadas até 20 de julho

A data limite para pagamento dos novos boletos é 21 de julho.

Publicado

em

por

Vestibular ITA 2023

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) prorrogou o prazo de inscrições abertas para o vestibular 2026. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet, por meio do site www.vestibular.ita.br, até o dia 20 de julho. A data limite para pagamento dos novos boletos é 21 de julho.

Vestibular ITA 2026

Nesta edição, serão oferecidas 180 vagas. As provas serão aplicadas em 25 cidades, abrangendo todas as regiões do país, o que amplia o acesso dos candidatos ao processo seletivo.

O processo seletivo será realizado em três etapas. A primeira fase, composta por prova objetiva, está marcada para 5 de outubro. A segunda fase, com provas discursivas, ocorrerá entre os dias 28 e 31 de outubro. Já a terceira etapa envolve a entrega de documentos, inspeção de saúde, avaliação psicológica, exame toxicológico e participação na comissão de heteroidentificação, no caso de candidatos autodeclarados negros.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Para participar, é necessário ser brasileiro nato, ter completado 23 anos até 31 de dezembro de 2025 e não ser casado.

Cursos

O ITA oferece seis cursos de graduação no campus de São José dos Campos (SP): Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia de Computação e Engenharia Aeroespacial.

Além dessas opções, os futuros aprovados também poderão estudar as novas graduações que serão oferecidas no campus de Fortaleza (CE): Engenharia de Sistemas e Engenharia de Energia.

RECOMENDAMOS

Continue lendo