Siga-nos!

Destaque

Inscrições para o Vestibular Estadual Uerj 2024 terminam nesta terça (25/4)

A prova do 1º exame de qualificação do vestibular estadual 2024 está marcada para o dia 4 de junho de 2023.

Publicado

em

Uerj repudia projeto de lei que propõe sua extinção e transferência de seu patrimônio à iniciativa privada

Terminam nesta terça-feira, 25, as inscrições para o 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2024 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A prova, marcada para 4 de junho, é a etapa inicial da seleção para ingresso nos cursos de graduação da Uerj.

Vestibular Estadual Uerj 2024

Podem se candidatar aqueles que tenham concluído ou estejam cursando o último ano do Ensino Médio. O prazo vai até 25 de abril, com acesso pelo site www.vestibular.uerj.br.

A novidade neste ano é que a lista de graduações cresceu, com a inclusão de Medicina, Geografia e Ciências Ambientais, que serão implementadas no campus Cabo Frio, na Região dos Lagos. No entanto, conforme o edital, a escolha de curso e a opção pelo sistema de cotas não são feitas neste momento.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Após três anos com um Exame Único, adotado devido às condições impostas pela pandemia de Covid-19, a seleção volta a ter duas fases. A primeira compreende os dois Exames de Qualificação, compostos por questões de múltipla escolha de quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática; Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Já a segunda é o Exame Discursivo, que engloba redação e duas provas específicas.

Entre os conteúdos cobrados, também estão quatro livros de literatura. Para este exame, o indicado é “O meu amigo pintor”, de Lygia Bojunga. Para os demais, foram escolhidos: “Anos de chumbo”, de Chico Buarque (2º Exame de Qualificação); “Coração, cabeça e estômago”, de Camilo Castelo Branco (prova de Língua Portuguesa e Literaturas, no Exame Discursivo); e “O menino do pijama listrado”, de John Boyne (para a prova de Redação).

De acordo com o diretor do Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea), Gustavo Bernardo Krause, a volta do Vestibular Estadual em três avaliações torna a seleção mais justa. “A nossa expectativa quanto à retomada do modelo Uerj é, exatamente, a de recuperar aquela qualidade que tínhamos, na combinação de questões objetivas com discursivas”, afirma.

Krause acrescenta que o formato pode ser útil ao estudante. “Oferece dois benefícios importantes: ajuda a estudar, porque o primeiro exame objetivo acaba sendo uma preparação para o segundo; e permite que os candidatos levem o melhor conceito, entre essas duas avaliações, para a fase discursiva”, explica.

O 2º Exame de Qualificação e o Exame Discursivo também já têm datas marcadas. Eles vão ocorrer, respectivamente, em 3 de setembro e 3 de dezembro.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

UFU divulga novas datas do Vestibular 2024/2

Aplicações de provas das 1ª e 2ª fases do processo seletivo serão, respectivamente, nos dias 25 de agosto e 29 de setembro

Publicado

em

por

UFU Vestibular 2022 2º semestre

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) publicou nesta segunda-feira (22/7), no Portal de Seleção, da sua Diretoria de Processos Seletivos (Dirps), a retificação do edital do Vestibular UFU 2024/2 – que estava suspenso desde o último dia 10 de maio, por conta das greves dos servidores técnico-administrativos da instituição.

Vestibular UFU 2024/2

Mais de 24 mil candidatos estão com inscrições homologadas. Segundo o documento, não haverá abertura de novas inscrições, porém será possível desistir de participar do vestibular e solicitar o reembolso do valor pago na taxa de inscrição, R$ 117,00. Para tal o vestibulando deverá manifestar este interesse, no periodo de 29 de julho e 2 de agosto.

Provas e novo cronograma

O processo seletivo do Vestibular UFU 2024/2 é composto por duas fases principais. A primeira fase consiste em questões objetivas, enquanto a segunda fase inclui questões discursivas, juntamente com uma prova de Redação.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

As questões das provas abordarão as seguintes disciplinas: Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira (Espanhol, Francês ou Inglês), Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Química e Sociologia. Os conteúdos programáticos estão disponíveis para consulta.

Confira, abaixo, todas as datas do novo cronograma:

De 29/07 a 02/08: solicitação de ressarcimento;

05/08: relação candidato/vaga;

05/08: deferimento das inscrições;.

14/08: disponibilização da Ficha do Candidato;

14/08: divulgação do resultado da solicitação de Atendimento Especializado e(ou) Específico;

25/08: Aplicação das Provas da 1ª Fase – início previsto para as 10h e término previsto para 15h30;

Até 27/08: recursos contra quaisquer ações da UFU durante a realização das provas da 1ª Fase;

26/08 (até as 11h): divulgação do gabarito oficial preliminar da 1ª Fase;

Das 11h de 26/08 até 28/08: contestação ao gabarito preliminar;

03/09/2024: divulgação do gabarito oficial definitivo da 1ª Fase;

04/09/2024: divulgação das contestações e respectivas respostas;

Até as 11h de 09/09: divulgação das imagens digitais (cópias) das Folhas de Respostas da 1ª Fase e as notas obtidas por todos os candidatos na Prova Objetiva;

Das 11h de 09/09 até as 11h de 11/09: recursos contra as notas obtidas na prova objetiva (EB);

13/09: divulgação dos recursos e respectivas respostas contra as notas obtidas (EB);

13/09: divulgação da relação dos candidatos classificados para a 2ª Fase;

20/09: disponibilização da Ficha do Candidato;

29/09: Aplicação das Provas da 2ª Fase – início previsto para as 10h e término previsto para 15h30;

Até 01º/10: recursos contra quaisquer ações da UFU durante a realização das provas da 2ª Fase;

02/10 (a partir das 16h): divulgação dos gabaritos oficiais preliminares das questões discursivas;

Das 16h de 02/10 até as 16h de 04/10: contestações contra os gabaritos oficiais preliminares das questões discursivas;

10/10/2024: divulgação das contestações recebidas aos gabaritos oficiais preliminares das questões discursivas e respectivas respostas;

10/10/2024: divulgação do gabarito oficial definitivo das questões discursivas;

Até as 16h de 21/10: divulgação das imagens digitais (cópias) das Folhas de Respostas das questões discursivas e da Redação e as notas obtidas pelos candidatos classificados para a correção das Provas Discursivas;

De 21/10 a 23/10: recursos contra as notas obtidas pelos candidatos classificados para a correção das Provas Discursivas e de Redação;

29/10: respostas aos recursos;

04/11: divulgação da Classificação Geral e disponibilização do Boletim de Desempenho.

Todos documentos do Vestibular UFU 2024/2 podem ser ser acessados em: https://www.portalselecao.ufu.br/servicos/Edital/cronograma/1481.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Veja como pedir isenção da taxa de inscrição do Vestibular UEPG

Interessados podem fazer as solicitações até o dia 05 de agosto, de forma online. Cursos de Licenciatura já estão isentos de taxa.

Publicado

em

por

Uepg abre inscrições para o Vestibular 2022 (ingresso em 2023)

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), publicou edital de isenção na taxa do Vestibular 2024. Cursos de Licenciatura já estão isentos de taxa de inscrição.

Interessados podem fazer as solicitações até o dia 05 de agosto, de forma online.

A isenção do Vestibular da UEPG é concedida com base em critérios socioeconômicos. Os candidatos não podem ter curso superior concluído, em andamento, abandono ou trancado; e devem comprovar vulnerabilidade socioeconômica, por meio do formulário (aqui). O resultado será divulgado a partir de 29 de agosto, no site da Prae, aba editais. Mesmo com a isenção deferida, os candidatos devem se inscrever para o Vestibular no período indicado no site cps.uepg.br. Todas as informações estão disponíveis no edital de abertura.

Vestibular UEPG 2024

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

As provas neste ano acontecem em 08 de dezembro, com inscrições de 01 a 30 de setembro.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

USF está com inscrições abertas para o Vestibular em Medicina

Para concorrer a uma das vagas, o candidato pode utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), de 2015 até 2023

Publicado

em

por

Vestibular de Medicina USF 2025

A Universidade São Francisco (USF) está com inscrições abertas para o vestibular do Curso de Medicina até 05 de agosto de 2024. Com ingresso para o 2º semestre. A taxa de inscrição é de R$ 400 e as inscrições podem ser feitas em usf.edu.br/vestibular.

Para concorrer a uma das vagas, o candidato pode utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), de 2015 até 2023, sendo considerada, para fins de seleção e classificação.

Serão classificados, exclusivamente, os candidatos que preencherem a pontuação final igual ou acima de 2500 pontos e que não tenham zerado na redação. O resultado será publicado no dia 07 de agosto. As matrículas vão até 28 de agosto.

Vestibular de Medicina USF

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Com ênfase em práticas profissionais desde o primeiro ano, aliando teoria e prática, valorizando uma flexibilidade do processo de formação individual e orientando para o protagonismo estudantil, além do uso de tecnologias como facilitadora da rotina de estudos, assim como a disponibilidade de ambientes virtuais de aprendizagem, o Curso de Medicina da USF é nota máxima no MEC, com mais de 50 anos de história.

Com matriz curricular atualizada e moderna infraestrutura que compreende espaços como o Centro de Simulação Realística, Centro de Estudos de Anatomia, ampla rede de estágio e inserção na rede básica de saúde, os estudantes e docentes atuam também em hospitais, unidades básicas de saúde, ambulatórios, unidades de estratégia de saúde da família, entre tantos outros espaços.

O Curso de Medicina está localizado no Câmpus Bragança Paulista, mesmo local onde está instalado o Hospital Universitário São Francisco (HUSF), considerado o hospital geral mais importante da região bragantina em razão de suas atividades de alta complexidade, desenvolvimento de pesquisas e intervenções de elevada especialização.

Para acompanhar as transformações da profissão e preparar os estudantes para os desafios da carreira, a USF investe em formação contínua para o corpo docente e de estudantes

A cidade de Bragança Paulista

Bragança Paulista se destaca como uma das melhores cidades do Brasil com mais de 100 mil habitantes para se viver, ocupando o 8º lugar nesse ranking nacional. Além disso, é reconhecida como a 36ª melhor cidade geral para qualidade de vida no país. Localizada a apenas 80km da capital paulista, Bragança Paulista atrai famílias em busca de qualidade de vida, saúde e bem-estar, mantendo a proximidade com São Paulo. Com um clima agradável e sendo uma das cidades mais seguras do estado de São Paulo, Bragança Paulista continua a ser uma escolha popular para quem busca tranquilidade e qualidade de vida.

Informações

Inscrições em: usf.edu.br/vestibular.
Utilize o resultado do ENEM entre 2015 e 2023
Inscrições: 17/07 a 05/08
Resultado: 07/08
Matrícula: Até 28/08

Continue lendo