Destaque
Inscrições para o ProUni começam na próxima segunda-feira (1/8)
Começa na próxima segunda-feira (1º) e vai até o dia 4 de agosto o período de inscrição na edição do segundo semestre de 2022 do Prouni.
Começa na próxima segunda-feira (1º) e vai até o dia 4 de agosto o período de inscrição na edição do segundo semestre de 2022 do Programa Universidade para Todos (Prouni).
Podem participar estudantes interessados em bolsas de estudo parciais, de 50%, ou integrais, de 100%, em diversas universidades privadas, desde que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e atingido, no mínimo, a média de 450 pontos em cada matéria do exame. Além disso, o estudante não pode ter zerado a prova de redação e nem ter participado como treineiro.
Segundo o edital do ProUni, o resultado com a lista dos candidatos pré-selecionados estará disponível na página oficial do Programa e será constituído de duas chamadas sucessivas. A 1ª chamada será no dia 8 de agosto e a 2ª chamada em 22 de agosto de 2022.
Novidades
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Uma das novidades desta edição é que a inscrição deverá ser feita por tipo de modalidade de concorrência, que são: ampla concorrência e ações afirmativas. Com isso haverá ainda uma ordem de prioridade para a classificação dos candidatos inscritos conforme cada modalidade escolhida.
Outra mudança é a ampliação dos critérios de origem escolar do estudante que deseja disputar as bolsas do Prouni. A classificação observará a modalidade de concorrência escolhida pelo estudante em sua inscrição por curso, turno, local de oferta, instituição, e dentro de cada modalidade deverá ser obedecida a ordem decrescente das notas do Enem e, segundo o Edital, priorizada a seguinte ordem:
– professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica, se for o caso e se houver inscritos nessa situação;
– estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
– estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
– estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
– estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; e
– estudante que tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.
Renda
Para participar do processo o candidato deve preencher alguns critérios como as exigências de faixas de renda per capita: até 1,5 salário mínimo, para bolsa integral; e até 3 salários mínimos, para bolsa parcial que representa 50% do valor da mensalidade do curso.
Segundo o Ministério da Educação, a classificação dos estudantes inscritos nos processos seletivos do ProUni considerará as notas obtidas nas duas últimas edições do Enem, imediatamente anteriores ao processo seletivo do ProUni para ingresso em curso de graduação ou sequencial de formação específica.
A lista de critérios para a inscrição exige ainda que o candidato à bolsa seja brasileiro, não portador de diploma de curso superior que tenha participado do Enem em qualquer das duas últimas edições e que atenda a pelo menos uma das condições a seguir:
I- estudante que tenha cursado:
– o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
– o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
– o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
– o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; e
– o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
II – estudante pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação; e
III – professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica, independentemente da renda a que se referem os §§ 1º e 2º do art. 1º da Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005.
Fonte: Agência Brasil
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Vestibular de Medicina da UNICID está com as inscrições abertas
Estude em uma das Universidades mais prestigiadas e valorizadas do país, nota 4 no conceito Enade
Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina da UNICID. Estude em uma das Universidades mais prestigiadas e valorizadas do país, nota 4 no conceito Enade, além dos benefícios e financiamentos exclusivos! São oferecidas vagas para ingresso no 1º semestre de 2025.
Vestibular de Medicina UNICID
A prova do vestibular está marcada para o dia 16 de fevereiro de 2025 e será aplicada no Campus Villa Lobos – Avenida Imperatriz Leopoldina, 550 – São Paulo – SP
As inscrições podem ser feitas até 13 de fevereiro de 2025, por meio do site: www.unicid.edu.br
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Resultado – Vestibular UEL 2025
A lista da 1ª convocação do Vestibular UEL 2025 tem 1.956 nomes de candidatos aprovados, distribuídos em 53 cursos de graduação.
A Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da UEL divulgou a lista da 1ª convocação do Vestibular 2025, com 1.956 nomes de candidatos aprovados, distribuídos em 53 cursos de graduação.
O resultado pode ser consultado na página da Cops.
O Vestibular 2025 representou a primeira experiência da UEL com o novo modelo de concurso realizado em fase única, de dois dias, com provas aplicadas nos dias 17 e 18 de novembro. O novo sistema teve o objetivo de modernizar e adequar o conteúdo às mudanças curriculares implantadas no Ensino Médio a partir desse ano. Ao todo o Vestibular registrou 16.338 inscritos, sendo 13.306 provenientes de municípios paranaenses. Outros 2.344 vieram do estado de São Paulo e 688 de outras unidades da federação.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Além do Vestibular, a Universidade oferece este ano outras 1.224 vagas que deverão ser preenchidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e da Prova Paraná Mais.
MATRÍCULA
Os aprovados nesta 1ª convocação precisam se atentar para os prazos, a começar pela realização da pré-matrícula, que precisa ser feita no Portal do Estudante de Graduação, entre 13 de e 21 de janeiro. As atividades acadêmicas de 2025 terão início no próximo dia 24 de março. Já os candidatos não convocados nesta sexta-feira devem manifestar interesse pela vaga na lista de espera para a 2ª convocação, que será aberta no dia 13 de janeiro. A 2ª convocação será divulgada no dia 27 de janeiro.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Unicamp prorroga inscrições para vagas olímpicas
Candidatos podem se inscrever para concorrer a 131 vagas destinadas a medalhistas em competições acadêmicas durante o ensino médio.
A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) prorrogou as inscrições gratuitas para a modalidade Vagas Olímpicas 2025 até o dia 15 de janeiro de 2025 (às 17h). Podem se inscrever estudantes de escolas públicas e privadas, que sejam medalhistas ou tenham um ótimo desempenho em competições de conhecimento do ensino médio, que estão relacionadas no Edital. As inscrições deverão ser feitas na página da Comvest (www.comvest.unicamp.br).
São oferecidas 131 vagas. Para esta edição, houve a inclusão do curso de Geologia, que passou a oferecer duas vagas. Podem se inscrever estudantes de escolas públicas e privadas, que sejam medalhistas ou tenham um ótimo desempenho em 26 competições de conhecimento do ensino médio aceitas, que estão relacionadas no Manual de Vagas Olímpicas, no site da Comvest.
O resultado das inscrições validadas será divulgado no dia 16 de janeiro de 2025, até as 14h. Os recursos poderão ser apresentados entre as 14h do mesmo dia e até as 14h do dia 17 de janeiro de 2025. O resultado do deferimento ou indeferimento dos recursos será publicado no dia 20 de janeiro de 2025, na página da modalidade.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Os candidatos podem se inscrever em até dois cursos (em 1ª e 2ª opção). As modalidades e respectivas pontuações exigidas pelos cursos, em cada competição, estão na tabela. Poderão se inscrever os premiados em olimpíadas ou outras competições de conhecimentos realizadas nos dois anos anteriores ao início do curso de graduação da Unicamp, ou seja, nos anos de 2023 e 2024.
No momento da inscrição, os estudantes deverão anexar os documentos comprobatórios de sua premiação em olimpíadas ou outras competições de conhecimento. Os candidatos poderão anexar até, no máximo, dois documentos comprobatórios de premiação e/ou participação em olimpíada ou outra competição de conhecimento, ou seja, um para cada opção de curso.
Como é a classificação
Em cada curso, os candidatos serão convocados por ordem decrescente da pontuação obtida na olimpíada ou competição de conhecimento, pelo curso em 1ª opção, conforme as regras do Edital. Havendo vagas não preenchidas, serão convocados por ordem decrescente os candidatos que optaram pelo curso como 2ª opção. A convocação para matrícula será feita em até cinco chamadas por curso e o calendário será divulgado nesta página. As matrículas serão realizadas de maneira online, também na página da Comvest, seguindo as datas das chamadas do Vestibular 2025. A primeira chamada será divulgada no dia 24 de janeiro de 2025, para matrícula nos dias 27 e 28 de janeiro.